A História Sem Fim

A História Sem Fim Michael Ende

Resenhas - A História Sem Fim

Anne92 18/07/2009

quem não acredita em magia?
meu filho vai ler esse livro!

se existe um livro que adultos e crianças deveriam ler. é esse. impossivel ler um capitulo por dia. ele é envolvente, faz com que voce se apaixone. e mesmo que não acredite em magia passara a repensar sobre isso.

percebo que cada dia as crianças estão ficando mais doentes, e estamos formando futuros adultos com serios problemas.

eu acredito em magia. e acredito em papai noel também. enquanto uma unica criança acreditar em magia, certamente ela contribuira para um mundo melhor.

não roube a infancia das crianças. deixe que elas acreditem em fadas, duendes e papai noel. deixe que elas nos ensinem mais sobre a vida!
Aline Maia 10/12/2009minha estante
meu filho vai ler esse livro! (2) . Que mensagem perfeita que você passou aqui *o*

Renan 19/04/2013minha estante
vou ler, me convenceu ;)

ThiagoIrish 11/06/2014minha estante
A história é linda e resgata a essência de quando eramos crianças. Hoje em dia a criançada está perdendo a inocência muito cedo e isso é triste.

Ainda não li o livro, só assisti ao filme, mas com certeza lerei. muito boa sua resenha

Ana Claudia Car 14/01/2015minha estante

luisaugustoprat 09/04/2015minha estante
Vendo por aí, me fica a impressão que algumas (muitas) pessoas não enxergaram esta mensagem do livro, mesmo que tenham gostado. Talvez por terem um pouco daquilo que o livro critíca na sociedade e que está sendo perdido. Você, em poucas palavras, sintetizou a principal mensagem que absorvi do livro. Pelo menos, a da primeira parte, porque a segunda, ao meu ver, explora o lado contrário, das pessoas que se perdem nas próprias fantasias e desejos de poder. Maravilhoso livro!

Jonatas 12/08/2022minha estante
Já li este livro três vezes, e assisti ao filme outras tantas, e certamente o lerei mais algumas, livro fantástico, história envolvente e recheado de fantasia e criaturas fantásticas. Já percorri o caminho dos desejos dei nomes diferentes para nossa querida Imperatriz Criança, posso dizer que conheço cada centímetro da Torre de Marfim. Obrigado por essa magnífica obra senhor Michel Ende.

Clio0 04/03/2024

Um dos meus livros favoritos de fantasia.

A História Sem Fim traz a aventura de Bastian que entra num mundo mágico onde participará de uma missão para resgatar a Imperatriz. Simples, mas a escrita de Ende transforma a narração enchendo de pequenos detalhes que formam ganchos para mais aventuras.

Imagine ler um livro cuja história é cheia de personagens carismáticos cujo desenvolvimento é apenas especulado, pois a linha narrativa sendo igualmente rica não permite digressões. Essa é riqueza do texto.

Recomendo.
starsvhs 20/03/2024minha estante
Quero muito ler esse!!

Renata.g 02/11/2022

Recomendo a leitura ?
Tentei ler o livro a alguns anos atrás mas não consegui terminar na época não me lembro o porque. Lembrei dele na minha estante e pensei, vou tentar de novo, quem sabe dessa vez eu consigo terminar? Consegui e adorei muito a história do livro, foi muito bom acompanhar as aventuras de Bastian, Atreiú e Fuchur, apesar de algumas vezes as atitudes de Bastian me irritou bastante.
Me interessei pelo livro por causa do filme, queria saber mais da história, se não me engano, o filme só conta a primeira parte do livro.
Em algumas partes do livro a estória fica agarrada e cansativa, porém isso não atrapalha a leitura que é na maior parte é fácil e agradável. No final do livro me emocionei um pouco com a relação de Bastian e seu pai depois que ele voltou de Fantasia.

Lido em 31/10/22
Camila1856 02/11/2022minha estante
Muito bom esse

Renata.g 03/11/2022minha estante
É sim, gostei bastante ??

