Hell House

Hell House Richard Matheson

Resenhas - Hell house

@vcdisselivros 22/02/2021

Um mix de ciência e sobrenatural
Resenha - A casa infernal “Um mix de ciência e sobrenatural”

Começo a resenha de hoje dizendo que ela pode ser considerada egoísta, já que o livro em questão se encontra esgotado.

Publicado em 2010 pela editora Novo Século, A casa infernal oferece ao leitor um tour pela maldita Mansão Belasco.

SEJA MEU CONVIDADO

Considerada o Monte Everest das casas mal-assombradas, a mansão construída por Emeric Belasco permaneceu vazia por mais de vinte anos escondendo do mundo todo horror e depravação que aquelas paredes guardam.

No passado, duas expedições com o propósito de investigar os segredos da casa terminaram em assassinato, suicídio e loucura, no entanto, uma nova investigação é iniciada quando um velho milionário contrata quatro estranhos para viver por uma semana no imóvel e apresentar respostas sobre vida após a morte.

A EQUIPE

- Dr. Barret é um físico que estuda parapsicologia há 20 anos e faz uso da ciência para explicar estranhos acontecimentos. Acompanhado da esposa, ele encontra na proposta do cliente recursos ilimitados para colocar em prática tudo o que conhece.

- Florence Tanner é uma médium que espera levantar os fundos necessários para construir a igreja que tanto idealiza. Ela se mostra receptiva às forças que residem no local, mas não imagina o risco que está correndo.

- Benjamin Fisher já foi considerado o médium mais notável de sua geração e em 1940 ficou conhecido por ser o único a sair vivo da casa infernal. Contudo, o medo enfrentado na época fez com que seu dom fosse ocultado, forçando a carreira paranormal entrar em declínio.

Nem em seus piores pesadelos Ben imaginou que fosse voltar para a mansão Belasco, mas a recompensa oferecida e o pensamento de que tudo será diferente são motivos suficientes para ele ir ao Maine.

DIFERENTE

Ainda que o livro lembre o clássico A assombração da casa da colina de Shirley Jackson, a narrativa criada por Richard Matheson se mostra muito superior e a todo momento usa os personagens para refutar as ideias uns dos outros.

Ao longo das páginas é empolgante ver como o objetivo em comum faz com que as ideias entre em um consenso, não existe resposta certa, somente a verdade de que uma força muito poderosa reside na mansão Belasco.

POR FIM

Apesar da premissa clichê, Hell House é um terror raiz, com possessão, aparição e uma lista de elementos sobrenaturais que atormentam o leitor.

Ainda que a história se passe em um mesmo cenário, ela se mantém empolgante e cativa ao ponto de ser interessante desvendar os segredos ocultos nos cômodos e corredores da mansão.

Doses de erotismo são utilizadas na medida certa, mas incomodam os leitores mais sensíveis, então esteja avisado, entrar na casa infernal será uma tarefa difícil.

site: https://www.instagram.com/vcdisselivros.oficial/?hl=pt-br
Evandro Luiz 24/02/2021minha estante
Tem um filme de 73 inspirado nesse livro que achei interessante assistir depois da leitura. https://www.imdb.com/title/tt0070294/

@vcdisselivros 24/02/2021minha estante
Muito obrigado pela indicação, quero muito assistir e torço para que um dia uma nova adaptação chegue até nós (esperança nos produtores de Haunted of Hill House e Bly Menor)

Januska 13/01/2022

ódio
Só passei ódio. Essa edição tem muito erro ortográfico e diagramação esquisita, mas isso é o de menos.
Eu esperava uma história de assombração e ganhei um fantasma tarado. Personagens burros e chatos, não simpatizei com ninguém. Um saco.
Déia Madden 13/01/2022minha estante
Hauahuahaua. Adorei seu comentário... Eu até q gostei. Mas tbm não simpatizei com ngm e concordo com seu comentário kkkk... Mas até q me entreteve.. E o final é esdrúxulo rs

Flavio Assunção 07/02/2010

Após elaborar uma resenha sobre o livro A Assombração da Casa da Colina, de Shirley Jackson, resolvi fazer o mesmo com Hell House - A Casa Infernal, já que as duas obras seguem a mesma linha. É inevitável não notar semelhanças na idéia central, já que em ambas há uma expedição a uma casa dita assombrada. No entanto, os motivos são distintos. Enquanto no livro de Shirley Jackson um doutor leva pessoas para estudar os acontecimentos da casa e escrever um livro sobre isso, na obra de Matheson o propósito é muito mais cruel e audacioso: provar que existe vida após a morte.

