A Hora e a Vez de Augusto Matraga

Resenhas - A Hora e a Vez de Augusto Matraga

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

bnnsfce 24/04/2024

Resenha
Gostei muito da história e dos personagens. achei interessante e legal de ler. mas não consegui entender muito bem todas a palavras. normal. recomendo

Marianna 10/04/2024

Gostei, tem uma escrita difícil, alguns momentos fica difícil de entender realmente o que está acontecendo, com o passar da história você vai se apegando ao personagem principal, a história é bem legal, gostei que as vezes aparece o jeito de falar brasileiro, as gírias, eu sempre gosto quando aparece isso nos livros, me sinto em casa! O final fiquei um pouco triste, mas é um final diferente da maioria do que eu leio, não estava esperando, mas acho que também é justo

Débora 10/03/2024

Esse livro é uma porrada! Haha

Lindo, muito bom, curtinho. Dá para ler em um dia.

No começo a escrita do Guimarães Rosa estranha, mas se você volta e lê devagar, do começo, com cuidadinho, dá para desembestar e não parar mais. É uma graça, poetico e agressivo como tinha que ser.

vanessacrx 03/03/2024

Preparando para a Travessia
Sempre ouvi dizer que ler Guimarães Rosa era difícil e maravilhoso.
Que grande sertão é fazer a Travessia.
Resolvi começar pelas beiradas, ir me inteirando do estilo de escrita. Devo dizer que gostei.
A forma como ele descreve os personagens, os cenários, as emoções : tudo isso cria no leitor um envolvimento gigante. Sentimos fazer parte da história.
A forma como ele desenvolveu a mudança do Nhô Augusto foi magistral

Michele 09/02/2024

Sensacional!
Guimarães Rosa é mestre! As segundas chances que a vida dá é como ela é aproveitada, a luta com seus demônios internos, a fidelidade à seus valores são temas presentes nesse conto curto porém denso.

frnclzntt 16/01/2024

Gostei muito. Acredito que minha compreensão pode ter sido um pouco prejudicada pela linguagem ser mais complicada para mim.

riamarialuiza 14/01/2024

"Qualquer paixão me adiverte..."
Com uma novela, João Guimarães Rosa nos enreda. Às vezes, a gente lê livros maiores, séries de livros, que são rasos perto desse.

Viajei, num domingo, com Guimarães, através de Nhô Augusto, mãe preta Quitéria e pai preto Serapião... com a linguagem única, o autor nos amarra e o sertão de Minas vira "mundo velho de bambuarê e bambuará!". Será que ele pode mesmo entrar no céu? A homência que busca redenção, pede pra avisar que está tudo em ordem. E, afinal, se extasiar é estar em Deus, vendo as pinturas do poente, com as nuvens pegando fogo. Do mulungu vermelho, ver voar um tié-piranga, ainda mais vermelho.

Quantas paisagens e que maneira de enredar um leitor, Guimarães. Obrigada.

Nat 18/12/2023

Não importa onde e quando, todo mundo tem sua vez
Superou minhas expectativas, cansativo no início, mas depois a história se desenrola, é boa, mas gostaria de ter visto um aprofundamento dos personagens, não sabia quase nada sobre a maioria, porém o foco é todo no personagem principal "Nhô Augusto", por ser um clássico da literatura brasileira, possui a linguagem antiga e precisa de ter atenção ao ler para compreender os detalhes, tirando isso o livro é muito bom. Gostei de ver o amadurecimento do personagem no decorrer do livro.

mmarialleite 25/10/2023

...
Leitura clássica fluida, não tive dificuldades para terminar a história... Na verdade, gostaria que houvesse mais desenvolvimento do que realmente teve. Uma boa história.

