O Hobbit

O Hobbit J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Hobbit

Leidiana 15/09/2021

O Hobbit ou Lá e de volta outra vez é um livro infanto-juvenil publicado pela primeira vez em 1937. Atualmente é um clássico literário que teve adaptação para o cinema e é leitura obrigatória para os fãs de fantasia.

A narrativa acompanha a aventura do Bilbo Bolseiro, Gandalf e mais treze anãos em uma jornada em busca de riquezas à uma montanha governada pelo dragão Smaug.

O livro começa com o recrutamento de Bilbo, um hobbit caseiro, pelo mago Gandalf para ir em uma excursão à procura de joias e ouro ao lado dos anãos, entre eles Thorin escudo de carvalho, herdeiro do antigo rei sob a montanha. Apesar da desconfiança dos anãos em ter um hobbit como gatuno e da recursa inicial de Billbo em deixar sua toca no chão para embarcar nessa perigosa aventura ele acaba por aceitar se juntar a trupe.

“Há muito mais nele do que vocês acham, e um bocado mais do que ele próprio imagina.”

Ao longo da obra, os personagens enfrentam ameaças como trolls, aranhas gigantes, goblins, wargs, élfos e uma floresta aterrorizante até chegarem ao seu desafio final, o dragão Smaulg, responsável por destruir o antigo reino sob a montanha.

“As noites não tinham conforto e eram geladas, e eles não ousavam nem cantar nem falar muito alto, pois os ecos eram fantasmagóricos, e o silêncio parecia não gostar de ser quebrado — exceto pelo barulho da água, e pelos gemidos do vento, e pelo estalar da pedra.”

Tolkien traz uma narrativa envolvente, com capítulos curtos que prendem os leitores de todas as idades, das crianças que são o público alvo aos adultos. Com um mundo mágico rico, passagens divertidas, momentos de apreensão com o futuro das personagens e um narrador observador que interfere na história para dar pequenos spoilers, o livro é uma obra impossível de largar.

Hayko 15/09/2021

Que livro maravilhoso!
Um livro muito bom. É o meu primeiro do J. R. R. Tolkien, mas já sei que um dia gostaria de escrever igual a ele! Cada cena do livro que é descrita nessas páginas é uma delícia de ler! Me faz pensar que tudo isso poderia existir, desde o dragão Smaug até o senhor Bilbo Bolseiro, de tão realistas que são as descrições!

Ana 14/09/2021

Eu amei ler esse livro! O Hobbit me levou para minha infância quando minha irmã mais velha lia livros para mim antes de dormir. Foi uma experiência muito emocionante e pessoal, ficava imaginando a todo momento como que a Ana Júlia de 10 anos iria ter adorado essa história.
A história, além de despertar minha imaginação, trouxe várias reflexões e momentos que marquei e sempre vou querer reler. A escrita do Tolkien faz tudo parecer muito real e você se imagina como um personagem nessa aventura atrás de Smaug.
Hayko 15/09/2021minha estante
Também estou amando ler! Sempre que estendo minhas mãos para pegar o livro, fico com preguiça, mas quando começo a ler... nossa, é fantástico! J. R. R. Tolkien é um ótimo autor! Gostaria de ser igual a ele, um dia! Ainda não assisti o filme do livro, pois minha mãe não deixa... mas ela disse que talvez no ano que vem! Aguardo ansiosa!

Yan 14/09/2021

Férias Frustradas do Hobbit
Se você, assim como eu, está lendo este livro só agora, provavelmente já conhece a história pelo cinema.
Eu fiquei até com vontade de rever o filme só para anotar tudo que eles deixaram de contar.
É uma jornada longa e cheia de aventuras do início ao fim, nem chega a ser um livro longo, mas tem muita coisa para descobrir nessa viagem. São tantos personagens e raças diferentes e mesmo assim todos tem espaço para seu protagonismo e carisma, a forma de introduzir cada novo elemento é incrível.
Esse nível de detalhe era uma preocupação minha, sempre achei que fosse ser chato e cansativo, mas me surpreendi, é tudo muito fluido e você nem sente passar, tudo bem amarrado dentro da história.
Uma delicia de leitura, você vai viajar junto com o pequeno Hobbit!

