Operação Cavalo de Tróia

Operação Cavalo de Tróia J. J. Benítez

Resenhas - Operação Cavalo de Tróia 1

Ana Bernhard 05/04/2024

Uma ficção com escrita sensível e respeitosa sobre o Jesus histórico
Cavalo de Tróia é um livro que me surpreendeu bastante. Comecei a lê-lo por recomendação do avô do meu marido, que já leu toda a saga e é um grande fã. Fiquei muito curiosa e interessada pela leitura.

A história conta sobre um jornalista que recebe os diários escritos de um homem que afirma ter feito parte de um programa de viagem no tempo secreto. Diante das várias possibilidades, a missão decidiu por viajar até um dos momentos mais curiosos e intrigantes da história da humanidade: a crucificação de Jesus.

Tive muita dificuldade a partir deste início, pois uma vez que o livro teria como base uma história em que acredito e tenho fé, as chances de dar errado seriam enormes kkk Mas decidi ler e tirar minhas próprias conclusões.

Quero trazer destaque para a sensibilidade com a qual o autor descreveu os momentos de Jesus. O momento da tortura de Jesus, sua agonia diante de cumprir a vontade do Pai, sua crucificação tão cruel e tão agoniante... O viajante, Eliseu, foi escolhido inicialmente para a missão por sua característica cética e centrada, mas conforme interagiu com as vivências de Jesus, passou a se compadecer dele.

Pra deixar completa a recomendação, tem alguns pontos negativos que observei no livro. O autor se propõem a "contar a história que não foi contada", e isso abre espaço pra uma série de falhas. Dentro dessa ideia, ele mostra um constante desprezo pela Igreja, e acaba atacando também o princípio de inerrância da Bíblia (que é uma das suas características mais provadas ao longo dos anos). Para quem é estudioso da palavra, lendo de forma minunciosa da pra ver algumas distorções na palavra de Jesus (que não diminuem a obra, mas mostram uma leve influência que afasta de Cristo a sua exclusividade na salvação).

Ainda assim, recomendo a leitura do ponto de vista de sensibilidade na ficção. Não consigo imaginar como seria voltar no tempo e vivenciar esses momentos ao lado de Jesus. Um misto de sofrimento com honra.

Andréa Almendros 28/03/2024

Para ler com atenção
Apesar da história ser muito interessante, tive um pouco de dificuldade em avançar com a leitura quando comecei a ler.
Mas à medida que a leitura avançava, me senti mais envolvida.
Quero dar seguimento aos outros volumes.

Felipe Berlofa 09/03/2024

Boa saga, mas medo de me aventurar pelos outros calhamaços kk
"O amor é resultado da divina e íntima necessidade da vida. Funda-se na compreensão, nutre-se do serviço generoso e aperfeiçoasse na sabedoria."

Nota: 3/5
Editora: Planeta

O ano de 2024 começou com um desafio que há algum tempo não me enfrentava: ler uma obra com mais de 500 páginas. O desafio dos "Livros Misteriosos" me fez encarar de frente essa releitura, e após anos, algumas visões novas tirei de "Cavalo de Tróia 1".

Escrito por J.J. Benítez, a obra desafia os limites entre ficção e realidade ao explorar os eventos históricos mais emblemáticos da humanidade. Publicado pela primeira vez em 1984, este livro cativou gerações de leitores com sua narrativa envolvente e intrigante.

A história gira em torno de uma equipe de pesquisa liderada pelos astronautas de codinomes Jasão e Eliseu, que viajam no tempo até os tempos de Jesus Cristo através do programa chamado "Cavalo de Tróia". Através do diário de Jasão, o autor nos transporta para os corredores da antiga Jerusalém, oferecendo uma visão vívida e detalhada da vida cotidiana na época de Jesus.

O mais interessante da obra é a forma como Benítez tece essa história. O autor, por meio de uma escrita detalhada, mistura elementos históricos com ficção científica, criando uma trama que desafia a imaginação. No entanto, ao mesmo tempo que ficamos imersos nos detalhes, a obra pode acabar sendo prolixa e maçante em alguns trechos.

Além da trama principal, o livro também aborda questões filosóficas e teológicas profundas, provocando reflexões sobre a natureza da fé, da humanidade e do universo. No entanto, alguns leitores podem achar a abordagem do autor polêmica, especialmente aqueles que têm fortes convicções religiosas.

