Ler e compreender

Ler e compreender Ingedore Villaça Koch

Resenhas - LER E COMPREENDER - OS SENTIDOS DO TEXTO

estrelana 31/10/2022

Instrutivo :)
Sou suspeita, gosto de livros assim, principalmente esses que falam sobre lingua portuguesa.

Ele é bastante instrutivo sobre as diferenças tecnicas , de genero, sintaxicas etc
É ótimo pra quem quer conhecer um pouco mais sobre a propria lingua

Samara.Felicia 07/03/2022

Interessante.
Um livro interessante, apesar de ter alguns termos técnicos eu consegui entender.
Uma coisa que me incomodou MUITO foi o partidarismo evidente do autor. Poucas páginas já deixou claro como ele odeia a esquerda e o Lula, sério, achei super desnecessário pq o que isso tem a ver com o livro que é sobre ler . kkkkkk

Anderson673 01/02/2022

Recomendo pelo valor teórico
Livro de fácil compreensão, apesar de ser um livro teórico ele não possui uma linguagem que afasta o leitor não acadêmico. Uma crítica que posso fazer é os exemplos que as autoras utilizaram, elas deixaram transparecer suas opiniões políticas através disso e tornou a leitura um pouco chata. De resto, possui um material excelente para usar de referência.

Ana Magiero 16/01/2022

Esse foi um dos livros que li para entender melhor compreensão de textos e interpretação para meus alunos. Livro dinâmico com ótimos exemplos, acabou se tornando um queridinho para meus estudos literários.

Jose.Diego 10/12/2021

Como ver a leitura por um novo angulo.
Excelente livro, para rever os conceitos da leitura e dos textos, visando ver a leitura por um angulo técnico e critico, como leitor e escritor.

Mimiu.Dias 14/02/2021

Só queria dizer obrigada ao meu professor de Produção e Recepção de texto pela dica de leitura... simplesmente maravilhoso. A partir de agora, vou conseguir ter uma noção sobre o que eu estou lendo e como aquele texto/parágrafo/livro foi construído, entre outras coisas... Vai melhorar muito tanto minha escrita, quanto a minha forma de ler e interpretar.

TalesVR 07/11/2019

Exemplos
''Ler e Compreender'' é um livro maravilhoso para os aprendizados ''básicos'' em sociolinguística. Koch exemplifica muito bem a teoria com tirinhas, entrevistas, artigos de jornais, músicas; é um acesso muito fácil ao conhecimento da Língua Portuguesa, super recomendo.

Volnei 30/07/2018

Ler e Compreender
Nem todo aquele que sabe ler interpreta com clareza o que lê. Assim a autora vem nos mostrar mais uma vez o quanto é importante trabalhar a interpretação de textos desde a mais tenra idade, de forma que a criança se habitue com isso e assim aprenda a diferenciar algumas palavras que as vezes são muito parecidas com outras mas tem sentido completamente diferentes.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br

ChrisGally 03/03/2016

As estratégias de leitura
Parte-se, nesta obra, do pressuposto de que o texto “é lugar de interação de sujeitos sociais, os quais, dialogicamente, nele se constituem e são constituídos, e que, por meio de ações linguísticas e sociocognitivas constroem objetos de discurso e propostas de sentido, ao operarem escolhas significativas entre as múltiplas formas de organização textual e as diversas possibilidades de seleção lexical que a língua lhe põe à disposição”. (Koch e Elias, 2007, p. 7). Para compreender, então, um texto, o leitor deverá mobilizar uma série de estratégias tanto de ordem linguística quanto de ordem cognitivo-discursiva. O objetivo da obra é apresentar algumas estratégias as quais os leitores pressupostamente já possuem a sua disposição para, no momento da leitura, ao perceber as pistas que o texto lhes oferece, construir um sentido que seja adequado com a proposta apresentada por quem o produziu.
Com isso, espera-se que haja um estabelecimento de um elo entre as teorias sobre texto e leitura e práticas de ensino. A leitura, nesta obra, é definida como “atividade interativa altamente complexa de produção de sentidos” (idem, p.11) e por isso, é necessária a mobilização de diversas estratégias e a ativação de um conjunto de conhecimentos. Os conhecimentos mobilizados são: a) linguístico (gramatical e lexical); b) enciclopédico (ou de mundo); c) interacional, que engloba o conhecimento ilocucional – que permite reconhecer os objetivos ou propósito pretendidos pelo autor, em uma dada situação; d) o comunicacional – que diz respeito à “quantidade de informação necessária à seleção da variante linguística adequada (...) e à adequação do gênero textual à situação comunicativa” (idem, p.50); e) metacomunicativo – “permite ao locutor assegurar a compreensão do texto e conseguir a aceitação pelo parceiro dos objetivos com que é produzido” (p.52); e, f) conhecimento superestrutural, que “permite a identificação de textos como exemplares adequados aos diversos eventos da vida social” (p.54).
Além desses conhecimentos, no momento da leitura, é necessário também levar em conta o contexto sociocognitivo, importante para a construção da coerência textual, e a intertextualidade, que “compreende as diversas maneiras pelas quais a produção/recepção de um dado texto depende de conhecimentos de outros textos por parte dos interlocutores” (p. 86), podendo ser ela explícita, quando há citação da fonte do intertexto, e implícita, quando requer que o leitor recupere a fonte na memória.
Um dos princípios de interpretabildade de maior ênfase na obra é dada à coerência, processo de interação com o autor/texto, baseado nas pistas que são dadas no texto. Ela pode ser sintática, semântica, temática, pragmática e estilística.
A obra é de fácil leitura, mas apresenta uma nomenclatura própria da linguística textual, requerendo do leitor, portanto, certo conhecimento dessa área.
Leticia.Dias 03/04/2018minha estante
Ola faço jornalismo estou com várias perguntas sobre esse livro tem como ajudar a responde?

Carina 11/09/2013

A leitura que constrói sentidos
Algumas ideias e conceitos explicados neste livro me pareceram um repeteco da obra “Ler e escrever”, das mesmas autoras – contudo, aqui eles são abordados com ênfase didática, tornando a compreensão do conjunto de teorias propostas nos dois livros mais fácil.

Assim como seu par (“Ler e escrever”), trata-se de uma obra rara que torna a linguística mais acessível, sem, contudo, banalizá-la. A análise de tiras em quadrinhos, propagandas, textos de jornais, etc. mostra o quanto uma boa compreensão dos textos é importante em nosso dia a dia.

Que venham mais livros como este – tão necessários aos professores de português.

GIZ 24/08/2009

Apesar de sempre reclamarmos dos textos da Koch, eis um de facil assimilação, com ideias claras e objetivas. Esse vale muito a pena ler e reler, claro que, para pessoas que estão voltadas a gramatica e a leitura de forma academica.
Raquel Holmes 07/09/2015minha estante
Sou da mesma opinião.