O Hobbit

O Hobbit J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Hobbit

SummerFlows 18/04/2024

O livro é legal, gostei muito da história, mas é um pouco complicado de ler porque tem uma linguagem que eu não sou muito acostumado, isso acaba atrapalhando a leitura e deixando ela um pouco maçante. Ignorando isso, eu amei acompanhar Bilbo e os anões nessa aventura

Eduardo397 17/04/2024

Ótima Leitura
Meus amigos, esse livro é pra quem tem uma boa imaginação, precisei de algum tempo pra associar os detalhados locais que o livro descreve.
É uma história muito bem elaborada, em vários momentos me surpreende a criatividade do escritor.

Recomendo assistirem aos filmes também, são boas adaptações.

evyl.nooh 17/04/2024

Minha primeira experiência com Tolkien. Confesso que estava bem receosa, porém fui agradavelmente surpreendida por uma narrativa cativante e envolvente!
A sensação que tive ao ler essa obra maravilhosa foi de ser uma criancinha sentada no chão, enquanto o próprio Tolkien me contava a história.
Fascinante!

Alisson284 16/04/2024

Eu li na ordem completamente errada mas mesmo sendo rapido de se ler e não tão profundo quanto senhor dos anéis a experiência de ver como foi uma das primeiras histórias de Tolkien foi realmente incrível e com certeza repetirei essa experiência e esse livro junto com os q já tenho e pretendo ter para parte da minha coleção pessoal para o resto da minha vida

Karvalho 15/04/2024

O Hobbit me surpreendeu, contrariando minhas expectativas de diversas formas, ora positivas, ora negativas, mas foi uma ótima experiência pelos motivos que vou explicar.
De início, esse livro possui uma narrativa que me surpreendeu bastante e foi bem diferente das outras coisas que já li, mais arrastado com fatos demorando pra acontecer, e eventos que em qualquer outra obra se resolveriam em dias ou horas, durando semanas ou meses. Foi uma mudança de perspectiva que trouxe um ar bem diferente pra obra, e reservou um lugar próprio no meu coração.
A aventura descompromissada proposta é interessante, traz uma sensação mais familiar e íntima para a jornada, que não se propõe a ser um épico como o senhor dos anéis faz, e mesmo assim traz consigo seu peso e importância dos acontecimentos para os personagens e para o universo.
Por fim, eu acredito que O Hobbit seja uma ótima leitura se o leitor estiver com força de vontade para vencer os primeiros capítulos e conseguir finalmente engajar nesse universo único criado pelo Tolkien.

Amanda.Rodrigues 15/04/2024

"O mundo está dividido entre aqueles que já lera O Hobbit e O Senhor dos Anéis e aqueles que ainda não leram"

E eu informo a todos que já estou no meio desse caminho porque acabei de ler o livro do Hobbit! E a única coisa que tenho pra falar: Cara, que livro meus amigos! Que livro!!! ??

SY Wang 15/04/2024

Incrível
Eu amei a criatividade do autor para criar um universo tão criativo e cativante, eu amei a leitura e o desenvolvimento do hobbit o personagem principal que foi de medroso para corajoso e autoconfiante.

By: Jennyz 15/04/2024

Lindo de bonito
O que dizer? Sou completamente apaixonada pela Terra Média e pelas obras de Tolkien. Este livro foi o primeiro que li e me apaixonei. Tem uma escrita muito mais fácil comparada aos outros livros, justamente por ser voltada para crianças, o que o torna leve de ler. Sou fã de uma leitura fácil de entender. O desenvolvimento da história é tão bom e me apaixonei por todos os personagens. Experimentei uma mistura de emoções, tanto boas quanto ruins. Para mim, a saga da Terra Média sempre será o ápice da fantasia, literalmente o melhor de todos.

Lucas1429 14/04/2024

Um clássico
A literatura de Tolkien é uma das mais populares da história por justa causa, ele consegue como ninguém descrever situações e ambientes tornando uma leitura extremamente imersiva.

Sou um leitor com gosto bem infantil, então foi extremamente difícil ler uma obra com tanto robustez de detalhes e de vocabulário, e com isso a leitura não foi tão prazerosa pra mim quanto poderia.

Dito tudo isso, é um baita livro com uma baita história. Relembrando os filmes depois de ler isso, percebe-se que de fato é uma adaptação bem voltada pra caçar dinheiro. O livro consegue ser mais objetivo e mais conciso, sendo bem superior a trilogia de filmes.

@rccardopereira 12/04/2024

UMA AVENTURA SEMPRE MUITO ESPERADA
Minha terceira leitura de O Hobbit e como sempre é uma diversão do primeiro ao último capítulo. Eu amo todo esse universo criado por Tolkien, amo as descrições a forma de narrar os acontecimentos, as canções.

Esse livro é uma grande jornada, saímos da toca de um Hobbit que dizia não gostar e ver com bons olhos aventuras e terminamos o livro com um amontoado de aventuras e desventuras vividas. E no final valeu a pena passar por tudo isso e também é bom apesar de agridoce, retornar para o conforto e segurança de casa, da nossa toca quentinha e confortável de Hobbit. Até mais amigo, voltamos a Terra Média em A Sociedade do Anel. Ansioso.

Sofia.Kloos 12/04/2024

O Hobbit.
Eu gostei muito do livro "O Hobbit". Se você pretende entrar no universo de Tolkien, é por ele em que deve começar. Entre todos os livros que já li, é o meu favorito com toda certeza! Ele conta a história do hobbit Bilbo Bolseiro, personagem principal, que deixa sua calma vida no Condado por uma aventura para ajudar a recuperar um tesouro perdido. O livro foi escrito por J.R.R. Tolkien, meu escritor favorito de fantasia, e tem uma história muito bem detalhada, com vários personagens maravilhosos, mapas e lugares incríveis.

