O Hobbit

O Hobbit J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Hobbit

Joy 28/03/2024

Sr. Bolseiro
Gostei de revisitar O hobbit, alguns anos depois. Nessa releitura eu pude atentar para algumas coisas que eu havia deixado passar na primeira vez. Bilbo é um excelente personagem, e a história em si também não decepciona.

Jaiane58 27/03/2024

Não vou negar, foi muito difícil engatar na escrita de Tolkien, e o livro não tem nada dos filmes mesmo foi meu maior choque

Marina 25/03/2024

UMA GRADE AVENTURA
O hobbit è um típico livro de fantasia. Do de melhor qualidade, devo dizer. Tolkien realmente sabe como escrever uma grande aventura! Estou muito satisfeita com a leitura, apesar de no meio ter abandonado um pouco. Agora finalizo o livro mt satisfeita por ter passado por todos os perigos com o senhor dos barris, Bilbo Bolseiro, o amigo dos elfos, camarada dos anões, aquele que conversou com um dragão e o maior gatuno já visto desde lado do ermo.

Vinicius 25/03/2024

O Hobbit
Para quem deseja começar a ler Tolkien, esse seria um bom livro para começar! Tem uma leitura mais leve, menos detalhista e com muito menos personagens, em comparação ao Silmarillion por exemplo, o que a torna mais tranquila, e já prepara o leitor para ler outros livros do Tolkien, que serão mais descritivos e com muitos mais personagens para acompanhar.

Talita.Wondracek 24/03/2024

Não tem jeito
Já comecei e abandonei 2x O Senhor dos anéis e esse só não abandonei pq eu prometi tentar mas não adianta, eu não curto. a leitura não me prende, não me interessa, não sei explicar. acho q não sou madura o suficiente pra gostar de Tolkien. é isso.

kittyll 24/03/2024

O hobbit
Pra começo de conversa, eu tinha bastante preconceito com as histórias do Tolkien e no final, eu acabei amando esse tipo de leitura.

Por mais que a história é bem densa, eu gostei muito? me surpreendeu bastante o quanto livro é parecido com os filmes, apesar de apresentar algumas mudanças, mas isso foi o de menos.
Acho que o " O hobbit" é o melhor livro para se começar a ler Tolkien, principalmente pela leitura fácil e curta para quem não é acostumado.

Léo 24/03/2024

Um livro fascinante que te prende do início ao fim, com uma história que te faz ler um capítulo atrás do outro.
Quando criança, sempre pensei que se tratava de um livro chato e difícil de ler, com isso nunca nem parei para assistir os filmes, mas estava totalmente enganado sobre ele, e com certeza irei ler mais desse universo do Tolkien.

paulapslva 24/03/2024

"E assim vem a neve depois do fogo, e até dragões têm seu fim!"
O Hobbit, um clássico da literatura infantojuvenil, foi meu primeiro contato com um livro de J. R. R. Tolkien, um dos escritores mais famosos, se não o mais famoso, quando o assunto é alta fantasia. Porém, esse gênero me chamou atenção somente esse ano, quando me interessei pelas adaptações cinematográficas das obras de Tolkien, e automaticamente me apaixonei por esse vasto mundo.

Foi uma leitura simples, pelo menos no começo, mas no decorrer não posso negar que ficou um pouco cansativo. Ainda não me decidi se é um ponto negativo ou positivo, mas a riqueza em detalhes me deslumbrou, mesmo que também tenha sido o motivo que me fez demorar mais do que eu gostaria para terminar esse livro.

Essa obra é definitivamente uma experiência. Ainda não li os outros trabalhos do autor, mas imagino que a sensação deve ser a mesma. São tantos cenários, criaturas, línguas, povos, histórias dentro da própria história, e tudo escrito de uma maneira tão encantadora e com tanto apreço que até me faz acreditar que essa aventura realmente aconteceu.

Sobre os personagens, todos são carismáticos, engraçados, leais e muito bem construídos. Foi impossível não comparar o livro com os filmes, já que foram a minha base para a leitura, e a única coisa que me chateou foi que muitos personagens que eu amei não apareceram, principalmente as personagens femininas.

