As cinco leis da biblioteconomia

As cinco leis da biblioteconomia S.R. Ranganathan

Resenhas - As cinco leis da biblioteconomia

Maura15 19/10/2022

Um ótimo livro para quem quer entrar na área da informação!
Principalmente na biblioteconomia; fiquei impressionada com a metodologia.

Leonela_ 10/11/2019

Leitura obrigatória para bibliotecários
As 5 leis da biblioteconomia continuam tão atuais e importantes quando da época em que o autor (Ranganathan) as escreveu. Sua escrita é sem dúvida uma aula completa sobre a profissão e a importância da biblioteconomia. Esta leitura é deixar qualquer bibliotecário maravilhado com a capacidade do autor em descrever a importância de uma profissão pouco reconhecida e valorizada.

Lorena 12/05/2012

Ranganathan traz de maneira didática e atemporal o quadro da Biblioteconomia no mundo e estabelece as regras para o melhor fazer bibliotecario.

Me apaixonei pela mente de Ranganathan, pois suas idéias já eram inovadoras e continuam sendo inspiradoras até hoje. Se todo bibliotecario pusesse em pratica o que ele traz em sua obra, teriamos um mundo mais culto, que valorizaria muito mais a profissão dos que organizam e disseminam a informação e o conhecimento.

Suellen 11/03/2012

Eterno
Livro de cabeceira para todos bibliotecários e todos aqueles que amam a leitura e estão engajados em sua popularização.
Neste livro Ranganathan dá ênfase as duas primeiras leis, pois serão o alicerce para as leis subsequentes. Todas as leis são explicadas e detalhadas pelo mestre que as formulou não ficando dúvida da genialidade e visão do futuro que Ranganathan demonstra.. Todos os conceitos e focos podem ser facilmente adaptados para os dias atuais, porém infelizmente o s problemas citados desta obra ainda persistem apesar de sua primeira edição ser de 1931. Mais um motivo para lê-la com atenção, pois além de toda riqueza no conteúdo o estilo de escrita de Ranganathan é diferente, interessante e atrativo de modo que prende a leitura com prazer.
Enfim uma ótima leitura técnica, por incrível que pareça!