Pedro.Inocente 25/09/2023

Sorte nasce cada manhã, e já está velha ao meio-dia
Primeira experiência que tive com uma obra do Guimarães Rosa e gostei muito da sua escrita, algo muito diferente do que já tinha lido em outros livros, fora que a história não é aquela história perfeita mas é muito bem feita no padrão começo/meio/fim, e conseguiu me prender bastante, recomendo!

simplesane 18/09/2023

Não foi uma leitura fácil, precisei parar alguns momentos para reler as frases e pesquisar algumas palavras. A linguagem dele me marcou muito e me deixou confortável, foi a minha primeira leitura dele e me surpreendi muito. Gostei muito da forma como tudo foi se encaixando de uma forma meiga e perfeita, não foi uma leitura cansativa e que precisei pausar para continuar. Posso definir ela apenas como uma leitura ''instigante''. A capa achei muito linda mesmo sendo simples, por estar me aprofundando em outras categorias de leitura ele me pegou muito e me motivou a continuar. Fiquei tão interessada que pesquisei um pouco sobre o livro e gostaria de compartilhar que ele também utilizou esse livro em um concurso no RJ, ficando em segundo lugar. Achei que a oralidade, personagens e a forma que ele desenvolveu foi impecável. Finalizando esse livro também entendi o motivo de João Guimarães ter como marco o seu domino da oralidade.

folkriordan 14/09/2023

??. ? hor? e ? vez de ?ugusto m?tr?g? - gu?m?r??es ros?

? ? ? ? ?

? st?rt: 14/09
? end: 14/09

"e você ??nd? pode ter mu?to ped?ço bom de ?legr??... c?d? um tem ? su? hor? e ? su? vez: você h? de ter ? su?"

sofs28 25/08/2023

Tive que ler pra escola
O livro é até que legal mas como é antigo tem um linguagem que você tem que ler umas duas vezes pra entender.
li só porque tava valendo ponto em Literatura, ainda bem que tinha audiobook porque se não eu não tinha sobrevivido

Marina 17/08/2023

Li pra uma cadeira da faculdade e achei muito bom, no início parece chatinho, mas com o desenrolar da história você fica bem preso ao que vai acontecer

legarcia 26/07/2023

Cada um tem sua vez e hora: você há de ter a sua
Guimarães Rosa com certeza é um dos grandes nomes de nossa literatura e possui um espaço especial em meu coração. Mesmo com os poucos contatos que tive com sua obra, fui impactada com a qualidade técnica e a profundidade dos textos.

O autor parte da vida sertaneja e extrai, da realidade cotidiana, reflexões e questionamentos metafísicos. Valendo-se tanto de sua erudição quanto da cultura popular, Guimarães Rosa constrói obras que retratam a vida de sertanejos e questões existenciais.

Em ?A Hora e Vez de Augusto Matraga?, somos apresentados a um coronel violento, detentor de muito poder, mandando quase sem limites na população do território. Esse é o mundo comum de Nhó Augusto, se fomos pensar na jornada do herói, que penso se encaixar bem no enredo desse conto.

Nhó Augusto vive sendo esse personagem cruel, até o seu momento de catarse, no qual sofre extrema violência e é jogado e deixado para morrer. É quando pessoas pretas o resgatam e o ajudam, fazendo assim que ele tenha um oportunidade de transmutarar.

A partir desse ponto, Nhó Augusto percorre um caminho para santificação. Guimarães Rosa narra a transformação de vida sofrida por ele até que em um último momento ele enxerga a oportunidade final para fazer o bem. Mesmo sendo por meio de um violência, Nhó Augusto age pensando no amor ao próximo, por mais que sua ação possa o levar a morte. E é aí que ele vira Augusto Matraga.

O conto aborda a travessia da alma e a possibilidade de transformação para o bem. Diferente da maioria dos personagens brasileiros, Augusto Matraga é um exemplo de homem que buscou a santidade e conseguiu transformar sua vida para uma com sentido existencial ao ponto de no final, pessoas referirem-se a ele como alguém santo.

Por fim, Guimarães Rosa será sempre um autor que vale a pena ser lido. Extraindo beleza do cotidiano e nos mostrando que o que realmente importa está em cada atitude do presente e a vida que merecemos viver é aquela a qual amamos o próximo. Cada um temos nossa vez e nossa hora, o que nos é necessário é ter coragem e esperança para viver!

26/07/23

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6