Lilith e Eva

Lilith e Eva Valéria Fabrizi Pires

Resenhas - Lilith e Eva

Eliza.Rezende 12/05/2023

Gostei da leitura. A autora trouxe a análise do mito de Lilith e Eva a partir da visão analítica, ou seja de como esses arquétipos influenciam no nosso inconsciente.

Interessante para ver como Lilith e Eva podem ser ditas como opostas, mas que se unem por serem mulheres, portanto, são um todo unificado que sofrem juntas dos mesmo atos misóginos e machistas.

Lilith, por ser a que se revolta contra Deus é julgada e intitulada de prostituta. Eva, que aceita ser submissa ao homem, é julgada por ter comido o fruto proibido. No final, as duas são julgadas independente do que fazem.

Jhanade 05/10/2021

Somos muitas?
O livro LILITH E EVA busca cruzar os esteriótipos entre os dois mitos e fazer perceber que um habita o outro. Que elas são partes que não se sustentam sozinhas e que em nós mulheres as duas habitam, lógico, dentro do padrão social uma se mostrando mais que a outra, mas que no íntimo temos a fagulha das duas. E que o principal não deveria ser a separação dos sexos (homem/mulher) mas a busca por uma relação harmônica, pois nem o sistema patriarcal nem o matriarcal devem dominar, mas se unir.

Tatiana221 21/05/2021

Livro muito ruim, acaba sendo mais do mesmo, totalmente sem embasamento, histórias não convincentes

Vânia 16/10/2009

Lugar comum
O tema abordado é interessante, principalmente pelo fato de que a história (ou lenda, o q vc preferir) de Lilith é muito pouco conhecida neste lado do mundo cristão-ocidental. Entretanto, a autora passeou pelo lugar comum, sem acrescentar ao estudo novos enfoques. O tema poderia ter sido melhor explorado.

Érika dos Anjos 16/10/2009minha estante
A história de Lilith é riquíssima! Do tema, acredito que seja a que mais gosto...