Gandhi

Gandhi Christine Jordis

Resenhas - Gandhi

Dani 30/05/2021

Homem de fé, homem político
Livro muito explicativo, apesar de muitas vezes a leitura ter ficado terrivelmente lenta por conta de muitas palavras difíceis e rodeios que poderiam ser explicados de maneira mais simples e fluida, facilitaria muito o entendimento. Contudo, me fascinou, não a escrita em geral, mas a trajetória de Gandhi, um homem político de sonhos e fantasias, que acreditava em tudo com muita fé e determinação, mas nunca deixou de ser um homem político, que pôs suas ideologias em prática colocando seu exemplo acima de tudo e conquistando assim muitos seguidores.

Acho que o principal diferencial de Gandhi foi justamente a sua determinação em seguir os próprios conselhos, tudo o que falava só era dito depois do alcance pessoal, ele se tinha como um aliado de exemplo forte, era um homem de palavra e lealdade as suas convicções e isso que atraia tantos.
A luta pelos oprimidos e a conjunção disso com o hinduísmo foi o que o matou, e o que fez lutar até a morte, em 1900 se colocar naquela posição de luta pela desigualdade, onde se encontrava nesse lugar praticamente sozinho foi de uma força surreal, que ele alcançava com tamanha fé. O manter-se com todas as armas apontadas, o Satyagraha foi a sua revolução mais bela, eu penso e me emociono com a paz interna que o ato exige. Enfim, eu não conhecia absolutamente nada sobre Gandhi, foi meu primeiro ponto de vista sobre ele, pretendo me aprofundar em outros conteúdos para conhecer mais. O livro traz bons pontos principalmente porque cita várias outras obras sobre Gandhi, de diferentes pontos de vista. Como eu falei no início da resenha, a escrita poderia ter sido menos enrolada, de resto, um bom livro.

rdbandeira 31/10/2013

Péssimo!
A obra original deve ser excelente, mas esta versão pocket é PÉSSIMA! Leitura extremamente cansativa, amarrada e difícil. Não recomendo.
Tchelo 02/08/2016minha estante
Concordo, vida dele parece ser fantastica, e tenho certeza que foi, mas a forma que este livro foi escrito cansa ler.

Fernando Lafaiete 14/01/2019

Gandhi: Santo, político ou louco?
Ao terminar de ler a autobiografia de Martin Luther King, senti uma sede imensurável. A sede de conhecimento não só de saber mais sobre o magnífico líder norte-americano; mas também de saber tudo que eu pudesse sobre Mahatma Gandhi, o famoso líder indiano que lutou por mais de 30 anos contra o sistema social preconceituoso imposto por seu próprio país. Assim como lutou contra o colonialismo inglês e enfrentou sem medo de represálias líderes governamentais poderosos, como Winston Churchill.

Ao ler a biografia deste enigmático homem tão venerado por King, fiquei impressionado com sua capacidade de lutar sem erguer a voz e sem empregar violências em momento algum. De onde vinha sua certeza inabalável de que deveria se erguer como líder de seu país? Muitos o veneram, muitos o criticam e muitos não conseguem entender de onde ele tirava forças para empregar certezas tão absolutas.

Santo, político ou louco? Como definir o homem franzino que acreditava em Deus, mas não apoiava os dogmas religiosas de sua cultura? Como definir o homem que colocava sua própria vida em risco em prol de um bem maior? Como definir o homem que não só enfrentou Winston Churchill, como ousou escrever uma carta para Hitler implorando paz?

Quando nos colocamos como meta conhecer mais sobre alguma figura histórica através da leitura de biografias, já devemos ter a consciência que muitas ideias pré-concebidas podem vir abaixo. Apesar de ser considerado um santo para a maioria dos indianos, Mahatma Gandhi foi em vida, humano... Acertou tanto quanto errou. Tinha uma relação conturbada com a família e tentou de todas as maneiras possíveis, impor comportamentos machistas sobre sua esposa Kasturba, uma mulher de temperamento forte que não só não aceitou as imposições do marido, como o enfrentou, o apoiou e sempre esteve ao seu lado, apesar dos apesares. O acusar de machista e agressivo, pode ser uma atitude um tanto exagerada. Tais comportamentos não só de fato ocorreram, como foram confirmados pelo próprio Gandhi, que afirma em sua autobiografia que sua esposa foi em vida uma santa, que serviu de exemplo para ele e o fez enxergar que a violência e comportamentos segregacionistas não eram os caminhos ideais a serem seguidos. Tanto ele quanto ela diziam que eram a metade perfeita um do outro. Kasturba foi uma mulher fantástica, que foi essencial na transformação de um homem que viria a se tornar o verdadeiro exemplo de justiça e amor, mesmo não sendo perfeito e sempre negando o rótulo de santo.