Katia Rodrigues 25/11/2021

"Porque os homens, filhinho, vivem de ideias. E as ideias podem ser dirigidas. Esse poder é o único que conta"
Depois de descobrir que um dos meus filmes favoritos de infância havia sido inspirado em um livro não resisti a curiosidade de lê-lo. E a experiência não poderia ter sido melhor.

"Quando chegar a sua vez de saltar para o Nada, você se transformará também em servidor do poder, desfigurado e sem vontade própria. Quem sabe para o que vai servir. É possível que, com ajuda, se possam convencer os homens a comprar o que não necessitam, a odiar o que não conhecem, a acreditar no que os domina ou a duvidar do que os podia salvar. Por seu intermédio, pequenos seres de Fantasia, fazem-se grandes negócios no mundo dos homens, desencadeiam-se guerras, fundam-se impérios...""

Como numa composição musical, certos seres mágicos e reflexões filosóficos se insinuam, desaparecem e reaparecem, deixando na memória a ideia de uma sinfonia misteriosa, magistralmente traduzida em palavras por Ende em um livro cheio de aventuras (como todo bom livro de fantasia deve ser) mas que vai além e nos convida a refletir sobre nós mesmos, nossos medos e inseguranças. Assim como Bastian, faremos nós parte da História sem fim.
Joao 25/11/2021minha estante
Sensacional!! Não sabia que o filme (que acho maravilhoso, por sinal) tinha sido inspirado em um livro :O

Katia Rodrigues 25/11/2021minha estante
Eu fiquei chocada qnd descobri, João. Amo demais o filme. E olha o livro é tão bom quanto ?

Joao 25/11/2021minha estante
Fantástico Kátia! Vou procurar o livro porque agora a curiosidade bateu forte heheh.

Katia Rodrigues 25/11/2021minha estante

Boa futura leitura!

Julia Mendes 26/11/2021minha estante
Katia, é um livro?! Eu amava assistir o filme (vi milhares de vezes). ? Lembro de pensar "Fantasia vai sobreviver, eu vou continuar lendo". ???

Katia Rodrigues 26/11/2021minha estante
Eu tbm amava o filme, Julia ? O livro tem mais elementos, aprofunda mais a história, mas basicamente os elementos q amamos do filme estão lá.

Gio 26/11/2021minha estante
"Um dos meus filmes favoritos de infância", assino embaixo.

Fabio Pedreira 16/11/2020

Uma fantasia obrigatória para todas as idades
A História Sem Fim é um livro de fantasia que recomendo para absolutamente todos. Vou dizer o porquê.

O livro vai contar a história de Bastian Baltasar Bux, um garotinho gordinho que acaba entrando em uma livraria para se esconder de outros garotos que o perseguiam. A loja pertence a Koreander, um senhor estranho que não gosta de crianças. Os dois começam um diálogo e no meio tempo o telefone da loja toca. Ao ir atender, Baltasar acaba sendo atraído pelo livro que o velho tinha na mão o que faz com que o jovem se precipite e acabe roubando o livro, indo se esconder na escola para lê-lo sem parar. E é aí que a aventura começa.

Mas se engana quem pensa que o personagem principal é Bastian, (pelo menos não no ínicio). A História Sem Fim basicamente se divide em duas histórias, sendo a jornada de Atreiú a primeira. Já na segunda, aí sim vamos ter Bastian como principal. Quando Bastian começa a ler, nós vamos acompanhar as aventuras de Atreiú, um jovem guerreiro de uma tribo que é convocado pela Imperatriz Criança para poder descobrir como salvar o mundo de Fantasia do Nada. Isso mesmo, o Nada é o vilão, o mundo de Fantasia vai sumindo a cada dia e cabe a Atreiú descobrir o motivo.

