O Hobbit

O Hobbit J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Hobbit

Ricardo Pereira 25/06/2019

#01- O Hobbit de J. R. R. Tolkien
"Foi uma aventura maravilhosa do início ao fim, obrigado Sr. Bolseiro por me deixar fazer parte dela." (Ricardo Pereira)

O livro me chamou a sair de minha vida monótona e sem graça. Me arriscar, viver de verdade, enfrentar meus dragões, aproveitar cada momento e fazer de tudo isso minha própria aventura.
Aprendi com Bilbo sobre as coisas onde realmente colocar importância, pois no final o ouro não era a recompensa, a verdadeira recompensa foi o que esses personagens se tornaram um para o outro durante a jornada. Vou guardar essa aventura para todo o sempre no meu coração.

Gabriel 16/06/2019

Não desceu
Se você sempre se perguntou como uma floresta se parece, este é o seu livro.

Aslam 13/06/2019

O livro da aventura
Eu achei que o livro tem uma variedade de imaginação e de aventura. Ele apresenta uma variedade de seres extraordinários e diferentes, e quando você lê o livro você sente a imaginação fluir no seu sangue e você sente como o livro vale a pena ler. Esse livro não tem uma linguagem difícil e a linguagem é super leve.#Universo Tolkien

Nanda 12/06/2019

Livro incrível, porém não me prendeu tanto
Fantasia não é meu forte, a construção nesse livro é incrível. Mas as músicas, não sei, eu não curti tanto como pensei que iria gostar. Estou aberta para ler Senhor dos Anéis, mas com um pé atrás agora que li O Hobbit

Joy 07/06/2019

Todos ou nenhum
Uma incrível história sobre amizade e reconciliação. Anões, magos, hobbits, elfos e homens, através de aventuras épicas regadas de propósitos, sortes e infortúnios, fortalecem laços e o sentido de honra e lealdade.
raelsz 07/06/2019minha estante

Leonardo 26/05/2019

Lá e de Volta Outra Vez
O Hobbit é o primeiro livro baseado na Terra-Média, lançado pelo J. R. R. Tolkien em 21 de setembro de 1937. É um livro infanto-juvenil de alta fantasia, sendo muito aclamado pela crítica, recebendo alguns prêmios, como a Medalha Carnegie e recebendo um prêmio do jornal norte-americano New York Herald Tribune de melhor ficção juvenil.

O livro narra as aventuras de Bilbo Bolseiro, um Hobbit do condado que vive uma vida confortável e de poucos perigos. Um dia um mago, Gandalf, chega em sua porta e o convida para participar de uma aventura. O Hobbit recusa, pois está muito acostumado com o conforto de sua casa e não quer passar pelas dificuldades que uma empreitada assim causaria. Mas sem o seu consentimento, Gandalf o inclui nessa missão e muitos Anões começa a chegar em Bolsão, a casa de Bilbo. Depois de um tempo ele acaba decidindo participar dessa aventura. É aí que uma aventura incrível começa, onde a missão é resgatar o tesouro dos Anões que está na Montanha Solitária sendo guardada por um dragão, Smaug, que há muitos anos atrás tomou esse tesouro e a fortaleza para si. Bilbo acaba surpreendendo a todos nessa aventura, inclusive ele mesmo, com façanhas e ideias que nem ele mesmo sabia que era capaz de fazer ou imaginar.

É um livro ideal para quem quer conhecer os livros do Tolkien por ter uma leitura bem leve e uma história bem fluida. É nessa história que conhecemos como foi que Bilbo encontrou o Um Anel, artefato que teria uma grande importância na sua continuação, a famosa trilogia “O Senhor dos Anéis. Aqui aprendemos que mesmo as menores das criaturas podem ter um papel fundamental no rumo de todas as histórias.

sherlock 12/05/2019

...
Um livro que foi escrito para o público infantil mas que causou tamanha influência que tirou o preconceito ao gênero de fantasia, transformando-o em literatura. Leitura leve e maravilhosa, perfeita para quem nunca leu nada do Tolkien.

Maíra Marques | @literamai 11/05/2019

Siga: @literamai
📍 "Esta é a história de como um Bolseiro teve uma aventura, e se viu fazendo e dizendo coisas totalmente inesperadas."

Bilbo é um hobbit que vivia em uma toca na colina. Ele gostava da vida pacata e tranquila, fazendo desjejuns e pitando fumo enquanto apreciava a paisagem do lugar. Até o dia em que Gandalf apareceu.

