Contos de aprendiz

Contos de aprendiz Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Contos de Aprendiz

Jéssica Santos 24/04/2011

O livro é interessante,devo dizer que não me atraiu todos os contos.
Dentre eles,os que mais marcaram:
A Doida,achei emocionante,bonito,a forma como mudamos nossa concepção pré estabelecida , e como encaramos a morte.

Flor,telefone,moça : Dentre todos é o mais 'assustador',também tá ligado a morte.
O Gerente,estou intrigada até agora.
E por fim o último Um Escritor Nasce e Morre .

Contudo ,esperava mais por se tratar de Drummond,mas também não vou ficar tecendo comentários,aqui,porque na verdade foi o primeiro livro do autor que li,então não tenho como comparar.

Até porque o próprio autor foi humilde ao intitulá-lo Contos de Aprendiz.
Aahh ele escreve muito bem.
jsilveira 12/08/2018minha estante
undefined

Daniel.Silva 26/08/2020minha estante
É muito complicado levantar alguma crítica à obra de Drummond. Também gostei do conto A doida

Renata.Loren 02/06/2023

Excelente obra
Muito bom, li em menos de 3 horas, obra leve e rápida, nota 10, enrolei por mt tempo por medo de uma leitura antiga, mas li como um livro atual

Guilherme.Oliveira 01/02/2021

Livro de escrita simples, como característica do poeta.
Avaliei como bom mas sinto que estou sendo injusto, afinal, Drummond é meu preferido!

Alguns contos tem o modo único de cativar do autor, mas outros não me senti tão ligado com a escrita.

Ivanildo16 24/06/2023

Um mestre aprendiz
Contos de um aprendiz mostra um lado diferente da escrita de Drummond que ainda não conhecia. Estava acostumado com a maestria de seus poemas, mas ainda não havia lidos nenhum de seus contos. A simplicidade e a profundidsde desses contos revelam o mestre na forma de um aprendiz, que com uma escrita cheia de significados, vai trilhando um aprendizado com sua escrita.

jota 11/09/2023

Drummond cronista e contista, mas acima de tudo poeta
Meses atrás, ao findar a leitura de Boca de Luar, coletânea de crônicas de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), cometei que o autor escrevia poesias por prazer, enquanto que suas crônicas eram encomendadas pelos jornais, então me pareceu que ele sempre se saiu melhor como poeta, claro.

O mesmo ocorre com as histórias curtas desse volume – elas são catorze propriamente, mais uma pequena novela, O Gerente –, Contos de Aprendiz (1951), embora elas contenham uma grande carga de sensibilidade, que os melhores poetas também conseguem imprimir aos seus textos em prosa.

O que se pode encontrar nesses contos? Destaca a Companhia das Letras: “(...) memorialismo, o relato da vida acanhada no interior do Brasil do início do século XX, a observação do cotidiano mais miúdo, uma ironia gentil, a observação - despida de qualquer sentimentalismo - da inevitável passagem do tempo. Tudo arranjado com delicadeza e inteligência.” É exatamente isso, sem tirar nem pôr.

Destaque para os três primeiros contos: A Salvação da Alma, O Sorvete e A Doida, além da novela citada e também para essa edição de 2012, trazendo várias fotos de Drummond e de algumas capas de seus livros. Há ainda um extenso posfácio de Ana Paula Pacheco e uma útil cronologia com os principais acontecimentos da vida do autor e de sua obra.

Lido entre 01 e 09 de setembro de 2023.

Vivi 11/01/2022

Contos de aprendiz
Estou retornando com as leituras agora e talvez não tenha sido minha melhor leitura, não consegui me aprofundar muito.

No entanto não é necessário isso para ressaltar o quão magnífico é a escrita de Drummond.

vitoria293 17/06/2022

Lindo
Todo o livro é incrível, mas o posfácio é a melhor parte! Simplesmente espetacular, eu estou maravilhada com os detalhes dessa edição!

Gláucia 10/03/2011

Singelo.
Não consigo encontrar palavra melhor para descrever essa pequena coletânea de contos, a primeira, do grande poeta mineiro. Contos do cotidiano, contos de meninice, o saudosismo pulsa por nos colocarmos em algumas das situações relatadas.

Di Morais 04/04/2021

Contos de Aprendiz
Lindos contos do mestre Carlos Drummond de Andrade pra nos fazer pensar e ao mesmo tempo esquecer um pouco essa realidade tão conturbada. Super recomendo.

Maria 07/03/2024

Eu juro de verdade, eu me esforcei para entender algum conto e eu não entendi porcaria nenhuma e foi exatamente por isso que eu não gostei

Mari 13/05/2020

Adorei!
Eu adorei esse livro! De forma leve e cativante Drummond traz várias histórias. Cada história que acaba nos faz fechar o livro, botar ele contra o colo e pensar o quão instigante foi ler aquele conto. É um livro que me fez querer ler a todo momento, em todo lugar, até subindo a escada rolante do metrô.

fernanda 02/08/2022

"Não deixaria a mulher para chamar ninguém. Sabia que não
poderia fazer nada para ajudá-la, a não ser sentar-se à beira da cama, pegar-lhe nas mãos e esperar o que ia acontecer.
"

lau 30/05/2021

Um conjunto de contos que mostram situações do cotidiano de formas que você provavelmente nunca viu. Recomendo muito!