Essa parte do livro é, a meu ver, simplesmente fascinante, me fazendo favoritar o livro antes mesmo de finalizá-lo. É uma parte extremamente metalinguística, em que, como eu falei, não é Bastian o personagem principal, nem mesmo Atreiú, mas sim o próprio livro, a própria fantasia (no sentido de imaginação) e o poder que nós temos de criar histórias.

É impossível não sentir uma vibe meio Nárnia ao ler esse livro. Criaturas de todos os tipos, um mundo onde o “protagonista” vai parar lá, uma imperatriz que é a representação de Deus, entre outras inúmeras coisas nas quais alguém poderia facilmente fazer altas dissertações e artigos literários baseados nessa obra. Só que, na minha opinião, esse livro é até melhor que Nárnia. A obra de Lewis é mais voltada para a questão religiosa, enquanto aqui, apesar de ter certa relação, a mensagem principal é… Histórias salvam.

Por isso a questão da nostalgia, é impossível não lembrar dos primeiros livros que a gente leu na vida e se empolgou, que nos fez grudar nesse mundo literário. E me desculpem os outros gêneros, mas aqui podemos ver o poder que tem a Fantasia. Todos os outros gêneros literários nos transportam para uma história, isso é fato e não nego, mas a Fantasia é diferente. Ela é ilimitada, ela cria mundos, criaturas, realiza todos os seus desejos e tudo é possível, possibilitando uma infinidade de mundos onde você pode ler e ser quem você quiser.

Por isso acredito que esse livro deveria ser lido por todos, e, quem sabe, principalmente por aqueles que estão iniciando na leitura e os que têm certo receio em relação a livros fantásticos. Mas, como eu disse antes, essa é apenas a primeira parte do livro. A segunda parte vai nos mostrar o outro lado dessa moeda, contando como percorrer outros mundos é incrível, mas que existem os perigos de se perder nela, que apesar de tudo não podemos esquecer quem nós realmente somos.

Nessa segunda parte, Bastian finalmente se torna o personagem principal, e começa a fazer parte da Fantasia. Ele ganha a possibilidade de transformar seus desejos em realidade, e a obra vai nos mostrando como isso pode ser perigoso, mesmo que você tenha boas intenções.

Uma passagem do livro que ilustra muito bem essa segunda parte é: "E nada tem mais poder sobre um homem do que a mentira. Porque os homens, filhinho, vivem de ideias. E as ideias podem ser sugeridas. Esse poder é o único que conta." Essa passagem é perfeita para demonstrar como o poder de realizar tudo, vai corrompendo Bastian, e como seus desejos podem ser moldados pelas ideias dos outros, fazendo com que se esqueça de quem ele realmente é.

Como nem tudo são flores, apesar de eu favoritar o livro, favoritei com 4 estrelas, isso porque essa segunda parte, apesar de também ser interessantíssima, acaba ficando um pouco alongada demais (o que chega a ser irônico reclamar de ser longo um livro que se chama A História Sem Fim). Não é nada que estrague a leitura, mas com certeza poderia ter sido um pouco menor, e querendo ou não, passa a ideia de um complemento, de que o livro poderia ter apenas uma parte.

Já em relação a edição, ela é belíssima. Cada capítulo começa com uma letra do alfabeto, e conta com ilustrações belíssimas. Além disso, a edição traz essa metalinguagem do livro através das suas letras, elas são verdades e vermelhas. A primeira representando a passagem por Fantasia e a segunda representando o “mundo real” de Bastian, assim como no livro de Bastian. É um detalhe pequeno, mas muito legal.

Mas vou terminar por aqui antes que vire “a resenha sem fim”. Recomendo demais esse livro, para todas as idades e amantes de todos os gêneros literários.

Victor 19/01/2010

Terra Média está para "O Senhor dos Anéis" como Fantasia está para "A História Sem Fim".

Metáforas. Uma melhor do que a outra. Um dos meus livros favoritos. Um exercício de criatividade.

