Os Três Mosqueteiros

Os Três Mosqueteiros Alexandre Dumas

Resenhas - Os Três Mosqueteiros

Mari Doroteu 11/10/2011

Posso dar 1000 estrelas?
Nossa, maravilhoso demais! Uma história impecável, escrita com tamanha maestria que apenas um gênio como Alexandre Dumas poderia ter feito. Simplesmente brilhante! Vou sentir saudades das aventuras dos mosqueteiros, dá até uma tristeza de ter acabado..
Micheline.AraAjo 27/01/2016minha estante
Caramba, você escreveu EXATAMENTE o que eu senti!!!
Fiquei triste de ter acabado! Queria que fosse infinito! Apaixonei com a escrita do Dumas!!

Jeanderson 29/04/2023

Classico
Um ótimo livro. A história é bem diferente do que eu esperava, mas ainda assim, muito boa.
A linguagem utilizada pode ser um obstáculo, já que a forma como os personagens falam é bem diferente de como falamos hoje, com vários trejeitos da época, que tornam o ritmo da história mais lento do que livros mais recentes.
Existem algumas barrigas na história, que a deixam mais longa, o que em alguns momentos se torna um problema, já que muitos capítulos poderiam ser resumidos em apenas um.
De forma geral, uma boa leitura, se você estiver preparado pro que vai encontrar pelo caminho.

Leticia Dourado 10/06/2023

Aquela leitura obrigatória! Ritmo ágil desde o primeiro capítulo, mesclando humor e aventura na dose certa. Fica fácil entender os motivos que levaram esse livro a várias adaptações. Recomendo.

VivaceArt 01/09/2021

Resenha
Bem eu nunca li muito mas com esse livro foi diferente , a cada página que eu passava mais vontade de ler eu ficava
Os duelos, A história e principalmente o humor é muito bom um ótimo livro se quer saber
E adora também a relação de união entre os mosqueteiros e o protagonista
Não irei dar spoilers pq o livro é muito bom
Recomendo de mais pra vc ler

Ana 11/10/2020

Eu gostei muito desse livro . No começo ele parece um pouco entediante , mais em diante eu amei! Recomendo muito para pessoas que gostam de livros clássicos . Ele fala sobre um jovem chamado D? Artagnan que sai de sua casa para realizar seu sonho de ser mosqueteiro igual seu pai .

Vic 31/08/2021

Os três mosqueteiros
Depois de deixar sua família, D'Artagnan viaja pra Paris para se tornar um mosqueteiro e servir o Rei. Ele conhece três mosqueteiros e as coisas ficavam cada vez mais interessantes.

Erika 02/02/2020

Os quatro mosqueteiros
- A vida é um rosário de pequenas misérias que o filósofo desfia, rindo. Sejam filósofos como eu, cavalheiros, ponham-se à mesa e bebamos. Nada faz o futuro parecer tão cor-de-rosa como vislumbrá-lo através de um copo de chambertin. (Athos, o sábio)

Eu nunca assisti a nenhuma adaptação para o cinema, nem sequer sabia o nome dos mosqueteiros. Sempre ouvi falar, mas nunca me interessei pela história. E caramba, quanto tempo perdi!

Se trata de um romance histórico, publicado em forma de folhetim durante o ano de 1844. Ambientado no reinado de Luís XIII, na França, temos as aventuras dos mosqueteiros Athos, Porthos e Aramis, e do membro da guarda D?Artagnan, contra vilões maravilhosos como o cardeal Richelieu e a incrível Milady.

No enredo temos de tudo: aventuras, romances, traições, humor na medida certa, mistérios, reviravoltas, e uma tristezinha no final. Por mais receio que o leitor possa sentir pelo número elevado de páginas, é rapidinho de se devorar! Temos muitos diálogos, o que faz a leitura fluir que é uma beleza, mas sem tornar a história banal.

Os personagens são muito carismáticos, mesmo a pior das vilãs, Milady, que disparado se tornou minha malvadona preferida. Outro que ganhou meu coração e me fez dar boas risadas foi Planchet, o criado de D?Artagnan. Achei muito bonito a ligação afetiva entre os mosqueteiros, assim como o amor à patria e a fidelidade ao rei que eles demonstram sentir.

Li a versão digital da Zahar, contendo notas explicativas muito enriquecedoras no que diz respeito aos fatos históricos passados no período em que se passa a trama. Traz também ilustrações muito bonitas. O e-book está disponível para assinantes do Amazon Prime (olha eu fazendo publi de graça rs), o que me valeu um bom dindin economizado. Mas confesso que quero ter a edição física. É um livro que vale a pena ter, todo bonitão na estante, para reler muitas vezes na vida!

