A Arte da Prudência

A Arte da Prudência Baltasar Gracián

Resenhas - A Arte da Prudência

Matheus656 14/07/2023

A arte da prudência
Simplicidade incrível. Chega a ser engraçado a capacidade da obra de se perdurar por décadas e, ainda assim, continuar sendo eficaz.

Aldrison 02/01/2023

Leitura filosófica, virtude...nem tanto
Li esse livro em caráter de aprendizado do ponto de visto das virtudes e do pensamento de Baltazar, mas em muito terminei me decepcionando. Não culpo as ideias do autor sobre a prudência nem como ele avalia o que ela é, pois reconheço o círculo semântico histórico e situacional, mas não era o tipo de leitura que esperava.

Reccanello 11/12/2022

Bem mais ou menos
Não posso dizer que gostei do livro. Salvo alguns conselhos realmente bons e úteis, há muito narcisismo e muito de ostentação de virtudes, com sugestões para "se dar bem" diante da opinião alheia (como bem disse um amigo, o livro pode ser sintetizado numa frase: seja dissimulado). Não me apeteceu, enfim.
Mauro 20/12/2022minha estante
Registre-se q é um livro q o selo IMPRIMATUR da Igreja

LuaTeresa 08/12/2022

É um livro que apesar de ser antigo tem vários ensinamentos.
Escutei a maioria das partes pelo app Alexa da Amazon.

Karen 16/11/2022

Ainda muito atual
Mesmo sendo um livro escrito a tanto tempo atrás, e interessante e super perspicaz sobre como funciona os seres humanos ideal pra quem está tentando criar uma imagem de incansável

Jessica M. 24/10/2022

Ainda melhor que Meditações de Marco Aurélio, que também tem ideias sobre a filosofia estoica. Achei bem curto e foi possível absorver a sabedoria de cada parágrafo sem se tornar uma leitura enfadonha.
Obviamente, levando em consideração a época em que o livro foi escrito, não concordo com tudo o que ele diz, mas o fato interessante é de que se trata de uma leitura atemporal, então seu conteúdo vale a pena ser revisto de tempos em tempos para poder utilizá-lo como orientação para se melhorar como pessoa.

Cesar.Desidera 12/07/2022

Um oráculo de bolso
Um título provocador que reflete a tônica desta obra. Em cada aforismo um aspecto da vida cotidiana, sempre norteado pela prudência e razão. Um autor cujo título inesperadamente caiu em minhas mãos.

Ton 07/01/2022

Uma obra Prudente
A Arte da prudência foi o livro que escolhi para ser o primeiro do ano e foi uma ótima escolha.
A obra é ótima com diversas ideias que achei incríveis. Em alguns momentos parece que muitos desses coachs de frases prontas se basearam em algumas das idéias.
Mas ainda assim... um ótimo livro!!

Gustavo Lópes 14/05/2021

Está é sem dúvida, uma leitura obrigatória a todos que desejam compreender e por em prática os bons costumes e atos de um comportamento social impecável.
Me impressiona saber que mesmo após muitos séculos de sua escrita,este livro continua ainda tão atual. Sendo ele, um guia a ser sempre consultado.

HelenaRiva 02/02/2021

A arte da prudência
Livro que me foi indicado e não decepciona, muito bom! Apesar de escrito em 1647 possui dicas totalmente aplicáveis aos dias de hoje. É como eu gosto, prático, com aforismos que ensinam a cautela, a sensatez e a prudência, claro. Daqueles de cabeceira, para ler de pouco em pouco e mais de uma vez.

Manu 08/10/2020

Excelente tratado sobre a prudência abordando também outros conselhos, como: ser comedido e racional.

Eloi 24/09/2020

300 dicas para ser mais prudente
Este livro foi escrito em 1647 por um jesuíta espanhol do séc. XVII.

Ele dá 300 dicas de como você deve ser mais descente.

Este livro é como se fosse um livro de autoajuda, só que voltado para o homem (circunstâncias da época). É um livro recheado de skills totalmente aplicáveis que ajuda você a ter uma melhor relação com os outros.

Miireexs 26/08/2020

Não podendo se cobrir com pele de leão. Cubra-se com a de raposa

Raphael 13/05/2020

Indispensável
Um dos melhores livros que já li. Vale sempre a pena reler. Confesso que essa não é a melhor edição pois a tradução ficou numa linguagem muito pesada.

@theus04 10/05/2020

Stay calm
Ensinou-me muito a manter a calma, as sabedorias que este livro propõe são únicas e muito reflexivas. Vale a pena a leitura. super recomendo, é um livro bem fácil de ler.