Hell House

Hell House Richard Matheson

Resenhas - Hell house

GioMAS 15/10/2022

A Mansão Belasco engole os desavisados.
Não é aconselhável comparar obras de maneira vulgar, cada livro é único, com propostas diferentes, inseridos, muitas vezes, em contextos tão diversos que fica impossível traçar um paralelo entre eles. Porém, quando você se propõe, assim como eu, a ler por um mês inteiro obras de um mesmo gênero, a comparação, ainda que simplória, é quase inevitável. As referências pairam em nossa mente e, inconscientemente, procuramos em uma narrativa elementos presentes em outra, acumulando sensações literárias e somando experiências ficcionais. A comparação, neste contexto, vem para somar e não para limitar os horizontes do leitor.

Hell House é um livro completo em si mesmo, não há dúvidas, mas apresenta uma proposta que não se confunde com a de outras obras do mesmo gênero. Pitaqueira que sou, sem o domínio linguístico e a bagagem dos críticos genuínos, optei pelo caminho mais simples, qual seja, descrever aquilo que Hell House não é, para, em seguida, respeitadas as minhas limitações de leitora leiga e eventual, tentar expressar tudo aquilo que essa completa e muitíssimo bem elaborada obra é, pautando-me, é claro, nas minhas expectativas iniciais, interpretação geral e contato com obras do mesmo gênero. O pitaco tem essa liberdade poética, não é mesmo?! Não demanda extensa pesquisa (no meu caso, nenhuma rsrs) ou embasamento real, conta apenas com a beleza ingênua do "achismo" bem intencionado, ficando perdoada, desde já, qualquer incongruência.

Pois bem. Hell House não é entretenimento para crianças, não visa atingir o público infantojuvenil ávido por reviravoltas intensas e sustos descomunais, não! É sóbria, linear e com nuances científicos. Isso mesmo, a obra explora conceitos técnicos da parapsicologia, servindo-se, a cada uma de suas passagens, de elementos investigativos dos fenômenos paranormais e psíquicos. Por isso, não espere por uma narrativa como a de "Depois", "IT, a Coisa" ou "Trocas Macabras". Não há elementos de ficção fantástica e não tem aquele tom descontraído ou leve. É um livro pesado, tanto no conteúdo, quanto na abordagem.

Para aqueles que anseiam por terror psicólogico, este também não é o livro mais adequado. Hell House não apresenta dualidade extrema como os clássicos "A volta do parafuso" ou "A assombração da casa da colina", nos quais o aspecto psicológico se sobrepõe ao restante, fazendo com que o leitor questione, a todo momento, a sanidade dos envolvidos. Sem dúvidas, Richard Matheson explora a concepção entre a percepção particular e a realidade, introduzindo aspectos como a distinção entre sexualidade e depravação e os impactos psicológicos da privação dos desejos, mas não há apronfrundamento suficiente para alocar sua obra neste universo do terror embasado na neurose. Cada um dos personagens têm motivações subjetivas que orientam suas ações, mas não alteram efetivamente o fluxo da narrativa.

Os fenômenos paranormais não são tão intensos e assustadores como se vê em "Horror em Amityville". A interação dos personagens com o mal ocorre de forma mais sóbria, até porque, com exceção de Edith, são especialistas habituados com o espectro fantasmagórico que se dispõem a enfrentar.

Não é um livro de demônios. O mal decorre da ação humana, ainda que seja na esfera do não palpável, da energia não encarnada. A atmosfera da Mansão Belasco reflete as perversões humanas, nada mais, o que afasta a obra de clássicos como "O Exorcista", "666 Limiar do Inferno" ou "O bebê de Rosemary".

Por fim, indico a leitura para os amantes de terror, ansiosos por passagens clássicas, narrativa linear, objetiva, porém densa, personagens bem construídos e com forte obstinação, induzidos a questionar a natureza científica dos eventos paranormais.