Mesmo que tenha sido escrito e indicado para crianças, o Hobbit conquistou fãs de todas as idades, e eu entendo o porquê. Meu único arrependimento foi ter me interessado somente agora, e tudo que me resta é um desejo de entrar nessas páginas e me juntar a esses personagens incríveis em uma longa jornada para desbravar a Terra Média.

Mi.milena 23/03/2024

Me surpreendi
Comecei a ler porque era um clássico e tinha uma certa curiosidade sobre o livro, além disso queria ler algo diferente do que estava habituada. Quando comecei a leitura não me engagei tanto, e por isso demorei um pouquinho mais. No entanto conforme fui lendo mais, comecei a entrar na história e vi o quão incrível esse universo é! O livro me prendeu e eu queria saber oq ia acontecer, como as coisas iam se resolver, etc. Me diverti com a leitura, e no final fiquei com o coração quentinho, com a certeza de que sentiria saudades dos personagens e de suas aventuras.

Heitor172 23/03/2024

Minha introdução a Tolkien
"O Hobbit", escrito por J.R.R Tolkien, é um livro de aventura e fantasia que acompanha Bilbo Bolseiro, um hobbit acostumado a viver em sua aconchegante toca, saindo numa aventura com Thorin e outros anões, depois de ter sido recomendado pelo mago Gandalf, em busca de resgatar seu tesouro após este, muito tempo atrás, ter sido capturado pelo grandioso dragão Smaug.
Uma obra com uma narração bem atraente, que traz a sensação de que o narrador é um contador de histórias, tornando a experiência bem deleitosa. Apesar disso, houveram momentos um pouco parados nos quais me senti levemente entediado, entretanto, a obra era tão bem criada, e o universo tão bem planejado, que felizmente, me mantive até o final.
Recomendo bastante esse livro, é uma leitura importante principalmente à escritores, pois a forma como o autor desenvolveu o mundo no qual a história se passa, e o jeito que a narração foi feita, são muito curiosos, e merecem ser experimentados e lidos.

GustavoHPBR 20/03/2024

Meu primeiro contato com a Terra-média
Eu só conhecia a trilogia de filmes do Senhor dos Anéis, então decidi ler o livro e assistir também à trilogia do Hobbit. Embora tenham algumas diferenças, gostei bastante de ambas as obras. Ao ler o livro, fiquei emocionado com a escrita de Tolkein, é como se ele estivesse ao seu lado contando a história. É ainda mais impressionante pensar que ele criou essa história para seus filhos.
Recomendo demais e vou seguir lendo a trilogia do Senhor dos anéis em breve.

Israel201 20/03/2024

O MELHOR Livro que já li!
O Hobbit tem um lugarzinho no meu coração??
Decidi começar a ler Tolkien porque nunca tinha visto os filmes, então encontrei uma grande oportunidade.
No início meu deu receio, porque muitos amigos diziam que é uma leitura muito pesada. Enfim, meti a cara e foi um dos melhores livros que já Li em toda minha vida!
A forma como Tolkien integra os personagens, como cada um tem a sua característica diferente e única, faz o livro se tornar gostoso de ler.
Bilbo é irritante e muita vezes pessimista. Mas é um personagem sensacional!
É bem comum você identificar nesse livro a famosa ?Jornada do Herói?. Mas de uma forma diferente.
A Evolução de Bilbo como um Hobbit medroso, que ama a sua casa, um bom jantar e uma boa lareira, assim como todos os pés peludos, para um personagem corajoso, fiel e que ama aventuras, é surreal.
Ele nos mostra que devemos sair da nossa zona de conforto e desfrutar das coisas que existem no mundo a fora, que existem coisas maravilhosas nos esperando. Tokien consegue expressar isso de uma forma tão simples e maravilhosa.
É um autor que também tem um lugarzinho no meu coração.
Se você tem dúvidas de ler as obras de Tolkien, não pensa duas vezes, não vai se arrepender.
Mas sim se apaixonar por esse vasto mundo de magia e fantasia.