📍 "É estranho, mas as coisas boas e os dias agradáveis são narrados depressa, e não há muito o que ouvir sobre eles, enquanto as coisas desconfortáveis, palpitantes e até mesmo horríveis podem dar uma boa história e levar um bom tempo para contar."

Gandalf conhecia o falecido pai de Bilbo, e o envolveu na maior confusão! Apareceu na casa do hobbit 13 anões, sendo um deles Thorin, o herdeiro genuíno destes. Eles estavam em busca de um ladrão para recuperarem o tesouro da montanha guardado pelo terrível dragão, Smaug. Gandalf disse que Bilbo seria o ladrão ideal para esta aventura.

📍 "(...) de repente sua mão tocou o que parecia ser um minúsculo anel de metal frio no chão do túnel."

Assim, após o grande esforço de Bilbo em fugir daquele absurdo (pois não era ladrão coisa nenhuma), ele acaba seguindo com os anões em uma longa aventura (um ano!), enfrentando orcs, elfos da floresta, aranhas, o famoso Gollum (meu precioso) e até trolls! E a sua vida é transformada por completo.

🗨 Essa foi minha primeira leitura para o projeto "Março Tolkien" da parceira @safisaga. Não acreditava que alguma vez leria Tolkien com tanta rapidez e que fosse gostar tanto. Apesar de "O Hobbit" ser um livro infantil, ele respira a RPG! E a escrita de Tolkien nos faz mergulhar facilmente em seu mundo mágico. Estou preocupada em iniciar a trilogia Senhor dos Anéis e não gostar tanto quanto deste. A evolução de Bilbo, antes atrapalhado e depois o herói (mesmo que o fim seja cômico), é o que nos faz amá-lo e sofrer com a despedida.

📍 "Já era um hobbit muito diferente daquele que saíra de Bolsão, muito tempo atrás, sem um lenço no bolso".

site: https://www.instagram.com/literamai

Davenir 01/05/2019

Uma jornada inesperada
"O Hobbit" é um dos livros mais conhecidos de J. R. R. Tolkien, depois do épico "O Senhor dos Anéis". É aquele tipo de obra que inspirou praticamente todos autores de fantasia e tem todos as características conhecidas que os outros autores buscaram copiar e/ou subverter. Trata-se de um livro de Fantasia sobre uma longa jornada narrada para um público infantil. É um ritmo que puxa para a oralidade, como um livro para ser lido para uma criança. Isso significa que o leitor adulto precisa estar consciente da linguagem que o livro emprega e sua forma. É bastante descritivo e o narrador sabe que está narrando uma estória, ao invés de simplesmente contá-la.

A estoria é a de Bilbo Bolseiro, um Hobbit, que é convidado pelo Mago Gandalf para acompanhar 13 anões a recuperar seu tesouro ancestral guardado pelo temível dragão Smaug. Grande parte do livro é dedicada ao longo caminho que os aventureiros tem de enfrentar encontrando Trolls, Elfos, Homens, Aranhas gigantes e, claro, muitos Orcs. Uma tipica jornada do herói, como sistematizada décadas depois por Joseph Campbell. O contexto da 1ª Guerra Mundial aparece no livro quando a batalha dos cinco exércitos é construída pelos desentendimentos e pela busca do tesouro entre quase todas os tipos de seres que aparecem no livro.

O livro foi um sucesso tão grande que foi solicitada uma continuação que acabou se tornando "O Senhor dos Anéis" obra máxima do autor e uma das mais conhecidas obra de Fantasia. O que pode desestimular o leitor é a pouca presença de diálogos e as longas descrições até a construção frágil dos personagens secundários. Contudo a construção de mundo é imersiva em virtude dos detalhes.

site: http://wilburdcontos.blogspot.com/2019/02/resenha-86-o-hobbit-j-r-r-tolkien.html

AndrA.BrandAo 22/04/2019

li meio desatento. emprestei o livro para nériton que nunca me devolveu

VanessAmoral 12/04/2019

O Hobbit
Sr Bilbo Bolseiro aparentemente é fraco. Mas sem ele, não chegariam ao final da viagem.

Isa 31/03/2019

Nunca o senhor Bilbo Bolseiro poderia imaginar viver uma grande aventura, mas quem poderia tendo uma vida tão pacata como a dele, mas com a visita inesperada de Gandalf tudo se tornou realidade. Enfrentando tudo em que acreditava Bilbo vai para essa grande aventura, onde enfrenta grandes perigos e conhece as melhores pessoas que poderia imaginar!

Letícia Leilane 22/03/2019

Bilbo Bolseiro: o hobbit que não apreciava aventuras e se transformou em um ladrão experiente
"Numa toca no chão vivia um hobbit. Não uma toca desagradável, suja e úmida, cheia de restos de minhocas e com cheiro de lodo; tampouco uma toca seca, vazia e arenosa, sem nada em que sentar ou o que comer: era a toca de um hobbit, e isso quer dizer conforto."
Com esse parágrafo, J. R. R. Tolkien inicia uma das obras de fantasia mais clássicas e emblemáticas de todos os tempos; obra que deu origem à saga de aventura e fantasia mais famosa e provavelmente mais prestigiada no mundo e que, além disso, inspirou boa parte das histórias clássicas de fantasia vindouras, escritas por C.S. Lewis, J.K. Rowling, George Martin, entre outros.
O personagem principal é um hobbit, criatura fictícia que habita sob a Colina, numa casa muito confortável. O sr. Bilbo Bolseiro é um ótimo exemplar de sua espécie. Seus maiores prazeres na vida são sentar-se sob a lareira, ver a chaleira apitar sobre o fogo, fazer um ou dois desjejuns pela manhã, e colocar os pés na grama enquanto, sentado em sua cadeira, faz anéis de fumaça com seu cachimbo. Resumindo: o sr. Bolseiro é um hobbit que não gosta de aventuras.
No entanto, para a sua própria surpresa, isso muda quando, numa manhã, Gandalf, o mago, aparece em sua porta para chamá-lo a uma aventura em busca de um tesouro.
Entrementes, o hobbit recusa seu convite, mas convida-o para o chá no dia seguinte. Qual é o seu espanto quando em sua casa aparecem, então, treze anões, além de Gandalf. E assim, a partir de uma festa inesperada com pessoas totalmente desconhecidas, logo no dia seguinte Bilbo parte em uma jornada mais longa do que sua imaginação poderia prever, buscando um imenso tesouro há muito esquecido sob uma montanha, guardado pelo enorme e malvado dragão Smaug.
Acompanhando os anões em sua busca, Bilbo, juntamente com eles, passa por diversos perigos. Enfrentando orcs, wargs, aranhas e elfos, o hobbit descobre que a parte de sua genética propensa às aventuras é muito mais forte do que pensava, e que só estava esperando uma oportunidade para ser despertada. No caminho, ele encontra o anel, um poderoso artefato mágico, cuja descoberta iria ser decisiva não só para a história de Bilbo, mas também para toda a Terra Média.
Ao final de todas as batalhas, as recompensas para Bilbo são muito maiores que ouro e prata e, apesar de ter perdido a reputação e o respeito que tinha entre os hobbits, Bilbo ganhou muito mais em memórias, lembranças, amigos e histórias para recordar durante uma vida inteira.
Magno Menezes 22/03/2019minha estante
Show!

Magno Menezes 22/03/2019minha estante
Espetáculo!

Eduardo.Saad 11/03/2019

Ótimo.
Eu demorei muito tempo para ler este livro e agora que terminei, arrependo de não ter lido antes. Ele te leva para um mundo totalmente fantástico e quando você menos espera já está envolvido na história e não consegue parar de ler. Se você estiver negando a leitura assim como eu fiz, dê uma chance e comece a ler, você não irá se arrepender.
Fábio 12/03/2019minha estante
Muito legal sua resenha, mas acredito que isso ocorra com muitos outros livros. Temos a intenção de ler, mas sempre há outro que passa a frente e relutamos para seguir com a nossa intuição. Às vezes acho que existe um tempo para amadurecer a ideia de concepção da leitura de determinado livro. Por mais que seja uma fantasia, se você não possui o hábito daquele tipo de gênero pode acabar se frustrando, então acredito que você leu no momento certo que precisava ler. Talvez antes não tivesse sido tão prazeroso!

Eduardo.Saad 12/03/2019minha estante
Concordo totalmente, tudo tem o tempo certo, e algumas coisas precisam amadurecer para gente aproveitar da maneira certa.

Fábio 12/03/2019minha estante
=)

Gabriel.Gomes 10/03/2019

Uma aventura inesquecível
Eu mergulhei nessa aventura junto com os personagens, é emocionante. Eu amei todos os personagens e a história é maravilhosa, desperta sua imaginação de um jeito incrível, é muito divertido, eu recomendo.