Vinho e Guerra

Vinho e Guerra Don e Petie Kladstrup

Resenhas - Vinho & Guerra

Mauricio.Moura 25/12/2021

Ótima leitura
Livro recheado de história que aborda uma questão que eu não fazia ideia, como os alemães roubaram milhões de garrafas de vinho da França durante a 2ª GM. Além de vários relatos, o principal é entender como o vinho é realmente tratado como um tesouro nacional.
Daniela720 15/11/2023minha estante
INCRÍVEL O LIVRO!

Paola.Fico 21/01/2022

Resenha
O livro apresenta diversas histórias ocorridas durante o período da 2a GM que envolviam o vinho e outras bebidas.

Fernanda 08/12/2010

Delicioso
"Vinho & Guerra" é um retrato da ocupação nazista na França vista pela ótica dos produtores de vinho das maiores regiões viníferas da França, Bordeaux, Champagne, Borgonha, Vale do Loire e Alsácia. A história é desenvolvida a partir dos relatos recolhidos pelos autores nas inúmeras entrevistas que fizeram com sobreviventes da Guerra e seus descendentes.
É permeado de histórias deliciosas, como por exemplo a forma que os franceses esconderam seus melhores vinhos dos alemães.
É um retrato diferente da França de Vichy, contada por aqueles que apenas tentavam sobreviver fazendo o que seus antepassados faziam: fabricando vinhos de alta qualidade. Gostei de poder ver a 2ª Guerra por outro ângulo. Tudo bem que os 'personagens' principais do livro são hoje os maiores representantes da indústria do vinho francesa, suas histórias de fato são muito boas, embora eu tenha tido uma leve impressão que rola um merchandising dos vinhos mais famosos.
A leitura é rápida e fácil (os autores escrevem muito bem). Recomendo, ótima leitura.

Karin 13/01/2021

Conhecer o impacto da guerra mas regiões produtoras de vinho além do papel que exerceram durante a guerra é fascinante.

Giuliana.Fiori 06/04/2020

Super recomendo pra quem gosta de vinhos e história! Detalhes super interessantes da resistência francesa durante a Segunda Guerra.

Nivia.Oliveira 17/09/2021

Nesse livro o exército alemão pilha as vinícolas francesas literalmente acabando com o Terroir. E os franceses tiveram que trapacearam para sobreviver! Tiveram trabalho para enganar os Weinfuhrers -compradores nazistas – que tinham bom gosto e sabiam reconhecer um grand cru, ao contrário de Hitler, que considerava o vinho – “o vinagre vulgar”.
Por meio de histórias curiosas de produtores, hoteleiros e restaurateurs das cidades de Champagne, Bordeaux e outras vamos descobrindo do que eram capazes de fazer para proteger a economia da França e reaver o prazer de saborear um bom vinho. Lugares inusitados foram utilizados para esconder os melhores vinhos... teias de aranha bons disfarces...
Se há quem defenda o vinho pelos benefícios para a saúde, que dirão os soldados que, ainda do lado inimigo, resistiram porque possuíam um pouco de vin chaud!
E no pós-guerra o amor pelas videiras aguçou a resiliência para recomeçar do zero. Era uma questão de honra: manter a França como o reino do vinho. Quem sobreviveu contou!

site: https://www.instagram.com/niviadeoliver/?hl=pt-br

Buda 16/01/2021

Franceses salvando o seu tesouro
O vinho e o champanhe são definitivamente o bem mais precioso da frança, neste livro com histórias fantásticas do tempo da segunda guerra mundial você vai que é um texto indispensável para quem gosta de guerra e mais ainda aos apaixonados por vinho, cultura francesa e história geral.

Lab of books 27/04/2021

É um bom livro,mas fala muito mais sobre vinhos do que a guerra em si.Eu particularmente prefiro saber sobre a guerra,mas foi bacana conhecer um pouco de como a economia francesa e os franceses dependiam tanto do vinho e como era a produção e utilização.

