Tenda dos milagres

Tenda dos milagres Jorge Amado

Resenhas - Tenda dos Milagres

Monique355 25/04/2024

Minha opniões acerca desse livro foram bem complexas. A essência do livro é MUITO boa, tem alguns diálogos interessantíssimos e aborda temas de uma relevância e atualidade surreal, no entanto foi uma das narrativas mais chatas que já li na vida é isso prejudicou demais minha experiência de leitura. Eu sei que é um clássico e por isso tem uma linguagem própria, no entanto Capitães da areia também é e é do mesmo autor, mas não senti que foi uma narrativa chata e arrastada como senti nesse. Apesar disso, recomendo a leitura, desde que você vá ciente de que pode não gostar da narrativa assim como eu.

Jeff_Rodrigo 16/04/2024

De cara, achei o enredo do livro muito provocativo. Jorge Amado não mediu esforços para denunciar o preconceito contra a população afrodescendente em Salvador, na Bahia pós-abolição.

Aqui, a perseguição contra a cultura, os ritos e saberes dos negros, além de ter o braço forte e covarde da polícia, tem o respaldo da "ciência" branca, européia, em especial, do eugenismo. A parte incrível e cômica, que Jorge Amado costura muito bem nesse conto, é como os argumentos racistas da época vão sendo desfeitos por aquilo que é concreto e palpável no dia a dia da construção da população pobre e preta - a população tipicamente brasileira.

Fiquei espantado ao descobrir que o personagem principal, Pedro Archanjo, foi inspirado em Manuel Querino - célebre intelectual negro (que, confesso, só conheci por causa dessa obra). E que o racista e nojento Nilo Argolo, no escroto Nina Rodrigues. Genial.

Wanessa Ribeiro 12/04/2024

Espetacular!
Mais um livro do meu autor brasileiro favorito, e esse, assim como os que li antes, não deixa em nada a desejar. Jorge Amado consegue fazer um desenho impecável da construção do racismo no Brasil, com personagens que nos cativam e emocionam de diversas formas, gerando alegria, raiva e até mesmo tristeza. Gostaria de os livros de Amado fossem mais disseminados, sua genialidade é algo que me encanta a cada livro.

Rodrigo 24/03/2024

Aquele livro que revive a história da mestiçagem na Bahia, com todo o preconceito e hipocrisia que perpassa por essa temática até hoje tão discutida.
Um enredo que nos apresenta um protagonista que escancara as origens do povo brasileiro e a importância dos africanos para a história do Brasil.

Ericlbp 09/03/2024

Daqui saí e aqui permaneço. Se em algo mudei e certamente assim aconteceu, se dentro de mim romperam-se valores e foram substituídos, se morreu uma parte do meu ser antigo, não renego e nem renuncio a nada que fui. Em meu peito tudo se mistura. Só desejo uma coisa: viver, entender a vida , amar os homens, o povo inteiro.

Rodolfo Vilar 03/03/2024

Em ?Tenda dos milagres?, romance de Jorge Amado de 1969, o autor usa como pano de fundo as discussões a cerca de raça e miscigenação pra criar um de seus personagens mais sublimes: Pedro Archanjo. Confesso que de início achei o romance um pouco controverso e grandioso demais para sua proposta, quando foi só então que percebi que deveria comprar e aceitar o seu teor irônico que Jorge Amado emprega em suas páginas. É a partir de duas linhas temporais que o autor irá nos contar a biografia de Archanjo, onde presente e passado mostram a figura icônica que o consagrou.

Com repertório que merece atenção, ?Tenda dos milagres? mostra o momento histórico do Brasil, quando na década de 40 e 50 tem-se a perseguição pela cultura negra, estigmatizando o preto baiano e toda sua bagagem afro como motivo de baderna e criminalidade, ainda deixando a obra tão atual ao ponto de tocar nas feridas de nossa contemporaneidade. Nas cenas do livro Jorge Amado trata sobre a perseguição aos terreiros de santo, as rodas de samba e aos afoxés, assim como também mostra o preconceito que o Pedro Archanjo sofre, não podendo ter seu valor como intelectual apenas por ser preto e não ter um título de doutor. Considero esse livro como um dos mais importantes na bibliografia do autor, não sendo a toa que o mesmo é considerado pela sua biografa, Josélia Aguiar.

Numa louvação à cultura baiana, afro-brasileira e negra, ?Tenda dos milagres? é uma celebração do apogeu de Jorge Amado em sua temática. Rico em personagens, em diálogos, em cenas do cotidiano baiano, e numa perspectiva que faz o leitor refletir sobre o mundo, o mundo que permanece o mesmo até hoje. O livro é um convite para conhecer a Bahia, seu povo e sua alegria, que mesmo em tempos difíceis mostra o berço da força de onde veio o poder da liberdade e onde milagres podem acontecer.
Lucas2086 05/03/2024minha estante
Resenha excelente! Pretendo ler este livro futuramente

Wictoria0 02/02/2024

O livro traz, como enredo principal, a formação o povo brasileiro e, sobretudo, do povo baiano. A importância da miscigenação de raça e cultural para a identidade do povo baiano, da musica, da dança, da religião e da poesia. Jorge Amado traz varias referencias históricas e literárias em seu livro e conseguiu construir o personagem de Pedro Arcanjo com acumula um saber das ruas d da ciência, sem se vender, abrir mão dos seus princípios e ainda assim aproveitar o melhor da vida.