Para entendermos melhor, vou resumir um pouco a estória: tudo começa quando um certo Sr. Deutsch, um velho milionário muito próximo da morte, resolve comprar a Mansão Belasco, que dizem ser o Monte Everest das casas mal-assombradas. Deutsch, querendo tranquilizar sua mente devido ao medo do desconhecido, resolve mandar três pessoas para passarem uma semana na mansão, de forma a provar a existência ou não de vida após a morte. Para isso, convoca, o Dr. Barrett, homem da ciência, cético, que tentará provar que não existem espíritos rondando o lugar; Florence Tanner, uma médium espiritualista; e Benjamim Franklyn Fischer, única pessoa que conseguiu sair viva da casa, após uma expedição há mais de 30 anos. Os três, que receberão 100 mil dólares pelo serviço, mais Edith, esposa do Sr. Barrett, partem para a casa em busca das respostas que o milionário quer.

Como já disse, é semelhante com A Assombração da Casa da Colina, mas ao menos tempo bem diferente. Talvez a diferença principal é que, se o livro de Shirley Jackson foi decepcionante em todos os sentidos, não podemos dizer o mesmo de Hell House - A Casa Infernal. Este sim é um livro brilhante, uma obra-prima de um gênio chamado Richard Matheson, que pouca gente no Brasil sequer ouviu falar.

Enquando a obra de Shirley Jackson é absolutamente superficial, apresentando uma escassez de acontecimentos, o livro de Matheson já começa de tirar o fôlego. Desde o primeiro minuto em que os visitantes entram na casa, as manifestações acontecem, trazendo desespero, loucuras e intrigas.

O cenário é de uma riqueza de detalhes impressionante. Você se sente naquela casa sem janelas, sentindo a mesma sensação claustrofóbica que os visitantes sentem. Outro ponto positivo é que o autor não se atém aos detalhes, diferentemente do livro de Shirley Jackson. O foco é a trama e o terror, não as descrições desnecessárias que só cansam o leitor.

Vale destacar que, afora o cenário claustrofóbico e aterrorizante, temos excelentes embates entre o cientista, que tenta provar que as manifestações nada mais são que forças eletromagnéticas; e os dois médiuns, que afirmam com convicção que há espíritos malignos responsáveis por todas as ações. As teorias de ambas as partes são altamente convincentes, o que faz com que o leitor não tome partido a favor de nenhuma delas. Posso dizer que é incrível a forma que Matheson conduz as discussões.

Em relação aos personagens, eles são muito bem construídos. A personalidade de cada um é única. De tão claros e bem desenvolvidos, em dado momento já nos antecipamos e sabemos como cada um deles irá a reagir a uma indagação, provocação ou assombração.

Não preciso nem dizer que Hell House - A Casa Infernal honra o propósito. Nos dá terror, medo, tensão, teorias absurdamente convincentes, personalidades muito bem construídas, conhecimentos e muitas outras coisas. Em um cenário atual em que livros de terror que realmente dão medo estão raros, eis que temos um, lançado na década de 70, finalmente traduzido e lançado em nossa língua, para limpar a alma de todos e nos mostrar que é possível sim achar um livro do gênero interessante. Só posso agradecer a Richard Matheson por me proporcionar essa excelente leitura e por ter escrito essa obra-prima do horror.
Claire Scorzi 24/01/2010minha estante
O final da sua resenha me fez lembrar o que sempre digo a mim mesma: que é possível um escritor pegar um tema velho, batido, e revitalizá-lo - se for talentoso e estiver inspirado.

Letícia 14/02/2010minha estante
Ganhei esse livro de aniversário e não coloquei muita fé nele, mas a surpresa só fez com que ele fosse melhor.

Concordo com tudo o que você disse na resenha.

Marselle Urman 15/08/2011minha estante
Gostei da Hill House de Shirley Jackson, embora auele livro seja majoritariamente psicológico. Espero que Matheson não seja sempre tão científico quanto foi em "Eu Sou a Lenda". Hell House está envelhecendo um pouco na minha estante, ainda intocado.

Jackie Sabino 01/01/2012minha estante
Este foi o primeiro livro do gênero que li e ainda sinto um arrepio de medo toda vez que olho pra ele na minha estante e lembro da imponência de Belasco....

