O Hobbit

O Hobbit J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Hobbit

xzsatur.no 22/04/2024

?Lá e de Volta Outra Vez?
?Numa toca no chão vivia um hobbit. Não uma toca nojenta, suja, úmida, cheia de pontas de minhocas [...] Era uma toca de hobbit, e isso significa conforto.?

Eu já perdi as contas de quantas vezes durante minha vida de leitora eu quis começar a ler os livros de Tolkien. Depois de tanta enrolação, finalmente decidi que ?O Hobbit? seria o meu primeiro contato com o autor. Foi uma ótima escolha.

?O Hobbit?, de J.R.R. Tolkien, publicado em 1937, conta a história de Bilbo Bolseiro, um dos hobbits mais respeitáveis do condado. Levando uma vida simples e confortável, até que um dia, um mago e treze anões aparecem em sua casa fazendo uma grande confusão e estardalhaço.

A trama começa quando Gandalf, o mago, e um grupo de treze anões liderados por Thorin Escudo-de-Carvalho, aparecem na casa de Bilbo e o convidam para se juntar a eles em uma jornada para recuperar o tesouro tomado pelo dragão Smaug na Montanha Solitária. A princípio relutante, Bilbo acaba aceitando o convite e parte em uma jornada cheia de perigos e desafios.

Bilbo enfrenta trolls, goblins, aranhas gigantes e até mesmo um dragão. Uma jornada cheia de aventuras e ação, mas também amizade, lealdade, coragem, redenção, mensagens de superação e heroísmo.

Estou feliz por ter lido este livro, mas também estou triste por ter acabado tão rápido. Escrita simplesmente genial e encantadora, gostei muito.

E você que ainda não leu ?O Hobbit?, simplesmente pare de perder tempo.

?Em cinco abetos, quinze
passarinhos,
do fogo às suas penas veio um
ventinho!
Que aves gozadas, não
tinham asinhas!
Ó, que faremos com essas
coisinhas?
Assá-las vivas ou mandá-las
pra panela;
fritar, ferver, comer à
cabidela??

Junte-se a mim e venha cantar essa canção certamente assustadora.
camicami.cami 22/04/2024minha estante
Leio essa intro e me teletransporto pra quando li a primeira vez ???

xzsatur.no 22/04/2024minha estante
@camicami.cami, simplesmente memorável e atemporal! ??

Poeira0 23/04/2024minha estante
O enredo é tão cativante!?
A história é fascinante.

ivy! 23/04/2024minha estante
Mágico e fascinante!!!??

marxly 21/04/2024

The hobbit
Livro maravilhoso, não tem como. Bilbo é um dos melhores personagens junto com Gandalf e todo o povo dos elfos, tem muitas aventuras e uma escrita dinâmica e divertida, espero gostar de senhor dos anéis tanto quanto gostei desse livro.

Larissa.Vieira 21/04/2024

"Lá e de Volta Outra Vez"
Ler Tolkien é como se sentar numa lareira ao seu lado e ouvir dele mesmo as suas histórias, entre uma baforada e outra de seu cachimbo. Que privilégio deve ter sido ser seus filhos quando criança e se aventurar como um hobbit em aventuras tão bem narradas, em mundos tão bem construídos. Há autores que a gente percebe que a escrita é não só um talento ou exercício, mas algo maravilhosamente divino.

Corquiola 19/04/2024

Se tem um exemplo de livro aconchegante, é esse!
Uma história gostosa de acompanhar, onde encontramos aventura e descrições tão bem feitas, em uma história envolvente com personagens cativantes, que quando terminamos temos a impressão de ter deixado para traz, familiares queridos
Lohan.Valerio 20/04/2024minha estante
Espera até ler Senhor dos Aneis!! Muito bom tbm

Corquiola 20/04/2024minha estante
Agora vou ler TD que ele escreveu,?

Jorge Luiz da Silva 19/04/2024

O aventureiro
Bilbo Bolseiro se torna um grande aventureiro com o intuito de reaver seus bens escondidos na Montanha Solitária.

SummerFlows 18/04/2024

O livro é legal, gostei muito da história, mas é um pouco complicado de ler porque tem uma linguagem que eu não sou muito acostumado, isso acaba atrapalhando a leitura e deixando ela um pouco maçante. Ignorando isso, eu amei acompanhar Bilbo e os anões nessa aventura

Eduardo397 17/04/2024

Ótima Leitura
Meus amigos, esse livro é pra quem tem uma boa imaginação, precisei de algum tempo pra associar os detalhados locais que o livro descreve.
É uma história muito bem elaborada, em vários momentos me surpreende a criatividade do escritor.

Recomendo assistirem aos filmes também, são boas adaptações.

evyl.nooh 17/04/2024

Minha primeira experiência com Tolkien. Confesso que estava bem receosa, porém fui agradavelmente surpreendida por uma narrativa cativante e envolvente!
A sensação que tive ao ler essa obra maravilhosa foi de ser uma criancinha sentada no chão, enquanto o próprio Tolkien me contava a história.
Fascinante!

Alisson284 16/04/2024

Eu li na ordem completamente errada mas mesmo sendo rapido de se ler e não tão profundo quanto senhor dos anéis a experiência de ver como foi uma das primeiras histórias de Tolkien foi realmente incrível e com certeza repetirei essa experiência e esse livro junto com os q já tenho e pretendo ter para parte da minha coleção pessoal para o resto da minha vida

Karvalho 15/04/2024

O Hobbit me surpreendeu, contrariando minhas expectativas de diversas formas, ora positivas, ora negativas, mas foi uma ótima experiência pelos motivos que vou explicar.
De início, esse livro possui uma narrativa que me surpreendeu bastante e foi bem diferente das outras coisas que já li, mais arrastado com fatos demorando pra acontecer, e eventos que em qualquer outra obra se resolveriam em dias ou horas, durando semanas ou meses. Foi uma mudança de perspectiva que trouxe um ar bem diferente pra obra, e reservou um lugar próprio no meu coração.
A aventura descompromissada proposta é interessante, traz uma sensação mais familiar e íntima para a jornada, que não se propõe a ser um épico como o senhor dos anéis faz, e mesmo assim traz consigo seu peso e importância dos acontecimentos para os personagens e para o universo.
Por fim, eu acredito que O Hobbit seja uma ótima leitura se o leitor estiver com força de vontade para vencer os primeiros capítulos e conseguir finalmente engajar nesse universo único criado pelo Tolkien.

Amanda.Rodrigues 15/04/2024

"O mundo está dividido entre aqueles que já lera O Hobbit e O Senhor dos Anéis e aqueles que ainda não leram"

E eu informo a todos que já estou no meio desse caminho porque acabei de ler o livro do Hobbit! E a única coisa que tenho pra falar: Cara, que livro meus amigos! Que livro!!! ??

SY Wang 15/04/2024

Incrível
Eu amei a criatividade do autor para criar um universo tão criativo e cativante, eu amei a leitura e o desenvolvimento do hobbit o personagem principal que foi de medroso para corajoso e autoconfiante.

By: Jennyz 15/04/2024

Lindo de bonito
O que dizer? Sou completamente apaixonada pela Terra Média e pelas obras de Tolkien. Este livro foi o primeiro que li e me apaixonei. Tem uma escrita muito mais fácil comparada aos outros livros, justamente por ser voltada para crianças, o que o torna leve de ler. Sou fã de uma leitura fácil de entender. O desenvolvimento da história é tão bom e me apaixonei por todos os personagens. Experimentei uma mistura de emoções, tanto boas quanto ruins. Para mim, a saga da Terra Média sempre será o ápice da fantasia, literalmente o melhor de todos.

Lucas1429 14/04/2024

Um clássico
A literatura de Tolkien é uma das mais populares da história por justa causa, ele consegue como ninguém descrever situações e ambientes tornando uma leitura extremamente imersiva.

Sou um leitor com gosto bem infantil, então foi extremamente difícil ler uma obra com tanto robustez de detalhes e de vocabulário, e com isso a leitura não foi tão prazerosa pra mim quanto poderia.

Dito tudo isso, é um baita livro com uma baita história. Relembrando os filmes depois de ler isso, percebe-se que de fato é uma adaptação bem voltada pra caçar dinheiro. O livro consegue ser mais objetivo e mais conciso, sendo bem superior a trilogia de filmes.

@rccardopereira 12/04/2024

UMA AVENTURA SEMPRE MUITO ESPERADA
Minha terceira leitura de O Hobbit e como sempre é uma diversão do primeiro ao último capítulo. Eu amo todo esse universo criado por Tolkien, amo as descrições a forma de narrar os acontecimentos, as canções.

Esse livro é uma grande jornada, saímos da toca de um Hobbit que dizia não gostar e ver com bons olhos aventuras e terminamos o livro com um amontoado de aventuras e desventuras vividas. E no final valeu a pena passar por tudo isso e também é bom apesar de agridoce, retornar para o conforto e segurança de casa, da nossa toca quentinha e confortável de Hobbit. Até mais amigo, voltamos a Terra Média em A Sociedade do Anel. Ansioso.