A obra continua nos outros 8 volumes do diário de Jasão, e apesar de ficar curioso para continuar a saga, tenho que rever e separar tempo para encarar os outros calhamaços da saga. No geral, a obra é uma leitura fascinante para aqueles que procuram uma mistura de história, ficção científica e espiritualidade.

StephanieP99 30/01/2024

Surpreendente
Ainda que seja uma leitura difícil, com cálculos e termos extremamente técnicos, é recompensador.
Várias vezes me questionei se não estava lendo, de fato, um diário de bordo ao invés de um livro de ?ficção?.
O autor cumpre muito bem a tarefa de ?evangelização?, porque me peguei simpatizando com Jesus e sua história, ao ponto de ter dificuldade em ler alguns capítulos específicos.
É o livro que mais demorei pra ler na minha vida inteira, mas é recompensador porque o embasamento científico do livro é impecável.

Isabella 28/01/2024

Boa leitura
Demorei um pouco (bastante) mais que o esperado para ler. Mas é uma boa leitura.
Conta a história de uma viagem no tempo para o tempo da crucificação de Cristo.
Como cristã, achei muito emocionante.

Marcelo526 06/01/2024

Depois de décadas tive a oportunidade de ler esse livro que foi uma sensação nos anos 90. Leitura incrível, certamente lerei a série toda!

majuluna 26/12/2023

Energia
Se é verdade ou não que essa viagem aconteceu, a mim não importa.
A energia e os detalhes das ultimas horas de Cristo me fizeram viajar no tempo?
Que venham as proximas leituras
Livro muito forte e inesquecível

Jeferson.Alcantara 26/10/2023

Boa premissa, detalhista e maçante.
Primeiro livro de uma série de romances escritos pelo autor espanhol J.J. Benítez. Publicado pela primeira vez em 1987, o livro é o início de uma saga que mescla ficção e elementos históricos e religiosos para criar uma narrativa intrigante que aborda a vida de Jesus Cristo e outros eventos religiosos.

A série "Cavalo de Tróia" é conhecida por sua abordagem única da vida de Jesus, em que os personagens principais viajam no tempo para testemunhar e documentar os eventos da época. O título "Cavalo de Tróia" refere-se ao uso de uma máquina do tempo, disfarçada de elementos históricos e geográficos, para permitir que os personagens viajem de volta no tempo e observem a vida de Jesus em primeira mão.

Jasão e Eliseo, são enviados em uma missão pelo governo americano para investigar os eventos em torno da vida de Jesus. Eles se infiltram na sociedade da época, interagindo com pessoas históricas, como Maria, José e o próprio Jesus. O livro abrange eventos significativos, como o nascimento de Jesus, sua infância e juventude, e suas primeiras atividades como pregador e curandeiro.

A série "Cavalo de Tróia" é notável por sua pesquisa histórica detalhada e por sua tentativa de recriar os eventos da época com grande precisão. No entanto, é importante ressaltar que os livros são considerados obras de ficção, embora o autor tenha afirmado que se baseia em pesquisas sérias e cuidadosas.

Apesar de tudo, há muitooooos detalhes, muitas vezes desnecessários, tornando, assim, um pouco maçante.

Gabriel1994 25/09/2023minha estante
Imaginei que tu daria por volta de 2 estrelas. ?

Alex 26/09/2023minha estante
Muito obrigado pela resenha, sempre tive curiosidade, mas ele foi completamente vencido por suas palavras. Rsssss

Brujo 27/09/2023minha estante

bardo 30/09/2023minha estante
Achou muito? Saiba que o nono volume tem fucking 1040 págs O Benitez tinha uma estima da porra...O A Rebelião de Lúcifer outro dele até tem uma ideia curiosa, mas é tanta enrolação que vc tem vontade de estrangular o autor. A pretensa parte mais interessante ele conta em um parágrafo e de duas uma ou ele tá fumado ou aspirou muito incenso ungido pq vou te falar...

Vanessa.Castilhos 01/10/2023minha estante
Eu já estava com dúvidas, mas sua resenha foi decisória! Mt obrigada!