Sejam bem vindos à Mansão Belasco, onde você pode ser a origem de todo o mal.
eu, eu mesma e os livros 15/10/2022minha estante
Wow!! A resenha ficou top! Bem detalhada! Só me deixou com mais vontade de ler esse livro!

GioMAS 15/10/2022minha estante
Que ótimo!! Acredito que vá gostar, espero estar certa!! ??

Izabella 17/10/2022minha estante
Resenha incrível! Bem feita e estruturada. Dá até vontade de ler para poder conversar sobre a obra

GioMAS 17/10/2022minha estante
Eu fiquei empolgada. Caso queira o livro emprestado, está às ordens.

heidy6 05/08/2022

O livro poderia facilmente ter terminado no meio, até metade do livro estava tudo ótimo, a história tava muito boa, até começarem a forçar sexualização em praticamente TODO CAPITULO, e apenas nas personagens femininas. Além de ter ficado repetitivo e eu ter pegado um certo ranço do Barret. Mas é isso, se vc não se importar em ter que ler toda hora sobre uma mulher sendo extremamente sexualizada, vale a pena ler o livro.

Sávia 31/08/2022

O caminho bom apaga o final ruim ??
Escrita extremamente gráfica, ambientação impecável, fluidez na narrativa, simplesmente não dá vontade de largar, personagens bem construídos, é fácil de se convencer em ambos os lados. No momento da leitura eu só fiquei imaginando em como seria perfeito se os responsáveis pela Maldição da Residência Hill pegassem esse livro e o adaptasse. É a história de casa mal assombrada RAIZ! Ou seja, o caminho foi bom demaaaais! Pena que o final decepcionou um pouco, a forma como o mal foi derrotado. Mas valeu super a experiência!

Louie 24/02/2022

Acho que o principal ponto positivo do livro é que ele cumpre o que o título promete: a casa é realmente infernal. A história passada dela é muito interessante, e diferente de outros livros em que você fica esperando as coisas acontecerem e elas não vem, nessa aqui acontecem muitas coisas! São vários acontecimentos paranormais e se você for do tipo de pessoa que costuma ter medo com livro de terror, esse vai te dar bastante material pra isso (com direito ao clássico fantasma com lençol e tudo).
Apesar disso, a leitura não me prendeu e eu acho que a culpada foi a narrativa do Richard Matheson. Achei ela um pouco excessiva em detalhes desnecessários (do tipo "andou até a porta, abriu a porta, saiu do quarto, andou pelo corredor"). Por conta disso, mesmo as cenas de ação ficam um pouco arrastadas. Outro motivo foi que eu não gostei de nenhum dos personagens, não me importei com nenhum deles, e quando isso acontece a história não me prende.
Outro ponto desconfortável é que ele traz bastante conteúdo com teor sexual, o que não é ruim por si só, mas acho que o autor pesa um pouco a mão às vezes, ficando apelativo. Se ele tivesse escrito essas cenas com mais sutileza, deixando as coisas mais subentendidas talvez, teria ficado mais interessante e talvez até mais medonho.
Não gostei do final do livro também, achei muito arrastado.
E só pra finalizar, tem a quantidade absurda de erros de grafia. Infelizmente, o trabalho caprichoso da DarkSide no que diz respeito à aparência do livro não se estende ao texto (que é o mais importante, afinal).