Flávia Menezes 14/12/2021

A HISTÓRIA QUE FALA DA IMPORTÂNCIA DE SE CONTAR HISTÓRIAS.
?A História Sem Fim?, do escritor alemão Michael Andreas Helmuth Ende, publicado em 1979, é a história das histórias, e quem era criança na década de 1980, sem dúvida assistiu várias vezes à adaptação feita para o cinema, e lançada em 1984, tanto quanto cantou várias e várias vezes a música tema ?Neverending Story?.

Agora, se você nasceu mais ao final da década de 1990 ou depois disso, talvez o máximo que você conheça é a música tema. Isso se você assistiu à terceira temporada de ?Stranger Things?, e viu quando o personagem Dustin canta a música tema, ?Neverending Story?, junto com a sua namoradinha Suzie em uma cena divertida e muito emocionante. Muito embora ?Stranger Things? se passe na década de 1980, e por isso mesmo, faça grandes menções a músicas e filmes dessa época, é certo que para os mais novos foi apenas mais uma canção de tempos passados. O que, de fato, é uma pena, porque como eu disse: essa é a história das histórias!

?A História Sem Fim? é realmente uma história incrível, e confesso que não imaginava que o livro fosse diferente do filme. Na adaptação cinematográfica, a história acaba mais ou menos na metade do livro, e as páginas seguintes foram total surpresa para mim. Confesso que não uma boa surpresa, porque a adaptação cinematográfica, que muito embora não tenha agradado o autor do livro, foi bem sensata, tendo feito o final acontecer em um momento ideal!

A segunda metade do livro, na minha humilde opinião, ficaria muito melhor se fosse um livro sequencial. Veja bem, não sou ninguém para dizer como o autor deveria ou não escrever sua história. Como sempre digo, ninguém escreve para agradar aos meus gostos. Mas o que eu quero dizer, é que é uma pena que a editora não tenha sugerido, porque o ritmo da história vai se tornando mais exaustivo.

E isso acontece, por conta do movimento da trama, ligado ao que chamamos de ?articulação da questão essencial do personagem?. Quando chegamos ao clímax, o que precisa acontecer é o esmaecimento do conflito inicial, e o que acontece nessa história é que surgiu uma nova história, e um novo movimento. Por isso que a leitura se torna mais exaustiva, e parece que, assim como no seu título, ela realmente não vai ter fim.

Trago esse alerta porque se você já conhece, ou tem vontade de conhecer, já vá sabendo o que vai encontrar pela frente, e assim, estará preparado(a) para esse movimento que pode sim deixar a sua leitura um pouco mais cansativa. Mas eu te garanto que ela não se torna nunca, desinteressante.

Não vou me estender muito na sinopse da história, até porque esse não é meu perfil aqui, mas para quem não conhece, essa é uma história sobre um menino que foge da sua realidade em um momento em que ele enfrenta uma triste e profunda perda, e mergulha em uma aventura em um livro que não apenas o encanta, mas o coloca na história.

Já pensou como seria ler um livro, e de repente você fazer parte da história? Do seu nome, inclusive, ser mencionado? É realmente muito mágico, e essa é uma história de muita magia, e que fala da importância em se acreditar na fantasia, e de nunca deixar de contar histórias.

Afinal, você consegue pensar em como seria chato o nosso mundo se não tivéssemos homens como Michael Ende para nos fazer mergulhar em um universo de seres fantásticos? Eu nem quero pensar!

Por isso, se você conhece apenas a música tema pelo seriado ?Stranger Things?, e não faz ideia de que esse é o tema de uma das histórias mais incríveis já contadas, eu tenho que dizer: espero que um dia você dê uma chance para esse livro.

E olha...não importa quantos anos você tenha. A fantasia, a magia não fazem distinções de idade. Ao contrário! Ler esse livro é como tomar realmente das ?Águas da Vida?. Você se sente revigorado(a) e disposto(a) a acreditar mais, e ter muito mais esperança, mesmo que ao redor, os nossos ?Nadas? estejam tentando nos engolir.

