O Hobbit

O Hobbit J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Hobbit

Math 22/09/2019

Do Condado à Montanha de Smaug. Do Céu ao Inferno.
A forma com que o protagonista cresce e se desenvolve ao longo da trama é incrível. Isso junto à narrativa e ao contexto que é passado da ao leitor uma leitura agradável e envolvente. Da mesma forma onde os personagens se desenvolvem, ao mesmo tempo eles são somente parte de algo muito maior, tanto que em diversos trechos do livro, eventos acontecem e você simplesmente aceita que tal personagem não esteja ali. Com uma narrativa incrível e um texto leve, essa história consegue te levar ao mais calmo ar do Condado até ao calor sufocante das brasas de Smaug. Um dos melhores livros que já li.

Alisson 16/09/2019

Lá e de volta outra vez
Não faço a mínima ideia do que se passa no filme, mas gostei bastante do livro. Vou tentar fazer uma resenha razoável sem dar spoiler:
Este livro conta a história de um pequeno Hobbit, uma criatura da qual pouco se espera mas muito surpreende-nos, vivente no Condado da Terra Média (mundo criado por Tolkien). Primeiro porque o tal Hobbit chamado Bilbo Bolseiro, apesar de estar inconformado com umas visitas inesperadas, não rejeita as visitas (embora tenha uma certa inclinação para isso) mas é hospitaleiro para com elas e lhes dá o que comer e beber. Depois porque ele renuncia seu estado de comodidade para seguir em uma jornada do qual não lhe agrada muito; tanto que Bilbo diversas vezes resmunga estar com saudades de sua lareira e seu chimarrão com erva mate Ximango moída da grossa (barbaridade!).
O tal Hobbit é autor de atos heroicos no qual ele demonstra muita coragem, apesar de em muitos momentos ele demonstrar que o medo e a saudade de sua comodidade estarem presentes nos seus pensamentos, assim como a saudade da infância e da irresponsabilidade as vezes preenche nossos pensamentos. Bilbo, com a ajuda do mago Galdalf e outros anões engraçadinhos, descobre que possui habilidades as quais desconhecia e jamais se imaginaria possuindo-as. Sua missão é saquear um dragão sinistro e com uma voz assustadora chamado Smaug, que vive em uma montanha e é possuidor de um tesouro imenso. Mas no meio do caminho, Bilbo enfrenta diversas situações e peculiaridades das quais Tolkien no presenteia com descrições magníficas da atmosfera por onde os personagens passam; uma dessas situações muda completamente a personalidade de Bilbo.
Os livros do Tolkien levaram a minha mentalidade para estes mundos de criaturas mitológicas e florestas sinistras que criam muitas expectativas acerca do porvir. Se este livro é o teu primeiro contato com os livros de Tolkien, eu recomendo ler duas ou até mesmo três vezes o primeiro capítulo de "O Hobbit"; mas se tu não tiveres muito interesse em participar de uma jornada fantasiosa rica em detalhes mitológicos porque a linguagem e as descrições do ambiente são demasiadamente pesadas, recomendo tu ler os gibis da turma da Mônica.
Até agora eu considero este como o grande início da narrativa do mundo criado por Tolkien (uma vez que foi o primeiro livro que eu li dele), e talvez a linguagem ou até mesmo minha tentativa de descrição do livro seja insuficiente para um rascunho. Mas espero que possas se embrenhar por conta própria nessa aventura mitológica junto com Bilbo Bolseiro e se imaginar na situação dele, onde você é convocado (≠convidado) para sair do seu estado de comodidade para uma missão importante.
Andressa Lauer 16/09/2019minha estante
Muito bom! Esse livro é realmente incrível :)

Alisson 16/09/2019minha estante
=]

JP_Felix 11/09/2019

Excelente
Simplesmente fantástico. Uma aventura muito envolvente. Não tenho muito a dizer, apenas leiam e aproveitem.
(Fico aliviado por não ser enrolado como o senhor dos aneis).

Oswaldo 08/09/2019

Comic Book impecável da épica aventura do nosso querido Bilbo Bolseiro.
Fiel aos acontecimentos do livros, sem distorção da história e ainda nos trás uma arte de qualidade. Capaz de nos transportar do conforto de nossa toca hobbit, digo, casa.
Ótimo como complemento da história original, para tornar ainda mais real cada passo da jornada da Companhia de Thorin Escudo de Carvalho.

Vinicius.Villela 02/09/2019

Ótimo, mas...
O livro é ótimo, muitas vezes muito bem humorado, de leitura agradável e leve até nos momentos mais sombrios. Divertidíssimo e realça a imaginação. Mas talvez o cunho infantil tenha pesado um pouco para mim. Aparte do Bilbo, do Gandalf e do Balin, não achei que os personagens foram muito bem aprofundandos, e não me importei tanto quanto gostaria com eles.

Um ótimo livro de qualquer forma.

Nthing 14/08/2019

Céus! Nunca demorei tanto para ler um livro como demorei para ler este, foram 3 anos, 7 abandonos e as últimas 14 páginas mais dolorosas da minha vida. A história em sí é boa, mas não me cativou.

Ida 28/07/2019

O Hobbit
Essa é a primeira leitura que faço de J. R. R. Tolkien. Já conheço muito bem as grandes produções cinematográficas baseadas em seus livros, além de "O Hobbit", sou fã de "O Senhor dos Anéis". A leitura do livro porém, é superior em sua narrativa e no desenvolvimento da história. Realmente para mim foi uma jornada inesperada. O Hobbit do livro me cativou muito mais, as aventuras que viveram ao longo do percurso foram bem detalhadas, com mais informações que embora tenha assistido tantas vezes aos filmes, somente no livro percebi muito mais dessa belíssima história.

