Contos de amor cubanos

Contos de amor cubanos Vários

Resenhas - Contos de amor cubanos

Henrique Fendrich 03/12/2019

Uma seleta interessante de se conhecer. Pega uma boa amostragem da literatura cubana, já a partir de Cirilo Villaverde, nos anos 1800, quando os contos de amor eram, em mais de um sentido, românticos. Vai avançando e chegando a nomes como Miguel de Carrión, Alfonso Hernández Catá, Armando Leyva, Enrique Serpa, Rubén Martínez Villena, Félix Pita Rodríguez, Samuel Feijóo (para citar apenas alguns dos escritores cubanos mais famosos e que eu também apreciei) e então vem uma turma bem recente, gente nascida na década de 1940, alguns com menos de 30 anos na publicação do livro.

Os textos versam sobre o amor entre homem e mulher, em diferentes facetas, incluindo alguns cuja trama sugere alguma explicação sobrenatural. Destaque também para o conto de Gerardo del Valle, pois, mais do que a trama amorosa, a história oferece a possibilidade de se vislumbrar a realidade das religiões de matriz africana em Cuba.

Devo dizer, contudo, que muitos contos não apenas não caíram no meu agrado como, inclusive, vi-me forçado a abandonar a leitura, mas há alguns momentos que justificam a leitura.

Há um outro livro chamado “Contos cubanos do século XX” que, embora, como um todo, não seja uma obra que tenha me impressionado, possui alguns valores individuais melhores que os desta antologia.