Fe 24/04/2012minha estante
Perfect

CLEUSA 28/02/2013minha estante
Concordo com vc em cada palavra. Geralmente livros de terror deixam um gostinho de decepção ao final da última página... com Hell House, felizmente, não acontece isto.

Nathalia.Santana 16/01/2021minha estante
Depois de ler esse enorme comentário, estou totalmente empolgada para começar a ler.

Wania Cris 16/01/2022

Era uma casa não muito engraçada...
Contratados por um milionário excêntrico (pleonasmo, né?), quatro pessoas enfrentam uma casa mal (ou bem?) assombrada em busca da resposta para a questão: existe vida após a morte? O cientista Lionel Barret quer provar que não. A médium Florence Tannet está certa de que sim. Edith Barret quer só acompanhar o marido e Benjamin Franklin (como o presidente) Fisher só quer o dinheiro mesmo. A casa quer apenas matar a todos.

Sou fã de carteirinha de Richard Matheson desde Em Algum Lugar do Passado e o que ele entrega em Hell House está à altura de sua genialidade literária. Tão boa construção das personagens que te faz acreditar em argumentos opostos, uma ambientação tão bem feita que te faz sentir a atmosfera retratada. O cheiro do Lago dos Bastardos emanava das páginas (mas pode ser só a qualidade da tinta utilizada pela Darkside, que não é lá das mais agradáveis...).

Uma pena que a editora preze tanto pelas capas e tão pouco pela revisão, entregando uma obra com erros ortográficos e omissão de palavras. O projeto gráfico não foi dos piores, já li uns bem ruins...

A obra, tal como o autor, envelheceram muito bem e recomendo a leitura de Hell House. Durante o dia... com as luzes acesas. E com companhia. 👀
Juli 22/05/2022minha estante
Vim aqui saber exatamente o que você reclamou, da edição hahaahahaha

Wania Cris 23/05/2022minha estante
Um legítimo Darkside, Ju...

Dio 23/10/2022

Hell house a casa infernal.
Um grupo composto por médiuns e um cientista cético vão a mando de um milionário, fazer experiências na casa mais mal assombrada do mundo, com o intuito de descobrir se existe vida após a morte.
A premissa é extremamente interessante, porém, acho que a história vai perdendo a essência da metade para o final,(Na minha opinião).
Não foi uma leitura empolgante, mas creio que seja por culpa das minhas expectativas, pois sempre ouvia resenhas muito positivas sobre esse livro.

Felipe 10/03/2022

Pra quem procura uma história sobre um grupo numa desventura rápida numa casa mal-assombrada é um prato cheio. Era a minha expectativa e foi o que recebi. Longe de uma obra prima do terror ou algo que se aproxime de qualquer estudo de personagem, ele se garante nas situações de uma constância absurda que criam um ritmo muito mais rápido (num bom sentido) que a maioria. Consegue ser original dentro do clichê proposto, se isso faz algum tipo de sentido. Há uma teimosia dos personagens na defesa das crenças e opiniões fantasiadas de certezas, inclusive de visões opostas, que carregam a maior parte da trama. E quando tudo é verdade, nada é. Procurando pessoas possuídas, objetos voando pela sala, personagens de um senso crítico limitado, um toquezinho de mistério e violência? O livro é esse. Quer algo mais profundo, personagens mais desenvolvidos ou um terror mais pesado? Talvez essa não seja a melhor opção.

Bruna | @bmartinssss 24/08/2023

Hell House - a casa do inferno, tem como ponto central a Mansão Belasco que ficou conhecida por ?a casa do inferno? por conta das atrocidades que aconteciam por lá. Agora vazia, a mansão é considerada uma das mais assombradas do país já que houveram excursões para a casa e ninguém voltou vivo para contar sua experiência.

30 anos após a última excursão mal sucedida, um velho milionário contrata um grupo de pessoas para voltar a casa e provar se existe mesmo vida após a morte. Um cientista totalmente cético e que está disposto a provar que fantasmas não existem, sua esposa, uma medium e o único sobrevivente da última excursão compõem o grupo que irá passar alguns dias na Mansão Belasco.

Achei que iria sentir medo, mas o que mais senti foi nojo em algumas cenas da história. O livro é super interessante e tem bastante pontos a serem discutidos - principalmente as teorias do cientista. Eu adorei a história. Foi minha segunda experiência com o autor, e confesso que essa foi muuito melhor do que a última. É um livro excelente para quem gosta de terror/thriller e um prato cheio para discussão sobre a paranomalidade e até que ponto fantasmas são reais ou não.

