A Rainha do Sul

A Rainha do Sul Arturo Pérez-Reverte

Resenhas - A Rainha do Sul

Monaliza12 23/02/2024

Espetacular, sensível, profundo e bombástico
Antes de eu pegar nesse livro, eu assiste a adaptação (2 vezes) da Netflix onde a Alice Braga interpreta a Teresa Mendoza. E com aquele sentimento: ?se a série é boa, imagina o livro??

Pois bem. Eu tenho um sexto sentido que me diz quando um livro vai ser um favorito, esse sexto sentido alertou quando eu peguei essa obra num sebo aqui da minha cidade e depois de meses aqui na estante, eu li. E mais uma vez eu acertei.

No começo foi um pouco arrastado e eu fiquei decepcionada, porque eu queria ver Teresa em ação e boa parte do livro, é alternando entre um jornalista investigando a vida dela, e ela, de fato, protagonizando sua história.

Mas com o passar das páginas, eu percebi que todo o lero lero do bendito jornalista estava fazendo sentido e enriquecendo a história. E essa foi a grande sacada do autor.

A melhor parte, é que não é só sobre tráfico de drogas; É sobre uma mulher, que um dia foi uma menina (adoro como ela fala que existiram várias versões dela mesma). Uma mulher que veio de um lugar e de uma vida tão problemática e contrariando todas as probabilidades se tornar alguém com tamanho poder; de se tornar a própria Rainha do Sul.

Inteligente que só ela, a história da Teresa chefe e dona daquele esquema de transporte marítimo, toda a ação que tem no livro, deixou ele muito, muito melhor. Eu particularmente não dispenso uma boa ação quando vem com personagens tão profundos e tão bem trabalhados.

Essa Teresa do livro (diferente da série) é uma Teresa do mar. E talvez isso tenha me feito gostar ainda mais, porque eu também sou do mar, apesar dos mundos diferentes a relação do sentimento que o mar traz pra gente, no fundo, é o mesmo pra todo mundo que passa partes significativas da vida na água.
?A grande vantagem do mar era que se podia passar horas somente a admira-lo, sem pensar. Sem recordar, inclusive, ou fazendo com que as recordações se fossem na esteira tão facilmente como chegavam, cruzando com a gente sem consequências, como as luzes dos barcos a noite? (trecho do livro)

Arrisco dizer que Arturo Pérez-Reverte é um grande poeta, porque foi tudo descrito tão perfeitamente que o meu livro está cheio de marcações rs

Uma menção honrosa ao personagem Santiago Fiesterra, simplesmente porque ele foi, de forma ou outra, muito importante pra mim nessa história.
E ao Pote também, que é maravilhoso no livro e na adaptação.
E, mais uma vez, todos os personagens foram muito bem trabalhados.

5 estrelas, favoritado, obrigada ao meu sexto sentido por me proporcionar grandes emoções.

CAMBARÃ 07/11/2023

A rainha do sul é um livro escrito pelo autor Arturo Pérez-Reverte.
É um romance de suspense e ação que conta a história de Teresa Mendoza, uma jovem que se torna a líder de um poderoso cartel de drogas no México.
A trama se desenvolve em torno da vida de Teresa, que inicialmente é a namorada de um traficante morto.
Após a morte do seu companheiro, ela se vê forçada a assumir o controle dos negócios ilícitos e se envolve em um mundo perigoso e violento.
O livro retrata de forma realista o ambiente do tráfico de drogas, mostrando as relações entre os narcotraficantes, a corrupção, a violência e a busca pelo poder.
Além disso, A rainha do sul também aborda temas como a ambição, a sobrevivência e a luta pelo controle.
A personagem principal, Teresa, é retratada de forma complexa e cativante.
Ela é uma mulher forte e determinada, que precisa enfrentar os desafios e perigos do seu novo estilo de vida.
Ao longo da narrativa, Teresa passa por transformações significativas, mostrando a sua capacidade de adaptação e resiliência.
O livro é muito bem escrito, com uma narrativa envolvente e personagens bem desenvolvidos.
O autor consegue criar uma atmosfera tensa e realista, que mantém o leitor interessado durante toda a história.
Além disso, a trama também apresenta reviravoltas surpreendentes e momentos de bastante ação.
No entanto, é importante mencionar que A rainha do sul trata de um tema controverso e violento, o que pode não agradar a todos os leitores.
A violência é retratada de forma crua e realista, o que pode ser perturbador para algumas pessoas.
No geral, A rainha do sul é um livro recomendado para aqueles que apreciam romances de suspense e ação, com uma trama envolvente e personagens cativantes.
É uma leitura que prende a atenção do início ao fim, explorando temas interessantes e complexos relacionados ao mundo do narcotráfico.

