Tenda dos Milagres Jorge Amado

Resenhas - Tenda dos Milagres

Barrera 06/12/2022

os personagens falando isso lá na época da Segunda Guerra Mundial (ou antes)
"Para que lutamos nós, compadre Lídio, meu bom, meu camarado? Por que estamos aqui, dois velhos sem vintém no bolso? Por que fui preso, por que acabaram com a tipografia? Por quê? Porque nós dissemos que todos devem ter direito a estudar, a ir avante. Você se lembra, compadre, do professor Oswaldo Fontes, do artigo da gazeta? A negralhada, a mulataria está invadindo as faculdades, preenchendo as vagas, é preciso um freio, pôr cobro, proibir essa desgraça. " pg 294

LeandroCastro88 09/11/2022

Uma obra prima. Não é dos meus favoritos de Jorge amado, mas sei que esse livro tem uma importância política absurda. Encaixa-se perfeitamente aos tempos atuais onde os fascistas tentam comandar o país (sem sucesso). Jorge amado é um visionário muito além do nosso tempo. Gigante escritor. Pedro archanjo pra presidente!!! Rsrs

Carola 10/09/2022

Meu primeiro Jorge Amado...
Diria que é um soco no estômago e um abraço no coração. É o Brasil de 1928 e o Brasil de 2022. Leitura difícil e saborosa ao mesmo tempo. Recomendo!

Lis 26/08/2022

Livro muito chato
Fiquei com um misto de "gostei" e "detestei".
Gostei da mensagem do livro: a problematização das "raças", o louvor à miscigenação, da crítica social, dos eventos históricos como pano de fundo. São muitas camadas e o leitor pode simplesmente se divertir com os acasos da vida do Pedro Archanjo, como também pode enveredar pelos temas mais complexos, que abarcam até arianismo e disputas políticas.

Detestei que o livro custa a engrenar... A narrativa se arrasta bastante, demorei uns 3 meses para terminar um livro de 300 páginas. Tem um jornalista Fausto Pena chatíssimo e desnecessário. Tem muitos termos de candomblé e macumba que não foram explicados pelo autor (poderia ter umas nota de rodapé do editor para nos ajudar... minha edição é da Record de 2006, capa verde) e creio que isso prejudicou parte da minha leitura. Os capítulos parecem muito soltos, às vezes eu não entendia como um tinha a ver com o outro.

Gle 28/07/2022

Tenda dos Milagres
"O talento independe de pigmentação, de títulos, de condição social, tudo isso é tolice. Meu Deus, como é possível que exista ainda quem desconheça esta verdade?"

iasmin 24/07/2022

Demorei pra ler esse livro. Mesmo sendo visível a escrita de Jorge Amado e a Bahia retratada é bem bonita, verdadeira e valorizada, a história não me prendeu como outras do autor. Mesmo assim, uma leitura de Jorge Amado sempre vai ser uma leitura de Jorge Amado.

Layla.Ribeiro 13/07/2022

Desafio literário 2022- Autor Preferido
Sou suspeita para falar sobre o autor, mas sinceramente não estava esperando muito por este livro e fui positivamente surpreendia. Aqui encontrei um Jorge bem irônico, a ponto de gargalhar com uma certa situação, livro carregado de críticas sociais principalmente a hipocrisia de uma sociedade elitizada, na quais o autor trouxe falas assustadoramente atuais na qual uma pessoa desconhecida sobre o autor e o ano de publicação acharia que fosse escrito por essa década. No livro fala sobre a intolerância à cultura africana que aconteceu na Bahia nos anos 20, fala sobre a negação dos saberes populares, do pensamento elitista que para ser intelectual precisa-se além de ser elite, ser branco e o tema principal sobre a importância da miscigenação na qual o autor defendia assim como seu contemporâneo e também nordestino, Gilberto Freyre. E por esses temas estava o personagem a qual me encantei, a estrela principal deste livro, Pedro Archanjo, personagem bem construído e desenvolvido, mistura de figuras reais baianas. O livro é cheio de informações na qual exige mais atenção do leitor e essa edição possui um posfácio muito explicativo de um dos melhores historiadores, João José Reis. Recomendo este livro principalmente para quem gosta de livros que abordam temas sociais.

Jackcoriolano 05/07/2022

Tenda dos milagres (Jorge Amado)
Tenda dos Milagres, de Jorge Amado, é um clássico da literatura nacional que traz, além da riqueza na formação do povo com a cultura e seus costumes, traz, principalmente, a discussão sobre o racismo.

