Contos de amor cubanos

Contos de amor cubanos Vários



Resenhas - Contos de amor cubanos


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Henrique Fendrich 03/12/2019

Uma seleta interessante de se conhecer. Pega uma boa amostragem da literatura cubana, já a partir de Cirilo Villaverde, nos anos 1800, quando os contos de amor eram, em mais de um sentido, românticos. Vai avançando e chegando a nomes como Miguel de Carrión, Alfonso Hernández Catá, Armando Leyva, Enrique Serpa, Rubén Martínez Villena, Félix Pita Rodríguez, Samuel Feijóo (para citar apenas alguns dos escritores cubanos mais famosos e que eu também apreciei) e então vem uma turma bem recente, gente nascida na década de 1940, alguns com menos de 30 anos na publicação do livro.

Os textos versam sobre o amor entre homem e mulher, em diferentes facetas, incluindo alguns cuja trama sugere alguma explicação sobrenatural. Destaque também para o conto de Gerardo del Valle, pois, mais do que a trama amorosa, a história oferece a possibilidade de se vislumbrar a realidade das religiões de matriz africana em Cuba.

Devo dizer, contudo, que muitos contos não apenas não caíram no meu agrado como, inclusive, vi-me forçado a abandonar a leitura, mas há alguns momentos que justificam a leitura.

Há um outro livro chamado “Contos cubanos do século XX” que, embora, como um todo, não seja uma obra que tenha me impressionado, possui alguns valores individuais melhores que os desta antologia.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR