Operação Cavalo de Tróia

Operação Cavalo de Tróia J. J. Benítez

Resenhas - Operação Cavalo de Tróia 3

BINHA Around The World 13/12/2020

INCRÍVEL!
A obra é tão bem detalhada em todos os aspectos das ciências que ficamos sem saber discernir o real do imaginário do autor.
Cheia de emoções variadas (angústia, medo, suspense, alegria, felicidade, compaixão, etc), dá forma à um Jesus humano, menino, travesso, obediente e mesmo rebelde.
As notas de rodapé separadas entre as do Major e as do autor dão mais vivacidade ainda à já tão bem enredada história.
Da coleção, até agora, se trata do mais surpreendente, porém a leitura dos anteriores torna-se fundamental no acompanhamento de toda a narrativa.
Já iniciei o quarto!

Russo 15/06/2020

Continua me fazendo viajar
Quem lê a Operação Cavalo de Tróia pode falar o que for, mas não pode reclamar de viajar por um local até então pouco acessível. Navegar sobre um mundo tão inacessível, Palestina na época de Cristo, com o uso da ferramenta do Google para pesquisar os locais (monte das oliveiras, mar da Galiléia, Fortaleza de massada) é uma ótima opção. A leitura tbm é extremamente cativantes, faz com que nos aproximemos de uma religiosidade mais ideal, mais humana em sua construção. A ficção as vezes me deixa um pouco confuso, e como disse em outra oportunidade, me lembra Dan Brown com sua utilização de elementos reais e históricos na composição de um enredo (real ou não) cativantes e rico de história. As vezes se torna muito detalhista em algumas explicações mas elas entram como notas e lê quem quiser, nem todas são importantes. Continua...

Marriete 17/02/2023

Operação Cavalo de Tróia 3: Saidan ? Resenha
Autor: J. J. Benítez

Neste terceiro livro da série, o Major continua seus relatos sobre a viagem no tempo que empreendeu para vivenciar a História de Jesus, seus atos, sua caminhada e seus ensinamentos. Continuo a dizer que, desde o início ele nos afirma que tudo que descreve é a plena verdade, que a realidade que conhecemos tem várias facetas e possibilidades.

É claro o seu desejo em nos informar que a tão sonhada viagem no tempo é um fato consumado, que já há tecnologia disponível para empreendê-la e já há alguns anos, está somente oculta as massas. Mas sei também que os relatos que traz sobre Jesus é o que mais lhe importa transmitir. São dois assuntos polêmicos porque vai mexer com o lado espiritual e científico de muita gente. Utopia? Não acredito... Só o que posso dizer é que o assunto é instigante e o livro merece ser lido, quanto as conclusões, que cada um tire as suas após a leitura e que Deus abençoe a todos nós.

#OperaçãoCavaloDeTróia3Saidan#JJBenítez#Resenha#Marry#ResenhandoLiteratura#Espiritualidade#Ciência#História#AmoLer#Instabooks

Marion 18/04/2023

A terceira viagem
Ainda durante a segunda viagem, Jasão segue os passos de Jesus que sabe quem ele é . A história se passa em Kenereth

Ina 09/06/2022

É sempre emocionante ler cavalo de troia, estou no meu terceiro e esperando ansiosamente para começar o quarto livro da serie.
É mto bom tem uma perspectiva diferente da vida de jesus, e sendo que esse escritor sempre planta a duvida que de que realmente aconteceu.

Madeira 26/07/2022

Mantendo-se a qualidade
O terceiro da saga inicia-se muito parecido com o livro 1. Indubitavelmente, a qualidade se mantém! O fato de vc não conseguir saber ao certo se essa obra é ficção ( nem J.J Benitez faz esforço pra vc acreditar que seja) ou realmente um diário ? muito bem escrito, por sinal, deixa cada página repleta de sensações incríveis?
Certeza que a melhor decisão literária desse ano foi reler os 1 e 2 e seguir adiante nessa viagem ? incrível ? tal história tem bem mais a cara de Jesus do que a figura emblemática que nos é apresentada desde sempre?

Ma 04/01/2011

Esse livro achei a leitura um pouco maçante. Demorei alguns meses para conclui-lo. Poucos foram os trechos que prenderam a minha atenção e todas elas foram os trechos em que A conversa com Cristo foram efetuadas, ou seja, lá no final do mesmo. Aspectos como a composição que do material do corpo ressuscitado pareciam mais aspectos para entendedores de medicina...

