O Percevejo

O Percevejo Vladímir Maiakóvski

Resenhas - O Percevejo

J_Leberg 14/06/2023

Uma peça de teatro curtinha e deliciosa de se ler, com um texto muito fluido. Combinação de comédia, teatro do absurdo e distopia, O Percevejo nos convida ao grotesco e ao poético.

Uma característica que gostei muito em O Percevejo é o fato de que ele pretende tecer uma crítica aos que estavam se afastando do partido e ideário revolucionários, em virtude da nova política econômica, na figura do protagonista, mas acaba também criticando a condução stalinista do regime ao posicioná-lo, na distopia, como uma figura que acaba por ser subversiva, como bem observa Boris Schnaiderman no posfácio.

Jose 09/01/2022

Estava quase não gostando da leitura até que do meio pro final entendi o propósito. Muito bom mesmo.

Galardo 02/09/2021

Mal entendido por muitos
Já vi diversas pessoas que falam dessa obra ou como uma grande homenagem ao partido da época que foi escrito ou como uma grande crítica ao mesmo partido.
Acredito que as duas interpretações estão erradas, o autor claramente critica a pequena burguesia na primeira parte da peça e tece uma crítica à alguns aspectos da política que o partido estava implementando naquela época.
Se você ler o texto do autor depois da obra presente nessa edição ja fica claro que ele não odiava o partido como alguns dizem.
Enfim, a peça é divertida, me fez rir em diversos momentos e ainda apresenta boas críticas, aos dois lados.

Leticia.Figueiredo 11/05/2021

Talvez se eu estivesse lendo o livro no contexto da época eu poderia ter achado bom ou ruim pelos motivos certos, talvez até achasse certa graça. Porém, eu sinto que não consegui realmente adentrar o contexto da obra, nem mesmo lendo os textos de apoio.
O que ficou para mim dessa leitura foi somente algo raso, pouco aprofundado. De uma cena para outra parece que estou lendo uma peça diferente e eu não fui capaz de apreciar a obra como um todo.

Matheus 29/11/2020

Muito divertido, além de ser sempre interessante ver como as pessoas no passado imaginavam o futuro (ainda mais um futuro comunista!). Recomendo a leitura e também a peça.

EduardoCDias 27/06/2020

Revolução cultural russa
Uma obra de teatro que pretendia apoiar a revolução russa,mas que não foi aceita pelo comando da revolução. Divertida e irreverente, debocha da burguesia.

JW 27/03/2020

Para Maiakóvski, a União Soviética "aburguesava-se" cada vez mais. As relações
humanas autênticas eram relegadas, enquanto que os prazeres efêmeros eram exaltados.
Em "O Percevejo", o autor nos apresenta ao protagonista Prissípkin, antigo operário
soviético deslumbrado pelo "aburguesamento" consumista da Nova Política Econômica
e traidor da classe trabalhadora, que é personificada em sua amante Zoia Bieriózkina,
pois opta por se casar com manicure que lhe garantirá ascensão social.
Prissípkin muda de nome, esquece os amigos e luta para modificar antigos hábitos.
Entretanto, no dia de seu casamento uma tragédia acontece. Cinquenta anos se passam e
descobrimos que Prissípkin acaba de ser descongelado junto a outro personagem do
passado: um percevejo.
Juntos eles descobrem um novo mundo. Neste futuro não há vodca, nem cigarros. A
musica e a dança só são conhecidas por velhinhos incapazes de se moverem graças ao
reumatismo. Não há sonhos tampouco paixões.
?Como evitar o contágio com a bactéria da bajulação e da vaidade transmitida pelo
percevejo, doença característica do ano de 1929??
A bajulação e a vaidade não serão as únicas bactérias que o descarado percevejo trará
aos habitantes dessa União Soviética futurista. A paixão volta a ser o tormento dos
corações dos jovens.
Prissípkin e o percevejo são encarados como criaturas perigosas à sociedade. Ele se vê
rebaixado a condição de criatura inumana (Philistaeus vulgaris) e é posto em um
zoológico. O autor quer demonstrar todo o horror dos acontecimentos históricos e eis
que ocorre o momento de virada da obra: Prissípkin que deveria representar um tipinho
negativo, metamorfoseia-se em uma grande figura trágica.
Nessa ?comédia futurista?, Maiakóvski, ?o poeta da revolução?, buscou criticar os
pontos negativos que ele encontrava na política de Stalin e os rumos futuros do
socialismo.