Agnaldo Alexandre 19/10/2023minha estante
Conheci esse livro na adolescência, lá no início dos anos 90. Estava começando a ler ficção científica e em busca do que existia disponível em português naquela época. Era difícil. Tinha esse, nunca li pois não me convencia. Muito papo de ser sério, fatos comprovados, um monte de lorota ao meu ver.

Brujo 19/10/2023minha estante
Agnaldo, se vc era um adolescente na década de 90 então somos da mesma época. Eu ter pego esse livro pra ler pela primeira vez por essa época e desisti ...

Agnaldo Alexandre 20/10/2023minha estante
Ah, legal cara. Em 91 eu estava com 15 anos e em busca de FC para ler, e na minha cidade era muito difícil. Vi esse livro, li na sinopse viagem no tempo e tal, pensei, legal, mas muito mais honesto o autor dizer: olha só gente, escrevi um livro de viagem no tempo, na é ficção, ok. Mas não, o cara queria pagar de real, com provas e envolver a Nasa. Eu sempre gostei de ciência, então aquilo para mim era desnecessário como leitura.

Alguns anos depois me formei em física e aí mesmo que é nunca mais pensei neste livro. Kkkkkkk

Crissandreto 05/11/2023minha estante
Eu comecei esse livro pela muita curiosidade sobre a história , os costumes da época. Mas antes da página 100 eu já me arrependi pq é simplesmente uma bost* ler tudo isso detalhado dessa forma densa. Vim nas resenhas para alguém me convencer a continuar e eu só quero mais ainda desistir

Brujo 06/11/2023minha estante
Olha, Cássia, eu adoraria ser a pessoa que vai te convencer a continuar a ler, mas eu mesmo só continuei porque eu não gosto de abandonar as leituras. A minha sugestão pra você, se decidir continuar na leitura, é que você simplesmente ignore as notas de rodapé gigantes que existem aos montes no livro... Não vai fazer grande diferença para a história e a leitura vai fluir bem mais.

bardo 06/11/2023minha estante
Todo mundo concorda então que esse é um candidato a lista dos "livros para morrer antes de ler?" :D

Brujo 06/11/2023minha estante
Hahahahah

Leonardo1263 30/07/2023

Que livro maravilhoso!
Tudo que envolve ficção cientifica é interessante por si só. As muitas possibilidades e probabilidades de uma história diferente do convencional, desperta a curiosidade de qualquer leitor. Por outro lado, temas que envolvem religião, como o cristianismo por exemplo, agregam novas análises e interpretações do que foi a passagem de Jesus pela terra. O autor espanhol J. J. Benitez presenteia o mundo com uma junção de dois estilos pouco visto antes. Conheça OPERAÇÃO CAVALO DE TROIA, VOL. 1 – JERUSALÉM. Escrito em 1984 perdurou por décadas e sua saga teve sua 9ª publicação em 2011, apresentando o desfecho de uma grande estória.

No princípio, o espanhol Benitez conta que estava participando de um programa de TV no México, quando posterior a sua aparição recebeu um telefonema inusitado de um homem intitulado MAJOR, onde declarou que precisava conversar sério sobre suas experiências. Após o encontro, o Major afirma ter um grande segredo à compartilhar, mas parece que necessitava ainda confiar o suficiente em Benitez.

Ao melhor estilo Thriller/Suspense o autor trabalha firme para conhecer essa verdade ainda não revelada e mesmo com toda a dificuldade, persiste, pois acredita na palavra e no peso do segredo a ser revelado. Dado os acontecimentos Benitez enfim tem acesso ao relato de Major onde conta detalhadamente sua experiência e vivência no chamado projeto Cavalo de Troia.

As forças armadas americanas descobriram uma forma de viajar no tempo. Com um poder deste em mãos, decidiram assim qual seria o momento de maior relevância para o tempo do agora. Foi escolhido então retornar ao momento da crucificação de Jesus Cristo nos anos 30, para que se comprovasse de fato, se as passagens bíblicas realmente são verdadeiras ou não. Dado o fato de que o cristianismo é o grande responsável pelo comportamento ocidental, esse momento era crucial para a revelação da verdade que o mundo segue até os dias de hoje.

Em seu relato, Major conta detalhadamente que foi escolhido para ser o principal viajante do tempo, ele seria o homem a conhecer Jesus de perto e conta como foi sua preparação e as coisas que teve que aprender relativo a conhecimentos gerais da época e cultura de 2000 anos atrás. A língua falada, paladar, costumes, vestuário, tudo nos mínimos detalhes para não levantar suspeitas. Tudo pesquisado e aprendido junto a sua equipe.