Ewerton 09/03/2013

Um continuação polêmica, mas sóbria.
Nesse volume J. J Benítez mostra, através do testemunho do Major, um Jesus surpreendente e muito revelador. É a primeira vez que o Major e seu irmão Eliseu têm uma conversa mais profunda com o Mestre. Desta vez eles se convencem que Jesus é um ser Sobrenatural e que realmente ressuscitou dos mortos. O livro intercala trechos em que Maria, a mãe de Jesus, revela ao Major detalhes de sua infância. Seu temperamento, personalidade, crescimento e descobrimento de si mesmo como Deus, são esmiuçados aos olhos e ouvidos atentos do Major. Para muitas lacunas em que a Bíblia não esclarece, nem fornece uma resposta contundente e lógica, o autor procura preenche-las com algumas conjecturas, que muitas vezes vão de encontro ao que é aceito pela tradição eclesiástica.

Mais uma vez este mostrou-se ser um livro longo, mas com a marca e riqueza de detalhes histórico-científicos característica de J. J. Benítez. "Saidan", assim como os volumes anteriores é um livro para ser lido com muita atenção.

Bastante recomendado!

MÁRSON ALQUATI 08/04/2009

EXCELENTE!
Tão bom quanto os anteriores...

Larissa2518 30/12/2009

Adoro essa série, e esse volume só perde para o primeiro.
Mas achei incrível a conversa do Jasão com Jesus de maneira tão clara. Adorei o sentido espírita das respostas de Jesus. Emocionante!

Li 29/04/2011

DESAFIO LITERÁRIO 2011 - ABRIL - FICÇÃO CIENTÍFICA *LIVRO 10 - EXTRA*
Sinopse: Em 1973, numa operação ultra-secreta batizada de Cavalo de Tróia, dois astronautas voltaram no tempo e presenciaram a Vida, Paixão, Morte, Ressurreição e ?Ascensão? de Jesus de Nazaré. Em Cavalo de Tróia 3, J. J. Benítez transcreve a terceira parte do Diário do Major, que narra as novas aparições do Mestre a seus discípulos na praia de Saidan, às margens do Tiberíades, com a minuciosa análise do "Corpo Glorioso", o misterioso corpo ressuscitado do rabi. É revelada sua infância e adolescência, suas primeiras brincadeiras, seu gosto pela música, pelo desenho e pelos animais. Assiste-se à traumática morte de José, seu pai terreno, quando ele tinha apenas 14 anos, e como então ele precisou assumir o posto de chefe da família, um papel destinado ao primogênito. O que se revela é uma vida tão inquieta, alegre, dolorosa e intensa como a de milhões de seres humanos.

Eu tenho até o 5º em casa. Li os 2 primeiros e achei meio maçantes, mesmo o tema sendo interessante, então nem me abalei em ler os outros! Mas acabei meus livros previstos para este mês faltando 9 dias para o fim dele e me lembrando da série, resolvi ler o 3º para ver se os anos passados me fazem ter mais paciência para encará-los.

O livro é escrito em duas partes. A primeira conta como Benítez passou meses batendo cabeça para desvendar as pistas deixadas pelo major, o astronauta (e médico) líder da operação cavalo de tróia, (de codinome Jasão. A primeira parte do diário foi transcrita nos livros dois primeiros livros), na busca de outra parte do diário de seu "pulo" no tempo. Esta parte é meio chatinha, apesar dos autos e baixos que o pobre jornalista supostamente teve que passar. Acho que meu problema com ele é que não é sucinto, faz cada volta pra falar as coisas... E outra coisa chata é o excesso de adjetivos na narração! Na verdade, acho que não gosto do estilo dele, rs.
A segunda é a transcrição do diário em si.

Claro que Benítez deve ter dado umas pinceladas no diário do major, porque o estilo de escrita dele é insinuante nesta parte também. Eu não me assombraria se a coisa toda for fictícia, mas sempre li esses livros tendendo a acreditar que o relato é real. E Benitez jura de pé junto que não tem tanta imaginação para escrever uma história tão rica em detalhes. Bom, gente, eu não sou cristã ao pé da letra, mas sempre considerei Jesus como um grande e bom homem, um espírito elevado que reencarnou com a missão de trazer alguma luz para o mundo (não, também não sou espírita, mas acho alguns conceitos deles bem lógicos). Então, poder saber mais sobre a época em que ele viveu, a sua vida, infância e adolescência, mais sobre seus discípulos, amigos e familiares, além de receber ensinamentos e esclarecimentos de sua “própria boca” é muito interessante! Claro que tem grandes diferenças entre alguns fatos narrados por Jasão e os da bíblia, como ele próprio não cansa de falar, mas, é como diz o autor, cada um tem a sua verdade.
Muita gente se irritou com a obra, outras tantas a acharam maravilhosa, aí é ver qual seu nível de flexibilidade com relação ao assunto. Eu só digo uma coisa: Este Jesus Cristo visto por Jasão é, até para mim, digno de toda glorificação!

