Tábula Rasa

Tábula Rasa Steven Pinker

Resenhas - Tábula rasa

Hudson 16/01/2009

TODO PSICÓLOGO DEVIA LER
FAZER O QUÊ, ENQUANTO AS FALCUDADES DE PSICOLOGIA INSISTIREM EM PSEUDO-TEORIAS, OS BONS FICAM POR AÍ, LIDO POR ALGUNS...

Julião 29/05/2017

Livro impressionante, imperdível e impecável
As ciências sociais, as artes, as humanidades, e as pessoas em geral partilham a crença de que a cultura imprime nos homens e mulheres em sociedade, através da educação (em sentido amplo, tudo aquilo que se aprende), os valores que estes reproduzem. A premissa é a de que os comportamentos tem uma base social.

E o instinto? E a genética? Desde os horrores pseudo-científicos do eugenismo e imperialismo com missão civilizatória, a biologia causa frequentemente medo ou repulsa quando parece ter algo a dizer sobre o comportamento humano. Mas não tem o menor fundamento evitar abordar um tema por um preconceito moral. A leitura indicada aqui, seria, inicialmente Darwin. Mas para o leitor não iniciado, soaria distante e erudito.

A vantagem de "Tábula Rasa" é exatamente a de mostrar não apenas como a negação contemporânea da Natureza Humana é uma estupidez, como também relacionar isso a todas as áreas do conhecimento.
gloria.oliveira 07/07/2017minha estante
Olá sou estudante de Psicologia e adorei ler os comentários.Meu professor de Teorias Comportamentais e Cognitivas indicou esse livro para ler,e com certeza vou compra-lo,fiquei muito curiosa e empolgada para conhecer o o que esse autor escreveu.Obrigada gente!Estou no terceiro semestre...Abraço!

Margô 30/04/2022minha estante
Bom comentário. Explícita o título da obra...rsss

Felipe Novaes 14/11/2015

Li esse livro integralmente duas vezes e vez ou outra retorno para a leitura de capítulos específicos. Sem dúvida é um livro indispensável pra quem tem interesse em saber o atual "estado da arte" da Psicologia enquanto ciência. Também é a Bíblia daquele que quer se prevenir de cair nos mitos mais comuns da área, tanto por parte de leigos quanto de psicólogos ou estudantes.

Pinker se dedica a tratar exclusivamente de um dos maiores mitos da Psicologia, e que se espalha por tantas outros setores diferentes, criando tantos novos problemas, que é extremamente difícil eliminá-lo eficaz e rapidamente. É o problema da Tábula Rasa, a concepção de que não há natureza humana de qualquer tipo, de que não existem raízes biológicas, tampouco evolutivas, para nossos comportamentos e para a própria variação e flexibilidade destes.

A linguagem de Pinker ao mesmo tempo é clara, erudita e científica, o que significa que existe um estilo e conteúdo abundantes, marca comum em qualquer um dos seus livros.

JB 04/07/2013

Dogma científico?
Pois é, dogma científico porque tanta importância dada a genética de forma isolada, sem considerar outros aspectos, pra mim isso é fé cega científica, forçação de barra de cientista que se acha isento de crenças tendênciosas e acaba encontrando explicações com base em estatísticas carregadas de intenções.
Márcio Lima 18/10/2013minha estante
Engraçado, eu li esse livro e não vi dogma nenhum. Tem certeza que você está comentando o livro certo?

Além do mais, alguém me explique o que essa tal de "fé cega científica"? Que quimera é essa? Existe isso? É de comer? Isso morde?

Agora, deixando o sarcasmo de lado, o que o autor propõe é basicamente demolir três MITOS: a Tabula Rasa (a noção de que a natureza humana tem pouco, ou nenhum efeito, ou ainda, de que ela até possa não existir), o Bom Selvagem e o Fantasma na Máquina (este último, bastante invocado pela religião, e que Pinker demole mais apropriadamente em "Como a Mente Funciona").

Qual das três demolições de mitos que mais te doeu, JB, para motivar esse seu comentário? Agora fiquei curioso...

JB 18/10/2013minha estante
Marcio, demolições de mitos são sempre muito bem vindas. Quanto a isso Pinker fez um excelente trabalho no Tábula Rasa. Nenhuma das três demolições de mito me doeu. Essa minha chutada de balde de "fé cega científica" é que doeu né? Li este livro há pelo menos uns 5 anos. Na época considerei algumas pesquisas e argumentos apresentados forçando a barra para um determinismo genético excessivo. Desde que foi escrito, de 2002 pra cá, a neurociência vem evoluindo cada vez mais rápido. Para matar sua curiosidade, eu estudo Conscienciologia, pesquisa da consciência de forma integral.

