Os Três Mosqueteiros

Os Três Mosqueteiros Alexandre Dumas

Resenhas - Os Três Mosqueteiros

Paulo 17/09/2013

Temi encontrar nesse livro - por ser antigo e francês - uma leitura chata e enrolada, por sorte foi completamente o inverso que me deparei.
A história é envolvente do início ao fim, só achei que poderia dar mais enfoque aos três mosqueteiros, D'artagnan monopoliza o centro da história e pouco vemos de Athos, Aramis e principalmente de Porthos. Mas mesmo assim é uma pequena omissão compreensível.
Um clássico de aventuras, com uma leitura fluída e ao final ficamos com um gosto de quero mais na cabeça. Por sorte é o primeiro livro do Dumas que leio, espero encontrar a mesma fluidez narrativa nos outros livros do autor.

Ane 25/11/2011

É a história sobre amizade mais divertida que já li. São quatro amigos unidos pela aventura e pela lealdade: "um por todos e todos por um".

Não importa a personalidade de cada um, nem seus segredos, o importante é o vínculo de amor estabelecido entre eles, que os fazem muito mais fortes juntos do que separados e que, por isso mesmo, é capaz de tornar o impossível possível!

Em vários trechos do livro, D'Artagnan percebe as nuances dos pensamentos de seus companheiros, de forma que um sabe que o outro também sabe que ele sabe (coisa de doido)! Mas nem uma palavra é dita ou trocada entre eles. É pura cumplicidade!

Nesse mesmo contexto, Ralph Waldo Emerson, famoso filósofo norte-americano, disse certa vez sobre a amizade: "A glória da amizade não é a mão estendida, nem o sorriso carinhoso, nem mesmo a delícia da companhia. É a inspiração espiritual que vem quando você descobre que alguém acredita e confia em você".

Além disso, a narração é muito fluida e gostosa de se ler. É daqueles livros em que o autor fala diretamente com o leitor, confidenciando-lhe segredos e manobras políticas que os próprios personagens desconhecem. Cria-se, assim, uma maior intimidade entre quem escreve e quem lê. Em outras palavras, é mais um livro para eu sentir saudade! É que eu me apego nesses detalhes...

Há, também, uma frase no livro com a qual eu concordo plenamente (sempre penso isso quando leio notícias sobre corrupção e criminalidade): "Um patife não ri da mesma maneira que um homem honesto, um hipócrita não chora as mesmas lágrimas que um homem de boa-fé. Toda falsidade é uma máscara, e por mais bem-feita tal máscara, sempre conseguimos, com um pouco de atenção, diferenciá-la do semblante verdadeiro" (pag. 307).

Emi Pacheco 02/07/2013

Os Três Mosqueteiros - Alexandre Dumas
Confesso que nunca tive muito interesse em ler Os Três Mosqueteiros, talvez por causa das várias adaptações para a TV e o cinema que não me agradavam muito.

Quando finalmente decidi ler este clássico, finalmente pude entender o por quê de tantas adaptações!

A história é na verdade uma série de pequenas aventuras que se desenvolvem ao longo de uma aventura maior (que é salvar o Reino da França)e envolve personagens marcantes (e divertidos) numa trama perfeita para as telas do cinema.

Infelizmente, a meu ver, nenhum filme chega aos pés da obra de Dumas.

É preciso dizer, não há nada de inesperado ou arrojado no desenrolar do texto. É uma trama padrão, onde o herói é o herói, o vilão é o vilão e a mocinha é a mocinha. Mesmo assim, você se vê devorando o livro, querendo a cada página saber o que vai acontecer.

Embora os personagens ajam exatamente como se espera, não deixam de ter profundidade e motivação própria. São bem elaborados e convincentes.

Quem procura uma leitura leve e agradável certamente a encontrará em Os Três Mosqueteiros de Alexandre Dumas.

Um ótimo clássico.
Recomendo a leitura.

site: http://sentapraler.wordpress.com/

Jeffer 22/05/2013

encontrei a minha vilã preferida. d'artagan viado. team milady.

Leon 22/04/2013

Fantástico! Um verdadeira livro de história!
Os Três Mosqueteiros, de Alexandre Dumas é o melhor livro para quem quer aprender um pouco de história da França. Eu não tenho palavras para distinguir esse livro de Os Miseráveis, de Victor Hugo, pois os dois contam histórias criativas, baseadas em fatos reais e ajudam no entendimento de guerras histórias. No caso dos Três Mosqueteiros, a história se passa no século XVII, mais ou menos lá para o ano de 1625 em diante. Nesse período, aconteceu o Cerco de La Rochelle. Sinceramente, eu nunca tinha ouvido falar de La Rochelle na minha vida e aprendi muitas coisas de História lendo esse livro maravilhoso.

Não vou explicar o que é o Cerco de La Rochelle detalhadamente (assim como fala Dumas em seu livro). Foi mais uma batalha entre os Rochelleses - que eram formados por protestantes (chamados huguenotes naquela época), e que tinham aliança com ingleses, alemães e vários outros países que queriam derrotar a França -, e os franceses católicos. Dentre os católicos tinha o rei, o cardeal, etc.

