Apenas uma garotinha

Apenas uma garotinha Ana Claudia Landi...

Resenhas - Apenas uma garotinha

Nicole Abrahão 26/07/2009

Um excelente trabalho para uma grande mulher
Apenas uma garotinha, de Ana Claudia Landi e Eduardo Belo, jornalistas, conta com maestria a história dessa cantora brasileira que morreu no auge do sucesso em 2001.

Começando pelo dia conturbado de sua partida e voltando no tempo para contar os dias de molecagem da sua infância com os quatro irmãos, as brigas na escola, a relação com os pais, a presença da música em sua vida desde os brinquedos até o primeiro instrumento musical de verdade, o aprendizado auto-didata do violão, sua extrema timidez, a descoberta de sua sexualidade, os primeiros amores, as namoradas, as drogas, as músicas, os discos, as apresentações, os cantores amigos como Zélia Duncan e Renato Russo, o filho, suas brincadeiras constantes e seu pesado sentimento de culpa por ganhar tanto dinheiro, seu desejo de ter seu relacionamento de 14 anos com Maria Eugênia reconhecido bem como o direito dela de ter Chicão oficialmente como filho.

Detalhes de uma vida contados com tanta sensibilidade e harmonia que uma coisa sai ligada à outra e não conseguimos desprender do livro. Quem espera algo que vá contar sobre a carreira dela, sairá um pouco frustrado, pois o que mais aparece aqui é a Cássia por trás dos bastidores, com os amigos, amores e parentes. O livro também conta com uma seção de fotos e uma discografia ao final. É fruto de uma pesquisa muito bem feita ao lado de várias pessoas que conviveram bem próximo da Cássia Eller e com os fatos muito bem narrados e relacionados um com o outro tornando a leitura fácil e emocionante.

Recomendo a todos que gostam da cantora ou simplesmente gostam de ler um bom livro, uma excelente biografia. Muito bom trabalho, vale a pena! Me encantou da primeira à última página!

Coruja Leitora 06/07/2021

Perfeita
Essa mulher é um marco na música brasileira. Tão intensa quanto a sua voz, tão forte. Ela era fera, bicho, anjo e mulher...

@andersssson 25/08/2009

Purificação
Não chega a ser uma resenha...

Só queria dizer que, após a leitura deste livro, você sai purificado. Não só com a pureza e a douçura de Cássia, mas pela paz e tranqüilidade que ela inspira.

Foi uma pessoa iluminada. Ressuscita, Cássia!

Heitor144 20/02/2024

Esperava mais
Esperava um pouco mais.
Achei a leitura cansativa, parece que a história de Cássia não foi devidamente explorada.

Nessa 16/01/2009

Recomendo
O livro é ótimo... mas a história de Cassia de tão conturbada torna o livro também um pouco difícil de assimilar, mesmo assim recomendo.

Teca 20/12/2009

Cássia era completamente única. E o livro trás a intensidade que não víamos nas entrevistas que ela dava, mas que encontravamos nos show's da Cássia. Sua vida foi marcada por timidez e impulso, por verdadeiros amigos e pelo amor da Eugênia e de Chicão.
Um livro que pode ser encontrado até em supermercados, mas não pode passar despercebido nos olhos mais atentos daqueles que amam a música brasileira.
Grande interprete, grande mulher e uma artista fantástica.
Certamente merecia um filme.
No fundo, era mesmo "Apenas uma garotinha", mas com fome de música.

Dani F. 06/05/2010

Esperava mais.
Nada contra Cássia. Tudo contra a forma como o livro foi escrito.
Uma boa biografia não precisa de autorização da família, pois deve falar verdades, e verdades incomodam. Os autores idealizam a cantora e se esforçam pra justificar seus erros e defeitos, esquecendo que o leitor tem plena capacidade de interpretação, e não precisa de justificações. Além disso, é um livro cheio de eufemismos, onde temas que tiveram uma interferência definitiva na biografia da Cássia não são explorados com a devida importância.

Almofrey 16/06/2015minha estante
Olá, gostaria de vender seu livro " Apenas uma Garotinha", estou procurando e não encontro pra comprar. Se tiver interesse.
almofrey@gmail.com

Obrigado!

Marcelha.Leone 06/07/2018minha estante
Concordo com sua resenha, tive o mesmo sentimento.

Claudiana 05/08/2012

Apenas uma garotinha
Uma pessoa tímida, doce, ligada à família e com uma dificuldade imensa de se expressar, se impor e resolver problemas cotidianos. Essa é a Cássia Eller que, com suavidade, imparcialidade, justiça e clareza, os autores Ana Claudia Landi e Eduardo Belo passam para os fãs.
Impossível não se apaixonar pela figura frágil que nos palcos se metamorfoseava em uma agressividade contundente.
Os autores passam a imagem da Cássia por trás dos bastidores além de situá-la no borbulhante mundo do rock Brasil dos anos 90.
Destaque para o cuidado na abordagens de temas como homossexualidade, drogas e a morte da cantora.
Excelente livro de leitura profunda, porém fluente e gostosa.

Isa 01/02/2014

De fato, "Apenas uma garotinha".
“É tão estranho/ Os bons morrem jovens/ Assim parece ser, quando me lembro de você/ Que acabou indo embora, cedo demais”

Com essa canção de Renato Russo – que também acabou indo embora, cedo demais – eu começo a falar de Cássia Rejane Eller.
O livro “Apenas uma garotinha – A história de Cássia Eller” dos jornalistas Ana Claudia Landi e Eduardo Belo, conta como foi a difícil vida de Cássia Eller. Logo nas primeiras páginas, nos deparamos como foram os últimos dias de sua vida, vítima de quatro paradas respiratórias – o que a imprensa na época relatou que fora vítima de overdose – Cássia antes vinha sofrendo várias crises nervosas e lidando com a depressão que a atormentava.
Para muitos, a cantora era tida como uma pessoa agressiva e de uma personalidade muito forte, do tipo que levantava a blusa para mostrar os seios, cuspia no palco e coçava os genitais. Tudo uma mera segunda personalidade que ela criava quando subia aos palcos: “um demônio”. Assim era chamada, pois o palco tinha esse poder sobre Cássia, pois ela, de fato, era extremamente tímida, ao ponto de se esconder dentro de banheiros para não ter contato ou levantar da mesa e sair “correndo” – como foi o caso com Caetano Veloso que a convidou para a festa de aniversário de seu filho e, quando foi cumprimentá-la, ela, não sabendo o que fazer, quando avistou o seu fiel amigo Alex Merlino passar, conseguiu fugir de Caetano – quase correndo. Os jornalistas mostraram esse outro lado de Cássia Eller, a garotinha extremamente tímida que só mostrava seu lado mais extrovertido, engraçado e de espírito infantil aos mais próximos.
Começando pelo fim, mas cronologicamente bem desenvolvido, o livro mostra algumas das mais difíceis dificuldades que a “grande voz” teve que enfrentar. Sempre com sua camisa listrada, uma calça e o inseparável All Star – o que rendeu um música com Nando Reis –, Cássia andou bastante para chegar aonde chegou. Por nunca ter cuidado dos próprios negócios, teve dificuldades com empresários. Chegou a montar uma produtora, a “Eller’s Produções” com o seu tio, Wanderson Clayton Eller – o que não deu muito certo. O livro também aponta para Wanderson como o “facilitador” para que Cássia tivesse acesso às drogas. Conta-se um caso em que, um belo dia em 1991, a polícia recebera uma denúncia dos moradores do bairro Recreio, alegando os proprietários da casa 301, na Rua José Américo Almeida, de formação de quadrilha, corrupção de menores e tráfico de drogas. Quando os policiais chegaram para averiguar a casa, encontraram treze pés de maconha cultivados por Wanderson.
A biografia explora muito a carreira artística, como tudo começou, seu primeiro violão. Relata um pouco seus romances, por ter a fama de “pegadora”, Cássia sempre deixava claro o seu amor por “Gininha”, Maria Eugenia. Permaneceram casadas por 14, e, ao que tudo indica, se Cássia ainda estivesse viva, era com Eugenia quem ainda estava, pois “Com essa (Gininha) é para sempre.”
Para quem adora ler biografias, esse é um bom livro. Eu o li porque sem perceber comecei a comprar vários Dvds e Cd’s e aquela voz, que até não eu não tinha, de fato, parado para escutar e perceber a potência que se carregava, escondia um ser tão grandioso como foi Cássia.

BeatrizViana0 31/01/2018

Muito bom!
Interessante conhecer um pouco da vida de um artista que você é fã. Não sabia que Cassia não era compositora. Achei extraordinário isto. Maravilhosa cantora e história de vida belíssima. Amei

Camila 17/01/2019

Foi muito bom conhecer o início da carreira e o caminho trilhado até que tudo começasse a dar certo para Cássia.
Achei fiel à sua postura a clareza com que os assuntos são tratados, desde as conquistas até os deslizes.
Algumas entrevistas importantes são citadas, como a concedida à revista Marie Claire, que serviu como material no processo de guarda do Francisco. Senti falta de trechos de arquivos como esse.
Leitura muito prazerosa para fãs.

Malu.Vilalta 24/08/2021

Que livro lindo... Foi incrível descobrir mais da vida de uma das minhas cantoras favoritas

A escrita é muito fluida tbm