Beatriz2313 12/04/2024

Não vou mentir, finalmente terminei essa bombakkkkk brinks. Gostei da história mas tava lendo só pra poder começar senhor do anéis, achei meio ?paradão?, lento. É bem interessante a história, tem uma escrita diferente do que to acostumada, uns diálogos engraçados.

Ed.Costa 11/04/2024

O início da jornada!
"O Hobbit", escrito por J.R.R. Tolkien, é uma obra que encanta leitores há décadas, oferecendo uma narrativa cativante repleta de aventura, fantasia e profundidade.

A história começa com Bilbo Bolseiro, um hobbit tranquilo e caseiro, sendo arrastado para uma jornada inesperada pelo mago Gandalf e um grupo de treze anões determinados a recuperar seu reino e tesouro perdidos, que estão guardados pelo temível dragão Smaug.

O livro nos transporta para um universo rico, povoado por raças diversas como elfos, anões, homens e criaturas mágicas.

Uma das principais qualidades de "O Hobbit" é o estilo narrativo acessível e envolvente de Tolkien.

Ele cria um mundo complexo, porém acessível, cheio de personagens memoráveis e paisagens vívidas.

A jornada de Bilbo é cheia de perigos, mas também de momentos de humor e camaradagem entre os personagens, o que torna a leitura muito agradável.

Além disso, Tolkien apresenta temas universais ao longo da história, como coragem, amizade, desejo de aventura e o confronto com o desconhecido.

Bilbo é um protagonista cativante, um herói relutante que descobre qualidades dentro de si que nem mesmo ele sabia possuir.

No entanto, algumas críticas podem ser direcionadas ao livro, principalmente em relação ao ritmo da narrativa.

Por vezes, o enredo pode parecer um pouco arrastado, especialmente em certas descrições detalhadas do cenário.

No geral, "O Hobbit" é uma leitura imperdível para fãs de fantasia e para aqueles que apreciam uma boa história de aventura.

É uma introdução perfeita ao mundo de Tolkien e à Terra-média, preparando o terreno para a obra-prima posterior do autor, "O Senhor dos Anéis".

Fernanda3048 11/04/2024

Ir com muita sede ao pote pode se mostrar frustante.
O Hobbit", escrito por J.R.R. Tolkien, é uma obra-prima da literatura de fantasia que encanta leitores de todas as idades desde sua publicação em 1937. A história segue as aventuras do hobbit Bilbo Bolseiro, que é relutantemente arrastado para uma jornada épica junto com um grupo de anões e o mago Gandalf. O objetivo da jornada é recuperar o tesouro roubado pelos dragões do mal.

Tolkien habilmente constrói um mundo detalhado e ricamente imaginado, repleto de paisagens deslumbrantes, criaturas místicas e culturas diversas. Sua prosa é envolvente e cativante, levando os leitores a uma viagem emocionante através de florestas escuras, montanhas escarpadas e cavernas profundas.

Um dos aspectos mais notáveis do livro é a jornada de autodescoberta de Bilbo. De um hobbit caseiro e relutante a um herói corajoso, Bilbo enfrenta desafios inimagináveis e descobre uma coragem interior que ele jamais imaginou possuir. Seus encontros com personagens memoráveis, como Gollum e Smaug, adicionam camadas de complexidade e suspense à trama.

Além da narrativa envolvente, "O Hobbit" também transmite mensagens atemporais sobre coragem, amizade e a jornada do autoconhecimento. A habilidade de Tolkien em criar um mundo tão vívido e cativante é verdadeiramente excepcional, tornando este livro uma leitura obrigatória para qualquer amante da fantasia.

Pontos Positivos:
1. Mundo Imaginativo: Tolkien cria um mundo fantástico e detalhado, com uma geografia rica e diversas culturas, tornando a história envolvente e imersiva.
2. Desenvolvimento de Personagens: O protagonista, Bilbo Bolseiro, passa por uma jornada de autodescoberta e cresce ao longo da história, tornando-se um herói improvável.
3. Narrativa Cativante: A trama é repleta de aventuras emocionantes, encontros com criaturas místicas e reviravoltas inesperadas, mantendo os leitores interessados do início ao fim.
4. Mensagens Universais: O livro transmite mensagens atemporais sobre coragem, amizade e o poder da determinação, que ressoam com leitores de todas as idades.

Pontos Negativos:
1. Ritmo Irregular: Em alguns trechos, a história pode parecer arrastada, especialmente durante as descrições detalhadas do cenário ou em momentos de menor ação.
2. Personagens Subdesenvolvidos: Alguns dos personagens secundários, como os anões do grupo de Thorin, podem parecer menos desenvolvidos em comparação com Bilbo, deixando o leitor desejando mais profundidade em suas histórias individuais.
3. Conclusão Repentina: O livro termina de forma abrupta após o clímax da batalha, deixando algumas questões em aberto e os leitores ansiosos por mais detalhes sobre o destino dos personagens.
4. Ausência de Personagens Femininas: "O Hobbit" é criticado por sua falta de representação feminina significativa, com poucas personagens mulheres e nenhuma desempenhando um papel central na trama. Isso reflete os padrões da época em que foi escrito, mas pode parecer datado para os leitores contemporâneos em busca de diversidade de gênero na literatura.

Yas 11/04/2024

O começo me pegou um pouco por ser realmente bem descritivo, pensei que poderia ficar meio entediada mas passei a adorar os detalhes que por fim nem pareciam muitos. É uma leitura gostosa, sem grandes plots, os personagens são simpáticos, os anões me irritaram um pouco algumas vezes mas o Bilbo é cativante.
Se eu tivesse lido lá pelos meus 15 anos teria gostado muito mais mas a leitura é realmente boa.