Rafaela Medina 23/02/2021

A luta pela conservação da identidade francesa: o vinho
#desafioskoob
Este livro conta como os principais produtores de vinho da França, dos super reconhecidos chateaus de Bordeaux, Champagne, Borgonha, Vale do Loire e Alsácia, lutaram para proteger um tesouro imensurável ao povo francês: o vinho. Nesse livro entendemos como o vinho passa muito longe de ser apenas uma bebida tradicional e que ele significa identidade, tradição, personalidade, paixão. O livro trás relatos dos sobreviventes e de seus familiares, a visão dos produtores sobre a atuação dos nazistas sobre o comércio do vinho durante a segunda guerra. Embora interessante, o livro trás alguns nuances técnicos e pode ser maçante pra quem não é um amante entendido de vinho.

Leticia.Zloccowick 15/08/2021

Uma viagem pela história?
Excelente oportunidade de conhecer um pouco mais da história da França durante o período da Segunda Guerra Mundial e a relação dos franceses com o vinho.
Um livro interessante que reúne diversas histórias reais de pessoas relacionadas à produção de vinho na França, contadas ao longo dos anos de 1939 a 1945, principalmente.

Diego | @diiegopaulino 27/05/2020

Delicioso!
Este livro nos traz um relato diferente da 2ª Guerra Mundial.
Conta a história dos sacrifícios e esforços dos franceses durante este período para manter o símbolo nacional e também preservar a história do vinho.

Recomendo aos amantes da história e de um bom vinho!

Sama 01/03/2012

Uma lição de força.
Um livro capaz de tirar o fôlego, emocionar, empolgar e indignar de uma vez só e no decorrer da leitura. Vinho e Guerra não é apenas um grande relato do cenários e acontecimento do período Hitler, é também um guia de força, determinação e amor ao vinho! As lições de vida que são transmitadas através da luta do povo francês servem para qualquer pessoa. Super recomendado!!

Marques 24/08/2016

Comecei a ler esse livro com a intenção de aprender um pouco mais sobre a França Ocupada pelas tropas alemãs nazistas para minha campanha de RPG Call of Cthulhu e me surpreendi com os relatos apresentados pelos autores.

A obra retrata muito bem o sofrimento, os sacrifícios, o pavor e o heroísmo do povo comum francês.

Recomendo aos connoisseurs, aos amantes de vinho, aos entusiastas do tema da 2º Guerra.

Jefferson Vianna 10/01/2018

Um livro sobre amor! Amor a cultura de uma nação!
Vinho & Guerra - Este livro foi a minha última leitura iniciada em 2017 (leitura nº 60) e consequentemente a primeira leitura de 2018... Certamente é um livro muito especial, rico em informações e repletos de detalhes que faz-nos mergulhar com muita intensidade na narrativa. Ao ler este livro, aliei duas paixões antigas: vinho e livro, sendo praticamente impossível não fascinar-me pelo enredo, que me permitiu conhecer ainda mais sobre a importância deste elixir dos deuses, tão sagrado e precioso para a história da humanidade! "Embora este livro trate de vinho e guerra, não é um livro sobre vinho e tampouco é um livro meramente sobre a guerra. É um livro sobre pessoas, pessoas que verdadeiramente transpiram espirituosidade, alegria e bom gosto, e cujo amor à uva e devoção a um gênero de vida as ajudou a sobreviver a um dos capítulos mais difíceis da história da França. Um livro sobre amor! Amor a cultura e aos costumes de uma nação!"

Cassiano.Neto 01/12/2018

Vinho & Guerra
O livro revela como os vinicultores franceses se esforçaram para impedir que os melhores vinhos franceses caíssem nas mãos dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.
Chegaram a emparedar as suas adegas, a enterrar alguns vinhos. Todo esse esforço contudo não foi suficiente para impedir a apropriação de milhões de garrafas por Hitler e seus asseclas, mas com certeza essa resistência permitiu que alguns vinicultores preservassem o seu tesouro ao final da guerra.