A história irreverente, onde o narrador é uma personagem, é o resgate da biografia de Pedro Archanjo, olhos de Xangô, autodidata, estudioso dos costumes do povo baiano, que publica seus estudos sobre as influências africanas e de como a mestiçagem representa o brasileiro.

O autor não tem pressa em terminar a história e vai construindo as personagens, apresentando suas ações e relações, a medida em que elas aparecem. Uma forma interessante de escrita em que as personagens têm sua própria história, independente do plot principal, independente da personagem principal.

É um livro complexo, com muitas personagens, simbolismos e alegorias, mas também é um livro rico, que dá visibilidade à contribuição do negro, à cultura, à religiosidade e ao modo de vida popular.

gablues 24/06/2022

ta
foi daora ate o meio mas depois eu fiquei meio eh....as vezes o jorge amado escreve umas paradas meio estranhas...

Laís Gonçalves 19/06/2022

Tenda dos Milagres
Esse livro, para mim, é o melhor exemplo da escrita de Jorge Amado: os personagens que se cruzam na Tenda e fora dela, os temas da narrativa (especialmente a abordagem da mobilidade social e o antirracismo) e a prosa utilizada demonstram uma trama madura e cheia de camadas.
O protagonista, Pedro Archanjo, me fez ter um novo olhar sobre a sociologia e antropologia, um olhar de verdadeiro interesse.

Gabi 11/06/2022

" Quando eu morrer me ponham na mão uma rosa vermelha"
Com cronologia em 1900, logo após a abolição da escravatura no Brasil, a trama acompanha a história de Pedro Archanjo, um bedel da faculdade de medicina e escritor. Após décadas de sua morte seus livros ficam famosos. No entanto, as diversas versões de sua vida são retratadas na mídia, todas com muito "pó de arroz".
Narrativa impecável. Retratado verossímil do preconceito racial e religioso no Brasil.

Rafael 10/06/2022

Jorge, simplesmente
Não espere menos de Jorge Amado, ainda mais nos seus livros aclamados pela crítica. A história é boa, muito boa aliás, o seu personagem favorito (dito por ele mesmo, aliás) é tão comum no nosso cotidiano que me encheu de empolgação. Viva o povo da Bahia!!!

Bia 07/05/2022

Jorge Amado não decepcionar.
Fala muito sobre como o povo brasileiro somos uma misturas de várias povos, e ainda fomos tão preconceituosos. Fico impressionada como esse livro parecia ter sido escrito em 2022, Infelizmente.
Alex 07/05/2022minha estante
Jorge amado sempre atual

Bia 11/05/2022minha estante
Sempre

William LGZ 09/04/2022

De alta riqueza cultural
Uma leitura essencial e importantíssima nos tempos atuais, que exalta a cultura afro-brasileira e a miscigenação entre os povos através da admirável figura de Pedro Archanjo, porém que não consegui assimilar tão bem por conta de certas questões com o texto bem pessoais minhas.

Entre elas a principal foi a dificuldade que senti para entender diversas passagens desse livro por conta de muitas expressões e palavras que não eram do meu conhecimento, coisa que não aconteceu tão frequentemente com outras obras do mesmo ator e que acabou tornando a experiência bem maçante, principalmente ao começo e durante a reta final.

Além disso, achei a alternância da história entre os tempos atuais e a vida de Pedro Archanjo bem dispensável e preferiria bem mais que a narrativa se focasse no protagonista e nos núcleos relacionados à ele, em sua época.

Porém, mesmo com minhas ressalvas que dizem mais respeito a mim do que à um leitor médio, ainda reitero que é um livro que todo brasileiro deve ler alguma vez em sua vida para conhecer seu país e o povo que faz parte bem mais profundamente. E o recomendo desejando que vocês tenham uma leitura muito melhor do que a minha foi!
Raimundo.Sales 13/07/2022minha estante
Irei ler mais pra frente! Show sua resenha!

William LGZ 13/07/2022minha estante
Obrigadão, espero que goste! ??

Lenicio 19/03/2022

Brasilidades
O livro é maravilhoso. Um manifesto antirracista, tão atual, tão necessário. O negro que se envolve com a finlandesa. O racista que descobre sua ancestralidade negra. O negro poliglota, etnólogo, antropólogo, mas paupérrimo, filho de Xangô, presença certa nos candomblés. O delegado capitão do mato que se confronta com Ogum. A riqueza cultural do Brasil, da Bahia, onde o Terreiro se encontra com Jesus. Tudo isso com a criatividade impetuosa do bom baiano, Jorge Amado.