Super recomendado!!
Dtorreshp 28/08/2023minha estante
Eu amei esse livro ???

Bruna | @bmartinssss 02/09/2023minha estante
é muito bom mesmo!!

Gu Vaz 03/02/2024

Opressivo
Livro que começa direto, sem preâmbulos. É justamente com esses personagens cujas crenças são indubitáveis que acompanhamos a casa do inferno, residência Belasco em que atrocidades acorreram há dezenas de anos. Esse romance é original mesmo quando se utiliza do conceito de casa mal assombrado, com um atmosfera opressiva e construída para causar paranoia. Me surpreendeu bastante, não estava esperando gostar da maneira que gostei.

Claire Scorzi 19/10/2009

Horror supremo
Vi o filme baseado no romance e nem sabia que aquele filme excelente - A Casa da Noite Eterna, de 1973, filme inglês - baseava-se num romance... O filme é assustador sem ser asqueroso; o livro é ainda mais assustador - e chega perto, mas não chega a ser asqueroso, apesar do horror absoluto sugerido por certas cenas.
Richard Matheson, o mesmo de "Em algum lugar do passado", deixou-me surpresa com esta narrativa direta, hábil, e criativa; sem demorar-se em descrições da psicologia dos personagens, em parágrafos curtos ilumina o interior de suas figuras centrais - Florence, Ben, Barrett, Edith. Figuras distintas e bem construídas com rápidas pinceladas.
Se achei "O caso de Charles Dexter Ward" amedrontador, o que dizer deste Hell House? Uma coisa: a casa faz jus ao nome. Outra: fiquei horrorizada apesar de conhecer bem a história (o filme de 1973 é bastante fiel ao livro). Stephen King tem razão: é difícil imaginar uma narrativa de casa mal assombrada superior a esta. Magistral. Chocante.
Érika dos Anjos 20/10/2009minha estante
Hummmmmmmmmmmmm, fiquei com água na boca, Claire! Sabe que eu adoro esse tipo de literatura né... esse livro é difícil de achar? Beijos

Flavio Assunção 02/01/2010minha estante
Estou lendo e estou gostando muito, bem mais que "A Assombração da Casa da Colina". Quando terminar farei uma resenha.

Regiane 01/10/2010minha estante
Estou lendo esse livro no momento e estou adorando! Excelente!!! Ainda estou no começo, mas sem sombra de dúvidas, a história promete.

Renata 20/04/2013minha estante
Acabei de ler e concordo plenamente. Na primeira metade do livro não achei que iria me assustar não, entretanto, daí por diante a história foi tomando uma proporção assustadora. Não deve ser lido a noite, rs!

Rosiviti 04/01/2023minha estante
Já quero ler

Alessandro232 18/03/2023minha estante
Concordo. Para mim é um das melhores histórias sobre o tema da casa mal assombrada. Tem cenas de horror bem impactantes, assim como um final ousado, no qual temos uma reviravolta inesperada. Além disso, os personagens femininos são muito bem construídos e a tensão entre ciência e sobrenatural é muito bem explorada pelo autor ao longo do livro.

Carol B. 17/06/2022

Esse livro tem muitas qualidades no quesito terror. Eu realmente me senti em um inferno, tem cenas de assombração e possessão bem intensas, a atmosfera da casa é quase palpável e o conflito de crenças também é bem interessante.

Mas, o autor apela demais pra cenas de teor sexual aqui e o que mais me incomodou é que isso acontecia só com as personagens femininas. Todas as vezes que essas personagens eram "atacadas" ou influenciadas pela assombração era de forma sexual, com direito a cenas bizarras de abuso.
Claro que eu entendo isso fazer parte de uma história de terror, afinal, é terror né?
Mas, nesse caso realmente chegou no ponto de ser exagerado, desnecessário e bastante desagradável.

Clari.Monise 23/01/2021

MARAVILHOSO
Nem acredito que consegui terminar esse livro!!!! Tô muito feliz e muito emocionada ??
Esse livro é muito bem construído, história inteligente e que deixa aquela sensação de "Ufa que bom"
Eu amei o livro!!!!!!!
Thamyris.Rebecca 23/01/2021minha estante
Esse eu vou querer emprestado, de tanto q vc falou... kkkk

Mariana 12/10/2022

Natal ou Halloween?
Terror para o mês das Bruxas, mais séria mais adequado pro Natal.
Quatro pessoas partem para uma casa assombrada depois de uma oferta tentativa.
Cada um tem sua opinião e o objetivo é provar que existe ou não contato com a vida após a morte.
Eu diria que o livro é 60% ficção científica e 40% terror.
Tem suas cenas tenebrosas, mais parte muito da ciência pra explicar os fatos macabros
São páginas e página de uma possível explicação para os fenômenos e uma iniciação a Parapsicologia.
Eu gostei bastante e espera me assustar mais. Pra mim foi bem bom.
Thais Cassol 14/10/2022minha estante
A história se passa no natal?

