Invasão Bárbara 05/11/2023
Pequeno-burgueses
Primeira peça de teatro escrita pelo russo Górki em 1901 e encenada pela companhia do Stanislavski (o criador do método de atuação que o Max Schreck usou para interpretar Nosferatu) em 1902.
A história em quatro atos se passa na casa da família Bessiêmenov, e mostra o dia a dia de um grupo pequeno-burguês de pessoas ociosas ou sem grandes ideias, apenas existindo. Além dos familiares, há também alguns pensionistas, amigos e empregados sempre presentes.
Bessiêmenov é dono de uma companhia de pintura de casas e está preocupado porque seu três filhos, entre 25 e 30 anos, ainda moram com ele: Piôtrex éum estudante que foi expulso da faculdade e desde então faz planos grandiosos (mas nunca põe eles em prática), Tatiana está amargurada por ninguém ter se apaixonado por ela até então, e Nil, o filho adotivo que trabalha de forma exaustiva como maquinista e detesta todos na casa por considerá-los arrogantes e preguiçosos.
Na residência também moram Eliane, um jovem viúva festeira e mal falada; Chíchkine, um estudante; e Tlêteriev (melhor personagem), um corista da igreja alcoólatra e pessimista que fica filosofando sobre tudo que acontece ao redor dele.
Mesmo nenhum deles tendo grandes condições financeiras ou qualquer relevância social, em praticamente todo primeiro ato, assistimos esses personagens zombando, humilhando ou falando com falsa piedade sobre trabalhadores e camponeses, por considerá-los inferiores social e intelectualmente.
A história da peça em si gira em torno das tragédias que ocorrem depois que Nil se apaixona por Pôlia, uma empregada doméstica. A família tinha planos para o jovem e esperavam que o operário acatasse tudo silenciosamente e de bom grado, mas a força e independência dele acabam desestabilizando todos os habitantes da residência.
A forma com que o Górki exalta a classe trabalhadora foi a responsável pelo sucesso da peça, e mostra também o clima de revolta que começava a se instalar na Rússia czarista, que culminaria nas Revoluções de 1905 e 1917. Stanislaviski chegou a dizer que Pequeno-Burgueses inaugurou o teatro sócio-político.
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