Lucas.Zanco 28/10/2022

Hell House: A Casa do Inferno
Amei a historia, ele não sai do plot central da historia que é a casa mal-assombrada e os personagens que estão lá para estudarem e até mesmo se livrarem do mal que atormenta a casa do inferno, são 4 personagens ao todo Barrett que é um físico e criador de uma maquina capaz de anular energias psíquicas, conceitos científicos para explicar os fenômenos paranormais, sua esposa Edith que opta a participar dos estudos dele sobre a Hell House, e dois médiuns Florence que é uma ex atriz de cinema que descobre possuir poderes mediúnicos então ela opta a deixar a carreira como atriz e se focar unica e exclusivamente a sua parte espiritual e mediúnica para ajudar as pessoas após a morte de seu irmão que a motiva a seguir a carreira de espirita e o quarto personagem é Ben fischer, que foi o primeiro médium a ir com um grupo anterior ao grupo criado pelo sr.Deutch. Fischer fora o único da segunda expedição a sobreviver a influencia maléfica das assombrações de Hell House e é justamente por este motivo pelo qual o sr.Deutch escolhe Fischer como o quarto integrante da nova expedição para a Hell House. Todos os personagens são bem trabalhados, mas apenas dois dos 4 personagens centrais trazem um grande peso em seus passados e são muito bem trabalhados e explorados. As assombrações e as manifestações também são muito bem trabalhadas e descritas ao decorrer da historia, o autor não mede esforços em descrever cenas pesadas com termos pesados mesmo para aquela época e a violência gráfica descritiva das cenas em que as manifestações agem contras os personagens são bem brutais e cruas. Para os amantes de historias de casas mal-assombradas eu recomendo este livro, a leitura é muito dinâmica e deixa o leitor ansioso pelas próximas ações dos personagens como das assombrações, você começa a ler e não quer parar de ler de tão impulsivo que a escrita do autor é, recomendo demais a leitura e um grande Halloween e um Feliz Dia das Bruxas.

Amanda3913 21/10/2023

Mais ou menos. Achei a história meia parada mas no final deu uma melhorada. Não consegui me apegar muito aos personagens.

Nando Borges 16/01/2022

Descritivo demais
A enredo em si é bom, porém o autor é muito descritivo em relação a casa e repetitivo nas ações dos personagens. Dezenas de páginas foram gastas com descrição e repetição. Tirando isso, o livro é muito bom.
Déia Madden 16/01/2022minha estante
Concordo com vc.

Rodrigo 15/04/2022minha estante
Nisso concordo,quando comeca o lance dos clichês de poltergeists sessões espíritas ataques psíquicos eu achei bem desinteressante realmente

Hugo.Castro 20/05/2022

Hell House - A casa infernal
A nível de comparação, é dito que a mansão Belasco, vulgo casa infernal, no Maine, é o monte Everest das casas mal-assombradas, a mais vil de todas elas. Duas equipes distintas compostas de médiuns, sensitivos e parapsicólogos tentou, em épocas diferentes, descobrir a origem das assombrações e/ou exorcizar os espíritos malignos da casa, mas ambas as expedições findaram em terrível fracasso, quem não morreu enlouqueceu por completo.

Muitos anos após a última tentativa de investigação da casa, um milionário dono de uma rede de revistas e jornais, Deutsch, na iminência da morte, contrata uma nova equipe para investigar a casa infernal, e o que ele quer saber é simplesmente se existe vida após a morte. Para isso, o moribundo está disposto a pagar honorários bem generosos a nova equipe que é composta por Lionel Barret, parapsicólogo de renome, sua esposa Edith, Florence Tanner, médium mental bem conhecida, e Fischer, único sobrevivente da expedição anterior a mansão Belasco.

Matheson fez aqui algo parecido ao que fez em Eu sou a lenda, que foi inserir uma abordagem científica para desvendar o sobrenatural, e isso eu acho bem legal. Não sei se foi devido a uma alta expectativa por ele ser um dos meus autores favoritos, mas não amei a história. Ela é apenas OK, mas não me apeguei a nenhum dos personagens, inclusive achei todos eles irritantes em suas particularidades. Os mistérios da casa e a sua história também achei bem sem sal, a resolução final nem se fala, conveniente e nada dedutiva. É um livro apenas OK, longe de ser genial ou instigante. Mas ainda é um Matheson.

bookswnath 17/07/2023

Livro bom, mas nada extraordinário.
Primeiramente, gostaria de deixar claro que esse livro não é para quem possui gatilho em assédio e/ou estupro. A obra fala claramente sobre ambos os tópicos e POSSUI cenas descritivas, então caso seja algo que lhe perturbe: NÃO LEIA.