Ackisa.Mayra 20/06/2023

Super recomendo
Me prendeu do início ao fim e eu AMEI cada personagem, cada plot twist, cada história contada. A Teresa é maravilhosa, a mulher não tem defeitos!!! Não tem NADA a ver com as séries feitas até hoje, o livro é mil vezes melhor, tem uma história bem contada, bem elaborada, parece mesmo que você tá lendo um diário só que com muito mais detalhes. Caras, é maravilhoso. Recomendo MUITO!

Lusia.Nicolino 14/05/2023

Intrigante e fluida, uma história com mais vilões que mocinhos
Eu não vi a série, mas o título estava na minha lista há muito tempo! Intrigante, de leitura fluida, ele guarda algumas particularidades: temos dois narradores e uma mistura de ficção e realidade que dá ritmo à história. Em alguns momentos os problemas se resolvem de maneira fácil demais ou as conexões entre o submundo e os donos do poder se estabelecem de forma até inverossímil e, mesmo assim, nos deixamos arrebatar pelos dois narradores. Um deles, um jornalista que escreve sobre a protagonista que logo vamos conhecer: Teresa Mendoza. E, na vez dela, ela apresenta os fatos e a trajetória de crimes e contravenções que a tornaram a rainha do Sul. Sexo, drogas, violência, desterro, amores secos, tudo isso se contrai e se expande, arrastando ou afastando os personagens que vão surgindo no percurso. Entre a morte do piloto do cartel mexicano (seria mesmo só isso?) que amava Teresa, sua fuga para Espanha e sua volta, que de triunfal pode não ter nada, uma história com mais vilões do que mocinhos. Quer arriscar um lado?

Quote: "E agora tinha a certeza de algo vislumbrado no início, quando comentava com Pati O'Farrell as andanças do infeliz e depois feliz Edmond Dantès: que não há dois livros iguais porque nunca houve dois leitores iguais. E que cada livro lido é, como cada ser humano, um livro singular, uma história única e um mundo à parte."

Carlos.Eduardo 30/01/2023

Nunca mexa com uma mulher de Sinaloa
Quando comprei "A Rainha do Sul", de Arturo Pérez-Reverte, não esperava que fosse gostar tanto da história. Pérez-Reverte permeia sua narrativa com personagens complicados, de moral cinza e caráter ambíguo.
Todos fazem o que podem para sobreviver. Nem mais, nem menos. Isso fica evidente na conduta da própria protagonista. Teresa Mendoza é colocada nas mais complexas situações. Lida com a violência, a ilegalidade , com a morte, a perda, a traição. Tenta sempre sobreviver, sozinha. Ela e o mundo.
Arturo Pérez-Reverte não só apresenta uma protagonista "porreta", como descreve em seu texto, mas também apresenta um mundo de relações perigosas. O mundo do tráfico de drogas.
A ambientação que traz, página por pagina, das transações, das relações, dos códigos de ética entre traficantes é riquíssima. O estilo é todo seu. Ele prende a atenção do leitor a cada vírgula.
A Rainha do Sul é um baita livro pra quem gosta personagens femininos fortes, de traições, de ação e investigação. Uma grata surpresa.

