Tenda dos milagres

Tenda dos milagres Jorge Amado




Resenhas - Tenda dos Milagres


108 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Monique355 25/04/2024

Minha opniões acerca desse livro foram bem complexas. A essência do livro é MUITO boa, tem alguns diálogos interessantíssimos e aborda temas de uma relevância e atualidade surreal, no entanto foi uma das narrativas mais chatas que já li na vida é isso prejudicou demais minha experiência de leitura. Eu sei que é um clássico e por isso tem uma linguagem própria, no entanto Capitães da areia também é e é do mesmo autor, mas não senti que foi uma narrativa chata e arrastada como senti nesse. Apesar disso, recomendo a leitura, desde que você vá ciente de que pode não gostar da narrativa assim como eu.
comentários(0)comente



Jeff_Rodrigo 16/04/2024

De cara, achei o enredo do livro muito provocativo. Jorge Amado não mediu esforços para denunciar o preconceito contra a população afrodescendente em Salvador, na Bahia pós-abolição. 

Aqui, a perseguição contra a cultura, os ritos e saberes dos negros, além de ter o braço forte e covarde da polícia, tem o respaldo da "ciência" branca, européia, em especial, do eugenismo. A parte incrível e cômica, que Jorge Amado costura muito bem nesse conto, é como os argumentos racistas da época vão sendo desfeitos por aquilo que é concreto e palpável no dia a dia da construção da população pobre e preta - a população tipicamente brasileira.

Fiquei espantado ao descobrir que o personagem principal, Pedro Archanjo, foi inspirado em Manuel Querino - célebre intelectual negro (que, confesso, só conheci por causa dessa obra). E que o racista e nojento Nilo Argolo, no escroto Nina Rodrigues. Genial.
comentários(0)comente



Wanessa Ribeiro 12/04/2024

Espetacular!
Mais um livro do meu autor brasileiro favorito, e esse, assim como os que li antes, não deixa em nada a desejar. Jorge Amado consegue fazer um desenho impecável da construção do racismo no Brasil, com personagens que nos cativam e emocionam de diversas formas, gerando alegria, raiva e até mesmo tristeza. Gostaria de os livros de Amado fossem mais disseminados, sua genialidade é algo que me encanta a cada livro.
comentários(0)comente



Rodrigo 24/03/2024

Aquele livro que revive a história da mestiçagem na Bahia, com todo o preconceito e hipocrisia que perpassa por essa temática até hoje tão discutida.
Um enredo que nos apresenta um protagonista que escancara as origens do povo brasileiro e a importância dos africanos para a história do Brasil.
comentários(0)comente



Ericlbp 09/03/2024

Daqui saí e aqui permaneço. Se em algo mudei e certamente assim aconteceu, se dentro de mim romperam-se valores e foram substituídos, se morreu uma parte do meu ser antigo, não renego e nem renuncio a nada que fui. Em meu peito tudo se mistura. Só desejo uma coisa: viver, entender a vida , amar os homens, o povo inteiro.
comentários(0)comente



Rodolfo Vilar 03/03/2024

Em ?Tenda dos milagres?, romance de Jorge Amado de 1969, o autor usa como pano de fundo as discussões a cerca de raça e miscigenação pra criar um de seus personagens mais sublimes: Pedro Archanjo. Confesso que de início achei o romance um pouco controverso e grandioso demais para sua proposta, quando foi só então que percebi que deveria comprar e aceitar o seu teor irônico que Jorge Amado emprega em suas páginas. É a partir de duas linhas temporais que o autor irá nos contar a biografia de Archanjo, onde presente e passado mostram a figura icônica que o consagrou.

Com repertório que merece atenção, ?Tenda dos milagres? mostra o momento histórico do Brasil, quando na década de 40 e 50 tem-se a perseguição pela cultura negra, estigmatizando o preto baiano e toda sua bagagem afro como motivo de baderna e criminalidade, ainda deixando a obra tão atual ao ponto de tocar nas feridas de nossa contemporaneidade. Nas cenas do livro Jorge Amado trata sobre a perseguição aos terreiros de santo, as rodas de samba e aos afoxés, assim como também mostra o preconceito que o Pedro Archanjo sofre, não podendo ter seu valor como intelectual apenas por ser preto e não ter um título de doutor. Considero esse livro como um dos mais importantes na bibliografia do autor, não sendo a toa que o mesmo é considerado pela sua biografa, Josélia Aguiar.