Agora que já lhes avisei sobre isso, também gostaria de dizer que achei a leitura interessante. Sempre tive curiosidade sobre assombrações que levam o assustador para outro lado além da plena violência, então acabou sendo esclarecedor para mim que eu prefiro morrer do que sofrer o que Florence e Edith sofreram aqui. A leitura começa bem lenta, no quesito do entendimento do que acontece na obra, mas também não é nada extremamente difícil de encaixar.

Ademais, não é uma obra que você sente medo mas sim desconforto, PRINCIPALMENTE se você é mulher: em nenhum momento senti um clímax grande e não me surpreendi com o desfecho final pois o livro mesmo o deixou claro, porém a construção até ele e as cenas realmente sobrenaturais são emocionantes. Em um sentido que causa susto e medo? Não, mas de um modo que te proporciona um sentimento ruim com as coisas ditas nas entrelinhas e impostas pelas assombrações. Se você for como eu, vai acabar refletindo sobre a capacidade da crueldade humana e de sua perversão, então posso dizer que a leitura me serviu para me deixar mais alerta nesse quesito.

Acredito que a DarkSide fez um ótimo trabalho com a tradução e construção do livro em si, eu tive mais vontade de ler pelo capricho que eles tiveram aqui do que com qualquer sinópse. Em resumo, não senti metade do medo que senti lendo ?Amityville?, nem mesmo o sentimento de perseguição que tive com aquela obra, mas mesmo assim gostei ? até certo ponto e, com certeza, excluindo as cenas que citei ? de ler. Recomendo, mas jamais seria um favorito.

May 22/01/2022

O monte everest das casas mal assombradas

Dois médiuns, um cético que vai liderar o grupo, e a mulher do médium, partem rumo à uma casa mal assombrada, conhecida como a casa do inferno, à pedido de um milionário à beira da morte que quer provas sobre o que encontrará depois da morte. No início tudo parece correr bem, apesar da atmosfera estranha da casa, mas conforme o tempo passa coisas aterrorizantes começam a acontecer e ficam cada vez mais atormentadoras. No meio do caos, as diferenças de opinião dos personagens acabam dificultando o trabalho em equipe, e é o que torna a história mais interessante e acaba até deixando as assombrações e o terror de lado na história, pode parecer um pinto negativo, mas isso foi um enredo muito envolvente. Em dado momento o leitor tem raiva de todos os personagens, mas em outro momento eles acabam nos despertando empatia, então é uma relação de amor e ódio. Nos vemos apreensivos e curiosos para saber o desfecho dessa história macabra.

"Este lugar não é chamado de Casa do inferno à toa. E pretende matar cada um de nós, então é melhor que aprenda s e proteger até se sentir pronta. Ou será apenas mais uma vítima da lista"

?? Pesquisem os gatilhos
+18

Vitorcfab 29/12/2021

Hell House
Um grupo de médiuns e investigadores paranormais são contratados para passar alguns dias na famosa "Casa Do Inferno", na tentativa de descobrir os mistérios do lugar e validar se é realmente assombrado.

Apesar das 3 estrelas, gostei muito mais do que vai parecer.

Esse livro é, em geral, uma ótima diversão escapista para quem quer ler uma simples história de casa assombrada, com várias cenas de terror, alguns mistérios e personagens divertidos.

No aspecto diversão, acredito que o livro foi muito bem sucedido, pois me senti envolvido e devorei as páginas muito rapidamente. Porém, acredito que "simples" é a palavra que mais define esse livro.

Mas não considero simples apenas quando comparo à outros livros similares. Acredito que seja simples dentro de sua própria proposta, apostando sempre nos rumos mais óbvios e desenvolvendo todos os aspectos de forma básica, sem nunca atingir o grande potencial que tinha.

Vou tentar explicar melhor...

