Os Inimigos

Os Inimigos Maksim Górki

Resenhas - Os Inimigos

Giovana Varotti 04/12/2018

se não fosse a dona unesp...
Amei muitoo! Eu estava com um super preconceito com ele por causa da nota do Skoob e depois de amar "Antígona" pensei: "impossível gostar de outra leitura obrigatória da unesp da mesma forma!". Estava errada (ainda bem).
O livro é CHEIO de passagens lindas e fortes sobre a luta da classe operária, coisa que a gente lê e consegue ver os reflexos na sociedade de hoje.
Existe uma discussão sobre as armas, a morte, o bem e mal, tudo bem construído em cada personalidade das personagens.
Pena que o final é meio do nada e fica SUPER em aberto, o que me fez tirar uma estrela. Se bem que já sabemos a continuação da história...
Raio.Laser 11/02/2021minha estante
Preciso encontrar um PDF dessa obra URGENTE para a faculdade. Alguém pode me ajudar?

Wanderreis 27/03/2023

O Que Eu Quero

"O que eu quero é tremer de medo, de alegria, o que eu quero é um texto cheio de fogo, de verdade, de cólera... palavras afiadas como punhais, queimando como tochas... O que eu quero é jogar tudo isso ao público, jogar com uma generosidade terrível... Para que as pessoas peguem fogo, comecem a gritar, a correr..."

Sérgey 26/07/2016

A maior parte da peça é um pastelão. Ao final da obra pude tirar algo da filosofia comunista, onde prefiro pontuar, que considero somente a lealdade sempre presente do grupo.
Para quem já leu "A Mãe", também de Gorki, se afeiçoará por esta pequena obra.

Pacaterra 08/09/2023

"Eles vão vencer..."
Escrito onze anos antes da vitória da Revolução Russa de 1917, essa peça de Gorki foi proibida de ser encenada durante o regime autocrático do czarismo, sob o argumento de ser "uma pregação contra as classe possuidoras".

Retrata a luta de classes entre uma família burguesa, os Bárdin, e os operários de sua fábrica.

"Nenhum terror vai nos deter mais, não! Nunca mais vão apagar esse fogo!"