Minha história das mulheres

Minha história das mulheres Michelle Perrot

Resenhas - Minha historia das mulheres

Mari Moscou 21/12/2011

Minhas mulheres nossas
Não nasci mulher sozinha. Nasci de mãe mulher muito mulher orgulho de ser mulher. De tias idem. De avós quebrando paradigmas, quebrando preconceitos, quebrando. Inovando. Rompendo. Que ser mulher fosse orgulho, que eu jamais quisesse ser homem. Aprendi a gostar da menstruação. De cada particularidade minha, coletiva, nossa, mulheres que somos. Este livro me lembra minha mãe.

Mas era Natal, enfim, em 2007. Abri meu presente, sabido livro pela forma, pelo peso, pelo amor familiar que temos com estes objetos. Amigos secretos e entregas de presentes do Papai Noel são verdadeiros festivais bibliográficos na minha família. Me alegra. "Minha História das Mulheres", da Michelle Perrot, é que junto a Allez les Filles, do Baudelot, me moveu a criar o que é hoje minha pesquisa de mestrado. Mal sabia eu à época, lógico.

Um livro que só poderia me ser presentado por ela, a mulher da minha vida, minha mãe. Que mudou minha vida. Que traça breves momentos e zilhões de referências bibliográficas resumidas pra quem quer, como eu quero, entender o que somos nós mulheres nessa sociedade. E qual a nossa história.

[leia a resenha completa em http://www.mulheralternativa.net/2011/09/minhas-mulheres-um-livro-que-me-lembre.html]

Amanda 17/11/2022

Mulheres ao longo do tempo
O livro "Minha história das mulheres" é dividido em cinco capítulos, que vão abordar temas da produção histórica sobre as mulheres, do corpo, da alma, do trabalho e dos deslocamentos femininos. Também vai trazer à tona variados assuntos correlatos e exemplos a respeito dessa história. Leitura muito interessante.

Naiane Oliveira 04/07/2013

Um livro agradável, e que traz em seu âmago o combate travado pelas mulheres no decorrer da sua história. Combate este, relatado sob diversas perspectivas, retratando o corpo, a alma, o trabalho, a política, as artes... bem como a invisibilidade na sociedade, a qual a mulher foi vítima.
E assim, ela mostra a mulher na história como mãe, feiticeira, prostituta, operária, enfermeira, sindicalista, empregada, dona-de-casa, viajante e etc.
Michelle Perrot neste livro, não tende para a desgraça das mulheres ou para a sua felicidade, ela simplesmente, mostra que as mulheres têm uma história, e que SÃO ATRIZES DA HISTÓRIA, e que essa história enquanto houver vida, não terá fim.

monique.gerke 25/02/2019

Uma boa introdução à história das mulheres.
A autora tratou da história da mulher (mais especificamente da mulher europeia, principalmente francesa) vista da perspectiva da sua relação com o corpo, alma (fé, religião, conhecimento), trabalho e sociedade, através de uma pesquisa bem documentada.
Através da leitura, pude conhecer mulheres que desempenharam papéis importantes na luta por ter reconhecido seu direito de “existir”, “pensar”, “criar”, ao mesmo tempo que (com muito pesar) li posicionamentos absurdos e machistas de autores homens dos séculos passados.
Acompanhar a evolução das conquistas no âmbito privado e público da vida da mulher, nos ajuda a entender o momento em que estamos vivendo, a valorizar as lutas empreendidas e compreender o quanto falta para chegarmos a uma igualdade que abranja todos os aspectos da relação homem-mulher.
Classifico como introdução pois a autora traz uma “pincelada” de cada assunto, então não espere conteúdos aprofundados. Em compensação, a bibliografia onde procurar sobre cada tema, é ampla no final do livro.
Gostei e recomendo.

Mama 31/03/2021

Leitura necessária!
Que livro maravilhoso! Michelle Perrot aborda a história das mulheres com um olhar bem mais amplo que Mary del Priore, o que é muito enriquecedor para quem já teve contato com os livros dessa última. Perrot fala das atrizes, das musicistas, das pintoras, sobre o corpo feminino e sua alma. Recomendo a leitura!

Julinho 31/05/2021

O acesso da história das mulheres a todos
Ainda que aborde em sua maioria muito mais a realidade francesa, "minha história das mulheres" é uma leitura praticamente elementar no que tange os estudos feministas, e deve ser lido tanto pela academia quando pelo o grande o público - sua fluidez na escrita torna experiência de leitura similar a um romance.

Biblioteca Álvaro Guerra 08/12/2022

"Minha" história das mulheres é, na verdade, "nossa" história das relações entre os homens e as mulheres. Um percurso cheio de questões instigantes.
Como mudam as aparências, a sexualidade, a maternidade? O amor teria uma história? A prostituição é realmente a "mais antiga profissão do mundo"? Que papel desempenharam as religiões na vida das mulheres? Por que as bruxas foram queimadas? Por que o acesso ao saber, à leitura e à escrita foi tão difícil para as mulheres? Como as diferentes formas de trabalho afetaram a condição feminina? Por que ainda há relativamente poucas mulheres atuando na politica e na criação artística? Pode-se falar de "revolução sexual" nos últimos cinquenta anos? Esta seria um fruto da modernidade? Do desejo das mulheres? Do feminino?