GioMAS 15/10/2022minha estante
Não se passa no natal. Acho que a referência dela foi em razão da relação com a parapsicólogo que o livro tem. Uma das personagens é apegada à religião, descrita no livro como espiritualista, e há ampla explanação sobre análise técnica dos fenômenos paranormais.

Thais Cassol 16/10/2022minha estante
Ahh entendi!

Mariana 16/10/2022minha estante
Ela começa dia 20 e acaba dia 25 de dezembro

Regiane 28/10/2010

Prepara-se para um grande tormento!

Eu não sei vocês, mas eu adoro livros de suspense e terror. A sensação de tensão e mistério que possui nesse tipo de obra me atrai bastante. Quando descobri que esse livro tratava desse assunto, resolvi pedi-lo de aniversário. Além disso, uma das coisas que me fez querê-lo ainda mais, foi por conta da seguinte opinião de Stephen King na contracapa:

“A Casa Infernal é o romance sobre casas mal-assombradas mais aterrorizante que já foi escrito. Destaca-se entre outras histórias do gênero como uma montanha no meio de uma planície.”

E como se já não bastasse a opinião do cara que tenho como um dos maiores mestres de suspense/terror, esse livro foi escrito por nada mais e nada menos que Richard Matheson, o mesmo autor de Eu Sou a Lenda. Apesar de não ter lido esse livro ainda (que quero muito), eu adorei o filme, achei o contexto bem interessante.

Quanto à capa eu não preciso nem dizer, né? Bom, mas mesmo assim eu irei falar rs. Ela possui uma ilustração fantástica. Eu adorei! Também não poderia deixar de dizer que o livro foi lançado aqui pela Editora Novo Século e eles capricharam.

Exatamente no ano de 1970, Dr. Barrett – um físico que estuda parapsicologia há 20 anos – é contratado por um senhor milionário, chamado Deutsch para apurar fatos sobre a vida após a morte, pois ele sente que está no fim dos seus dias e quer ter a certeza de que existe algo além.

Incrédulo que possa encontrar tais fatos, Barrett dá o caso por perdido, mas o Sr. Deutsh diz que este está equivocado, e afirma que poderá encontrá-los em um único lugar na terra - onde a vida além da morte ainda não foi refutada - a mansão Belasco, mas conhecida como Casa Infernal. Um lugar que permaneceu vazio por mais de 20 anos, depois que outras pessoas tentaram investigá-lo e acabaram sendo vítimas da morte e da loucura.

Para seguir nessa jornada, além de sua esposa Edith, Barrett é acompanhado pela médium espiritualista Florence Tanner e também pelo único sobrevivente do desastre de 1940 - ocorrido na casa infernal - Benjamin Franklin Fischer.

Quando finalmente acomodados na mansão sinistra, a pedido do Dr. Barret, Fischer conta um pouco sobre o ex-dono, Belasco - o criador do inferno na Terra, dentro da sua própria casa. Um homem que enquanto viveu possuiu o poder de influenciar qualquer um de seus hóspedes as mais diversas depravações e situações bizarras. Em 1929 quando a casa foi arrombada a pedido de parentes de seus convidados, todos foram encontrados mortos, mas Belasco não estava entre eles.

Mesmo depois de sua morte, a casa continuou a proporcionar tormentos do pandemônio deixado por Belasco para qualquer visitante que se atreveu a visitá-la. Será que dessa vez Dr. Barret e sua equipe conseguirão desvendar os mistérios que rondam a tal casa e conseqüentemente encontrar respostas concretas sobre a vida após a morte? E conseguirão ainda sobreviver ao mal que nela espreita?

Finalizando eu posso dizer que gostei muito da escrita do autor e da proposta apresentada por ele, além de prender bem a atenção do leitor. O que me incomodou um pouco, foram os trechos com apelo sexual (que achei bem vulgar) e o desfecho da história que eu ansiava por algo bem diferente. Em geral, eu gostei bastante, é uma boa história de terror, mas não me impressionou como eu achei que seria. Recomendo a todos que apreciam esse gênero de leitura.

