South Park e a Filosofia

South Park e a Filosofia William Irwin

Resenhas - South Park e a Filosofia

Izabela.Xavier 01/07/2015

Sabem, hoje aprendi algo
A resenha a seguir foi escrita muito mal. O texto possui linguagem grotesca e não deve ser vista por ninguém.

Podem ler, eu sei que vão ignorar esse aviso. Se eu ignorasse, não teria assistido ao melhor seriado animado da minha vida: South Park.

Antes de falar do livro, vamos falar sobre essa linda, crítica, inteligente e humorística animação americana que ficou famosa por seus palavrões, suas "ofensas à religiões" e a forma como usam humor ácido ao extremo para exporem verdades que estão presentes e que, na maioria das vezes, sequer enxergamos. South Park é, e sempre vai ser, um ícone da cultura pop.

Alguns devem estar pensando: "Aff, esse desenho é um horror, só tem palavrão, nudez e um gordo que xinga judeus e negros".

Eu gosto de pensar que existem dois tipos de pessoa: os que vêem South Park e os que assistem South Park. Os que vêem são aqueles que enxergam apenas o entorno, esses são os que enxergam apenas os palavrões de Eric Cartman e as mortes de Kenny McCormick. Os que assistem são os que enxergam a obra por inteiro, e vêem nas mortes e nos palavrões críticas que são um tapa na cara da sociedade.

Agora, falemos do livro. 23 estudiosos se reuniram para estudarem e analisarem a obra de Trey Parker e Matt Stone com a finalidade de encontrarem a filosofia por trás da série. O resultado? Vários achados, várias suposições e definições que, quando juntas, formam o belo livro de 256 páginas. É um livro razoavelmente curto em tamanho, mas grande em conhecimento.

Não entrarei em detalhes para não dar spoiler, mas esse livro é simplesmente genial! Ele conta verdades que eu jamais teria sequer pensado sobre nossa vida e sobre o desenho em si, me fez enxergar os quatro personagens principais (Stan, Kyle, Cartman e Kenny) de forma totalmente diferente, e deu um "Turn Down For What" na bancada religiosa que riu do episódio em que Buda aparece cheirando crack, mas ficou bravinha quando mostrou Jesus fazendo o mesmo. Calou a boca dos padres e pastores que insistem em dizer se tal pessoa vai ou não ao Inferno, e ensinou valiosas lições de política, moralidade, tolerância e tudo o que possam imaginar.

Eu recomendo esse livro para todos os que querem conhecer mais sobre o universo de South Park, e para os fãs da série que querem se surpreender tanto quanto eu. Recomendo até para as crianças de cinco anos que assistem escondido da mãe achando que é apenas um desenho pra ensiná-los palavrões e para eles aprenderem o que é um peito. Quem sabe aprendam um pouco mais!

É isso. Espero ter sido bastante clara em minha primeira resenha :)
Joao.Braz 19/01/2016minha estante
Finalmente deixei de me sentir sozinho no mundo sobre tal assunto! Ótima análise!

Divaldo.VerAosa 07/08/2022

Filhos da p0t4, eles mataram o Kenny!
É com certeza um bom livro para quem é fã, existem alguns assuntos extremamente chatos mas no geral é um bom livro, PRINCIPALMRNTE para quem gosta de sp

LuccySwan 22/10/2023

Ah, "South Park e a Filosofia"! Um verdadeiro mergulho no mundo da sagacidade e ironia que dominam a série. E que série, não é mesmo? Se você ainda não sabe, estamos falando de South Park, a criação impertinente e provocadora de Matt Stone e Trey Parker. Esses caras não têm medo de cutucar a sociedade, e fazem isso com um talento inegável e uma dose generosa de linguagem afiada.

O livro é organizado de forma tão interessante que parece um cardápio de ideias filosóficas para degustar. Vai de "Religião e outras deficiências" até "Humor e Outros Dispositivos Inseríveis". Um verdadeiro prato cheio para fãs como eu. Claro, não vou fingir que é o melhor livro que já passeou pelas minhas mãos, mas faz o que promete com maestria.

Cada nuance filosófica da série é escrutinada como se estivéssemos em um congresso intelectual para os verdadeiros entusiastas de South Park. E, claro, como em qualquer banquete intelectual, pode haver momentos de monotonia. Mas isso é só um temperinho extra.

A abordagem dos temas do dia a dia sob a perspectiva da Filosofia é o prato principal para aqueles de nós que têm um apetite voraz por conhecimento. Democracia, ética, religião, e até mesmo tópicos mais apimentados como casamento homossexual e prostituição são servidos com requinte.

Então, sim, o livro pode não ser uma obra-prima universal, mas para mim, é como descobrir o ingrediente secreto que faz toda a diferença na receita. "South Park e a Filosofia" é uma leitura que vai além das gargalhadas e nos leva a uma imersão na complexidade brilhante desta série icônica.

Vini Fernandes 05/09/2022

Um bom livro
Gosto bastante da temática de misturar discussões filosóficas ou sociológicas com a cultura pop, entretanto as vezes se torna uma leitura cansativa.

joskegshikta 08/01/2023

Screw you guys, I'm going home ??
MUITO BOM.
Isso aqui só me fez amar mais ainda todo o universo de South park e as mentes por trás de toda a criação.

Charlie Gabriel 29/12/2023

Como é uma coletânea de atores é de se esperar q alguma sejam bons e outros terríveis, e é exatamente com acontece, nem todos tem conhecimento real sobre a série para realmente fazer um livro sobre a mesma, então só faz comparações razas e bem forçadas, ou só viram um ep e outro e chegam a conclusões totalmente estúpidas sobre o personagens e o show em si, alguma só meteram papo de coach e o bostejaram da maneira mais vergonhasa possível a favor de coisas como meritocracia. Além do fato do livro sem bem antigo, 2007 se não me engano, então a série não tinha 1/4 dos eps que tem hoje, entao as análises sobre personagens já não fazem sentido atualmente e nem sobre a visão da série, então é um livro só curiosidade mesmo pra quem não sabe nada de filosofia da uma integrada aproveitando q gosta da série, mas se esquivando de capítulos inteiro de lixaiada neoliberal (ao nível q defende a liberdade de ser homofóbico)