Rainha do Sul 14/11/2022

MEU LIVRO FAVORITO DA VIDA
Eu sou obcecada por esse livro, por essa história. A Teresa Mendoza foi inspirada em uma história real, o que se torna ainda mais especial tudo que ela viveu! O início é sobre a Teresa, namorada, de origem pobre, de um piloto de drogas, o Guero (loiro, em espanhol). Quando o Guero é morto (isso não é spoiler, é contado nas primeiras páginas), ela é estuprada e marcada para morrer. O que eu amo nessa história é que ela NUNCA se vitimizou, se reergueu sozinha, sem a ajuda de um homem, amigos, NINGUÉM. A Teresa então inicia uma fuga, para a Espanha, onde a sua história começa.
Alguns adendos:
-A Rainha do Sul teve duas adaptações para a TV: uma telenovela, muito fiel ao livro, e uma adaptação americana, cuja brasileira Alice Braga é a Teresa, nada fiel ao livro.
-Eu recomendo a leitura de A Rainha do Sul, e a versão americana da série.
-No livro, o Guero é um personagem f*da, que te cativa, que ama acima de tudo a Teresa, e que de fato, morreu.

Recomendo esse livro a todo mundo!

Felipe1503 04/04/2022

O livro é bom, porém, em alguns momentos fica um pouco confuso e no meio do livro a história fica um pouco arrastada.

Francinne 29/05/2021

Sejam bem sinceros, quem aqui em algum momento da vida acompanhou uma novelinha mexicana cheia daqueles dramas? Noveleiros mexicanos se vocês estão procurando um livro no padrão, A Rainha do Sul é o livro e se você não é um noveleiro, mas adora uma polêmica e um drama esse livro está aí para isso.

Nesse livro conhecemos a história polêmica de Teresa Mendonza que logo de cara se envolve amorosamente com Ruço Dávila. Ruço Dávila é envolvido com o narcotráfico, ou seja, envolvido com coisas pesada, e acabar por ser morto por um dos chefes do tráfico. Não bastou perder o amor da sua vida, Teresa precisou fugir pois ela seria morta também. Após fugir para Espanha, ela acaba entrando de vez para vida do crime, fica conhecida como Mexicana e uma traficante totalmente poderosa.

Eu estou aqui resenhando esse livro, mas vou deixar claro que a única coisa que valeu a pena nele foi a história, a narrativa do livro me deixou extremamente irritada. Primeiro temos o livro narrado em primeira e terceira pessoa, o que me deixou totalmente confusa em vários momentos, segundo temos uma narrativa totalmente extensa e cansativa o que me deixou mais ainda decepcionada com o livro.

Me julguem pelo que vou falar, mas apesar do envolvimento com as coisas erradas, Teresa Mendonza sofreu nas mãos de muitos homens e ela mostrou a força de uma mulher e conquistou espaço até então somente ocupados por homens. Teresa não é um exemplo pelas escolhas de vida, mas sim pela mulher forte e poderosa que foi. Porém o posto de bandida má que roubou meu coração continua sendo da minha Nairóbi maravilhosa.
Lavínia 25/12/2022minha estante
Eu estou lendo esse livro, estou lá pelas 300 e poucas páginas, as vezes dá vontade de desistir de ler, poderia muito bem ser resumido em menos páginas.

Morais__ 11/10/2020

Não foi pra mim...
Quando eu peguei esse livro para ler, eu já estava ansioso para saber sobre a estória da protagonista, pois a sinopse me ganhou de primeira. Só que nem tudo é perfeito. No decorrer da história o autor trás muitas informações que chegam a deixa o livro arrastado e me deixou com preguiça as vezes de dar continuidade a leitura, ele tem seus pontos altos e baixos, pois não é um livro ruim, só que comigo não rolou, por conta de muitas informações sobre o narcotráfico, não era uma coisa mais resumida e objetiva, o autor sempre explicava tudo e quanto mais explicava sobre um assunto relacionado, mais eu ficava cansado e confuso. No geral quem gosta desses assuntos sobre narcotráfico, com certeza é um prato cheio e vai amar a leitura. Um ponto positivo é que temos uma protagonista mulher sendo a rainha do tráfico, um lugar ondem o homem tem mais influência.

