Um copo de cólera

Um copo de cólera Raduan Nassar

Resenhas - Um Copo de Cólera

Fabio 07/08/2014

Verborrágico e tempestivo
O livro é pequeno e o li de “uma vezada” só. Como um acesso de fúria.

Esperava mais. Confesso que fiquei perdido em determinado momento e daí para frente já nem sabia mais quem estava falando com quem. Terminei porque queria terminar, fiquei com preguiça de voltar e ler e reler para tentar entender que as reações de uma frase dita repercutia em 3 a 4 paginas a frente.

É um livro difícil e eu achei bem chato.

Vicente.Sanches 27/12/2020

É uma experiência interessante... Sei lá... De qualquer forma eu gostei bastante da forma e do experimentalismo.

stéfanie 15/06/2021

o livro é curto e tem um ritmo ditado pela própria escrita. é uma crescente de atropelos que resultam num copo bem servido de cólera (e outros sentimentos)

ela não teve o bastante, só o suficiente.

Josiene 01/05/2017

Não sei bem o que pensar desse livro, na verdade novela, eu achei que era um romance tórrido, mas aí aquela discussão muito esquisita, nessa hora tive impressão que estavam falando da ditadura militar por conta de vários termos que apareciam durante as agressões verbais como exílio, censura, e outros. Mas estou me sentindo uma analfabeta funcional sabe, aquela pessoa que sabe ler mas não entendi nada do que está escrito.

Oz 29/08/2017

Meio copo de cólera
Sobre a forma, o livro é curto, mas relativamente denso. Não me incomodei em nada com a escrita sem pontos finais, já que um dos meus escritores favoritos, Saramago, também não é lá muito ortodoxo nesse sentido. Até acho que é um ponto positivo, já que dá uma fluência e uma dinâmica grande no fluxo de pensamento dos personagens.

A história começa com um casal fazendo amor e, na manhã seguinte, o sujeito se enfurece com as formigas que comem a cerca-viva do seu jardim. Ele sai chingando tudo quanto é coisa e a mulher (jornalista) toma as dores dos empregados, repreendendo a forma bruta com que o sujeito se expressa. Nisso, começam a entrar na discussão as visões de sociedade conflitantes entre os dois, rolando algumas metáforas com o tempo em que a obra foi escrita.

Tudo isso é bem interessante, mas certamente não faz meu estilo. O que me incomodou nesse livro é que, para mim, a escrita mais lírica e rebuscada com que o personagem-narrador expressa suas ideias não condiz muito com o modo com que uma pessoa pensaria/falaria nessa situação, o que acaba por me soar um texto poético, porém artificial e cansativo. Embora a literatura se permita lançar mão justamente desse estilo mais "complexo" de texto, isso só me agrada quando vejo um sentido para aplicar essa forma aos personagens. Na obra, os personagens acabam sendo apenas uma alegoria para expor ideias conflitantes. Nesse caso, o que importa para o autor, é mais ressaltar a discussão de ideias do que desenvolver uma trama ou a fazer uma caracterização mais pormenorizada dos personagens. Essa escolha, para o meu gosto, é como beber de um copo meio cheio ou meio vazio, que, ao mesmo tempo, mata a sede com algumas frases marcantes, mas não me satisfaz completamente como leitor.

site: www.26letrasresenhas.wordpress.com
Fabíola 03/09/2017minha estante
Eu amei a escrita de Raduan Nassar. Ao contrário do que você sentiu, eu fiquei extremamente envolvida pelos diálogos, pelas supostas atitudes, analogias...enfim, um dos melhores livros que tive contato. Não sei sua opinião sobre por exemplo , Crime e Castigo de Dostoiévski, mas esta sim , foi uma obra que custei a gostar.

Oz 03/09/2017minha estante
Fabíola, ainda não consegui ler Crime e Castigo, mas certamente esse dia chegará! Acho que sou mais a exceção por não ter gostado tanto do Um Copo de Cólera, embora eu consiga perceber suas qualidades.

Sheltom 11/06/2020

Apenas bom.

O texto corrido dialoga com o ritmo dos acontecimentos na narrativa e isso é muito interessante! O protagonista (que é também narrador) pode ser alguém totalmente detestável, e penso que despertar esses sentimentos é uma qualidade do autor a ser pontuada.
O final pode incomodar um pouco. Não me agradou.

jjuniorig 06/05/2020

Beba este copo, te peço, por favor!
Difícil fazer uma resenha deste livro de 80 e poucas páginas, mas extremamente instigante, que desorienta e suscita várias vertentes de pensamento em cima de uma discussão de um casal. Definiria que ele nos causa BAGUNÇA e DESORDEM, gerando uma inquietação de modo que te faz chegar a uma conclusão que você não estava preparado para ler aquilo e que você pode não ter entendido como deveria, se é que existe algum entendimento correto. E no ponto final te faz prometer lê-lo novamente em algum momento fazendo uma nova releitura. Recomendo bastante!

Romulo 01/06/2021

Fluxo de Consciência
Curto e o fluxo de consciência deixa a leitura frenética! Apesar de difícil, vale a pena!

Julyana. 31/10/2016

Tão bom quando a segunda leitura consegue ser melhor que a primeira. Mãs confesso que dessa vez o machismo que encontrei pelas páginas me incomodou mais que na anterior.

