Noite de Almirante

Noite de Almirante Machado de Assis

Resenhas - Noite de Almirante

Giovanna Andreani 19/02/2022

Ousadia expressa de modo elegante e comedido
O desfecho de Noite de Almirante transmite ao leitor uma sensação meio angustiante de que entendeu, mas não tudo, de que acompanhou uma história realista mas percebeu também algo mais que ele não sabe nomear, algo que caminhou em paralelo, ou por baixo, ou pelo lado, do fluxo do relato. (FISCHER, 2008, p.144). Isso se estabelece devido o cerne da trama se fazer presente não no enredo, mas sim na maneira como nos é contada a história. Concentrado apenas no encadeamento das ações, o leitor deixa passar o que é de mais valioso no conto: a ambiguidade do relato e como ela nos é apresentada. Imprecisão é a chave para desvendar o que “caminhou em paralelo, ou por baixo, ou pelo lado” no fluxo do conto. Conforme o dicionário Caldas Aulete, a imprecisão é a falta de precisão, de exatidão, de clareza; é a AMBIGUIDADE, e notamos durante toda a análise que é disso que “Noite de Almirante” é feito, observamos ambiguidade no narrador ao se aproximar dos pontos de vista do traído e da adúltera, imprecisão nas ações dos personagens, inexatidão no desenrolar das ações, é esse elemento incerto que forma o todo do conto.
A célebre frase de Pompeu “Navigare necesse, vivere non est necesse'', transformada ao longo dos anos pelo poeta Petrarca em: “Navegar é preciso, viver não é preciso” e ressignificada por sua vez por Fernando pessoa, nos ajuda a enxergar a imprecisão que forma o conto “Noite de Almirante”, visto que a navegação é precisa no sentido de ser necessitada no conto, todo o resto, todo o viver de Deolindo e Genoveva, incluindo a narração de sua história, não é preciso no sentido que não é exato. Portanto, a única coisa precisa (exata) em “Noite de Almirante” é a imprecisão!

Marcinhow 03/06/2021

Perolas escondidas
Ao simplesmente ler esse conto do nosso Machadão, achei ele bem morno e sem graça. Mas trata-se de Machado de Assis, não dá pra só passar o olho pelas palavras e esperar entender tudo.
Fiquei maravilhado com a quantidade de pérolas escondidas nas entrelinhas da narrativa, dentre elas a maior, Deolindo ainda estava apaixonado pela pessoa de Genoveva ou estava apaixonado pela promessa feita por ela?

Gigio 02/06/2021

Sobre espectativas
Mais um daqueles contos de Machado que sucitam profundas reflexõs:
- As espectativas postas em um amor recente após alguns meses de separação
- dissimulação para preservar a imagem
- fidelidade

Iasmin.Nunes 07/05/2018

NOITE DE ALMIRANTE
O conto tem como assunto juras de amor entre dois amantes e as expectativas que criamos em relação as pessoas. Antes da viagem de Deolindo, ele e Genoveva decidiram fazer uma promessa no qual ficariam juntos para sempre.
Machado utiliza seu conto para indicar e criticar alguns problemas de sua geração mas que até hoje estão presente no nosso dia-a-dia: as pessoas são infiéis, mentirosas e hipócritas, de acordo com a sociedade devemos sempre estar com um sorriso no rosto e fingir que as coisas estão indo muito bem mesmo quando não então e a vida não é justa para com os sonhadores, pois esses sempre passam por situações que não merecem, como foi o caso de Deolindo.

Yasmim Cerqueira 07/05/2018

Noite de almirante
O conto Noite de Almirante conta a história do marinheiro Deolindo, que três meses antes de iniciar uma viagem, conhece a mulata Genoveva, apaixonados eles fazem um juramento de fidelidade. Ao retornar Deolindo apresenta um semblante de felicidade na expectativa de rever a amada, notado por seus companheiros marujos que previam uma noite de almirante ao marinheiro, ou seja, uma grande noite nos braços de Genoveva. Porém ao chegar à casa de Genoveva, Deolindo, ouve de D Inácia, que a moça estava com outro, morando na Praia Formosa.O marinheiro vai até a Praia Formosa e encontra Genoveva, e ela age indiferente e distante, fala do amor que sentiu por ele, mas diz que seu coração mudou. Triste e cabisbaixo, Deolindo ameaça se matar, mas Genoveva não acredita em sua ameaça. No dia seguinte, diante dos amigos e colegas marinheiros, Deolindo apresenta-se com ar de satisfação e felicidade, transparecendo que realmente teve uma noite de almirante, optando por aparentar e não permitindo que sua vergonha fosse exposta aos companheiros.