Our Brave New Blog 18/03/2017

RESENHA O PERCEVEJO - OUR BRAVE NEW BLOG
No Skoob, há uma resenha desse livro que para mim prova que literatura é algo muito complexo, a ponto de o texto ser praticamente a coisa que menos importa na hora da análise em certos casos. O cidadão deu uma estrela (até aÍ tudo ótimo) e afirmou que esse texto que “exalta o comunismo russo” prova o quanto essa ideologia é errada, a ponto de querer blábláblá (ele dá spoilers, nós não). A visão política do sujeito e a falta de conhecimento histórico o fizeram pensar que se tratava de um texto positivo e entusiasta, quando é justamente o contrário.

Isso quer dizer que a interpretação dele é inválida? Claro que não. Ele praticamente chegou à mesma conclusão que o autor, só não viu que o autor queria dizer aquilo também (nem o fato de estar escrito “comédia” na capa o ajudou a entender a ironia). Talvez ele não saiba que o Senhor Maiakóvski era um poeta que inicialmente apoiava a Revolução Russa, mas no final de sua vida já não a considerava a melhor das ideias, fora o fato do próprio governo ter tentado censurá-lo e criticado fortemente o seu estilo de escrita “muito difícil para as massas”. Por isso ele criou essa peça, que é uma crítica satírica à situação da Rússia naquela época.

Vamos à sinopse então: Prissipkin é um membro do partido e por isso tem privilégios dentro da sociedade comunista russa. Ele é casado com a dona de um salão de cabeleireiro, e, durante o auge do seu abuso de poder, o prédio pega fogo. Quando os bombeiros chegam com as mangueiras a água que sai congela em pleno ar, fazendo o lugar virar um enorme ringue de patinação. Anos depois, cientistas descobrem um homem e uma antiga praga, um percevejo, congelados e com chances de reviverem, e então passamos a acompanhar Prissipkin na Rússia comunista do futuro.

Eu basicamente contei a maior parte da trama na verdade, porque essa peça é muito curta e para falar dela é necessário que vocês saibam que a história é dividida em duas partes: a primeira, criticando o sistema abusivo dos líderes do partido comunista no país na época do Maia, e a segunda, imaginando o rumo que esse sistema poderia tomar, resultando numa distopia que com certeza inspirou 1984, embora bem mais simples e resumido, é claro.

RESENHA COMPLETA NO BLOG: http://ourbravenewblog.weebly.com/home/resenha-o-percevejo-vladimir-maiakovski

site: http://ourbravenewblog.weebly.com/home/resenha-o-percevejo-vladimir-maiakovski

Israel145 12/02/2017

A Revolução Russa completa 100 anos em 2017. O impacto sócio-cultural da ascenção esquerdista na Rússia se entranhou na cultura de maneira tal que é preciso ser entendida ou pelo menos conhecida para tirar proveito de certas obras, como é o caso da peça O PERCEVEJO.
A grande peça de Maiakóviski retrata o espírito da revolução russa na época. De maneira explícita e com uma sutil ironia, as peripécias do jovem Prissípikin e seu destino final apontam também para o futuro do socialismo, num texto carregado de política e sátira.
A edição é caprichada e além da peça, traduzida pelo lendário Boris Schnaidermann, traz um texto de apresentação escrito pelo próprio Maiakóvski, um artigo assinado por Schnaidermann onde expõe detalhes da obra e fala de sua montagem no Brasil, na qual foi consultor e ainda uma cronologia da vida do autor da peça.
Boa edição para quem se interessa pela literatura Russa e pela revolução de 1917 e pretende entender um pouco mais o espírito daquele período.