Juliane4 02/12/2023

O romance explora temas como sincretismo religioso, discriminação racial, e a rica mistura de influências culturais que caracteriza o Brasil.

bru 22/11/2023

Li para o vestibular e acabei me prendendo totalmente à essa obra, Jorge Amado foi um escritor magnífico que realmente mudou o percurso da literatura baiana, e brasileira como um todo.

itsfabiantunes 15/11/2023

Retrato do Brasil em uma obra
Tenda dos Milagres é um livro que carrega um peso histórico-cultural muito grande, sendo responsavel por denunciar temas importantissimos como o racismo e a intolerancia religiosa de maneira clara e sem rodeios.

Um livro para ler com calma e digerir muito bem a história de Pedro Archanjo e dos personagens que compoem a leitura, essencial para compreender a grandiosidade do Brasil e de sua população. Tive muitas reflexoes e favoritei muitas partes, iniciei Jorge Amado com chave de ouro.

ferbrito__ 12/11/2023

É um livro com uma boa história e ótima discussão. Porém, não gostei muito da narrativa, achei bem confusa no começo e isso dificultou a fluidez. Não é melhor livro de Jorge Amadp que já li, é bom e ruim ao mesmo tempo kkkkkk

Lista de Livros 10/11/2023

Lista de Livros: Tenda dos Milagres, de Jorge Amado
“(...) Definição do viver de Rosa, de seus particulares, só Majé Bassan a tem, os porquês e a consequência, tudo bem guardado nos desmedidos seios. Seios de mãe-de-santo devem ser assim, enormes, para neles caber a aflição dos filhos e filhas e de estranhos e estrangeiros. São arcas de desesperos e rancores, de esperanças e sonhos; são cofres de amor e ódio.”
“— No julgamento dos homens, prefiro superestimar, pois quem subestima em geral mede os demais por sua própria medida.”
“— Você, mestre Pedro, é um devasso, um libertino. Nada sabe do amor, só sabe de mulheres.”
“— Quando se quer aplicar as teorias a ferro e fogo, elas nos queimam a mão.”
Mais do blog Lista de livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2023/10/tenda-dos-milagres-parte-i-de-jorge.html

Kaiã 12/07/2023

Ler Jorge Amado por vontade própria é mil vezes melhor que para o vestibular. Tenda dos Milagres foi surpreendentemente bom. Apesar do começo difícil, o desenrolar da história é de fácil acesso e com debates, ainda hoje, super atuais. Ansioso pelos próximos!

Rodrigo Scarabelli 31/05/2023

Olhos de Xangô na tenda dos milagres
Livro formidável! Transborda cultura e religiosidade de matriz africana compondo o sincretismo cultural baiano. Não sem preconceitos e repressões das elites, dos formadores de opinião e dos pretensos intelectuais da época abordada. Haviam de querer esconder as africanidades e marginalizá-las.

Porém, nessa história temos o super Pedro Archanjo, Olhos de Xangô, de uma intensidade, inteligência e carisma ímpar, que faz fervilhar e renascer a força e o reconhecimento da negritude no ethos da Bahia!

A história entrelaça o presente, quando se comemora o centenário do nascimento de Pedro Archanjo, com o passado, onde acompanhamos a vida da personagem. Salta aos olhos o contraste entre seu modo de viver real e o que se narra da vida e personalidade dele no presente, cheio de interesses no jogo de versões de quem seria e quais seus méritos para entrar pra história.

Nessa transformação de Pedro Archanjo em mito, um século depois, esvaziaram a vida da pessoa de carne e osso, e sua negritude, para transformá-lo em "busto embranquecido" de alguém supostamente defensor da moral e dos bons costumes pátrios e cristãos. Surreal e tão real essa construção de mito do establishment de alguém que seria na verdade oposição ao status quo!

Não posso deixar de citar o amor proibido entre Pedro Archanjo Olhos de Xangô e Rosa de Oxalá, a mais bela dos terreiros de então!

Brasilidades, sincretismos e racismos costuram as tramas dessa rica história, que fala da nossa própria formação, com todas as agruras e potencialidades. Personagens fascinantes povoam a história. Simplesmente mágico ao mesmo passo que realista sobre a condição da população negra em um país até recentemente escravocrata e persistentemente racista.

Isa 24/05/2023

Eu gostei muuuito desse livro. Toda vez que eu leio um livro do jorge amado só me dá vontade de ler cada vez mais os livros dele.