Bruno.Cerqueira 07/05/2018

noite de almirante
Deolindo que conhece a mulata Genoveva, e dois meses Antes de Partir os dois trocam juras de fidelidade. Após meses feliz por queria ver sua amada novamente entra a amada casada com outro e estava morando na Praia Formosa e a mesma fala a ele que tinha sofrido

Luana 07/05/2018

Noite de almirante
É uma história que fala sobre juras de amor e ao mesmo tempo de expectativas de uma pessoa para outra. Porém acaba terminando em traição e em infidelidade, devido a questão de uma mulher se apaixonar por outro homem, que nao foi aquele para quem ela jurou amar.

Sara.Reis 07/05/2018

Noite de almirante
O livro conta a história do marinheiro Deolindo, que três meses antes de iniciar uma viagem, conhece a mulata Genoveva; apaixonados ambos fazem um juramento de fidelidade. Ao regessar Deolindo apresenta um semblante de felicidade na expectativa de rever a amada, notado por seus companheiros marujos que antevêem uma noite de almirante ao marinheiro, ou seja, uma grande noite nos braços de Genoveva. Porém ao chegar à casa de Genoveva, Deolindo, ouve de D Inácia, que a moça estava com outro, morando na Praia Formosa.O marinheiro vai até a Praia Formosa e encontra Genoveva, mas esta se mantém indiferente e distante, fala do amor que sentiu por ele, mas diz que seu coração mudara. Triste e cabisbaixo, Deolindo diz à ela que vai matar, mas Genoveva não acredita em sua ameaça. No dia seguinte, diante dos amigos e colegas marinheiros, Deolindo apresenta-se com ar de satisfação e felicidade, transparecendo que realmente teve uma noite de almirante, optando por aparentar e não permitindo que sua vergonha fosse exposta aos companheiros.

alcantara 01/05/2018

O conto fala sobre Deolindo e D. Genovéva eles se apaixonaram e foram viver a vida juntos, A o decorrer do tempo a vizinha D. Inácia fala a Deolindo que a viu Genoveva com outro Rapaz Morando na praia e eles terminaram o Relacionamento mas Deolindo deixa transparecer que Realmente teve a noite de Almirante.

Edcarlos jr 30/04/2018

NOITE DE ALMIRANTE
DEOLINDO E SUA AMADA FAZEM UMA PROMESSA DE FIDELIDADE, ELE FAZ UMA VIAGEM LONGA. AO RETORNAR DESCOBRE QUE SUA PROMETIDA ESTÁ CASADA COM OUTRO, FICA MUITO TRISTE, MAS MESMO ASSIM LHE ENTREGA UM PAR DE BRINCOS DE PRESENTE. VOLTA AO ENCONTRO COM SEUS AMIGOS FINGINDO TER TIDO UMA DAS MELHORES NOITES DE ALMIRANTES.

Rafael 2M 30/04/2018

Samuel.Xavier 14/04/2018

Interessante
Um bom livro, de acordo com o enredo se pode perceber um romance entre Deolindo e Genoveva, que de certa forma é extrovertido(temática, nome dos personagens, história...). Em si um ótimo conto que também trata-se de forma bem leviana o feminismo da época.

Ari Rocha 10/04/2018

Noite de almirante - Ariane Rocha 2ºM
O conto de Machado de Assis traz como assunto as juras de amor e as expectativas que criamos em relação a quem nos apegamos.
Narrando a história de Deolindo, um marinheiro que conheceu Genoveva e durante três meses viveu uma intensa paixão. Após três meses em terra firme foi preciso voltar ao navio para fazer uma viagem de mais ou menos dez meses.
Como estava apaixonado ele pensou em deixar a sua profissão para morar no sertão com a sua amada.
Porém D.Inácia, uma idosa que convivia com Genoveva aconselhou-o a não desistir da profissão. Chegou a hora de partir depois de fazerem o juramento de fidelidade eterna, Deolindo se despede entre beijos e choro de Genoveva.