Felipe Novaes 14/11/2015minha estante
Po, mas o Pinker faz questão, em quase todo capítulo, de explicar que a genética comportamental, a biologia evolutiva e a psicologia evolucionista fazem o contrário do determinismo genético.

Em um capítulo ele diz que quando consideram essas ideias como determinismo genético é que o leitor está confundindo duas coisas, ou, melhor, está com pelo menos uma pressuposição ultrapassada em mente: um exemplo é o fantasma na máquina.

Se você acha que a mente humana humana é uma espécie de entidade espiritual que faz nosso corpo de boneco de ventríloquo, então realmente vai ser complicado entender que não há determinismo genético em dizer que os mesmos genes que estão correlacionados com diversas tendências comportamentais e cognitivas são os mesmos que permitem que o comportamento humano varie largamente ao longo das culturas e que também permite que tenhamos racionalidade e consciência.

Pomper 04/07/2020

Esclarecedor
O melhor e mais expansionista da mente possível, esse livro te faz questionar inúmeras certezas ...

minefreitas 25/10/2021

Mais um livro do pinker onde encontro respostas
Tabula Rasa é um livro que tem como missão combater a visão que vai contra a ideia de que existe uma natureza humana, logo ele passa o livro todo citando pessoas e ideias que pregam contra isso. Estou comentando isso pois já vi resenhas de pessoas reclamando, mas a ideia do livro é justamente essa.
É um livro bastante esclarecedor e casou com diversos outros livros que li de áreas distintas, mas que falam sobre comportamento humano. Algumas partes são mais difíceis de compreender por serem um pouco avançadas pra um leigo no assunto.
Só não dei 5 estrelas pois as vezes sinto que ele precisava de mais delicadeza pra tratar certos assuntos, já que algumas pessoas com certeza irão distorcer ou simplesmente entender de forma errada os conceitos passados no livro.
minefreitas 07/01/2022minha estante
*de que não existe uma natureza humana*

Charles 15/01/2019

Livro fantástico!
Traz uma maneira muito mais realista no entendimento do ser humano e lida com diversas questões politicas, filosóficas , psicológicas, genéticas e fisiológicas. O livro é muito denso e é recomendável para pessoas com um certo conhecimento abrangente nas áreas já citadas. Por vezes o autor prolonga excessivamente os assuntos, tirando este fato é um livro ideal para quem quer conhecimento e uma nova perspectiva sobre a psicologia humana.

Alef 23/07/2021

"A natureza humana é o problema, mas a natureza humana também é a solução"
O título da minha resenha é uma citação do posfácio que o Pinker escreveu para o livro em 2016, que creio não estar disponível em português. E é a sensação geral com a leitura do livro: vários problemas sociais podem ser atribuídos, em maior e menor medida, a uma natureza humana entranhada em nossos genes; contudo, muito da solução para os problemas também reside na nossa natureza.

O livro é revelador para os leigos como eu. Por exemplo, o fato de que o aprendizado tem que se dar fisicamente no cérebro pode ser óbvio, mas achei interessante como fiquei refletindo a respeito disso quando o autor coloca dessa forma. (Afinal de contas, se não fosse fisicamente, como seria? E se não fosse no cérebro, onde seria?) Bem escrito e rico em ciência, a principal ideia que o livro traz e procura demonstrar de uma forma acessível é que existe a coisa da natureza humana, influenciando fortemente diversos aspectos das nossas vidas, de nosso comportamento no dia a dia a nossas preferências.

Um livro muito bom para quem quer ler a respeito de "mas o que é essa tal natureza humana?".

vicareno 15/11/2022

Mais um da série: queria ter lido antes
Como é de se esperar, Tábula Rasa é um tratado magistral sobre a natureza humana e a importância de reconhecê-la.
É o tipo de livro que traria mais benefícios do que as muitas horas passadas em sala de aula (mesmo na universidade) vendo e ouvindo exposições maçantes sobre, não raras vezes, pseudoteorias esdrúxulas.
Sem dúvida foi o melhor livro que li no ano, o que me faz lamentar ter demorado mais de trinta anos para descobri-lo.
De quantos vexames esses conhecimentos não teriam me livrado?
É tanta coisa importante que nenhuma resenha é capaz de fazer jus à obra.
Livros assim me enchem de esperança, por mais paradoxal que possa soar: conhecer mais sobre a natureza humana pode nos permitir usarmos a nossa inteligência para compreendermos e lidarmos melhor com os nossos comportamentos e o de nossos semelhantes.
Usar a nossa inteligência, buscar aprimorá-la, também é o que nos torna demasiadamente humanos.