Se quiser saber o que é o Nada, então, acho que é hora de chamar nossos amigos Bastian, Atreiú e o Falcor para que eles possam te levar até a Imperatriz Criança. Ela vai lhe contar tudinho!
Joao 14/12/2021minha estante
Flávia, que resenha linda! Confesso que mesmo com o seu alerta, fiquei bem curioso para ler o livro (que só descobri recentemente que existia rsrs).
Acho História Sem Fim, até hoje, uma das melhores fantasias já produzidas. É emocionante e bateu até uma vontade de rever os filmes.

Flávia Menezes 14/12/2021minha estante
Aaaah, João!! Obrigada mesmo pelas palavras sempre tão gentis!!
Mas tenho que dizer: é um livro lindo!!! Apesar das ?surpresas?, não tirou mesmo a beleza e delicadeza da história.
E, assim como você, eu também não sabia que tinha livro não. Descobri recentemente, aqui no Skoob.
E como eu só assisti ao primeiro filme, agora também vou assistir aos outros 2. Até porque dá aquela sensação boa de Sessão da Tarde! ??????

Joao 14/12/2021minha estante
Exatamente, Flávia! Essa sensação de Sessão da Tarde é maravilhosa ehhehe. Como a minha infância foi do final dos anos 80 e os anos 90, esses filmes de Sessão da Tarde e do Cinema em Casa são bem preciosos para mim

Flávia Menezes 14/12/2021minha estante
João, que lembranças boas!! ?Cinema em Casa?. A televisão brasileira dessa época era maravilhosa! Quantos filmes incríveis né? ?

Flávia Menezes 14/12/2021minha estante
João, tem uma coisa tão bacana que vi sobre essa história. Sabe a joia de Auryn usada no filme? Aquela que também está na capa do livro. O Steven Spielberg acabou adquirindo, e a guarda em uma caixa de vidro. Viu? Até ele se rendeu à magia de Fantasia! ?

Joao 14/12/2021minha estante
Sério, Flávia?! Kkkkkkkkkkkkkkkk, nunca eu saberia disso porém faz muito sentido mesmo. Esse filme sempre me passou um ar "Spielberg".

Flávia Menezes 14/12/2021minha estante
Verdade, João! Tem aquele ar de aventura e de magia bem ao estilo do Spielberg. Como em E.T. ??

Joao 14/12/2021minha estante
Isso, Flávia! Acredito que boa parte do jeito de fazer cinema na época, foi influenciado por ele. Não me estranha ele gostar da mitologia de obras como História Sem Fim :D

Marcus 21/08/2021

"Quem nunca chorou, ás escondida ou na frente de todo o mundo, lágrimas amargas porque uma história maravilhosa chegou ao fim e é preciso dizer adeus ás personagens na companhia das quais se viveram tantas aventuras, que foram amadas e admiradas, pelas quais se temeu ou ansiou, e sem cuja companhia a vida parece vazia e sem sentido?"

Nesse livro nostálgico acompanhamos um menino chamado Bastian enquanto ele viaja num mundo fantástico lendo um livro chamado A História sem Fim que conta a jornada de Atreiu para salvar o mundo de Fantasia do "nada" que está ameaçando todos os seus habitantes kkkkk. Que loucura, a gente lê um livro sobre um menino q tá lendo um livro kkkkkkk.

Como foi gostosa essa leitura, eu fui lendo e lembrando do filme que passava na minha infância, como era bom, meu Deus. Recomendo muito esse livro, qualquer idade vai se encantar com essa história, ela literalmente nos faz sonhar. É um mundo cheio de fantasia (e o nome do lugar é Fantasia) kkkkkkkkkkkk, muito rico. Leiam.