GioMAS 15/10/2022

A Mansão Belasco engole os desavisados.
Não é aconselhável comparar obras de maneira vulgar, cada livro é único, com propostas diferentes, inseridos, muitas vezes, em contextos tão diversos que fica impossível traçar um paralelo entre eles. Porém, quando você se propõe, assim como eu, a ler por um mês inteiro obras de um mesmo gênero, a comparação, ainda que simplória, é quase inevitável. As referências pairam em nossa mente e, inconscientemente, procuramos em uma narrativa elementos presentes em outra, acumulando sensações literárias e somando experiências ficcionais. A comparação, neste contexto, vem para somar e não para limitar os horizontes do leitor.

Hell House é um livro completo em si mesmo, não há dúvidas, mas apresenta uma proposta que não se confunde com a de outras obras do mesmo gênero. Pitaqueira que sou, sem o domínio linguístico e a bagagem dos críticos genuínos, optei pelo caminho mais simples, qual seja, descrever aquilo que Hell House não é, para, em seguida, respeitadas as minhas limitações de leitora leiga e eventual, tentar expressar tudo aquilo que essa completa e muitíssimo bem elaborada obra é, pautando-me, é claro, nas minhas expectativas iniciais, interpretação geral e contato com obras do mesmo gênero. O pitaco tem essa liberdade poética, não é mesmo?! Não demanda extensa pesquisa (no meu caso, nenhuma rsrs) ou embasamento real, conta apenas com a beleza ingênua do "achismo" bem intencionado, ficando perdoada, desde já, qualquer incongruência.

Pois bem. Hell House não é entretenimento para crianças, não visa atingir o público infantojuvenil ávido por reviravoltas intensas e sustos descomunais, não! É sóbria, linear e com nuances científicos. Isso mesmo, a obra explora conceitos técnicos da parapsicologia, servindo-se, a cada uma de suas passagens, de elementos investigativos dos fenômenos paranormais e psíquicos. Por isso, não espere por uma narrativa como a de "Depois", "IT, a Coisa" ou "Trocas Macabras". Não há elementos de ficção fantástica e não tem aquele tom descontraído ou leve. É um livro pesado, tanto no conteúdo, quanto na abordagem.

Para aqueles que anseiam por terror psicólogico, este também não é o livro mais adequado. Hell House não apresenta dualidade extrema como os clássicos "A volta do parafuso" ou "A assombração da casa da colina", nos quais o aspecto psicológico se sobrepõe ao restante, fazendo com que o leitor questione, a todo momento, a sanidade dos envolvidos. Sem dúvidas, Richard Matheson explora a concepção entre a percepção particular e a realidade, introduzindo aspectos como a distinção entre sexualidade e depravação e os impactos psicológicos da privação dos desejos, mas não há apronfrundamento suficiente para alocar sua obra neste universo do terror embasado na neurose. Cada um dos personagens têm motivações subjetivas que orientam suas ações, mas não alteram efetivamente o fluxo da narrativa.

Os fenômenos paranormais não são tão intensos e assustadores como se vê em "Horror em Amityville". A interação dos personagens com o mal ocorre de forma mais sóbria, até porque, com exceção de Edith, são especialistas habituados com o espectro fantasmagórico que se dispõem a enfrentar.

Não é um livro de demônios. O mal decorre da ação humana, ainda que seja na esfera do não palpável, da energia não encarnada. A atmosfera da Mansão Belasco reflete as perversões humanas, nada mais, o que afasta a obra de clássicos como "O Exorcista", "666 Limiar do Inferno" ou "O bebê de Rosemary".

Por fim, indico a leitura para os amantes de terror, ansiosos por passagens clássicas, narrativa linear, objetiva, porém densa, personagens bem construídos e com forte obstinação, induzidos a questionar a natureza científica dos eventos paranormais.

Sejam bem vindos à Mansão Belasco, onde você pode ser a origem de todo o mal.
eu, eu mesma e os livros 15/10/2022minha estante
Wow!! A resenha ficou top! Bem detalhada! Só me deixou com mais vontade de ler esse livro!

GioMAS 15/10/2022minha estante
Que ótimo!! Acredito que vá gostar, espero estar certa!! ??

Izabella 17/10/2022minha estante
Resenha incrível! Bem feita e estruturada. Dá até vontade de ler para poder conversar sobre a obra

GioMAS 17/10/2022minha estante
Eu fiquei empolgada. Caso queira o livro emprestado, está às ordens.