A começar pela escrita. Acredito que isso seja algo extremamente pessoal, mas eu particularmente gosto de livros mais descritivos, que constroem em detalhes o cenário e os sentimentos dos personagens, pois isso faz com que minha conexão seja mais forte, ajudando a me imaginar em tais situações. Porém, nesse livro, achei a escrita corrida, sem tanta profundidade, descrevendo tudo de forma crua e breve. Sei que isso pode agradar algumas pessoas, mas para mim, fez parecer um desperdício de potencial, visto qu o autor cria cenas de terror muito boas.

Gostei muito dos personagens, de como são diferentes uns dos outros, as interações divertidas entre eles, a forma como se tornam mais e mais amigos ao longo da história e o fato de cada um deles ter pelo menos um drama individual, que guia suas ações.

Porém, mesmo que eu não os considere necessariamente unidimensionais, achei que ficaram muito presos à um drama ou aspecto único. Gostaria que mais camadas fossem exploradas, com mais detalhes de seus pontos de vista, coisas que seriam melhor desenvolvidas em uma escrita mais detalhista. Seus desenvolvimentos também são extremamente básicos e previsíveis, não senti real impacto ou surpresa por nada que aconteceu. Deixar os personagens mais complexos poderia compensar a simplicidade da história principal.

Achei o desenvolvimento da história principal também igualmente básico. Ainda que mescle algumas ideias interessantes, me pareceu que nunca atingiram seus verdadeiros potenciais.

Gosto de como a casa se alimenta do humor dos personagens, canalizando sentimentos como raiva, medo e ódio, utilizando isso contra eles, colocando os personagens uns contra os outros. A repetição disso vai causando exaustão psicológica, o que me pareceu outro aspecto interessantíssimo. Porém, foi também outro aspecto que me pareceu mal aproveitado.

Também temos a possibilidade de interpretar vários dos eventos sobrenaturais como loucura, principalmente pelo histórico e contexto psicológico de alguns personagens, como Edith. Gostei da forma como isso foi tratado, não de forma explícita, apenas deixando aberto para essa interpretação.

Na minha cabeça, o autor poderia fazer muitas coisas com essas idéias, transformar o livro em um terror mais psicológico, acrescentando um desenvolvimento complexo de personagens. Mas aparentemente essa nunca foi a proposta. Uma pena que a proposta foi fazer algo....apenas "simples".

Impossível não pensar em Stephen King, que consegue partir de premissas simples e criar uma história marcante, pela escrita profunda e personagens complexos. Tudo que não tive nesse livro.

Acredito que o aspecto melhor desenvolvido, foi o que diz respeito aos mistérios da casa. Gostei de entender mais sobre a história daquele lugar, seu proprietário original, as coisas macabras que ele fez e como essa maldição teve início. Foi um mistério delicioso de acompanhar e considerei a resolução muito satisfatória.

No geral, quando encaro o livro apenas como uma diversão escapista, acredito que seja um livro de terror funcional, que valeu a pena ler, e mesmo com a simplicidade, conseguiu me divertir do início ao fim. No fim das contas, isso é uma das coisas que mais procuro em um livro.

--- Os Personagens ---

Barrett. Homem cético e ganancioso, que aceita a investigação principalmente pelo dinheiro e o sucesso que pode obter. Seu lado cético faz com que veja tudo da forma mais "científica" possível, buscando explicações lógicas. É um homem apaixonado pela esposa, e tenta ao máximo protegê-la de todos os perigos.

Edith. Esposa de Barrett, uma mulher extremamente apegada ao marido e com um possível caso de depressão, que fez com que desenvolvesse um forte medo de qualquer forma de solidão. A ideia de fica sozinha e longe do marido é mais assustadora do que enfrentar uma casa assombrada, por isso insiste em ir junto. Teve uma criação rígida, com pais conservadores e severos, o que resultou em sua personalidade reprimida e submissa. É a mais suscetível aos "poderes" da casa, e quando está sob influência desses supostos fantasmas, sua personalidade se torna o exato oposto, o que me fez questionar se o caso é psicológico ou sobrenatural. Minha personagem favorita, com certeza.