Elisio Rebouças 14/10/2022

Gostinho de infância
Sim, eu sou da época em que alugava VHS da História sem Fim. Assistia quantas vezes fosse possível as aventuras de Atreiu e Falcon (Furchur no livro).
Apesar de certa idade eu entrei nessa maravilhosa história, agora mais completa (o filme só vai até a metade do livro). Narrativa maravilhosa, não é superficial, com várias lições de moral.
História sem fim está na minha história desde sempre, ao folhear as páginas senti o cheiro da infância, o gosto do natal, meus amigos e meus pais. Impossível não se apaixonar.
O fato é que desde pequeno quis voltar para Fantasia. Agora consegui.
9luizgustavo9 14/10/2022minha estante
Interessante ?

Luan 14/10/2022minha estante
Eu lembro vagamente do filme. O livro está na minha lista de leitura e tenho certeza que a nostalia vai ser parte da leitura, assim como foi contigo.

Ariel 10/03/2022

Esta obra nos traz essa perspectiva, misturando o mundo real do Bastian ao mundo fictício do Atreyu e, por sua vez, ao nosso mundo que, depois de um tempo, não sabemos mais se o narrador está falando com o Bastian ou conosco. Tudo se mistura de uma forma louca e maravilhosa e, no final, é como se todos fizéssemos parte de uma só história.
Paulo 10/03/2022minha estante
?????

Reynaâ¤ï¸ 20/11/2021

Por que eu não li esse livro antes?
Me surpreendi com a perfeição desse livro, em todos os sentidos, a criatividade sem fim do autor, a inteligência, a forma como faz a gente pensar. Esse é o tipo de livro que muda a forma de ver todos os outros livros, é o tipo de livro que faz enxergar diferente os sonhos e as pessoas, um livro profundo disfarçado de livro infantil, na realidade é tanto infantil quanto adulto.
Além do conteúdo do livro ser bom há vários outros aspectos muito bem trabalhados, começando com a estética dele, pela qual podemos ver a inteligência do autor, por exemplo, colocando sempre a primeira letra da primeira palavra dos capítulos em ordem alfabética, a mudança de cores, a variabilidade imensa dos personagens e dos cenários, enfim, um deleite em vários sentidos, o autor realmente passou a imagem de que essa história não tem fim.
Loki Sa 20/11/2021minha estante
It's cool. Lerei certamente.

Tonco.books 11/01/2022

Ótimo início de ano.
A primeira metade do livro é simplesmente mágica, uma fantasia grandiosa a seu modo.
Me vi no menino Bastian todo deslocado, me encantei pela aventura de Atreiú e Fuchur e me apaixonei pelo mundo de Fantasia.
Entretanto, na segunda metade do livro, achei que houve uma decadência no ritmo e no padrão da história. Bastian conseguiu me fazer criar uma grande repulsa por sua pessoa, foi algo tão grotesco que não me parecia ser o mesmo personagem de antes, e realmente achei que ele ostentaria essas características até o fim da história.
O final acabou me surpreendendo, Bastian conseguiu se redimir comigo, e tudo fez levemente "sentido".
Eu só tenho a agradecer esse maravilhoso presente e por poder ter conhecido esse clássico.
Jéssica 12/01/2022minha estante

caio.lobo. 19/12/2020

Primeiro livro na infância, para sempre na vida adulta.
Li História Sem Fim entre meus 11 ou 13 anos e foi o primeiro Romance que li na vida, influenciado pelo filme que assisti muitas vezes na infância com minha mãe. Lembro-me da primeira vez que assisti eu chorei perguntando para minha mãe porque tinha acabado já que se chamava História sem Fim. Então não tem como um livro como esse marcar minha vida.

