O Relato de Arthur Gordon Pym

O Relato de Arthur Gordon Pym Edgar Allan Poe

Resenhas - O Relato de Arthur Gordon Pym

Negres 18/06/2019

Você Estará no Alto Mar!
O Relato de Arthur Gordon Pym é daqueles livros que você termina com uma intensidade de "quero mais". Edgard Allan Poe explora de forma muito cuidada, estudada e detalhada as várias possibilidades de uma aventura no mar.
Nesta obra, o emocional do ser humano é exposto no seu limite, no que um ser humano é capaz de realizar de bom e ruim para seus objetivos em alto mar. Reviravoltas e aventuras não faltam nas linhas de certo modo "marítimas" do livro, pois é muito difícil resistir a sensação de estar em pleno alto mar diante da inteligência e capacidade do modo de escrever de Poe.
Não é a toa que Herman Melville se inspirou completamente no Relato de Arthur Gordon Pym par escrever o seu inesquecível Moby Dick.
Sinopse por Ricardo Maia, 17/06/2019

Dylan 17/11/2017

Poe tem contos melhores
A primeira parte leva o leitor pela mão numa aventura rica e subjetiva, a segunda se torna cansativa. Poe escreve detalhadamente instruções náuticas, o que vai ficando monótono.
Assim como o Mistério de Marie Roget, esse foi o segundo conto do autor que me peguei cansado em meio a narrativa.
Acho Edgar Allan Poe genial com sua escrita e métrica e como pai do gênero policial e também em poemas sobre amor e morte, porém nesse conto ficou a impressão de que a escrita foi forçadamente prolongada.
Rodrigo 11/05/2020minha estante
Não é conto,é um romance...

Rafael 10/01/2014

Uma boa leitura
O livro começa com uma narrativa fantástica e envolvente, você se sente preso a cada infortúnio do protagonista. Mas, do meio a próximo ao final do livro essa narrativa se torna morna onde a citação de fatos relativos aos locais pelos quais passam me deixaram na verdade, cansado do enredo.

O folego volta de fato mais ao final com a nova e final situação que o protagonista se vê mais uma vez precisando lutar por sua sobrevivência.

Vitor 06/11/2011

Um livro rico
O livro me encantou pelo vocabulário e fantasia nas aventuras vividas pelos personagens. Vale a pena ler este livro com bastante calma, para aproveitá-lo ao máximo e absorver as experiências dos personagens e a maneira que o autor escreve a história.

Fabio 20/11/2010

Muito bom. Nem parece uma narrativa do Poe tamanha a veracidade que ele dá aos fatos relativos a navegação. Quando você acha que sacou o livro ele logo te deixa de boca aberta.

Egídio Pizarro 06/06/2016

Decepcionante
Até a metade, trata-se de um Edgar Allan Poe em sua melhor forma. Depois disso a história se perde numa espécie de manual de navegação exploratória, num estilo que lembra muito "Moby Dick" de Herman Melville - livro que eu achei péssimo.

O final até parece retomar um pouco de ação, mas a mim, ficou só no "parece". Achei bem decepcionante.
Emerson.Ferrara 04/05/2017minha estante
Senti a mesma coisa! Parece que, a partir da metade, ele tenta incrementar a história simplesmente pra dar volume à obra.

Danilo 02/06/2015

E. Poe deveria ter escrito mais romances..este é sensacional e foi o único dele..te prende do início ao fim.