Chegada a hora, após mais de ano de preparação a equipe teve uma viagem bem sucedida e aterrissaram sua “nave invisível” no monte das oliveiras. A missão era clara… Documentar, apurar, medir, registrar o máximo de informações possíveis para uma analise posterior. Major, agora se chama Jasão, comerciante vindo da Grécia, junto a seu companheiro de apoio Eliseu, tiveram sua missão de entrada posterior ao ressuscitamento de Lázaro. Seu objetivo era conversar com Lázaro e aguardar ali na região finalmente a visita de Jesus.

A paixão de Cristo, e o novo testamento é uma das histórias mais conhecidas do mundo, no que se refere as passagens bíblicas o autor basicamente confirma e afirma estarem corretas. Embora com alguns “pitacos” de como poderiam ter acontecido de fato, o intuito de Benitez era dar mais crédito aos acontecimentos revestindo-os de base cientifica. Jasão nosso carismático grego, se aproxima dos discípulos de Cristo, ganha a confiança de todos que seriam importantes para seu documentário e consegue assim acesso aos lugares mais importantes citados na bíblia. E por mais que seja estritamente um romance religioso, o toque de ficção cientifica é a cereja do bolo. Os detalhes científicos/meteorológicos é algo sensacional, traz escopo e peso para a obra, transporta o leitor para um tempo diferente tornando tudo crível e justificável.

E mesmo com uma história sabida por todos, o escritor se importa bastante com o contexto politico da época, as intrigas imperiais que foram decisivas para a fatídica condenação de Jesus.

Dados todos os acontecimentos, o leitor se emocionará (sendo cristão) com as conversas entre Jasão e Jesus. A percepção do que estava acontecendo no momento e como isso impactaria o mundo, como a mensagem de Cristo estava acima de qualquer escolha de menos dor e sofrimento, e por mais divino que seja, seu sacrifício representa muito mais do que parece.

Uma história que foi romanceada e feita para ensinar, entreter e fazer com o que o leitor reflita um pouco mais o que gira em torno da passagem de Cristo pela terra. Leiam, se apaixonem por essa saga, infelizmente esgotada a edição física, mas facilmente encontrará a digital. Agora só resta os próximos 8 livros da saga para acompanhar as próximas viagens de Jasão pós ressurreição de Cristo.

P.S. Acredito fortemente que o diretor/ator Mel Gibson se baseou neste livro para a produção do filme A PAIXÃO DE CRISTO. Um filme forte, detalhista, onde o próprio livro em 1984 detalhou com riqueza de detalhes idêntico ao filme. Se ainda não assistiu, assista ao trailer e procure o quanto antes.

Aresandio 07/07/2023

Certos detalhes quebram a história.
Um bom livro, pessoas acreditam que a viagem foi real, porém alguns detalhes quebram tudo isso, porém vale a pena a leitura, tanto para o aprendizado quando para quem se interessar pelo assunto.

Nene Caprio 01/07/2023

Muito sacrifício
Agonizante a sexta-feira 7 de abril do ano 30. Detalhes interessantes. Com muita tristeza. Boa a leitura.

Igor.Canabarro 18/04/2023

Excelente livro. Confesso que foi o primeiro livro que li que me fez passar mal devido a detalhada descrição dos momentos que antecederam ao Calvário. Obviamente, é uma "meia ficção", mas a pesquisa histórica feita pelo autor é de tirar o fôlego e nos faz entender muito bem qual era o contexto social-cultural da época. Uma verdadeira aula de história com requintes de ensinamentos do Cristianismo.

Andréa Marcela 05/02/2023

Na minha opinião um livro impactante, profundo e intenso que mesmo sem ter caráter religioso nos remete a fé? mesmo podendo ser considerado romance e ficção científica me fez pensar? será que não foi verdade???
Enfim, um livro que marcou a minha vida qdo o li a uns 20 anos atrás e ao relê-lo me trouxe novas emoções

Maria.Barreto 28/01/2023

Que livro!
Um livro científico e ao mesmo tempo religioso,cheio de passagens bíblicas que nos instiga a refletir sobre Deus,universo,criação,existência. Enfim,um livro maravilhoso