Dos Delitos e das Penas

Dos Delitos e das Penas Cesare Beccaria

Resenhas - Dos Delitos e das Penas

iris 19/03/2023

Habla mesmo Cesare!!
Apesar desse livro ter sido uma leitura que foi obrigatória para a faculdade, eu gostei bastante da experiência de lê-lo. Seu conteúdo é surpreendentemente atual, trazendo debates sobre a tortura e sobre a pena de morte. Além disso, esse livro é bem legal para ser introduzido para o pensamento do direito penal.

Anna 06/03/2023

Nada de novo, mas pela época em que foi escrito achei muito inovador e revolucionário. só sustentou algumas opiniões que já tinha e tive que ignorar algumas partes justamente pela época do autor.

laismendes 26/02/2023

Resenha
Adorei, muito a frente do seu tempo
gostei bastante das ideias do autor, que se mostraram bem atuais, considerando que o livro foi escrito em 1764

LAvia440 25/02/2023

Fui obrigada a ler para a aula de penal, mas até que é bom
Mesmo se tratando de um livro escrito no século XVIII, seu conteúdo ainda é extremamente atual. Muitos dos temas debatidos no livro foram matérias que estudei em Direito Penal I. Isso mostra como os ideais iluministas influenciaram o direito europeu e hoje também são bases do direito latino americano.
Muitas passagens me deixaram pensando o quão a frente de seu tempo é esse livro. Não por menos, no apêndice temos acesso a várias críticas que o autor recebeu na época, sendo acusado de blasfêmia e de atentar contra a autoridade divina por simplesmente buscar trazer uma visão mais humanizada ao direito penal.
Não seria uma leitura que eu faria se não fosse obrigada pela faculdade kkkk mas acho que foi bem enriquecedor e trouxe reflexões que, mesmo propostas em 1700, até hoje nos fazemos.
laismendes 26/02/2023minha estante
muito resenhista literária ela

Romeu Felix 15/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
Publicado em 1764, "Dos Delitos e das Penas" é um livro que revolucionou a forma como se pensava sobre o sistema penal da época. Nele, Cesare Beccaria defende a ideia de que o objetivo da punição deve ser o de dissuadir as pessoas de cometer crimes, ao invés de servir como vingança ou como forma de coagir o indivíduo.

Para Beccaria, a pena deve ser proporcional ao crime cometido e aplicada de forma justa e imparcial, evitando-se assim abusos por parte dos poderosos. Além disso, ele critica duramente as práticas judiciais da época, como a tortura e a confissão forçada, que considera injustas e ineficazes.

O autor ainda faz considerações sobre a importância da legislação clara e acessível, que permita que todos saibam quais são seus direitos e deveres, e que a punição seja aplicada somente quando houver prova suficiente da culpa do indivíduo.

Por fim, Beccaria defende a ideia de que a pena de morte deve ser abolida, pois considera que ela não é eficaz na prevenção do crime e que é contrária aos princípios de humanidade.

Palavras-chave: Cesare Beccaria, sistema penal, punição, proporcionalidade, justiça, imparcialidade, tortura, legislação, pena de morte.

Comentário:

"Dos Delitos e das Penas" é uma obra fundamental para quem deseja compreender as origens do pensamento criminológico moderno. Beccaria faz uma crítica contundente ao sistema penal da época, que ainda mantinha práticas brutais como a tortura e a pena de morte, e propõe uma abordagem mais racional e humanitária para a punição dos crimes.

Seus argumentos ainda são relevantes nos dias de hoje, principalmente no que diz respeito à proporcionalidade da pena e à necessidade de um sistema penal mais justo e imparcial. A leitura desta obra é, portanto, essencial para todos aqueles que se interessam pelo estudo da justiça e da criminalidade.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Liih.Meira 08/02/2023

Dos Delitos e das penas
Confesso que não via a hora de terminar esse livro kkkk
É um livro bem difícil de ler, porém acredito que todos deveriam ler pelo menos uma vez.

Beatriz 18/01/2023

Apesar de discordar de algumas partes, é interessante a reflexão que o autor traz. Em comparação com a época em que foi escrito, nota-se o absurdo do atraso do sistema penal brasileiro.

Juliana 22/12/2022

Leitura obrigatória
Não vou fazer muitos comentários senão vira um trabalha acadêmico :P

Achei interessante a leitura, mostra como p Sistema Penal brasileiro tá atrasado

MaSantana 16/12/2022

Uma leitura importante pra todos que estudam direito. É evidente a contribuição de Beccaria e que ele foi importante a sua época. Contudo, discordo daqueles que disseram na resenha que os pensamentos do autor são atemporais. Se com atemporais querem dizer que a sociedade se encontra em tamanho retrocesso em termo de políticas criminais que ainda fala das mesmas coisas que Beccaria fala então sim, o livro é atemporal. Agora se a ideia é tudo o autor diz é ou seria bem aplicado a contemporaneidade aí já acho demais.

RANY 22/11/2022

Proposta ótima
Temas relevantes e até atuais. Confesso que há coisas que me incomodaram no autor em algumas partes do livro, o preconceito. No mais, uma boa obra.

MaurAcio.Garrido 22/11/2022

Direito
Uma leitura muito interessante... Mesmo eu como leigo no assunto, fiquei muito maravilhado com o conteúdo.

Acho que todo mundo deveria dar uma conferida...

Cada parágrafo te faz parar pra pensar.

Recomendo

Lays 06/11/2022

Dos Delitos e Das Penas
Beccaria escreveu essas incríveis palavras em 1764, porém, mas atuais impossíveis. Nessa obra, entendemos a utilidade das penas, questionamos o " Direito de punir", e nós questionamos no final, sobre o conceito de "humanidade"/ penas humanitárias. Deixo uma pergunta, por que o país da "liberdade" ainda executa pena de morte, em pleno séc XXI? Contradição lógica.

Mced0 05/11/2022

Apenas isso:
"É por isso que certos governos, que têm todas as aparências de liberdade, gemem sob uma tirania oculta. É pelos privilégios dos grandes que os usos tirânicos se fortificam insensivelmente..."

Samuel.Moreira 29/10/2022

Pesquisa
Atualizando minhas leituras de pesquisa para o TCC.

Leituras didáticas são sempre um desafio, mas essa não tinha como não ler. Beccaria foi uma luz no direito de punir e até hoje é utilizado em fundamentações, a pesar de ter algumas teorias batidas.

João 26/10/2022

Leitura obrigatória para quem cursa direito
É incrível como Cesare pensava a frente do seu tempo, ele queria a reforma das leis, no período do direito penal humanitário, onde as penas eram constituídas de barbáries, torturas, penas cruéis, prisões desumanas e um banho de sangue ao vivo para todos verem.
A grande maioria dos princípios penais de hoje em dia nasceram daí. Até hoje, muitas obras se inspiram em Beccaria, que lutava por um direito penal menos tirano e mais humanitário.
Cesare De Beccaria defendia que as leis devem possuir caráter educativo e preventivo, pois é muito mais vantajoso prevenir que os delitos aconteçam do que puni- los.