Uma Missa para a Cidade de Arras

Uma Missa para a Cidade de Arras Andrzej Szczypiorski

Resenhas - Uma Missa para a Cidade de Arras

Ladyce 15/09/2015

Não era o que eu pensei ser
Talvez seja o meu momento. Talvez não.

1 -- Há muito tempo já resolvi os meus questionamentos sobre religião, igreja e Deus. Então algumas dessas discussões a não ser que sejam um pouco mais teóricas, não apetecem a dedicação do meu tempo.

2 -- Sou uma historiadora da arte. Minha área de especialização é história da arte europeia moderna. Da Guerra Austro-húngara no século XIX até o final da Segunda Guerra Mundial. Apesar de tratar das artes, é impossível fugir ao contexto político e social em que elas foram produzidas. Não posso dizer que sou especialista na história das guerras do século XX, mas já li muito. Livros como esse que usam de simbolismo ( uma história medieval, para ilustrar um problema do século XX) ao denunciar os exageros do fanatismo têm que mostrar algo de novo para que eu goste. Talvez, realmente eu não seja a melhor leitora para essa obra.

3-- Há autores que são considerados grandes porque se dedicam a apontar o dedo para exageros, para problemas sociais.. mas eles correm o risco de ficarem datados uma vez certos problemas já tenham sido estudados e abordados... Tive a impressão que esse é o caso aqui. A Polônia, país de um catolicismo arraigado, na época em que essa obra foi escrita, tinha uma censura muito grande e estava sob o domínio do partido comunista. Isso precisa ser levado em conta, justificando alguns dos aspectos da narrativa.

4-- Às vezes há um atrito entre escritor e leitor. Acredito que esse seja o meu problema com "Uma missa para a cidade de Arras". Não posso e não devo nem recomendar, nem desencorajar alguém de lê-lo.