Podemos acompanhar o grupo formado pelos 13 anões, pelo Hobbit Bilbo Bolseiro e pelo mago Gandalf na longa jornada em busca do ouro outrora tomado dos anões pelo Dragão Smaug. Temos o mapa que observamos todo o trajeto a ser percorrido até chegar na Montanha Solitária (Erebor) e conforme avançam em sua caminhada o grupo se deparam com os diversos perigos que surgem. Todos os lugares que passam, e o que encontram pela frente: orcs, trolls, elfos, águias, dragão e etc. São todos bem descritos, e melhor ainda são as ilustrações ao longo do livro que mostram a imaginação e a criatividade do autor em conduzir a narrativa do livro.

É um livro que com certeza vale a pena a releitura. Um livro inesquecível pela genialidade do autor por criar uma história tão bem escrita e narrada que apos tantos anos continua sendo um grande sucesso.

Pedro.Vitor 22/07/2019

Finalmente lendo J. R. R. Tolkien!
Os filmes sobre O Senhor dos Anéis, dirigidos por Peter Jackson, apresentaram-me um mundo fantástico que tornaram minha infância muito feliz. Acredito que devido a representação tão impressionante e o impacto que esses filmes tiveram em mim anos atrás, fizeram-me ter a sensação que ler os livros, escritos por J. R. R. Tolkien, era desnecessário (grande engano! rs). Passei muito tempo acreditando que os filmes me bastavam, mas sempre tive aquela frustração de nunca ter lido nada de J. R. R. Tolkien.

Acabo de ler O Hobbit e sem desmerecer o trabalho primoroso de Peter Jackson (ele também dirigiu O Hobbit nos cinemas) ele não teve muito trabalho na realização dos filmes, ele apenas seguiu o mestre J. R. R. Tolkien. Está tudo ali nas páginas dos livros, aquele clima aventuresco, aquele mundo fantástico que desperta a vontade de sairmos em busca de coisas novas (nosso lado Tûk), de enfrentarmos uma jornada que não sabemos onde irá nos levar, porém sabemos que no final não seremos mais os mesmos, seremos outras pessoas, fruto das experiências e os desafios enfrentados pelo caminho.

Grungemo 22/07/2019

Porta de entrada
Ótimo início para conhecer o universo rico de Tolkien. Um livro comar infantil, mas que já mostra a dimensão desse universo. Perfeito para todas as idades

Lobinha.Sincera 19/07/2019

Só amo
Sabe aquele livro que terminamos com um sorriso no rosto? É exatamente isso que aconteceu ao terminar este livro, estou feliz por finalmente ler o livro no qual as adaptações eu amo, não sei dizer nem qual seria o melhor, livro vs filmes, sinto que cada um tem sua essência...apaixonada e mais um na lista de favoritos?

Catraca 17/07/2019

Simplesmente sensacional.

Leeh (@becodaleituraa) 29/06/2019

O hobbit - J. R. R. Tolkien
O livro O Hobbit relata a história de um hobbit chamado Bilbo Bolsiero, morador do Condado que é convidado pelo mago Gandalf, a entrar na aventura como um ladrão, com mais 13 anões: Thorin Escudo-de-Carvalho, Dwalin, Balin, Dori, Nori, Ori, Oin, Gloin, Bifur, Bofur, Bombur, Kili e Fili. A aventura tem como objetivo recuperar o tesouro roubado dos anões pelo dragão Smaug, na época em que Thror, avô de Thorin, governava a cidade de Erebor na Montanha Solitária. Bilbo então aceita ir com eles e juntos enfrentam vários desafios, batalhas, mortes e fome. Será que eles conseguem recuperar o tesouro roubado? Vale a pena ler O Hobbit e viajar nessa incrível aventura.

site: https://www.instagram.com/p/Bvz1fDdAO2u/

Lucas universo 27/06/2019

Incrível
O livro começa contanto a história de um simplis hobbit e termina com um grande a ventureiro, a evolução da coragem e da determinação de bilbo é incrível de ser acompanhada, os personagens são incríveis e sua forma de escrita impecável.

Ricardo Pereira 25/06/2019

#01- O Hobbit de J. R. R. Tolkien
O livro me chamou a sair de minha vida monótona e sem graça. Me arriscar, viver de verdade, enfrentar meus dragões, aproveitar cada momento e fazer de tudo isso minha própria aventura.
Aprendi com Bilbo sobre as coisas onde realmente colocar importância, pois no final o ouro não era a recompensa, a verdadeira recompensa foi o que esses personagens se tornaram um para o outro durante a jornada. Vou guardar essa aventura para todo o sempre no meu coração.

"Foi uma aventura maravilhosa do início ao fim, obrigado Sr. Bolseiro por me deixar fazer parte dela." (Ricardo Pereira)
Bia 26/06/2019minha estante
Já li umas 10 x e toda vez que alguém esta lendo, me dá aquela vontade irresistível
de reler. Maravilhoso!

Ricardo Pereira 26/06/2019minha estante
Eu li e logo reli. É bom demais.

Joy 27/06/2019minha estante
sem dúvida alguma, meu livro preferido da vida.

Luiza.Castro 27/06/2019minha estante
Um dos meus livros favoritos, sem dúvidas!

André Hausmann 28/06/2019minha estante
Eu gostei muito. Volta e meio, retorno nele.