Florence. Uma médium muito religiosa, especialista em incorporação, que tenta defender a todo custo a veracidade de suas crenças. Por conta dessa personalidade, tem algumas discussões com Barrett, mas uma boa amizade com Fischer.

Fischer. Médium e o único sobrevivente da última tentativa de investigar a casa do inferno. Depois desse episódio, sua vida declinou, se tornou um homem recluso, que vive de forma simples, mas sempre se envolvendo em confusões. É possível ver que ele tem grandes traumas desse passado, traumas que poderiam ser melhor explorados. Ainda que traumatizado, aceita voltar para essa nova tentativa de investigação, para ter uma nova oportunidade de usar seus dons mediúnicos e enfrentar a casa, colocando um ponto final nesse aspecto que o atormenta há anos. Por conta de seu psicológico abalado, também é um dos que mais sofre influências da casa.

Belasco. O fundador da casa, um homem perverso, obcecado por todos os tipos de prazeres carnais, que chegou ao ponto em que nada o satisfazia. Era extremamente manipulador, quase como um dom sobrenatural para convencer as pessoas a fazerem o que queira, capacidade que ele usava para destruir vidas. Ainda que só vejamos esse personagem através das informações obtidas durante a investigação, me pareceu um dos personagens mais interessantes.

Dougmage 22/12/2022

A física explica ?
Esse livro caiu dos céus como parte de um presente de natal...
Confesso que nunca ouvi falar a respeito da obra e também não fazia a menor ideia de quem fosse o autor! As obras de terror nas quais havia lido se resumiam em King, Poe, Lovecraft...

E MEU! OBRIGADO POR ESSE PRESENTE DESCONHECIDO!
?QUE LIVRO MEUS AMIGOS ?
Devorei em apenas 3 dias ?

°Tem pontos fracos? Com certeza!
°Dependendo da ocasião você se perde com todo o contexto? COM CERTEZA!
Foram incontáveis vezes que eu estava lendo e parecia que estava lendo "errado" pois os eventos pareciam ser tão caóticos e
surreais que você se pegava com uma ENORME interrogação!
" Pera... ela está dançando valsa em um salão ou ela está do lado externo da casa na beira de um lago pantanoso ? Pera... agora ela está deitada em seu quarto? É a mesma pessoa? Ou mudaram a linha de personagens e eu não percebi??? Melhor eu voltar algumas páginas e ler de novo."

?Hell House nada mais é que um CLICHÊ muuuuuuito bem construído na qual conta a história de uma "casa assombrada."
Tem tudo que leitores de terror já estão familiarizados. ?Cadeira que se mexe sozinha, Portas que se abrem, sons de passos, Possessões, Sangue, Frenesi, Alucinações (ou talvez não sejam alucinações), Pessoas enlouquecendo e etc... ?

?O livro conseguiu me prender do início ao fim! A História elaborada ao redor da casa eu achei FANTÁSTICO!
É um conto de terror porém com um suspense PESADO e com uma pitada de conteúdo ??Erótico??( na qual faz parte de todo o contexto da história envolvendo a casa e os eventos que já aconteceram nela há alguns anos atrás.)

Não irei detalhar tanto pois cada evento cria aquela pulga atrás da orelha... você começa a achar que é algo... depois vê que não é... depois voltar a crer que é!

?Sobre o final... com certeza é um final que irá dividir opiniões!
Eu em particular dividi o final em 2 partes.
Primeira parte RUIM pois achei bem "Mé" o desfecho de um "negócio" na qual não posso falar o que é ( MAS QUEM JÁ LEU OU ASSISTIU IT A COISA VAI ENTENDER DO QUE ESTOU FALANDO ?)
Mas ao mesmo tempo, logo após essa parte na qual classifiquei como " ruim ", vem algumas descobertas que me CHOCARAM! Fazendo com que eu aceitasse o final como um todo!

