Exilados

Exilados James Joyce




Resenhas - Exilados


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Mario Miranda 24/04/2018

Única Peça Teatral de James Joyce
Não, esta não é uma seminal de James Joyce como Ulisses, Finnegans Wake, Retrato de um Artista quando Jovem ou Dublinenses. Tendo sido escrito logo após as duas últimas, Exilados foi a única peça teatral escrita por James Joyce, uma devoção a um dos seus mestres literários, o norueguês Henrik Ibsen. Porém isto não significa que deve-se desprezar a obra! Em Exilados encontramos tudo que é caro na formação do escritor: ciúmes, seu sentimento quase-obsessivo por sua mulher, a política contemporânea, seu sentimento de exclusão social numa Irlanda onde ele não encontrava pares para desenvolver sua literatura.

Exilados é uma peça pequena, em três atos, com parcos personagens - Dois casais, uma criança, uma governanta, um leiteiro e uma vendedora de peixes - que desenvolve sua história em apenas dois locais. A história? O confuso sentimento de sentir-se traído: um marido que desconfia que seu amigo de infância flerta com sua esposa, e que esta retribui. E para certificar-se, baseando sua decisão de levar a liberdade até as últimas consequências, ele instiga sua própria esposa a ser receptiva a aproximação de Robert, o amigo.

Joyce nutriu ao longo de sua vida uma desconfiança desmensurada de sua própria esposa, Nora, com quem ele foge sem se desposar para Itália, onde têm dois filhos cujo primeiro ele próprio chega a duvidar da paternidade. Todos estes fatos terão influência na Peça Teatral, tornando-a uma Biografia Ficciosa.

A introdução, talvez, tenha tanta valia quanto a própria obra: Alípio Correia de Franca Neto, o tradutor, faz um preâmbulo que ambienta bem a formação literária de James Joyce àqueles que ainda tiveram pouco ou nenhum contato com obras do autor.

site: https://www.instagram.com/marioacmiranda/?hl=pt-br
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR