As Batalhas do Castelo

Resenhas - As Batalhas do Castelo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Andre Batista 25/08/2010

O melhor livro
Esse sim dá vontade de escrever. É o melhor livro que já li. Não só pela linda história, mas pela lição de vida que passa. Você fecha esse livro se achando capaz de fazer qualquer coisa e percebendo que, não importa o quão injusto seja o mundo, tudo vai acabar bem se você for correto, agradecer à Deus e lutar pelo que sonha.
nerito 10/10/2013minha estante
Sempre pego esse livro pra ler de novo...

LetAcia763 03/01/2023minha estante
Gostei do livro!

Knanda Gusmão 01/01/2024minha estante
Perfeito, eu li quando era adolescente e sempre me recordo das lições que me trouxe naquele momento. Quero reler novamente

Ana Maria 08/02/2009

Este livro, eu li pela primeira vez quando tinha uns 12 anos e foi um livro que realmente me marcou. Há um ano reli e claro, não teve o mesmo impacto já que cada livro tem a sua época e a minha já passou, mas mantive as 5 estrelas pq o que ele causou em mim na primeira vez foi o que ficou. Se vc tiver filhos nesta idade, é uma bela sugestão de presente.

natalia 22/04/2021

Achei que ia ser mais um daqueles livros chatos da escola, mas me surpreendi positivamente.

Não foi o melhor livro que eu já li, mas ele é muito bom.

É um livro que é difícil de contar aqui pois são vários detalhes.

Nele temos várias lições que podemos levar para a vida, aprendi com ele, o quanto somos ingratos, pois mesmo em todas as dificuldade, Bobuque era grato e não reclamava, mas cada um tira suas lições.

RECOMENDO A VCS :)

Dado Silva 08/11/2011

Livros com sabor de infância.
É impressionante como ainda hoje eu me surpreendo com alguns livros infanto-juvenis, mais precisamente, com títulos escritos até meados dos anos 90.
"As Batalhas do Castelo" é mais uma obra do ótimo autor Domingos Pellegrini, o qual já tive o prazer de ler anteriormente, "A Árvore que dava Dinheiro" e "Tempo de Meninos". Com seu jeito único de cativar, com seus personagens que não são chamados por nomes, mas sim pelo que representam, o autor nos brinda mais uma vez com uma história emocionante.
"As Batalhas do Castelo", conta a saga de um velho bobo da corte, que ganha o título de duque, passando assim, a ser chamado de bobuque. Ele irá liderar uma multidão de velhos, doentes, aleijados e crianças abandonadas em uma jornada em busca do Castelo do Canto, seu novo lar.
É a história de uma gente que tinha tudo para se render, mas preferiu lutar!
Mais um livro que marca para sempre uma criança... não importa a sua idade!

chohfi 20/05/2022

simplesmente não.
Li o livro para a escola, e como sempre já comecei com um pé atrás (tenho preconceito com todo e qualquer livro indicado pela escola).
O começo extremamente chato, além da escrito do livro inteiro ser muito desinteressante, a descrição detalhas de coisas desnecessárias, a falta de aprofundamento dos personagens deixa a história muito rasa e ainda menos emocionante!
A escrita realmente foi algo que me incomodou, algumas tentativas de combinar palavras em uma espécie de rima, parágrafos gigantes assim como os capítulos, chegando ao ponto de ter preguiça de ler partes do livro que não fossem falas.
A mensagem do final foi bonita porém poderia ter sido mais aprofundada.
Um epílogo seria interessante por mais curto que seja!

Ane 15/11/2022

As batalhas do castelo
Não foi tão diferente ou estranho reler esse livro que tanto gosto. Li quando adolescente, na época da escola, e agora depois de formada e mais velha. O que fez eu gostar dessa história é a mensagem de esperança e superação que o livro traz. E agora percebo o quão profunda, simbólica pode ser essa mensagem e tão atual também.
Não importa a época em que vivemos, as batalhas sempre serão tratadas dentro de nós antes de termos a coragem e expertise para batalhar as de fora.
Somente a gentileza pode gerar gentileza.
Que tenhamos sempre bons aliados para batalhar as lutas do nosso castelo e a força necessária para mantê-lo como uma morada!

Armik 16/01/2021

Surpreendente e Valioso!
Escolhi esse livro despretensiosamente só para passar o dia e me surpreendi muito com a profundidade dele. Apesar de curta, a história traz diversos valores importantíssimos em uma ambientação que te envolve. Amei por completo esse livro desde a narrativa aos personagens. Com certeza guardarei no coração. ?

luanacaleski_ 23/07/2023

Um livro apaixonante
O que falar sobre esse livro?Ele é simplesmente perfeito.Ele consegue, com linguagem simples e direta, nos fazer refletir sobre a importância da empatia, do amor, da amizade e do companheirismo para superar nossos problemas.E que sim,o trabalho duro é a chave para vencer em tudo( desde a miséria , a pobreza , as guerras e pestes).
Eu me peguei completamente apaixonada por cada personagem do livro e tudo que eu queria no final era vê-los realizados.A narrativa é ótima, a leitura é fluída, embora as vezes foi cansativa e repetitiva ( Obs: só por isso dei menos estrelas).

Bia/Will 23/02/2023

O Castelo Do Canto ?
Bom, pra começar, o livro tem um ótimo enredo e modo de escrita, adorei os poemas do poeta, e chorei muitooo na perda do cachorro, mas de resto, o livro é ótimo, bem estruturado e capítulos bem separados.
Tive muitas sensações e muitos sentimentos com esse livro, creio que foi o melhor livro de "superação" que eu ja li até hoje.

Jussara 04/06/2021

Bem vindo de volta, Bobuque!
O livro que me incitou, a quase uma década atrás, a leitura por querer, não mais por obrigação. Um livro de biblioteca de escola, com tantos ensinamentos, que não consigo colocar em palavras. É um prazer ter esse livro novamente em mãos depois de tanto e reviver aquele momento inicial, aquele deleite da primeira leitura "séria". E principalmente, é um deleite reviver e reanimar esses ensinamentos, aprendizados, esses valores transmitidos nessas 200 páginas :)

Thaynaah 06/05/2015

marcante!
Li este livro pela primeira vez à mais ou menos uns oito anos atrás, meio que por obrigação como uma tarefa de casa. Achei que seria uma tortura, porém se tornou um dos livros mais marcantes e doces que já li. São várias lições em uma só estória. Vale a pena ler e reler.
Uma leitura leve e comovente sobre a simplicidade da vida. Não É atoa que todo ano releio rs

Pedro Costa 29/08/2023

Das Fábulas E Contos De Fada

Pois é... A esperança é a última que morre! E eu sequer cheguei ainda a uma sólida conclusão quanto a representar esta máxima um mero enunciado otimista, típico da tão dúbia quanto simplória sabedoria popular ou, bem ao contrário, não passar de um mórbido e pessimista vaticínio, baseado em uma das interpretações possíveis para o mito da Caixa de Pandora, onde a esperança figura como o derradeiro remanescente dos grandes males que assolam a humanidade. É o impasse da vez, que me resta ao concluir a leitura de As Batalhas Do Castelo, de Domingos Pellegrini.

Originalmente direcionado ao público jovem, o livro vem de uma safra diferenciada, do final dos anos 1980, época em que, embora sob a forte tendência ideológica que então grassava camuflada por entre as sombras, os meios de produção e disseminação intelectual felizmente ainda não haviam sido totalmente tomados pela propaganda progressista, com sua visão, quando não utópica, desonestamente distorcida da realidade... Assim, é desse tempo que, vez por outra, deparamo-nos com uma obra prima como esta, digna de se recomendar aos filhos e netos, a fim de neles semear princípios e valores salutares, em meio ao tanto de lixo que se vê por aí.

Até pelo público a que se destina, as personagens são leves, a trama é simples e a narração serve-se de um vocabulário extremamente acessível, tornando a leitura rápida e descontraída. Contudo, mesmo para mentes maduras e experimentadas ela pode ser bastante proveitosa, já que há sempre a possibilidade de reacender o ânimo para a luta, ainda que as batalhas pareçam perdidas; o desafio maior está sempre em vencer os obstáculos dentro de si mesmo. Como nas lendas e fábulas, as lições são atemporais e deixam o leitor com uma reconfortante sensação de que, no final, tudo vai dar certo.

Belo livro! Como alguém já comentou, eu também saí dessa leitura ainda mais empolgado para escrever.

Recomendo-o aos infanto-juvenis de todas as idades.

Pedro Costa.

site: “Pensando Bem...” (https://pedrolcosta.blogspot.com/)

Thaynaahf 29/06/2020

Essencial..
Esse foi um dos primeiros livros que adquiri, e que inspirou em mim esse amor pela leitura. A mensagem que ele traz é fundamental pra todos.

Tiago 03/11/2012

Tá aí um belo exemplo de livro desconhecido, porém excelente. Não sei se pelo fato de eu gostar do gênero, que é um tanto infanto-juvenil, mas já perdi as contas de quantas vezes reli esse livro. Acho algo muito válido, quando as pessoas buscam de algumas maneira incentivar a esperança, a honestidade, o amor e toda uma série de qualidades morais que nos são essenciais.
Com sua linguagem fácil e seus personagens encantadores, logo nos afeiçoamos ao livro, sempre torcendo para que os esforços pacientes de Bobuque e o do povo do castelo do Canto, dêem frutos. Talvez haja críticas ao fato de o livro não ter uma trama tão complexa, e personagens mais profundos. Mas, se não fosse dessa forma, com essa leveza. Seria tirada a graça do livro, que com este estilo, faz as horas passarem depressa.
um ótimo livro, especialmente se lido na infância ou adolescência - como o li pela primeira vez - aumentando assim as marcas e impressões que ele nos deixa.

1 | 2 | 3 | 4 | 5