Val 11/02/2024

Um Vulgar Copo de Cólera.
Decepção. Isso, decepção foi o que encontrei ao ler Um Copo de Cólera de badalado escritor brasileiro Raduan Nassar. Como não conhecia seu trabalho e em função das críticas lidas sobre sua obra anterior Lavoura Arcaica, até então, esperava algo próximo de José Lins do Rego e até Graciliano ou Euclides.
Aqui, num curto texto machista, simplório e às vezes vulgar, duma temática vazia e cotidiana, ele escreve tentando o estilo Saramago, de uma só braçada, sem parágrafos ou raros pontos finais, misturando linguagem corriqueira com palavras rebuscadas – como se usasse o Google para auxiliá-lo na troca de repetições – e, como ele próprio descreve “toda essa agressão discursiva já beirava exaustivamente a monotonia” quando cheguei ao primeiro terço do livro. Um chato.
Como um “biscateiro graduado” – assim se intitula o protagonista – seu discurso segue prolixo e desinteressante, criticando e ridicularizando sua companheira (e seu casal de empregados), sem qualquer objetivo a não ser uma impactante potência verbal, seu único valor literário. Simplesmente um forte vomitar de palavras fortes, desinteressantes de leitura.
Parece-me um texto descarregado do intelecto de um ex-estudante de universidade pública, sem qualquer experiência de vida e parece que se inspira nos detritos televisivos e nos seus docentes militantes de alguma coisa da moda. Sim escreve bem e tem estilo, mas falta-lhe conteúdo para erigir uma obra literária. Tem um texto prolixo e vazio, rico em tentativas “estilosas” de contrações insípidas de palavras.
Seu discurso lembra, às vezes, elucubrações oriundas de quem está em estado contemplativo, sob o efeito de algo ingerido. Não produto de inspiração poética, sentimental ou algo puro que se desprende da alma, ou mesmo de devotamento histórico.
Claro que ele não tem que escrever como eu gosto. Ele é Raduan Nassar. Tem quem elogie e goste, e respeito. Tem até quem o considere “um clássico de nossos tempos”. Eu, particularmente, detestei.

Valdemir Martins
11.02.2024

site: https://contracapaladob.blogspot.com/

Hilton Neves 13/03/2012

O protagonista discute com sua mulher e nesse ínterim eles gritam, sob uma análise sartreana do autor, suas visões conflitantes sobre o mundo, o Brasil, jornalismo, carreiras, o conhecimento em si, ligustros etc Nassar vai na ferida de muitas das emoções e pensamentos que chegam a nosso cérebro ou coração, mesmo durante uma briga de casal.

Viviane 20/02/2012

Um copo de cólera
O livro possui sete capítulos: A chegada,Na cama, O levantar, O café da manhã, O Esporro e, novamente A chegada, encerrando a leitura.
Ele narra um dia da vida de um casal, que aparentemente se dão bem. Essa ilusão é tida por conta da leitura dos primeiros capítulos, onde estão registrados os joguinhos de sedução e a intimidade do casal, mas com um olhar mais atento é possível perceber também que às vezes a indiferença toma conta dos dois.
É durante "O Esporro", Capítulo que narra a ira do casal, que percebe-se como eles são diferentes, fazendo com que o leitor note que eles só conseguem se entender completamente durante o ato sexual, entregando-se por inteiro um ao outro. A briga iniciada nesta parte do livro ocorre por um motivo visto como banal.
Ele consegue explicitar de forma clara as discussões e desentendimentos de uma vida a dois. Eu o li em 2009.

Lucineia 01/07/2020

Intenso
Esta foi uma leitura diferente. Ainda não sei se digeri texto. Em um estilo próprio o autor expõe tantos pensamentos e atos do personagem que você se pega pensando qual é o objetivo? Onde ele quer chegar?

Renatha.Bezerra 07/06/2020

Livro: Um copo de Cólera
Autor: Raduan Nassar
Editora: Companhia das Letras
Nota: ?????
Escrito em 1970 e publicado em 1978, o livro segundo meu Pai é uma daquelas leituras obrigatórias "Tens que ler Raduan Nassar", lamento ter deixado pra depois, hoje não poderei sentar com meu Pai é falar sobre o livro, pois já não o tenho.
Sobre o autor: Escritor, jornalista e agricultor brasileiro, receu o Premio Camões em 2016 e é tido pela crítica como um grande escritor devido a magnitude de sua escrita, de sua linguagem e de sua força poética.
Sobre o Livro: Um copo de Cólera é realmente uma leitura obrigatória, atemporal, onde tudo ou quase nada se encaixam. Dividido em 04 Capítulos, nos quais os 03 primeiros são narrados por um homem que relata após uma noite de paixão e cumplicidade, como se sente em relação a sua parceira, seu relacionamento e sua vida em si. Enquanto no último capítulo o autor cede a voz à mulher que encerra sensacionalmente a trama.
Um romance erótico, um clássico, uma escrita peculiar, uma força de vocabulário que só tinha visto até então em A Hora da Estrela, único e original.
Uma crítica ao comportamento humano, um recorte da sociedade da época, um ritmo intenso, uma leitura que te tira da zona de conforto e te mostra como um gatilho qualquer é capaz de revelar um homem.
Parafraseando meu Pai, realmente Tens que ler Raduan Nassar!!!
Me conta aí, conhecia o livro/autor?

Juliano.Ramos 08/05/2020

Livro muito ruim, não gostei da forma da escrita, tão pouco da forma como o protagonista age e fala. Espero que o Lavoura arcaica seja melhor.