Obrigada, Nath, que postou o início desta sua leitura aqui no Skoob. Falou tão bem de outro livro do Dumas, O Conde de Monte Cristo, e me instigou a conhecer o autor. Os Três Mosqueteiros estava no finzinho da minha lista. E foi direto para os meu preferidos da vida. É um livro perfeito. E é tão bom sentir isso por um livro.
Nath 02/02/2020minha estante
Ahh, amei! *-* Dumas é maravilhoso mesmo!! Para mim ele é um autor completo! E apesar d?eu ter amado Os Mosqueteiros/Milady, O Conde de MT é a obra prima dele (não tem como não favoritar!) O próximo do Dumas q eu lerei será A Rainha Margot (outro livro incrível do Dumas) E eu tive q pausar a minha leitura dos Mosqueteiros bem na reta final por conta de trabalho.. Mas já retomei! UHUU! rs Ansiosa para o desfecho!

Erika 02/02/2020minha estante
Nath, valeu mesmo pela indicação! Estou ansiosa pela sua resenha! E sim, vou tirar uns encalhadinhos da fila e já vou engatar O Conde!

Nath 03/02/2020minha estante
^^ Fico feliz q vc gostou! Eu estou agora bem nos últimos momentos da reta final e esse final tá incrível. Estou até lendo um pouco mais devagar para economizar e não acabar logo kkkkk Saudades desde já da nossa Milady! Kkk E leia mesmo O Conde, foi a minha melhor leitura do ano passado

Ana 20/05/2020

Superou minhas expectativas, só não superou o seu "irmão": O Conde de Monte Cristo. Indico a todos.

Paula823 04/09/2023

Resenha do Livro “Os três mosqueteiros” do Autor Alexandre Dumas

Sinopse: Conta a história de um jovem de 20 anos, proveniente da Gasconha, D'Artagnan, que vai a Paris buscando se tornar membro do corpo de elite dos guardas do rei, os mosqueteiros do Rei. Chegando lá, após acontecimentos similares, ele conhece três mosqueteiros chamados "os inseparáveis": Athos, Porthos e Aramis. Juntos, os quatro enfrentaram grandes aventuras a serviço do rei da França, Luís XIII, e principalmente, da rainha, Ana de Áustria. Encontraram seus inimigos, o Cardeal Richelieu e os seus guardas, além de Milady, uma bela mulher à serviço de Richelieu, que já foi casada com Athos. Essa lista também inclui os huguenotes e os ingleses, inimigos da Coroa francesa.

O enredo retrata de uma maneira descontraída a vida francesa da época, bem como, o sistema político e monárquico, cheio de intrigas, romances proibidos, com vilões e heróis muito bem elaborados que se complementam harmoniosamente. Um romance com segredos, e batalhas a serem enfrentadas. Com uma leitura fluida, o livro é emocionante, prendendo o leitor em suas linhas.

site: https://listlink.bio/vivifrrz

Gabi 25/04/2022

A obra em si é interessante, mas o enredo chato demais. Os mosqueteiros só sabem duelar, perder dinheiro e se apaixonar a primeira vista. Única personagem interessante é Milady que, aliás, carregou o enredo nas costas.

Isadora 20/05/2023

Um romance de capa, espada e algo mais
Os 3 mosqueteiros é um clássico atemporal que merece ser lido.
Entretanto, é um livro longo e com muitos imprevistos que poderiam ser facilmente evitados que torna algumas vezes a leitura tediosa ao invés de emocionante.

Zaqueu 20/03/2022

Lealdade acima de tudo
O qual essa história é envolvente disso não tenho dúvida, a relação entre os 3 mosqueteiros e D'Artagnan é espetacular vemos a força que tem a união entre eles embora e o quanto Milady de uma forma muito bem desenvolvida pelo autor vai nos trazendo a sensação da humanidade corrompida em busca apenas do seu bel prazer e poder. Esse é do tipo de leitura que você passa horas sem se dar conta pois a história é muito envolvente e cada capítulo te chama mais adentro da história.

Dorian0 19/10/2021

Alexandre Dumas mto obrigado cara, tipo sério mesmo, bgd man
"Spoilers" abaixo ??????

Eu amei esse livros mano, a gente tem o D'Artagnan, filho de Dom Quixote puro. Athos, o gostoso inteligente. Porthos, o sugar baby. Aramis, o padre do [*****] quente.
A dinamica deles juntos é muito boa, a escrita do livro me divertiu muito e não teve nenhum momento em que eu senti tedio com a leitura, os personagens são todos interessantes, até mesmo os que fazem pequenas aparições deixam alguma marca e te tiram pelo menos uma risada ou te deixam com uma curiosidade. Milady é uma vilã tão bem escrita, a forma como ela é uma gostosa manipuladora e sanguinaria ai. Eu amei esse livro sinceramente, LEIAM.

Maria Fernanda 29/12/2020

Um por todos, todos por um
Que livro sensacional, Alexandre Dumas perfeito como sempre. Acho que se tornou meu novo livro preferido!

Apesar de o livro ser grande, a leitura flui facilmente, pois é dividido em muitos capítulos de no máximo 10 páginas, a história é muito envolvente e os personagens tem personalidades muito originais e únicas, não tem como não se entreter com cada um.