Dessa 26/06/2019

Simplesmente perfeito ♥
Tenho três palavras para definir o que é essa obra chamada A Rainha do Sul: impactante, envolvente e apaixonante. Não tem como não se envolver na história de Teresa Mendoza, a Mexicana que conquistou um lugar de destaque no meio do narcotráfico na Espanha. “Uma mulher com colhões”, como dizem os personagens da trama. Uma mulher que, em meio a sua fragilidade num meio extremamente machista e perigoso, se mostra corajosa, ainda que por dentro temerosa.

(Leia mais no link)

site: https://hospedariadepalavras.blogspot.com/2019/05/resenha-28-rainha-do-sul.html

Simeia Silva 26/01/2016

Esperava mais
A Rainha do Tráfico é uma mistura de fatos verídicos e ficção, onde vemos a mistura de jornalismo (mesmo que só vestígios) com um romance bem deferente, eu diria até que amedrontador e deveras cruel.

Teresa claro é um nome fictício, mas isso não quer dizer que a história inteira seja ficção, a maior traficante de drogas da Espanha realmente existiu, e Arturo Pérez conta tudo com uma tremenda maestria, misturando sexo, traições, o mundo obscuro das drogas e das melícias, e até mesmo dos grandes figurões da política e da lei que também entram no meio do crime e do tráfico o tempo todo. Claro que isso não é novidade para ninguém, vemos isso nos noticiários o tempo todo, mas ler e entrar na adrenalina junto com Tereza, é muito bacana. O autor mostrou bem que investigou tudo bem a fundo, cada detalhe, nomes, fatos e o modo como esse mundo do crime e do tráfico foi descrito, foi muito bem detalhado.

Tereza é um típica jovem mexicana, filha de pessoas humildes, mas infelizmente se envolveu com o homem errado, o vulgo Ruço Dávila, e acabou se lascando quando o dito cujo foi pego e morto por estar enganando o dono da empresa de aviação para quem ele trabalhava. Tereza recebe uma ligação e quando ouve o recado, já sabe que está na hora de fugir e correr contra o tempo para salvar sua vida, então ela resolve ir até a casa de Ruço para pegar dinheiro, uma agenda muito importante (uma joia valiosa, que serviria como troca segundo Ruço ), e a arma que estava guardada por lá. Tereza demora muito no local (o que me deixou aflita demais), e quando se da conta, os capangas do antigo patrão de Ruço chegam a casa, Tereza é estuprada, e naquele momento sabe que não terá mais chance e se entrega. Por sorte do destino, sua mão esbarra na arma que está dentro da sua bolsa aberta no chão perto da cama, e em dois tempos o pistoleiro filho da mãe, cai morto no chão. O outro capanga é pego de surpresa e corre, com isso Tereza pega tudo e foge pela janela, indo de encontro a Don Epifanio.

Tereza recebe ajuda desse homem e foge para Melilla na Espanha, onde começa a trabalhar como garçonete no antro de prostituição de Dris Labri, já que se prostituir ela não aceitou, e em pouco tempo mostra sua habilidade com contas e se torna gerente do local. Nesse bar, ela conhece Santiago, um homem que lhe lembrava muito o Ruço, e é aí que a sua vida no crime se inicia, e a aventura e correria também.

Bora ler e descobrir tudo? Ainda tem muita história pela frente, afinal, são 518 páginas cheias de história para contar, cheia de relatos e fatos baseados e recheados com fatos reais, ditos por pessoas que viram e viveram nessa rede do narcotráfico.

LEIA A RESENHA COMPLETA NO BLOG

site: www.adorkable.com.br
Jacque 02/09/2016minha estante
Tem interesse de vender? É a edição de 2004?

Simeia Silva 06/09/2016minha estante
Oi flor, é a edição nova antes dessa comemorativa que saiu agora. Mas não estou com ele, dei de presente pra uma amiga ela assistiu a serie e se apaixonou pela história.

É a edição de 2015 :)

Simeia Silva 06/09/2016minha estante
Oi flor, é a edição de 2015. Mas não estou com ele, dei de presente pra uma amiga ela assistiu a serie e se apaixonou pela história. Tem a edição do mês passado que está linda, e to doida por ela também.

bjs

Jacque 06/09/2016minha estante
Sem problemas, estou louca para ler vi a série e é muito boa imaginei que o livro deve ser melhor ainda! Mas obrigada! ?