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788572443487

Lucas B. 13/10/2020

Minha História das Mulheres - Ou da necessidade de levar a História ao grande público.
Minha História das mulheres é um dos livros mais conhecidos da historiadora Michelle Perrot e, ainda que vise ao grande público, é recorrentemente recomendado na Academia. Em verdade, a autora realiza aquilo que tem sido uma necessidade em nossos dias: fazer com que o conhecimento produzido nas universidades chegue ao maior número de pessoas possível. Na área da História, esse retorno social do conhecimento, com este livro da Perrot, atinge diretamente à consciência histórica contemporânea; em outras palavras, essa historiadora fornece subsídio para o reconhecimento do caráter histórico do "ser-mulher", nas mais variadas dimensões da existência da "mulher", e com isso municia as batalhas do nosso dia a dia, as transformações de nível social amplo mas também as individuais, de cada leitor e leitora que usa das paginas do livro lido para fazer algo consigo mesmo. Àqueles que não se interessam por um uso tão intensivo do conteúdo e da experiência de leitura de "Minha História das Mulheres" , há também o "gozo estético" (expressão de Marc Bloch) pela leitura de uma excelente narrativa histórica. Neste livro, Michelle Perrot vai das questões sobre as condições da escrita da história da mulheres aos grandes acontecimentos e conquistas das mulheres, especialmente na Modernidade Ocidental; acontecimentos e conquistas que tem tirado as mulheres de um longo silêncio e obscuridade aos quais a história vivida e a história escrita tem, muitas vezes, relegado as mulheres.

Belle 24/10/2020

O livro é maravilhoso em vários aspectos. A única crítica leve que tenho foi a questão de Perrot não ter abordado outros países. Mas, de qualquer forma, a área de estudo dela é a França Moderna. A divisão dos capítulos é bem linear, inicialmente tratando sobre a História das Mulheres a partir das décadas de 1960 e 1970, quando começaram a ir às ruas, em massas, para protestar por seus direitos. Gostei muito do final do livro também, pois fala sobre o feminismo e sua importância.

Cristina de Pisano, Mary Wollstonecraft, Simone de Beauvoir, George Sand e muitos (muitos mesmo) outros nomes de mulheres que foram, aos poucos, rompendo o silêncio e rompendo com a dominação masculina. Passamos pelas mulheres nos arquivos, nas bibliotecas, na escrita, na religião, nas artes, nos campos, nas cidades etc. Perrot também fala sobre o corpo, a alma, a proibição do acesso ao saber e à "arte dos homens" (a política), dentre outros assuntos.

Um fato que me entristece é que nós, mulheres, demoramos muito para sermos reconhecidas e ouvidas como devemos. Entretanto, me anima o fato de que hoje em dia estamos cada vez mais presentes em todos os espaços e lugares. A História ainda não acabou, porque sempre está em movimento. Essa foi a principal mensagem que Michelle Perrot quis passar, a meu ver. Recomendo muito a leitura!

Flavia 24/01/2021

O livro da historiadora Perrot traz um panorama geral sobre as mais variadas dimensões da existência da mulher no contexto europeu, precisamente na França moderna. Nele, encontra-se o quanto a história oficial ocultou, silenciou e sufocou as mulheres. Os pesquisadores tinham mais interesse em pesquisar sobre a figura masculina do que a feminina e, por muito tempo, houve uma fronteira de bloqueio que impediu o acesso à escrita, ao saber e a criação feminina. A superação de todos esses males é abordada ao longo dos capítulos.
No decorrer do livro, o leitor pode acompanhar a relação feminina com o corpo, cabelo, maternidade, assédio sexual, prostituição, religião, cultura e educação, além da vida da mulher como camponesa, operária e burguesa.
Ao longo dos capítulos, surgem diversas indagações que no decorrer da leitura não são respondidas, pois o livro é uma obra introdutória e, querendo se aprofundar nos mais diversos assuntos, deve-se pesquisar a vasta bibliografia que a autora indica.

Joanderson.Oliveir 03/04/2021

Mergulhar no universo da história das mulheres é um convite sempre pertinente. Michelle Perrot nos leva com muita maestria. Li esse livro pro meu TCC e super recomendo a leitura. Do silenciamento feminino as nuances da atuação no espaço público, Perrot nos permite um verdadeiro mergulho na história das mulheres.

GIZ 16/02/2024

O livro traz um apanhado sobre a história de mulheres no ocidente, principalmente na França. Ele remonta a determinadas lutas de mulheres dentro da Europa e suas dificuldades.

Marília 29/12/2023

Gostei da forma como a Michelle Perrot conta a história das conquistas das mulheres que levaram a maior igualdade entre os sexos.

Mary 29/03/2022

Para quem quer se introduzir no feminismo
Pra quem quer conhecer um pouco de feminismo e história das mulheres este livro tem uma linguagem fácil é uma leitura bem fluida.

Mary Stella 13/09/2022

Boa seleção de textos
A autora escreve sobre os vários aspectos do movimento feminista. São séculos de história revisitados e analisados de forma pragmática.