RECOMENDO COM FORÇA GALERA!
s4 22/12/2022minha estante
eita que essa resenha tá absurda de boa ?

Dougmage 22/12/2022minha estante
aaaaa obrigado Sil ????

bellahotlibrary 22/12/2022minha estante
O tipo de resenha que o povo gosta

Alan.Felipe 21/01/2023

A casa do inferno
Uma boa história sobre uma casa mal assombrada que mistura ciência com espiritualidade.

Gostei de como a trama conseguiu transmitir a tensão e as mudanças que a casa vai causando nos personagens (eles podem ser um pouco chatos as vezes, mas é compreensível). Rola umas coisas bem pesadas também e o final achei bem interessante.

Também curti o teor do terror e, dentro desse terror, ocorrem coisas bem pornográficas, e entendi que é pelo passado que a casa teve.

Recomendo pra quem gosta do tema!

Alessandro232 15/12/2022

Uma clássico sobre o tema da casa mal assombrada
"Hell House" é um considerado um dos melhores livros de Richard Matheson e tornou-se um filme de sucesso nos anos setenta. Tanto a obra original como sua adaptação cinematográfica são considerados clássicos na maneira como revistam o tema da casa mal assombrada.
A trama de "Hell House" lembra muito a de outro clássico com a mesma temática: "A assombração na casa da colina" de Shirley Jackson. No entanto, apesar do mesmo ponto de partida, as obras tem desdobramentos diferentes. Enquanto, o livro de Jackson envereda para o insólito, o terror psicológico, a obra de Matheson enfatiza o horror sobrenatural.
É como se Matheson não tivesse gostado do desenvolvimento de "A casa..." e resolve fazer sua própria versão de "A casa..." A trama do livro de Matheson começa com a reunião de um grupo de pessoas, entre eles um professor de parapsicologia, sua esposa, e dois sensitivos na mansão Belasco, uma antiga mansão com fama de mal assombrada. No passado, nesse lugar ocorreram acontecimentos assustadores que tiveram trágicas consequências. Dentro desse grupo, um dos sensitivos sobreviveu as mais violentas manifestações sobrenaturais da mansão Belasco e voltou lá, com o propósito de "exorciza-las".
Um aspecto chama muito a atenção no livro. Esse grupo tem a intenção de investigar o que acontece lá usando uma combinação de Ciência (equipamentos eletrônicos) com habilidades paranormais demonstradas pelos sensitivos. Dessa forma, busca-se por meio desses meios dessa investigação explicar de forma racional esses fenômenos extraordinários, tais como intensas batidas de porta durante à noite ou aparições fantasmagóricas.
Assim como outras obras , a mansão Belasco revela-se um cenário de medo, que gradativamente causa perturbações mentais em seus hóspedes, a exemplo da sensível Florence. Matheson é muito bom para criar atmosferas de terror que, posteriormente dão ensejo a cenas gráficas de horror. Além disso, alguns aspectos são mais sugeridos do que mostrados, embora, essa sugestão também faça referência a eventos aterrorizantes.
Também vale destacar o desfecho do livro que se dá de modo inesperado e surpreendente.
"Hell House" tem todos os elementos para agradar os apreciadores do horror clássico: uma narrativa interessante e envolvente, uma atmosfera gótica carregada de tensão e mistério e uma reviravolta perto do final que soluciona os sinistros mistérios envolvendo a mansão Belasco. Sem dúvidas, é uma das obras que faz uma interessante revisão do tema da casa mal assombrada, que devido a sua detalhada descrição, aparece no livro como se fosse uma entidade viva que afeta a mente de seus moradores- um aspecto que também compartilha com "A casa..." de Jackson.
Sobre a edição: essa é com certeza uma das mais bonitas da Darkside. Tem capa dura com verniz. Também tem uma introdução sobre o tema da casal mal assombrada que complementa a leitura do livro de Matheson.