A Arte da Prudência

A Arte da Prudência Baltasar Gracián




Resenhas - A Arte da Prudência


25 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Reccanello 11/12/2022

Bem mais ou menos
Não posso dizer que gostei do livro. Salvo alguns conselhos realmente bons e úteis, há muito narcisismo e muito de ostentação de virtudes, com sugestões para "se dar bem" diante da opinião alheia (como bem disse um amigo, o livro pode ser sintetizado numa frase: seja dissimulado). Não me apeteceu, enfim.
Mauro 20/12/2022minha estante
Registre-se q é um livro q o selo IMPRIMATUR da Igreja




Sólon 25/02/2009

Um livro prático
Um livro prático, com textos rápidos de ler, de muitas metáforas e como o próprio nome diz: Um livro que trata literalmente da Arte da Prudência, no dia-a-dia e para todos os momentos...
comentários(0)comente



Handerson 04/03/2011

Um clássico
Escrito em estilo aforismático, o livro "A arte da prudência" revela a erudição e a experiência de vida do autor, Baltasar Gracián. Embora redigida no Século XVII, a obra permanece atual e constitui um verdadeiro manual para o leitor que almeja o êxito pessoal e profissional! Em uma palavra: clássico.
comentários(0)comente



Eloi 24/09/2020

300 dicas para ser mais prudente
Este livro foi escrito em 1647 por um jesuíta espanhol do séc. XVII.

Ele dá 300 dicas de como você deve ser mais descente.

Este livro é como se fosse um livro de autoajuda, só que voltado para o homem (circunstâncias da época). É um livro recheado de skills totalmente aplicáveis que ajuda você a ter uma melhor relação com os outros.
comentários(0)comente



mekilovin 04/12/2013

reler!
Aquele tipo de livro que é sempre bom ter ao seu lado, reler olhar por outras perspectivas.
comentários(0)comente



Karen 16/11/2022

Ainda muito atual
Mesmo sendo um livro escrito a tanto tempo atrás, e interessante e super perspicaz sobre como funciona os seres humanos ideal pra quem está tentando criar uma imagem de incansável
comentários(0)comente



Matheus656 14/07/2023

A arte da prudência
Simplicidade incrível. Chega a ser engraçado a capacidade da obra de se perdurar por décadas e, ainda assim, continuar sendo eficaz.
comentários(0)comente



HelenaRiva 02/02/2021

A arte da prudência
Livro que me foi indicado e não decepciona, muito bom! Apesar de escrito em 1647 possui dicas totalmente aplicáveis aos dias de hoje. É como eu gosto, prático, com aforismos que ensinam a cautela, a sensatez e a prudência, claro. Daqueles de cabeceira, para ler de pouco em pouco e mais de uma vez.
comentários(0)comente



Ricardo1z 02/04/2016

Clássicos da literatura 3
Baltasar Gracián foi um padre e reitor de colégio jesuítas em meados de 1600 na Espanha. Considerado "brando demais" por seus superiores protegeu um filho ilegítimo de um colega padre. Seu livro revela um conhecimento das sutilezas do mundo e das relações humanas. Composto de curtos aforismos, pode ser lido em qualquer momento, e a partir de qualquer página, não seguindo ordem linear. Seus conselhos permanecem atuais. É como se um amigo sábio e bem vivido tivesse sempre a sua disposição te aconselhando e indicando o melhor caminho. Um livro indispensável para pessoas dinâmicas e que buscam "vencer" na vida.
comentários(0)comente



Lisandro 30/09/2016

Grandioso
Grande pensador, com excelentes ideias. Uma nota apenas para a edição: a editora Sextante publicou apenas 150 dos 300 aforismos originais. Melhor buscar por edições completas.
comentários(0)comente



Wagner 04/08/2017

O SEGREDO DO JOGO...

(...) Nunca abra a porta para o menor dos males, pois muitos outros, maiores, espreitam lá fora. O segredo do jogo é saber descartar (...)

in: GRACIAN, Baltazar. A arte da Prudência. São Paulo: Martin Claret, 1998 (af:31)
comentários(0)comente



TalesVR 12/12/2018

Sabedoria
Tomo a licença de chamar Gracían de um ''Maquiavel espanhol e cristão''. O conheci em um livro de Relações Internacionais, referenciado como um pensador do ''realismo político clássico'', e de fato ele cumpre esse papel, mas não falarei disso, fica aqui somente o comentário. Gracían conseguiu em poucas páginas resumir toda a arte da prudência para uma boa vida, com referências claras à Maquiavel e à Salomão (da Bíblia). Vale lembrar que o mesmo era um padre jesuíta e por isso é preciso deixar claro que os seus escritos não promovem a ''vitória pela vitória'', e sim uma fortaleza de espírito onde nada te abale, e que você consiga suportar e vencer as adversidades da vida de forma heroica e virtuosa. É um livro para se reler sempre que possível, refletindo conselho por conselho. A todos que almejam uma vida de virtudes, a leitura é altamente recomendada.
comentários(0)comente



Ton 07/01/2022

Uma obra Prudente
A Arte da prudência foi o livro que escolhi para ser o primeiro do ano e foi uma ótima escolha.
A obra é ótima com diversas ideias que achei incríveis. Em alguns momentos parece que muitos desses coachs de frases prontas se basearam em algumas das idéias.
Mas ainda assim... um ótimo livro!!
comentários(0)comente



@theus04 10/05/2020

Stay calm
Ensinou-me muito a manter a calma, as sabedorias que este livro propõe são únicas e muito reflexivas. Vale a pena a leitura. super recomendo, é um livro bem fácil de ler.
comentários(0)comente



LuaTeresa 08/12/2022

É um livro que apesar de ser antigo tem vários ensinamentos.
Escutei a maioria das partes pelo app Alexa da Amazon.
comentários(0)comente



25 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR