O Hobbit J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Hobbit

Aliel 23/01/2021

O início foi lento, me chateie um pouco com isso, mas eu não estava acostumada com a escrita do autor que foi um desafio muito descritivo e detalhado, depois dos 50% li tudo de uma vez, fluiu muito bem, da história em si não tenho muito a dizer é incrível a construção da Terra média, apenas.

DihMoraes 22/01/2021

O universo fantástico de Tolkien.
Nunca tive muito interesse pelas obras de Tolkien até cursar Filosofia. Em um belo dia de 2017 meu professor de Filosofia Política em uma aula sobre a República de Platão fez uma analogia entre o Anel de Giges e o Hobbit. Comecei a me interessar pelo universo fantástico de Tolkien e a adquirir suas obras... Hahaha. Espero poder ler todos os livros esse ano... (Espero).

Eduardo.Anjos 22/01/2021

A Terra média
O mundo criado por Tolkien é realmente fascinante. Como mestro sessões de RPG as vezes, acabei tendo várias ideias de momentos para meus jogadores superarem que serão inspirados nas narrativas épicas de O Hobbit. Um livro ideal para quem gosta de uma boa jornada.

lucifarinha 22/01/2021

Muito bom.
Hobbit é sem dúvidas o melhor livro de fantasia que já li na minha vida. Os detalhes, os personagens, as aventuras, tudo me chamou atenção e me prendeu na história.

O fato dessa edição ter o mapa também ajudou na ambientação, e a leitura ficou bem mais fácil.

No começo eu estava perdida, não entendia muito bem o que estava acontecendo, mas passou. (eu até dei uma pausa de tão confusa que eu tava kkkk)

Com certeza vou ler Senhor dos Anéis! Recomendo?

Ewy 22/01/2021

O Hobbit
Eu de alguma forma esperava mais desse livro mas por fim me dei por vencida e acabei gostando.
Eu vi primeiro o filme então minha mente teve um pequeno colapso quando comecei a ler. Eu vi um Bilbo com uma personalidade diferente e anões não tão amáveis, o único que realmente permanece o mesmo é Ganfalf. Apesar de ser um livro pequeno eu demorei um pouco pra ler.
Tirando isso eu gostei bastante e acabei me afeiçoando ao pequeno Hobbit desengonçado e esperto.
Gabms 22/01/2021minha estante
Acredito que essa pequena divergência entre os personagens do filme e do livro exista pq o filme é um pouco mais sombrio, enquanto o livro tem um tom mais infantil

Jéssica Costa 22/01/2021

Amantes de fantasia, leiam!
Uma amiga me disse que, lendo esse livro, sentiu como se o autor estivesse do lado dela contando a história - e eu também me senti assim. Esse livro é uma fantasia básica, clássica e que inspirou muitas das que vieram depois!

Tolkien constrói uma mitologia rica, uma jornada que vale a pena ser acompanhada e personagens cativantes (achei que os ?anãos? foram muitos, o que me atrapalhou em gostar deles individualmente, apesar de tê-los adorado como grupo). Bilbo é tudinho pra mim e eu adoraria ler mais sobre Gandalf.

Tirei meia estrela porque achei que a história ficou monótona em alguns pontos, mas foi um monótono gostoso de acompanhar! Também senti falta de mulheres na história, mas entendo que, em 1937, longas aventuras não eram algo que os homens viam como feminino. Enfim, narrativa cativante e que provavelmente qualquer amante de fantasia irá adorar!

Thais 21/01/2021

Embarque nessa aventura
Neste livro vamos acompanhar um pequeno Hobbit em suas aventuras. O livro é infanto-juvenil, acredito que por esse motivo me arrastei um pouco pela leitura. Mas é um livro super leve e divertido. Gostei muito da forma como o autor conversa com o leitor durante o livro e das descrições e ilustrações.

Isa 21/01/2021

"Um terra feérica segura é inverídica a todos os mundos"
Tolkien, obrigada. Sim, começo minha resenha agradecendo, pois com certeza não havia um jeito melhor para eu retornar à leitura de fantasias. O Hobbit me fez relembrar e reviver todas as emoções possíveis de quando se lê esse gênero, que há um tempo eu vinha esquecendo do quanto eu AMO.

Já tenho um pouco de conhecimento sobre a história em geral, sobre O Senhor dos Anéis, mas com esse livro foi a primeira experiência. Essa é uma ótima fantasia pra quem gosta de um mundo vasto, cheio de criaturas e povos diferenciados, desde trolls, gobelins, wargs, anãos, elfos, magos e os incríveis hobbits. Impossível não se apaixonar por Bilbo, e não querer saber mais sobre ele e seus semelhantes.

Gostei de tudo nesse livro, e a escrita do Tolkien ajuda bastante nisso. Adoro quando o autor conversa com o leitor, quando solta uns pequenos spoilers sobre a narrativa, e dá opiniões sobre os personagens. Ele é um gênio por ter criado todo esse universo, e com certeza termino essa leitura muito interessada em conhecer melhor tudo isso.

Acompanhar Bilbo e seus amigos pela terra feérica não tão segura vale super a pena! Ansiosa pelas próximas aventuras, porque sei que são muitas!
Camila 21/01/2021minha estante
amo esse livro!

Isa 22/01/2021minha estante
Também Camila! Virou favorito

Dwarcy 21/01/2021

uma jornada inesperada
É com o coração pesado que eu me despeço de Bilbo, Thorin e os outros 12 anões. Foi o meu primeiro contato com a obra de Tolkien e, apesar de saber que "O Hobbit" tem um ritmo bastante diferente da trilogia do anel, eu me surpreendi demais.
É um livro muito leve, dinâmico e pra mim é bem claro que foi um livro idealizado para crianças. Mas mesmo assim, as histórias, o mundo, os personagens, tudo é apaixonante!

Débora Pizzio 21/01/2021

Li numa leitura coletiva, é meu primeiro contato com o autor e foi uma escolha acertada porque é uma leitura tranquila para conhecer esse mundo.

Eu gostei do jeito que o autor "conversa" com a história, não imaginava que fosse assim.

Não gostei do desfecho, porque o problema foi resolvido muito fácil e rápido, então esperava mais.

E indico para quem curte fantasia ou pra quem tá começando. Infelizmente, eu não consegui me conectar tanto com os personagens, porque eu não curto muito esse gênero, mas o Bilbo é realmente ótimo.

Lucas.Medeiros 21/01/2021

"Que o vento sob suas asas possa levá-las aonde o sol navega e a lua caminha"
"Bom dia!", disse Bilbo, e era verdade.(...) "O que quer dizer?", perguntou [Gandalf]."Está me desejando um bom dia, ou quer dizer que é um bom dia quer eu queira ou não; ou que você se sente bem neste dia; ou que é um bom dia para ser bom?"

Trata-se de uma leitura bastante agradável e de uma beleza literária singular. Há espaço pra diversão, contemplação e muita emoção. Algo que achei muito bacana foi a inserção de músicas entre situações chave da narrativa. Fiquei me imaginando como foi ter sido filho do Tolkien e escutar o pai narrar essas histórias [sim, ele escreveu a estória pensando neles, rs]. Se você busca um livro para lazer, que fará sua imaginação correr à solta e que pode enriquecer sua mente e experiência, recomendo demais. Se você tiver filhos ou sobrinhos (não muito pequenos), faça-se um favor e leia O Hobbit pra eles.

P.S.: Parando pra pensar agora... será que o despertar do lado Tûk de Bilbo era, na verdade, o início de um estado de mania? Será? Boa leitura!

P.S.2: Fica os agradecimentos ao meu amigo Murilo Charo, por compartilhar essa leitura comigo e suportar pacientemente meus cochilos quando o relógio batia às 22h, em nome da amizade.

Nath 21/01/2021

O Hobbit
Os Hobbits são pequenas criaturas que gostam do conforto de suas casas e não são nem um pouco chegados a aventuras, entretanto, aos 50 anos, o senhor Bilbo bolseiro é convocado para a maior das aventuras.

Gandalf chega a porta de Bilbo e imediatamente o escolhe como seu gatuno para a aventura que tem como objetivo resgatar o ouro a muito roubado pelo Dragão Smaug.

O ouro pertence ao anão Thorin, herança de sua família, que pensava que nunca seria recuperado. Uma esperança surge quando o mapa de uma passagem secreta para o local em quem Smaug vive e guarda todo o ouro é revelado. Assim, juntamente com 13 anões, Bilbo começa sua aventura.

A jornada se mostra extremamente difícil e perigosa, sendo muito os momentos que arriscam suas vidas. E após todos os percalços da viagem, eles ainda precisarão lidar com um Dragão cheio de maldade.

O hobbit foi um livro escrito por Tolkien para seus filhos, por isso em diversos momentos a trama é infantil. Porém, isso não muda o fato do livro ser muito bom e uma grande porta de entrada para o universo desse autor tão consagrado.

Laerte 21/01/2021

Praticamente um jogo de RPG, só que sem as batalhas de turno. Para quem gosta de aventura, um prato cheio. Só estranhei algumas coisas, porque meu primeiro contato com a obra foi através dos filmes.

Leo Tortega 21/01/2021

Uma aventura inesperada
Digo que esse livro foi literalmente uma aventura inesperada na minha vida. Peguei emprestado em 2015 de meu primo e li rapidamente, fiquei encantado com os níveis de detalhes que Tolkien da desde a primeira página, com a forma que ele da vida para tudo e faz eu me sentir verdadeiramente na Terra Média. Foram sensações tão boas que me renderam uma segunda leitura, tão marcante quanto a primeira.

É um livro essencial para quem ama fantasia e principal fantasia medieval. Uma leitura simples e gostosa sobre um pequeno Hobbit que vivia sua vida pacata e é surpreendido por uma trupe de anões que invadem sua casa o convidando para uma aventura em busca de sua terra natal.

Brê 20/01/2021

Tudo o que temos de decidir é o que fazer com o tempo que nos é dado.
Na famigerada obra ‘’O Hobbit’’, J. R. R. Tolkien expõe uma narrativa na qual o carismático Bilbo Bolseiro é prometido a uma aventura nunca vista antes pelo mago Gandalf. Na companhia de vários anões, esses dois iniciam sua jornada inesperada pela Terra Média com o objetivo de libertar o reino de Erebor, conquistado há tempos pelo dragão Smaug, e que pertencia aos anões. A história alia o humor genuíno dos personagens ao companheirismo singular desses em meio aos imprevistos durante a jornada, o que, sem sombra de dúvida, torna a fantasia tão instigante para todas as idades, embora seu foco inicial seja o contingente infantil. Aos sonhadores, temos aqui um ótimo livro para se ter na cabeceira em virtude da sua grande imersão em devaneios repletos de peripécias.