Batman em Quadrinhos

Batman em Quadrinhos Jerry Ordway

Resenhas - Batman em Quadrinhos

Felipe HQs e Mais 26/02/2024

Batman 89
Essa leitura teve um sabor especial pra mim. Foi com 'Batman - Adaptação Oficial do Filme' que comecei a amar, entender e colecionar quadrinhos. Ao sair empolgado da sala de cinema, corri pra banca e descobri que já havia a sua quadrinização oficial!

O ano era 1989, eu tinha apenas 13 anos. Guri adolescente, perdi as contas de quantas vezes li e reli essa HQ na época! Aproveitando a Batmania 89, a editora Abril colocou nas bancas materiais do Morcego nas semanas seguintes, como o 'Superalmanaque DC 1 - Origens Secretas', com os vilões de Batman, e 'As Mil Faces de Batman' (esta é a segunda HQ da minha coleção, um dia a releio e faço postagem aqui; já o almanaque vendi em algum sebo ?)

O gibi, desenhado por Jerry Ordway e escrito por Denny O'Neil, adapta brilhantemente não só o filme, mas também os traços de Michael Keaton, Jack Nicholson, Kim Basinger e cia. E vou confessar: li ele pela milésima vez com as vozes da dublagem original na cabeça! Impossível esquecer a voz incrível do Coringa do saudoso Darcy Pedrosa ?

Hoje, 35 anos depois, o gibi com a adaptação do filme de 1989 continua ótimo! É incrível como os bons quadrinhos envelhecem sem perder o fôlego! Fiquei até com vontade de ler o volume que veio em seguida, em 1992, com a quadrinização de 'Batman - O Retorno'. Mas isso fica para uma próxima batsemana de leituras...

E você, é fã - assim como eu - do Batman '89? Já viu e reviu o filme quantas vezes? Conta aí!

lorran_dossantos 23/11/2023

Entendo a importância do filme, mas, particularmente, nunca consegui gostar. Creio que seja um pouco datado, o que é normal também, já que a época tinha outra visão sobre HQs. Porém, sei da importância que esse filme tem, tanto pro Batman quanto pro mundo dos quadrinhos e, consequentemente, pros filmes do gênero que viriam a surgir anos depois.

Clio0 31/08/2023

Quase um storyboard do filme.

O'Neil fez um bom trabalho em adaptar algumas cenas mais obscuras do filme, pois Tim Burton é um cineasta com estilo próprio e muito difícil de manter quando a ideia da edição é ser um adaptação.

A arte de Ordway toca no realismo e casa muito bem com rostos nada fáceis de retratar como os de Keaton e Basinger. O destaque fica no cuidado com os personagens secundário que são igualmente reconhecíveis no traço do desenhista.

Recomendado aos fans.
RenanDuarte 31/08/2023minha estante
Eu tinha esse! Não sei se ainda tenho, pode estar guardada em alguma caixa kkkkk mas lembro que a arte era muito realista mesmo!

Dan 12/07/2012

Tão perfeito quanto o filme. Uma revista para guardar para sempre.