Agora relendo este livro na vida adulta vejo os temas mais profundos da história como depressão, suicídio, psicologia analítica, Tradição e além disso vi o reflexo de vários filósofos, pensadores e grandes religiões como Schopenhauer (uma vontade de Bastian leva à outra vontade), Jung (as lembranças esquecidas estão enterradas no mais profundo de Fantasia), budismo (o Nada que devora fantasia lembra Sunyata), Nietzsche (Bastian buscando se tornar aquilo que ele é), ascetismo cristão (os aiaiai que aceitam sua sina de viver, mas nunca deixando de trabalhar e ascetismo), filosofia védica (todo personagem aceita sua função e hierarquia de fantasia, que lembra o Dharma), Marx (a comunidade que todos vivem de maneira igual, sem líder e até sem nome para os distinguir uns dos outros) e até mesmo Aleister Crowley (Bastian buscando sua verdadeira vontade). Claro que um livro profundo assim só poderia ter sido escrito por um alemão.

daniel henrique 26/06/2010

Lovely ^.^'
Minha relação com Never-Ending Story começa quando eu ainda era criança, nos anos 90 - quando minhas atividades diárias resumiam-se a assistir desenhos da Walt Disney no SBT, animações educativas no canal Futura e a ler pequenos livros infantis - os quais, cria eu (nada erroneamente) falavam de assuntos sérios, que mereciam ser tratados com devido respeito.

Never-Ending Story era exibido com frequência, nessa época, na Sessão da Tarde; e, juntamente com outros filmes de fantasia e magia (como Abracadabra e Convenção das Bruxas, por exemplo) era meu favorito. Bastian me cativava, assim como Fuchur, o Dragão da Sorte, com seus olhos de rubi e sua voz e sino. Eu ainda não sabia que aquilo filme se tratava de uma adaptação cinematográfica de um livro, o que descobri apenas muito recentemente.

Logo no início da leitura do livro, percebi que o que eu tinha nas mãos se tratava de um daqueles constructos especiais que você lê sentindo água na boca (e a sensação era a mesma de quando minha mãe fazia meu bolo de chocolate preferido, na infância); a cada capítulo me apaixonava mais por Fantasia, temia pela morte da Imperatriz Criança, chorava cada perda de Atreiú, sentia regozijo e alegria nas palavras sábias e Fuchur, torcia e arfava de emoção, juntamente com Bastian (que lia a História sem Fim juntamente comigo todo o tempo [e isso era magnpifico])a cada vitória e barreira ultrapassada pelo Herói de Fantasia, aquele que trazia consigo o Signo, o Brilho, a Jóia.

A emoção durante a leitura era indescritível, sentia-me transportado a lembranças do passado, a reminiscências esquecidas, e me lembrava o quanto era bom ser apenas um menino - um menino que acreditava na magia, a verdadeira magia, aquela arrebatadora e, acima de tudo, redentora.

Finalizando, enfim, Never-Ending Story é um daqueles livros que você lê como se fosse um grande marco na sua carreira como ser humano: não se trata de apenas mais um livro do gênero fantástico - é aquele livro que te faz encontrar a si mesmo, a bondade e a maldade que existem dentro de você, e isso, ao meu ver, é um crescimento memorável.

O único defeito nesta obra que eu poderia ressaltar, é o fato de que ela, infelizmente, tem um final, uma última página física a ser folheada, embora, a partir da leitura, prove-se que, na verdade, Fantasia não morre: ela renasce.

Obrigado Michael Ende.

:D
18/12/2010minha estante
Ele também faz parte da minha infância. E como eu lembro de assistir o filme!

SG1 24/10/2014minha estante
Resenha perfeita, esses sentimentos são realmente únicos ou se ler um livro que nos remete à infância. Tão mágico quanto Fantasia! ^^

Ju_Matos 06/08/2009

Um dos livros mais belos que eu já li.

Esse foi o filme da minha infância, e o livro que eu vou ler minha vida toda.Mesmo sendo classificado pra crianças, é um livro que eu leria mais uma vez quando ficar mais velha, e com certeza meus filhos lerão esse livro.

Leitura fácil, personagens bem feitos, descrições belas. É um livro que vale muito a pena ser lido.

Aline Maia 10/12/2009minha estante
Concordo com vc em tuuudo, qroo q meus filhos lêem ! O filme marcou muito a minha infância tb :D.