É importante sempre nos informarmos antes de fazermos afirmações absurdas. Gandhi foi o responsável não só por convidar as mulheres a participarem de suas lutas, como lutou até o fim para que as mesmas tivessem direitos igualitários. Foi muito criticado por isso, mas nunca desistiu do que acreditava. Foi chamado de muitas coisas... de machista, de pai relapso, de louco, de santo, de político, de desserviço religioso, de empecilho para o progresso. Mas independente do que o chamavam, nunca baixou a cabeça e nunca aceitou o racismo ou qualquer outra discriminação como verdades a serem aceitas.

“Adoro Deus como verdade apenas. Ainda não O encontrei, mas O busco sem descanso... enquanto essa verdade absoluta não for para mim um fato consumado, devo me apegar à verdade relativa tal como a concebi. Essa verdade relativa deve me servir, por enquanto, de farol na noite, de escudo, de fortaleza.”

Gandhi deixou ensinamentos valiosos, pena que muitos se negam a aceitá-los. Ele nunca foi contra o progresso da índia através do capitalismo. Mas sempre foi contra a opressão da maioria sobre a minoria. A quem interessa de verdade o progresso que se apoia na desigualdade social? Se somos todos filhos de Deus, porque alguns devem ser descriminados e outros venerados? Qual o sentido de uma religião que apoia violências de todos os tipos? Como ele mesmo dizia: “Não utilize o nome do Pai para justificar seus preconceitos e suas formas deturpadas de agir e de enxergar o mundo”

O considere como quiser... Santo, político ou louco. Mas entenda que Gandhi foi em vida o homem que sozinho e contra todos, tentou colocar a verdade e o amor no centro da vida humana.

_____________________________________

PS. Muitos consideram esta biografia simplista demais. Reclamam que muitos fatos relevantes são mal explorados. A Biografia de Christine Jordis, a que resenhei logo acima, de fato apenas dá uma pincelada em alguns assuntos. Mas achei muito boa e bem resumida. Ela me instigou a procurar biografias ainda mais completas e apesar de possuir poucas páginas, é bem estrutura e bem informativa. Indico!
Dani 14/04/2021minha estante
Sua resenha foi perfeita, vou começar a ler o livro agora mesmo. Gratidão!!

Fernando Lafaiete 14/04/2021minha estante
Que bom que gostou Dani. Espero que a leitura seja pra você tão válida e prazerosa quanto foi pra mim. Assim que terminá-la, volte aqui e compartilhe sua opinião comigo. :)

Paula 11/02/2014

Gandhi/Biografia por Christine Jordis tradução de Paulo Neves
"Ele foi a voz que influenciou Martin Luther King. Rabindranath Tagore chamou-o de Mahatma: a “Grande Alma” ou “Pai”. Da infância privilegiada às primeiras batalhas contra o racismo, Mohandas Karamchand Gandhi (1869-1948) transformou-se num partidário da desobediência civil e apóstolo da não-violência. Pregou a valorização das mulheres, a tolerância religiosa e o fim da discriminação de castas. Seguidor do hinduísmo, levava uma vida simples, tecia as próprias roupas e jejuava. Figura chave na descolonização da Índia, foi preso várias vezes e inspirou movimentos de direitos civis em todo o planeta. Seu amor à humanidade conquistou multidões; sua figura é a imagem do pacifismo; seu exemplo faz-se necessário. A história de Gandhi, palpitante como um romance, retrata uma das grandes aventuras do século XX."

Juli 25/10/2022

NÃO-VIOLÊNCIA!
Uma pessoa à frente do seu tempo....

Um trabalho de pesquisa com base em muitos livros sobre Gandhi, que nos conta a historia de sua vida, seus aspectos emocionais, fisicos, suas fases como individuo, sua evolução espiritual, seus ideas, sua luta, sua familia e sua jorna aqui na terra.

Com um pensamento de libertar a Índia do imperialismo Inglês que tinha somente como intuito explorar ao máximo o povo indiano conduzindo este a degradação moral e fisica abaixo do limiar da pobreza e dignidade humana, Gandhi estabelece o seu estilo a nao-violência e o amor com a única forma de libertade e dignidade para o povo indiano.

Uma vida inteira pela causa, inúmeros jejuns, castidade, abdicação de privilégios de todo tipo e uma vida levada praticamente ao nível da miséria para que no minimo não se sentisse em condições melhores do que seu povo. Foi assim que Gandhi por década chamou a atenção do mundo para a Índia.

Uma pedra no sapato do Inglês, Ghandi fazia diversas peregrinações pela Índia em resposta ao captilismos e ao materialismo imposto pelos ingleses e o mais famos foi a Marcha pelo Sal. Houve também boicotes contra a compra de produtos que eram de fornecimento inglês como por exemplos as roupas. Gandhi incentvou os indianos a queimarem todas as suas roupas e que voltassem as tradições de confeccionar as próprias roupas com as rocas.

Em fim, Gandhi foi eleito o segundo homem mais importante do século XX atrás de Albert Einsteinn.

Uma leitura muito importante, sugiro à todos!

???