Fiquei super na dúvida de que trecho transcrever aqui, acho que nunca tive tantas opções interessantes, a grande maioria de palavras do próprio Jesus, mas fiquei com essa conversa entre Ele e os dois astronautas da Operação:

"- Por que credes que estais aqui?
A questão colocada pelo Mestre parecia óbvia. Sua interpretação, todavia, nem tanto.
- Digo-vos que nos universos do nosso Pai nada que diga respeito ao domínio do Espírito fica escravizado ao acaso. Tudo é obra do amor, da sabedoria e da misericórdia.
- Não te compreendemos, Senhor.
O Ressuscitado marcou então com seus olhos a posição do "berço"*. Eliseu e eu voltamos a olhar-nos, desarmados.
- ...Quando fordes devolvidos ao mundo e ao momento de onde vindes, uma só realidade brilhará em vossos corações: ensinai a vossos semelhantes, a todos, o que haveis visto, ouvido e vivenciado a meu lado. Sei também que não temeis os homens nem o que eles possam representar. E que proclamareis a Verdade. E outros muitos, graças ao vosso esforço e sacrifício, receberão a luz de minha promessa."

Noves fora, apesar do tema da história ser interessante, o livro em si é meio maçante... Como é de se esperar, Jasão é extremamente descritivo e não deixa passar nadinha, até o material das pedras do caminho ele precisa dizer, então, vaguei a beça! As partes com Jesus são excelentes, mas Ele só vem a aparecer depois de ¾ do livro adiantados... Fiquei tentada a largá-lo, acho que pela terceira vez, mas não o fiz, e foi bom! As partes em que Ele aparece como “Ressuscitado” são muito interessantes, tanto do ponto de vista espiritual, quanto do científico.

*O "berço" é como eles chamam a aeronave.
*http://desafioliterariobyrg.blogspot.com/
Viquinha 29/04/2011minha estante
Meu pai que gosta da temática, leu esse aí e odiou...botou no cestinho de mandar para o sebo. Acho até que já foi. Agora mudando de assunto, olha a Li de novo no passado. Até amanhã já postou umas três resenhas...hehehe

Beijocas

Cíntia 24/03/2014minha estante
A saga da resolução do criptograma está sendo incrivelmente maçante pra mim... Muitos números, explicações enfadonhas e até mesmo irreais.... Espero que esse início entediante seja recompensado com o já comentado diálogo do Major com Jesus.

Daniel 24/01/2016minha estante
Realmente, o Benítez exagera nos adjetivos, e o excesso de detalhes às vezes chega a ser irritante. Mas eu acho que a presença de todos esses detalhes que podem até parecer inúteis (e talvez sejam), é uma evidência de que o relato é real. Não me refiro só aos dados técnicos nas notas, mas aos detalhes de tudo que ele vê, como as pedras no caminho que você comentou.

Digo que isso parece ser evidência de que o relato é real, porque quando fazemos relatos reais de alguma coisa (qualquer tipo de experiência) que consideramos muito importantes, temos essa tendência de incluir todos os detalhes que somos capazes de notar (eu mesmo faço isso), porque a ideia no final é que se tiver algo ali no meio de aproveitável poderá ser aproveitado e caso seja inútil mal não vai fazer, além de dificultar um tanto a leitura.

Enfim, pra mim isso é "apenas uma evidência" a favor do realismo, mas eu gostaria mesmo de descobrir se é ou não real.

Andréa Marcela 30/12/2023

Simplesmente maravilhoso? sou fã incondicional dessa coleção?. De uma maneira magnífica espiritualidade, fé e ciência estão andando de mãos dadas, pois o autor é extremamente detalhista na parte científica da história, plantando uma sementinha de dúvida sobre até onde é ficção, até onde pode ser real???

Lili 30/06/2015

Saidan
Este livro é um paradoxo. Existem partes muito maçantes, que fazem a gente pensar em desistir de ler, que não acrescentam muita coisa à história. Em contrapartida existem partes que fazem o coração dar pulos (pelo menos o coração de quem já se apaixonou pela figura de Jesus nos dois primeiros livros), e que você lê num instante.

Acho que o autor exagerou um pouco nas partes maçantes. O livro se torna realmente interessante um pouco depois da metade, o que acho muito tempo para "aguentar" e que talvez faça com que algumas pessoas desistam. Para quem não desiste, o prêmio são belas passagens com o Mestre e a insistente impressão de que na ficção (?) ele está mais bem descrito do que na própria Bíblia.
Fco EC Arruda 14/09/2017minha estante
Você realmente conseguiu dizer o que penso sobre essa coleção. Li os dois primeiros, quase desisti do segundo e ainda não tive coragem de ler o terceiro por causa dessa parte cansativa.

Pamela 02/01/2018minha estante
undefined