Halana.Katrine 18/03/2024

Encantador
Esse foi o primeiro livro de Tolkien que li, e fico feliz de ter começado por esse. Foi uma aventura de muitos sentimentos, e uma viagem maravilhosa.
Braz 18/03/2024minha estante
É incrível

Minho 88 18/03/2024minha estante
Tá ali na minha gaveta. Os filmes estão na lista dos meus melhores, e nunca li os livros. Vi umas dicas que, o melhor pra começar, é por ele mesmo.

Halana.Katrine 18/03/2024minha estante
Nossa, eu sou obcecada pelos filmes. Depois vou ler o senhor dos anéis.

Minho 88 18/03/2024minha estante
Tbm. Vejo a trilogia uma vez por ano. Tenho 2 livros pra terminar, depois vou começar O "Robbert". Depois LOTR.

Kamilly293 18/03/2024

Cheio de significado ?
Esse livro foi presente, o que tornou ele melhor ainda. Mas só de iniciar a primeira frase já me trouxe tanto conforto!
Amo o fato de saber que Tolkien era um cristão, pois só um cristão poderia atribuir tanto significado para essa história, somente um poderia entender o peso que ela tem. Deus nunca escolheu os mais capazes para si mesmos, mas aqueles que, não sendo capazes, destinou para um propósito além de sua pequenez.
Me vejo como um hobbit, mesmo sonhando em ser um elfo, só poderia ser um hobbit! Apegada ao conforto, medrosa, baixinha e ingênua...
Além do significado pessoal, em cada capítulo ele tem significados para a vida. Simples para ensinar crianças e complexo para admirar um adulto.
Poderia passar horas abordando os significados metafísicos, filosóficos e espirituais, mas só lendo para saber toda a magia que ele traz consigo... ?

HenriqueMT 17/03/2024

Meu livro favorito :)
Por muitas vezes eu me senti como o Bilbo Bolseiro na minha vida.

A jornada do herói é um conceito muito fácil de se identificar e, com a dedicação do autor Tolkien em descrever um mundo fantástico e ao mesmo tempo vivo e real, misturado com uma leitura dinâmica, por vezes dramática, por vezes cômica, faz com que esse definitivamente seja meu livro favorito da vida.

Bilbo é um personagem frágil, num mundo cheio de maravilhas e perigos, com companheiros mais experientes e por vezes até mais obstinados que ele, e isso totalmente faz com que a obra se destaque e distancie do clichê "personagem totalmente badass", e se aproxime sim de uma humanização de uma pessoa que nem humana é.

O fato do sr. Bilbo Bolseiro, uma pessoa completamente caseira e tranquila, aceitar sair de sua zona de conforto para viver uma verdadeira aventura é uma situação muito inspiradora pra alguns momentos da vida. Sair de casa de manhã, enfrentar o transito da cidade grande, fritar o cérebro numa jornada de 8 ou mais horas de trabalho, e então por fim pegar o transito novamente torna o subtítulo do livro, "Lá e De Volta Outra Vez", aplicável até mesmo no dia a dia, porque no final das contas, após todo o desafio e estresse da sua jornada, você está no de casa novamente.
baobao 17/03/2024minha estante
Que resenha maravilhosa! Exatamente como me senti lendo o livro, me identifiquei com o Bilbo e suas preocupações.

Thay262 18/03/2024minha estante
Resenha linda. Eu também gosto de O Hobbit justamente porque Bilbo é tão identificável, quantos de nós não se sentem pequenos e ainda sim temos que aprender a enfrentar o mundo? É identificável pra crianças e adultos. E o fato dele não ser Badass e ainda sim ser o protagonista é realmente o ponto alto do livro (essa máxima do Tolkien de que os pequenos são essenciais e podem fazer coisas grandiosas é a melhor parte de O Hobbit e Senhor dos Anéis). E no geral, gosto que O Hobbit fuja do clichê "luta do lado do bem versus lado mau" (que será usada de forma mais evidente em Senhor dos Anéis), realmente aqui o plot final sobre riqueza e ganância versus oque é realmente importante, me surpreende sempre que leio, o plot desse livro é mais simples que de Senhor dos Anéis, mas não deixa de ser incrível à sua própria maneira. Sua resenha me fez lembrar disso, agradeço-te.