O livro, a literatura e o computador

O livro, a literatura e o computador Sérgio Luiz Prado Bellei

Resenhas - O livro, a literatura e o computador

Tauana Mariana 11/02/2015

Muito bom.
Sobre o livro:
Este é o típico caso do "não julgue o livro pela capa". Com uma capa incrivelmente horrível (tinhosa de feia), a obra é muito boa, muito bem escrita e me auxiliou por demais da conta sô.

Falando sobre a relação entre livro/literatura/computador, Bellei apresenta-nos uma rica articulação entre autores sobre o possível fim do livro, o que seria, segundo o autor, um trauma cultural. Isso porque, matar o livro não é simplesmente extinguir um objeto de consumo, é liquidar com um objeto simbólico, cultural, um repositório da criação humano, uma instituição que propicia uma certa ética individual e grupal.

Contudo, o autor dedica-se mais a pensar a biblioteca digital, o hipertexto e o "lautor", ou seja, o leitor de hiperlinks que tanto consome como produz a própria experiência de leitura.

Em suma, Bellei acredita que o livro não morrerá, mas se transformará. O fim do livro será o início do livro sem fim. Mas aí eu me pergunto: será que queremos mesmo que um livro nunca acabe? Será que não mais experienciaremos a leitura da última página e o suspiro profundo do fim? Espero que não.

Sumário:
A biblioteca eletrônica e o trauma do fim do livro.

Do texto ao (hiper)texto

Estudos literários e bibliotecas hipertextuais

Práticas discursivas hipertextuais

Questões de tecnologia, política e poder

Referências bibliográfica

Referência:
BELLEI, Sérgio Luiz Prado. O livro, a literatura e o computador. São Paulo: EDUC; Florianópolis: UFSC, 2002.
AlaneNeila 28/01/2016minha estante
Estava procurando referências para meu projeto de pesquisa sobre os novos suportes de leitura, parece-me que esse livro pode ajudar, pela descrição é uma boa referência!