Ramayana

Ramayana William Buck

Resenhas - Ramayana

Charles 24/01/2016

Fascinante e fácil de ler
De início, achei que a leitura desse livro fosse muito difícil. Que ilusão! O livro é de facílima leitura, facilitada por um glossário de personagens ao final, o que facilita ainda mais a leitura. De sobejo, ficamos sabendo muito sobre a mentalidade indiana e nos familiarizamos com muitos termos e costumes de lá. Uma obra comovente, que nos passa a natureza do ser humano e dos deuses. Vale a pena ler.

Juliana 23/09/2023

Foi um livro muito diferente assim dos que costumo ler, já que sou (acho que podemos dizer que somos) mais acostumada com o modelo europeu de épico.

Tudo tem uma descrição muito diferente, outra lógica, foi muito daora poder conhecer mais dessa tradição filosófica, já tenho pesquisados mais coisas e tentado entender mais, não vou mentir que escutei dois podcasts para entender melhor a simbologia e que não sei explicar o que é Dharma.

Elogio também essa tradução que tenta ser mais acessível, acho que essas iniciativas sempre são importantes

Leo M 04/11/2017

O homem entre a fantasia e a realidade
Quando li esta versão de Ramayana, pouco sabia sobre os antigos textos indianos. Ainda tinha uma visão muito poética sobre as culturas do oriente e era atraído pela forma exótica pela qual viam o mundo.
A leitura de Ramayana mudou minha forma de observar essa parte do planeta. Pouco depois, eu teria a chance de conhecer a Índia em uma viagem que transformou minha vida em "antes e depois".
Ramayana não é uma leitura fácil para ocidentais que não tenham ao menos algum tipo de instrução nas escolas religiosas da Índia, e essa versão tem características um tanto peculiares.
Sempre que ouço alguém falar da Índia, do Ramayana, do Mahabarata, reflito sobre a diferença entre a fantasia e a realidade, reflito sobre a papel do homem no plano existencial...
ELIZ 16/11/2020minha estante
Realmente não é tão fácil para nós ocidentais.
Me apaixonei pela obra após ouvir a Prof. Lúcia Helena Galvão (do canal do Youtube Nova Acrópole) contar essa história de uma maneira tão apaixonada, que se tornou um dos meus contos preferidos. Se puder assisita, será uma experiência incrível.

Drakomanth 24/04/2021

ASCENÇÃO
Antes gostaria de pontuar que vinha numa sequência de leituras que acredito ter me conduzido até aqui. A referida sequencia foi: William Shakespeare, Fiódor Dostoiéviski, Liev Tolstói, Júlio Verne. Durante as leituras fui tocado pelo excesso de espiritualidade e transcendência intrínseco nas determinadas obras de cada Autor. Sendo assim, ao olhar para minha estante, percebi que necessitava rever e conhecer mais sobre a história antropológica e transcendental da humanidade. Nunca tinha lido sobre todas as narrativas religiosas que tenho assim... De uma vez. Confesso que nem estou na metade, mas foi aqui que minha consciência sofreu um insight. Preparada pelo Bhagavad-Gita, a leitura do Ramayana conseguiu me levar numa através do tempo para uma consciência ética que passa um sentimento de nostalgia distante, como se tivesse perdido algo, mas não saber dizer o quê. Já se aproximando do final, mesmo conhecendo as alterações feita pelo autor, ou justamente por saber, percebo que esse algo, que parece ter sido perdido, nada mais é do que uma humanização mais pura. Derradeiro e triste dizer que quanto mais tento ser otimista, depois destas leituras, mas parece que a humanidade tem se afastado de um algo maior que a impulsionava para um Sumo Bem. E a leitura deste épico é cheia de vida que cumpre o papel de uma boa aventura e uma história de amor ao mesmo tempo que atua como um guia para a prática espiritual. Pois se trata de uma história recontada, mas que ainda assim não consegue deter o cerne de apresentar uma mensagem religiosa de ascendência espiritual.

caiocorrea_art 05/01/2023

Um dos épicos mais importantes do mundo
Vamos de clássico, vamos de épico.?Ramayana é um dos livros clássicos da cultura hindu. Um livro que diria quase indispensável para aqueles que desejam mergulhar e se aprofundar na história (itihasa) e nessa cultura linda e mágica do oriente.
É conhecido nessa cultura como o poema mais antigo e belo do mundo.
O livro conta a história de Rama, o maior de todos os reis, que foi expulso de seu reino um dia antes de sua posse pelo seu pai, que devia um desejo para uma de suas esposas. Esta queria que seu filho assumisse o reinado, não Rama.
Com isso Rama, muito leal às ordens do pai, até então rei de Ayodhya, foi passar 14 anos na floresta com sua esposa, Sitá, e seu irmão, Lakshmana.
Depois de muitos anos de vida nas florestas e muitas amizades feitas com os moradores locais, Sitá foi raptada por Ravana, rei dos demônios. Que a queria como esposa por ser a mulher mais bela de todos os tempos.
Com isso Rama monta um exército com os exércitos da floresta, macacos e ursos, e vai em busca de sua esposa. Nesse momento que ele conhece o tão famoso personagem Hanuman, o incrível macaco branco. E após uma batalha épica Rama mata Ravana e retoma Sitá de Lanka, a cidade dos demônios.
Porém a história na termina por aí. Após retornarem ao seu reino, Rama assume o trono e vive anos com sua esposa e seu povo em harmonia, até que chegam boatos de que Sitá teria sido tocada por Ravana, portanto seria impura.
Então Rama numa atitude covarde expulsa Sitá de Ayodhya e ela retorna para a floresta onde é acolhida por Valmiki, o poeta e escritor de Ramayana.
No eremitério de Valmiki Sitá dá à luz a um par de gêmeos, filhos de Rama. E depois tem toda a trama do reencontro que eu vou deixar para que os leitores descubram.
Um livro para muito além da imaginação. Daqueles que um filme não seria capaz de botar em imagens.
Daí vemos nosso poder imaginativo.
Recomendo muito.
Livre-se

giovanna990 26/08/2023

Os contos indianos são sempre magníficos. pensar que você está lendo um sânscrito de mais de dois mil anos torna a experiência ainda mais acalentadora.

Juvi E. Anne 16/01/2023

Não sei explicar a sensação boa que sinto. Só sei que amei, marquei mais de cem passagens, ganhei muita inspiração para minha própria história e queria poder esquecer tudo que li, só pra poder reler como se fosse a primeira vez.

pslover_ 20/03/2024

Rama e Sita eram como o sol e o raio solar.
Foi uma experiência de leitura mt envolvente e fluida.
O livro explora a natureza dos seres humanos e dos deuses por meio de suas complexas interações e dilemas morais, podemos tirar tbm valiosas lições sobre amor, dever e a resiliência..