As aventuras são legais, há muitas cenas cômicas e tudo baseado em referenciais teóricos e inspirado em pessoas que realmente existiram. Além dos acontecimentos que nos faz sentir os mesmos sentimentos de determinados personagens. Me senti muitas vezes ali em meio dos mosqueteiros.

O autor muitas vezes se contradiz com determinadas citações (trocas de datas, nome de pessoas e acontecimentos), porém as notas de rodapé auxiliaram muito nessa edição.

Para quem tem interesse na literatura francesa, esse clássico é mais que recomendado!

Carous 05/12/2020

Gosto de pegar livros em que eu não vou com a cara do protagonista (no caso aqui, doS protagonistaS) de vez em quando, mas isso não me impede de apreciar a história.

Meu problema com D' Artagnan e os três mosqueteiros não é nada demais. É só que com os anos o comportamento deles ficou ultrapassado e o que restou é que eles são indiscutivelmente machistas. Além disso eu os achei profissionalmente bem irresponsáveis/levianos, muito malandros. Me incomodou um pouco como eles não encaravam o trabalho com seriedade. Estavam sempre endividados, bebendo, se metendo em confusões amorosas, brigando com os guardas do cardeal, fugindo de alguma trapalhada que tinham se metido, tirando proveito das amantes - principalmente para conseguir dinheiro para bancar o equipamento e a comida deles. - Eles também não têm nenhuma responsabilidade financeira ou emocional com suas amantes. Exploram muito seus empregados e não os pagam bem sequer os pagam bem.

Como eu escrevi acima: o comportamento deles envelheceu mal. Talvez se eu lesse 10 anos após a publicação original, não perceberia isso, mas outros tempos; outras eras.

No entanto, nada disso tornou a leitura desagradável para mim. Eu levei um tempo para terminar de ler porque é um livro com 788 páginas, tem muitos acontecimentos. Eu lia alternando com outros livros e acabei embolada com a minha TBR.

Mas li no meu ritmo, de acordo com o meu humor e minha disponibilidade de tempo. É assim que gosto e posso afirmar que aproveitei cada linha da história.

É a segunda obra do Alexandre Dumas que leio. Agora posso dizer que gosto do autor; gosto de suas histórias, de como escreve (apesar de não conhecer de fato o texto dele já que li os dois livros traduzidos), mas gosto de como ele desenvolve a trama, as críticas sutis à monarquia e a sociedade.
Apesar das minhas críticas aos protagonistas, eu tenho em mente que se eles fossem homens certinhos, religiosos, tementes a Deus, blá-blã-blá, não haveria história (ou ela seria muuuuito chata) para cobrir tantas páginas.

A edição da Zahar tá linda e bem feita. Eu encontrei uns erros de digitação (poucos), a tradução está perfeita, a revisão não deixa a desejar. As folhas do livro são bem mais grossas do que as de O conte de Monte Cristo, então a leitura foi mais confortável.
A edição de bolso de luxo da Zahar de O conde de Monte Cristo é maravilhosa, porém peca pelas folhas finas, quase transparentes que deixam o leitor enxergar as palavras na próxima página.
Então fui surpreendida ao encontrar uma folha diferente, de qualidade superior em outra edição de bolso de luxo

Porém, ainda é uma edição de bolso, então as páginas são abarrotadas de palavras com pouco respiro. A fonte é menor e não contém notas de rodapé. Não fez diferença pra mim isso e eu tinha ciência de tudo quando comprei o exemplar. Achei melhor do que comprar a edição de tamanho regular e carregar um pesado calhamaço pra cima e pra baixo. Essa versão menor é mais prática e confortável.

Na verdade, eu fiz uma releitura do livro. Mas nos tempos de colégio, eu li uma versão didática e anos depois quis ler o texto integral.
A diferença entre as leituras foi que na primeira vez eu simpatizei com todos os mosqueteiros e agora, não. Relendo, eu achei o caráter deles meio vacilante (porém são muito leais entre si).

Foi uma experiência legal porque já tinha esquecido muitos detalhes (óbvio, já li tantos livros depois desse...).
Minha maior curiosidade para ler este livro na primeira vez era entender por que o título falava de três mosqueteiros, mas havia sempre 4 personagens com destaque.

Também na primeira vez que li Os três mosqueteiros, achei que a história era 100% fictícia e agora já sei que muitos eventos, intrigas aconteceram e personagens existiram

É uma pena que as pouquíssimas mulheres relevantes neste livro sejam inimigas e a única interessante de verdade mais complexa é vilã. Ela tem um final justo - por ser vilã -, mas não feliz.
A sra. Bonacieux é corajosa, mas tem a profundidade de um pires e é um fantoche da rainha e de D' Artagnan na trama toda. Esperava mais dela, mas nem sei por quê. Personagens femininas escritas por homens não chegam nem perto de reproduzir a complexidade de uma mulher de verdade.