Jhala 13/09/2021

Ladrão honesto e Águias monarcas salvam o dia
Legal demais a escrita do Tolkien nesse livro, leve e detalhista o que ajuda muito na imersão, as canções são maravilhosas sempre escondendo alguma história, algum mistério ou até mesmo só um lazer, no final do livro eu senti que a descrição da guerra foi muito corrida mas faz parte do caos da batalha, Bilbo se mostrou um personagem maneirissimo de se acompanhar o crescimento até o final da aventura.

Yas 12/09/2021

Minha melhor amiga é apaixonada por Hobbit e sempre me falou sobre os filmes, mas nunca assisti. Em um surto eu decidi que leria pra ter uma experiência nova, já que esse não é exatamente o tipo de livro que costumo ler. Uau ..que livro incrível.

Eu amei! Os personagens são incríveis, a escrita é envolvente, te prende na história, te faz querer saber o que vai acontecer adiante.

O livro é bem mais narrativo, então demorei um pouquinho, mas amei cada momento. As cenas icônicas de luta e aventura, os momentos de perigo e as reviravoltas... Uau. Tudo perfeito.

Recomendo muito!!!

Emanuel.Bastos 11/09/2021

Um livro fantástico
O que falar sobre nosso querido Bolseiro?
Cada capítulo parece um episódio de uma série, o que torna um ótimo livro para rápidas leituras noturnas.
Só digo uma coisa, se você não leu esse livro com um sorriso no rosto, seu coração está falhando; salvo se eu não me engano, o penúltimo capítulo, que amargou minha leitura, mas é aquele amargo parecido com o do café, que está lá para nos lembrar que a vida não é um morango hahah.
Com certeza entrou na prateleira carinhosa do meu coração.

Ave Fantasma 11/09/2021

MARAVILHOSO
Um livro incrivel e maravilhoso, queria não ter visto os filmes antes, a experiência seria muito melhor, mas mesmo assim ler ele foi muito prazeroso, é um história da terra média perfeita e incrível.
thai 11/09/2021minha estante
A capa dessa edição é tão lindinha e.e

Ave Fantasma 11/09/2021minha estante
Concordo, é msm?

Daniel.Victor 10/09/2021

Fascinante!
Material riquíssimo! Já tinha lido a obra. Adquiri o livro mais pelas observações e não me arrependo!

O livro apresenta de forma cronológica o surgimento do livro "O hobbit" e os desdobramentos de suas versões por vários países, os apontamentos de Tolkien e suas dificuldades em compor. Considero que a introdução do "O Hobbit anotado" é um complemento bem legal ao livro da biografia de Tolkien do Humphrey Carpenter.

Vinibooks 08/09/2021

Tolkien é tudo o que dizem
Ainda não acredito que demorei tanto para decidir ler O Hobbit. Retardei muito esse dia por conta da fama de Tolkien de ter uma escrita difícil.

Contudo O Hobbit é uma leitura fácil e fluida e isso precisa ser mais divulgado.

É muito gostoso acompanhar a aventura de Bilbo e dos anões. A história tem tudo o que um fã de fantasia gosta. E ainda há uma quebra de paradigma, pois Bilbo não é o típico herói forte e corajoso, muito pelo contrário, ele é bem bobo e inocente.

Os anões, que tem pose de durões, mas são bobos, e Gandalf com sua magia de fogos de artifício são excelentes complementos ao protagonista.

As descrições e ambientação são tão bem feitas que realmente nos sentimos dentro do universo. E até uma pedra coberta de musgo tem um nome marcante.

Foi meu primeiro contato com Tolkien e ele sem sombra de dúvidas faz jus a todo o sucesso e fama que tem. É realmente um grande mestre da fantasia.

Rhaenne 08/09/2021

Desde os meus catorzes anos que sou apaixonada por esse livro, mesmo tendo lido ele somente esse ano. Tolkien com certeza está entre meus autores favoritos por ter uma escrita perfeita e esse livro deve ser a porta de entrada para quem quer conhecer suas obras.

Acompanhar Bilbo Bolseiro e os anões é maravilhoso, você não quer parar de ler e depois quando se ver no começo de outra história, a que dá início ao senhor dos anéis, pensa no quanto ainda temos pra conhecer sobre Terra Média. A leitura não é difícil como muitos gostam de falar, muito pelo contrário, é fluída bem diferente da trilogia do anel. Tolkien nos insere no mundo de hobbit’s, anões, goblins, magos e elfos. Torna tudo fácil de entender e nos dá aquela vontade de ler tudo sobre eles. Mas falando da história em sí, é contada perfeitamente, como que para uma criança. Os anões estão indo tomar de volta sua casa ancestral e matar um grande dragão e precisa da ajuda de um pequeno Hobbit para conseguir isso. Com isso iniciou-se uma jornada onde vão enfrentar muitos seres de várias espécies, em lugares onde nunca imaginavam estar. Bilbo pode parecer um simples Hobbit mas mostra que pode ser mais corajoso do que qualquer outro anão, mago ou homem. Eu amei esse livro e com certeza tornou-se um dos meus favoritos por ter uma escrita tão boa uma história rica, recheada de culturas, seres fantásticos e fabulosos. Com certeza essa história vai ser contada por mim aos meus filhos ou sobrinhos.

Ruth 07/09/2021

Clássico
Gostei muito de ler O Hobbit, história extremamente bem escrita com personagens cativantes, aventuras desafiantes e soluções surpreendentes.
Muito interessante todo esse universo criado pelo Tolkien um verdadeiro clássico atemporal.

Hey bruno 06/09/2021

O hobbit
Em uma toca muito confortável no alto de uma colina, vivia um hobbit. Seu nome era bilbo bolseiro nao era nada ambicioso, vivia uma vida muito agradável e confortável em sua toca.
O sr. Bolseiro acaba tento um encontro inesperado com velho amigo de sua mãe, gandaf o cinzento. Depois desse encontro o sr. Bilbo bolseiro jamais imaginaria que sua vida pacata e agradável no campo iria mudar completamente,
E que dali em diante sua jornada seria viajar por montanhas sombrias, fazer amizade com elfos, lutar com gigantes, salvar seus amigos de virar jantar de aranhas gigantes. E tudo isso para resgatar o reino de seu amigo thorin.
Quem diria que aquele sr. Bolseiro preguiçoso sem perspectiva nenhuma sobre sua vida, e que não acredita em seu potencial acaba enfrentado o grande dragão smaug.
Ei vc? Ficou curioso como tudo isso vai acabar? Venha participar dessa jornada inesperada. "Estou procurando alguém para compartilhar uma aventura"

Rafael.Soares 05/09/2021

Numa toca no chão vivia um hobbit
Confesso que até hoje, após algumas leituras que me “iniciaram” no vastíssimo universo da Terra Média, de vez em quando ainda me pego surpreendido pela genialidade e criatividade de um senhor chamado J. R. R. Tolkien. Mais importante do que comentar a obra em si, quando falamos de Tolkien, estamos discutindo sobre a criação de um gênero próprio, de onde todas as obras de fantasia subsequentes, tanto cinematográficas quanto literárias, beberam, de uma forma ou de outra, da fonte. Mais ou menos algo parecido com o que Isaac Asimov foi para a ficção científica.
Em “O Hobbit”, somos convidados a acompanhar as aventuras do jovem Bilbo Bolseiro, uma criatura nada aventuresca mas que, a partir de uma série de acontecimentos totalmente inesperados, encontra-se fora do conforto de seu lar e no centro de uma busca desvairada por ouro, que envolve magos antigos, elfos, anões, dragões gigantes, e toda sorte de monstros que habitam a terra média.
A história em si, inicialmente pensada para ser um conto infantil, é de fácil leitura, feita para ser simples. Desde o começo é estabelecido pelo autor que os hobbits são seres pacíficos e agradáveis, totalmente aversos a qualquer tipo de mudanças repentinas. Talvez seja por isso que, ao ver Bilbo tendo que lidar com os mais diversos tipos de adversidades, e o seu jeito único de resolvê-las, nos afeiçoamos tanto ao personagem.
Como crítica pessoal, acho que em alguns momentos da história grandes problemas são resolvidos de maneira muito simplista, é o bom e velho recurso deus ex machina.
Lançado em 1937, O Hobbit é uma obra atemporal, que como já foi citado nesse texto, fez escola em vários sentidos. Para aqueles que não sabem, a trama descrita no livro serve como prelúdio para os acontecimentos narrados em O Senhor dos Anéis, mas isso é assunto para outra resenha.