Numa louvação à cultura baiana, afro-brasileira e negra, ?Tenda dos milagres? é uma celebração do apogeu de Jorge Amado em sua temática. Rico em personagens, em diálogos, em cenas do cotidiano baiano, e numa perspectiva que faz o leitor refletir sobre o mundo, o mundo que permanece o mesmo até hoje. O livro é um convite para conhecer a Bahia, seu povo e sua alegria, que mesmo em tempos difíceis mostra o berço da força de onde veio o poder da liberdade e onde milagres podem acontecer.
Lucas2086 05/03/2024minha estante
Resenha excelente! Pretendo ler este livro futuramente




Wictoria0 02/02/2024

O livro traz, como enredo principal, a formação o povo brasileiro e, sobretudo, do povo baiano. A importância da miscigenação de raça e cultural para a identidade do povo baiano, da musica, da dança, da religião e da poesia. Jorge Amado traz varias referencias históricas e literárias em seu livro e conseguiu construir o personagem de Pedro Arcanjo com acumula um saber das ruas d da ciência, sem se vender, abrir mão dos seus princípios e ainda assim aproveitar o melhor da vida.
comentários(0)comente



Juliane4 02/12/2023

O romance explora temas como sincretismo religioso, discriminação racial, e a rica mistura de influências culturais que caracteriza o Brasil.
comentários(0)comente



bru 22/11/2023

Li para o vestibular e acabei me prendendo totalmente à essa obra, Jorge Amado foi um escritor magnífico que realmente mudou o percurso da literatura baiana, e brasileira como um todo.
comentários(0)comente



itsfabiantunes 15/11/2023

Retrato do Brasil em uma obra
Tenda dos Milagres é um livro que carrega um peso histórico-cultural muito grande, sendo responsavel por denunciar temas importantissimos como o racismo e a intolerancia religiosa de maneira clara e sem rodeios.

Um livro para ler com calma e digerir muito bem a história de Pedro Archanjo e dos personagens que compoem a leitura, essencial para compreender a grandiosidade do Brasil e de sua população. Tive muitas reflexoes e favoritei muitas partes, iniciei Jorge Amado com chave de ouro.
comentários(0)comente



ferbrito__ 12/11/2023

É um livro com uma boa história e ótima discussão. Porém, não gostei muito da narrativa, achei bem confusa no começo e isso dificultou a fluidez. Não é melhor livro de Jorge Amadp que já li, é bom e ruim ao mesmo tempo kkkkkk
comentários(0)comente



Lista de Livros 10/11/2023

Lista de Livros: Tenda dos Milagres, de Jorge Amado
“(...) Definição do viver de Rosa, de seus particulares, só Majé Bassan a tem, os porquês e a consequência, tudo bem guardado nos desmedidos seios. Seios de mãe-de-santo devem ser assim, enormes, para neles caber a aflição dos filhos e filhas e de estranhos e estrangeiros. São arcas de desesperos e rancores, de esperanças e sonhos; são cofres de amor e ódio.”
*
*
“— No julgamento dos homens, prefiro superestimar, pois quem subestima em geral mede os demais por sua própria medida.”
*
*
“— Você, mestre Pedro, é um devasso, um libertino. Nada sabe do amor, só sabe de mulheres.”
*
*
“— Quando se quer aplicar as teorias a ferro e fogo, elas nos queimam a mão.”
*
Mais do blog Lista de livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2023/10/tenda-dos-milagres-parte-i-de-jorge.html
comentários(0)comente



Kaiã 12/07/2023

Ler Jorge Amado por vontade própria é mil vezes melhor que para o vestibular. Tenda dos Milagres foi surpreendentemente bom. Apesar do começo difícil, o desenrolar da história é de fácil acesso e com debates, ainda hoje, super atuais. Ansioso pelos próximos!
comentários(0)comente



Rodrigo Scarabelli 31/05/2023

Olhos de Xangô na tenda dos milagres
Livro formidável! Transborda cultura e religiosidade de matriz africana compondo o sincretismo cultural baiano. Não sem preconceitos e repressões das elites, dos formadores de opinião e dos pretensos intelectuais da época abordada. Haviam de querer esconder as africanidades e marginalizá-las.

Porém, nessa história temos o super Pedro Archanjo, Olhos de Xangô, de uma intensidade, inteligência e carisma ímpar, que faz fervilhar e renascer a força e o reconhecimento da negritude no ethos da Bahia!

A história entrelaça o presente, quando se comemora o centenário do nascimento de Pedro Archanjo, com o passado, onde acompanhamos a vida da personagem. Salta aos olhos o contraste entre seu modo de viver real e o que se narra da vida e personalidade dele no presente, cheio de interesses no jogo de versões de quem seria e quais seus méritos para entrar pra história.

Nessa transformação de Pedro Archanjo em mito, um século depois, esvaziaram a vida da pessoa de carne e osso, e sua negritude, para transformá-lo em "busto embranquecido" de alguém supostamente defensor da moral e dos bons costumes pátrios e cristãos. Surreal e tão real essa construção de mito do establishment de alguém que seria na verdade oposição ao status quo!

Não posso deixar de citar o amor proibido entre Pedro Archanjo Olhos de Xangô e Rosa de Oxalá, a mais bela dos terreiros de então!

Brasilidades, sincretismos e racismos costuram as tramas dessa rica história, que fala da nossa própria formação, com todas as agruras e potencialidades. Personagens fascinantes povoam a história. Simplesmente mágico ao mesmo passo que realista sobre a condição da população negra em um país até recentemente escravocrata e persistentemente racista.
comentários(0)comente



Isa 24/05/2023

Eu gostei muuuito desse livro. Toda vez que eu leio um livro do jorge amado só me dá vontade de ler cada vez mais os livros dele.
comentários(0)comente



108 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR