Como a mente funciona

Como a mente funciona Steven Pinker

Resenhas - Como a Mente Funciona

Marcelo.Alves 01/02/2022

Livro Fantástico
Muito detalhado explicando o funcionamento da nossa mente, as evoluções cognitivas... O autor não economiza exemplos parar transmitir seus conhecimentos!

Edsondasilvacg 10/08/2019

COMO A MENTE FUNCIONA
COMO A MENTE FUNCIONA – Steven Pinker. Quem tem interesse de saber como a mente funciona deve colocar esse livro na cabeceira de sua cama. Uma leitura de fácil compreensão que leva é desperta a curiosidade no leitor. Steven Pinker tenta demonstrar nessa obra o labirinto de como a mente funciona. O livro esta dividido em 8 capítulos que faz o leitor ter uma percepção de como funciona a mente, de como ela foi projetada ao logo do tempo e seus desenvolvimento. Esse precioso software que nos diferencia de outros animais e da criação de máquinas criadas pelo homem. O livro é completo, pois trás como suporte um olhar de outras ciências que ao longo do conhecimento humano buscou respostas para saber como a mente foi se elaborando e seus mecanismo. O mesmo faz uso da psicologia evolucionista e da neurolinguísta. De como é feita a percepção do mundo através da visão, linguagem, corpo e movimento. Como a linguagem expressa o pensamento e conhecimento, as formas de pensamento e percepção tridimensional. A importância de relacionar em grupos que estão ligados em pensamentos e compartilhar experiência entre si. Como os bebes observam o mundo é como fazem essa leitura ainda sendo prematuros, e como observamos as pessoas e animais. A importância do sexo ou sua abstinência de como o cérebro processa essa informações. As formas de enganar o cérebro com maquiagem e outros truques da beleza que a mulher utiliza para seduzir o homem. O livro trata de muitos assuntos que estão relacionados como nossas existências nesse mundo, de como nós deixaram levar pela religião e crenças que foram criadas da mente do homem. São esses questionamentos que fazem perguntar.

Jean 06/05/2018

O livro é bem interessante, parte do ponto de vista do evolucionismo , porém tem bastante conceito profissional , mas pro final do livro a leitura fica leve e as páginas fluem

Alan Leone 03/07/2015

Complicado, mas muito bom!
Os primeiros capítulos são um tanto complicados e de leitura muito densa e lenta, já os capítulos finais fluem.
O livro todo é muito interessante e vale a pena ler.

Ricardo Silas 03/08/2014

Como a mente funciona:
Comecei a ler este livro "agindo como se fosse fácil" entender o funcionamento das engrenagens neurofisiológicas do nosso cérebro. Ok! Mas ao longo das elucidações feitas pelo Steven Pinker, aceitei dois fatos. Primeiro, eu não sei absolutamente nada a respeito. Segundo, de agora em diante eu posso agir sem fingir que sei como a mente funciona.

Engraçado como minha perspectiva a respeito da nossa realidade evolutiva e atual foi drasticamente alterada e ajustada aos embasamentos empíricos obtidos por psicólogos, antropólogos e neurocientistas modernos. Sem dúvidas essa mudança é importante porque corresponde aos fatores lógicos que nos levam a manifestar nossas ações, em especial no tocante aos convívios e relacionamentos sociais em suas diferentes esferas.

Steven Pinker é bastante dinâmico em sua exposição do tema, de forma que a leitura flui sem dificuldades mesmo nos capítulos mais "obscuros". Os jargões técnicos são substituídos, sem deturpações, por exemplos corriqueiros que provavelmente o leitor pode ter vivenciado. Pinker está convencido de que a melhor e mais profícuia alternativa para desnudar os mistérios da mente e reduzi-los a "problemas" científicos tradicionais, é a Teoria computacional da mente vinculada à psicologia evolutiva. Para ele, nosso cérebro é um sistema composto por vários órgãos parcimoniosamente projetados pela seleção natural, através de um processo cumulativo de benefícios que tendenciam o Homo sapines a processar as informações do mundo externo, facilitando sua sobrevivência e procriação no ambiente.

Algumas abordagens e refutações ao correligionários do "misticismo" ou "animismo" não escapam ilesas do escrutínio do autor. Com citações de Richard Dawkins e Dan Dennett, Pinker consegue inserir o leitor num universo de complexidade de magnitude tamanha, que suplantaria qualquer fantasia espalhafatosa que ousasse adentrar numa problemática tão incipiente como os estudos da mente humana têm sido aos cientistas modernos.

"Como a mente funciona" é um excelente livro, e deve ser utilizado como consulta imprescindível todas as vezes em que nos esquecermos o quão peculiar e sofisticada é a natureza humana. Posso assegurar a todos que este livro evocará a nossa derradeira falibilidade e insuficiência ante algo tão magnifico como o cérebro e os sentimentos humanos.

Ricardo_PA 25/11/2011

Síntese brilhante de um assunto complexo
O assunto "mente humana" é tão vasto e complexo que poderia ter gerado um compêndio extremamente técnico e chato nas mãos de outro autor. Mas não, a leitura leitura é surpreendentemente fácil! Pode acreditar no título e na sinopse sem medo.
É preciso alertar o leitor desavisado de que este não é um típico livro de Psicologia. Na verdade, as explicações aqui contidas podem até desagradar pessoas com formação nessa área (mas certamente agradará em cheio os biólogos, como eu). Isso porque o autor segue a linha da "psicologia evolucionária", que consiste basicamente em aplicar a teoria da evolução darwiniana ao comportamento humano. Ou seja, as explicações são buscadas na história evolutiva do homem (talvez os psicólogos achem as explicações simplistas).
O livro explora dois tipos de explicação. O "como funciona" se apoia mais na neurociência, e o "por que é assim?" se apoia no evolucionismo. Já prevendo as críticas típicas, o autor é cuidadoso em evitar o determinismo: o que temos são tendências biológicas a agir de certas maneiras, não padrões imutáveis.
Foi o primeiro livro que li do Steven Pinker, e claro que fiquei curioso para ler outros. Já li "Tábula rasa", que considero muito bom, mas não tão empolgante quanto esta obra-prima que é "Como a mente funciona".