Mas, agora sobre o livro. Bem no começo conhecemos um jovem chamado D'Artagnan um "Dos Quixote adolescente". Esse jovem um dia, parte para capital da França, no sonho de se tornar um mosqueteiro dos reis, ou do Sr. Tréville, o capitão dos mosqueteiros. Depois de uma curiosa desventura, ele chega lá, e se apresenta para Sr. de Tréville. Mas este diz que não pode transformar D'Artagnan em mosqueteiro, então o coloca na Companha do Sr. de Essarts, os guardas de Paris.

D'Artagnan conhece então, os famosos três mosqueteiros, que são Athos, Porthos e Aramis e os quatro viram amigos. Muita gente faz a pergunta "Por que o livro se chama 'Os três mosqueteiros', se são quatro?" Achei duas respostas que podem ser cabíveis. Primeira, D'Artagnan é um guarda no começo do livro e a segunda, Aramis sonha em ser padre e consegue, bem no final do livro, mesmo.

Um dia, d'Artagnan conhece Constance Bonacieux, a camareira da Rainha Ana da Áustria. Constance é casada com um burguês cardinalista, chamado Sr. Bonacieux. D'Artagnan se apaixona por Bonaucieux e isso dá a primeira "confusão" da história.

Além desses personagens é preciso citar outros como o cardeal do rei, que d'Artagnan e os seus amigos odeiam, por que ele é muito acusado de várias coisas, inclusive conspirar contra a rainha. Também há a minha personagem favorita depois de Athos, Milady de Winter; uma mulher misteriosa, loira, viúva do Conde de Winter, da Inglaterra, ela é uma espiã do cardeal e faz coisas horríveis o livro todo, mas é impossível não ser cativado por ela.

Bom, é difícil fazer uma resenha desse livro, pois ele é muito complexo, histórias que aparecem, são esquecidas e reveladas depois. O livro é muito bom e eu recomendo para todas as pessoas do mundo. Mas só recomendo os livros que tem o texto integral, pois tudo, tudinho é importante.

Outra coisa que me deixou completamente maravilhado, foi a base em que o texto foi feito. Ele foi inspirado em várias "fofocas" e intrigas que realmente aconteceram no século XVII. Mas no livro que eu li, tem um prefácio dizendo que Dumas se inspirou em um livro chamado Memórias do sr. d'Artagnan. Mas em alguns capítulos é dito que ele também se baseou em um manuscrito das memórias do cardeal.

Mas é isso. O livro é perfeito, cheio de suspense, revelações que te surpreendem cada vez mais, passados cheios de mistério, personagens hipócritas e missões que podem salvar a honra da rainha ou a vida de uma pessoa.

Simplesmente fantástico!

Carlo 19/03/2013

Clássico!!!
Fascinante!
Emocionante!
Elegante!

Kika 29/05/2009

Para quem gosta do gênero aventura épica vai gostar muito. Aventura e intrigas tem aos montes. O livro é grande, mas não é cansativo, pois Dumas mesclou tantas intrigas que os capítulos não se tornam repetitivos.
Dartagnan, jovem valente desafia outros 3 mosqueteiros e acaba conquistando a amizade deles. Em meio a muitas peripécias os 4 estão sempre juntos, prontos a defender um ao outro.

Adriana 15/10/2012

Oh coisa boaaaaaaaaaaa
Lembrar da infancia é melhor aindaaaaaaaaaaaa e com esse livro, nada melhor!!!!! Me fez pegar gosto pela leitura!!!!

Gustavo 29/09/2012

Os Três Mosqueteiros
Clássico da literatura e do cinema. Recomendo!

Danny 20/09/2012

Apaixonante
Quatro jovens, Athos, Porthos, Aramis e Dartagnan, mostram que mesmo em tempos difíceis é preciso lutar pelo que se acredita.
Luta por ideais. Lealdade. Amor. Traição.

Leonardo88 01/09/2011

imcomparavel!!!
realmente um classico de capa e espada!!!dumas consegue nos segurar do começo ao fim da história !!!!e quando o livro acaba queremos mais!!!!recomendo muito bom!!!!!!!

rrodolfo.lima 27/03/2024

Desnecessariamente longo
A história é legal, conta como um novo mosqueteiro conhece os três mosqueteiros e essas aventuras. O livro fica muito longo porque as histórias demoram a acontecer e parece que quiseram emendar muitas aventuras em um mesmo livro. Mas é um clássico e foi uma leitura leve

Glorinha 13/09/2011

os três mosqueteiros =D.
Esse livro fala sobre três amigos pelo nome,mais na verdade existe o quarto,eles trabalhão(feito o maid lab aves migratórias) em equipe eles usão roupas antigas e chapéu.

HARRY BOSCH 21/11/2011

Todos Por Um....
OS Três Mosqueteiros é o livro mais Famoso do Autor entre sua vasta quantidade de obras.A qualidade perene do texto de Dumas esta na vitalidade infundida aos personagens.Os Três Mosqueteiros é um romance repleto de aventura e surpresas a cada capitulo,a força dos personagens nem precisa ser destacada,de tão arraigados que se tornaram na cultura ocidental.