O Hobbit

O Hobbit J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Hobbit

Sah 27/02/2021

Gostei bastante dessa leitura.
Foi um livro bem divertido do início ao fim, a forma como é narrada a história é muito legal, gostei dos personagens e do ambiente.
Não é um livro incrível, mas é bom e fluido.
Recomendo ??

Carol Poupette 26/02/2021

Tolkien conversa com o leitor (narrador conversa) chega umas partes que ele até adianta o que vai acontecer no futuro. Gostei demais disso, ainda mais por ficar muito ansiosa nessas cenas de suspense, acabo lendo rápido e sem cuidado só pra saber o desfecho e as vezes preciso voltar a leitura .

História envolvente demais e sem deixar o leitor no suspense por muito tempo (tanto que achei a passagem do Smaug até rápida demais).
Recomendo !
Felipe 26/02/2021minha estante
Essa habilidade do Tolkien de ir controlando a narrativa e se fazer presente é uma delícia! Ótima resenha :)

Carol Poupette 27/02/2021minha estante
É uma delícia mesmo. Gostei demais dessa "intromissão" peculiar, que não só conversa, mas te adianta o que vai acontecer. Comprovando que não é o final que importa e sim o desfecho!

Vivi GRM 26/02/2021

Simplesmente, um mundo fantástico
E repleto de grandes ensinamentos escondidos nas linhas escritas nesta obra de Tolkien! É necessário ir além da superficialidade de uma leitura qualquer. Há muitos tesouros escondidos dentro da Grande Montanha...

Victor 26/02/2021

O Hobbit
"Numa toca no chão vivia um hobbit. Não uma toca nojenta, suja, umida, cheia de pontas de minhocas e um cheiro de limo. nem tampouco uma toca seca, vazia, arenosa, sem nenhum lugar onde se sentar ou onde comer: era uma toca de hobbit, e isso significa conforto."

Uma leitura muito gostosa e fluida. Me diverti lendo, personagens muito cativantes, com certeza está entre as melhores fantasias. O livro foi minha entrada no universo do Tolkien, mal posso esperar para ler Senhor dos Anéis.
fernanda_llandim1 26/02/2021minha estante
caraca até eu quero ler dps dessa resenha???

Jean.Jablonski 25/02/2021

Entrando neste universo...
Estava com muita vontade de ler Tolkien e comecei, claro, o que mais foi indicado e me prendeu.
Confesso que a história é lenta mais o plot é muito interessante, e ainda mais por se tratar de uma obra clássica.
Aguardando com expectativa a trilogia do anel

Zoio 25/02/2021

Não é atoa que Tolkien serviu de influência para vários escritores. O Hobbit é leitura obrigatória para amantes de fantasia medieval e de jogadores de RPG.

Wandson.Oliveira 25/02/2021

O hobbit
Livro do Tolkien com uma leitura mais fácil, ideal para quem tá começando a embarcar em mundos fantásticos. O livro é uma RPG b fluído em um mundo fantástico e inventivo.

Milla 25/02/2021

Caro Sr. Bolseiro..
Gostei bastante da história porém achei que o desenvolvimento poderia ser melhor, eles se metem em muitas encrencas e sempre é o Bilbo q tem q resolver tudo, e sempre tudo da certo, então a gente sempre sabe que no final eles vão sair ilesos, o que é bem chato. Mas de resto, gostei de tudo, e a história em si é muito boa.

Jade 25/02/2021

Etéreo
Um dos livros mais mágicos e encantadores que eu já li.

Clarinha 24/02/2021

Esse livro é simplesmente incrível... Vai deixar saudades.

No final... achei um pouco triste, assumo. Mas vale a pena ler.

Angela Regina 23/02/2021

A coragem de sair de sua zona de conforto e ir além
"Esta é uma história de muito tempo atrás."
"Numa toca no chão vivia um hobbit. Não uma toca desagradável, suja e úmida, cheia de restos de minhocas e com cheiro de lodo; tampouco uma toca seca, vazia e arenosa, sem nada em que sentar ou o que comer: era a toca de um hobbit, e isso quer dizer conforto."

Eu demorei muitos anos para ler este livro e agora depois de o ler me pergunto porque demorei tanto. Achei o livro maravilhoso! Li sem pressa, aproveitando a imersão no mundo mágico da Terra Média. Apesar dos inúmeros perigos deste mundo gostaria de tomar um café com Bilbo, os anões e Gandalf algum dia ehehhe
Algo curioso: Eu assisti a triologia do Senhor dos Anéis apenas ano passado e não li os livros ainda, algo que quero fazer logo. Quero muito ver os filmes do Hobbit também.
A edição que li é muito linda e a comprei há muito tempo.
Recomendo muito esse livro e gostaria muito de o ter conhecido ainda na minha infância.
Estou muito motivada a ler toda a obra de Tolkien, mas vou com calma, para degustar de cada momento do universo incrível que ele criou!

Carlos.Daniel 22/02/2021

Divertido, mas...
Há tempos estava enrolando alguma leitura do criador do Senhor dos Anéis, e no início desse mês me deu uma vontade de ler Hobbit, por eu ter visto opiniões sobre o quão ele é gostosinho para sair do mood "odeio ler"( causado nada mais, nada menos, pela hiena). Assim, o peguei sem expectativas, por já ter uma ideia de ser considerado um livro mais "bobinho", já que foi escrito para o público infanto juvenil.

Não tive grandes surpresas com o livro. Gostei bastante da trama e do mundo que foi apresentado. No início, estava achando até um pouco entediante, mas a partir do momento que me interessei por Bilbo, a história fluiu até grande parte do desenvolvimento.

Queria muito ter amado, mas, infelizmente, tive algumas pedras pelo caminho.

Não nego que a história é bem divertida e o mundo muito incrível, como já disse. Mas, para mim, a trama começou a me soar repetitiva. Como se o autor tivesse usado uma fórmula, da qual só mudava o empecilho e a ambientação, tirando o resultado ( esse não me afetou, já que o próprio narrador deixa claro que a aventura foi bem sucedida).

Além disso, a resolução dos sub-plots foram em todas as vezes conveniente, mesmo tendo a justificativa de protagonista ter muita sorte. Apesar disso, não foi o ponto mais frustrante do enredo.

O temor pelo dragão é mostrado desde o início do livro e só vai crescendo, cheguei a me animar com a conclusão, já que em todo momento ele era citado. Porém, a resolução do plot principal me deixou muito desanimado.

No entanto, o final do livro cresceu de um jeito que eu não esperava. A trama que até então era linear, deu um boom de perigo que fiquei realmente interessado na conclusão. Ela, mesmo não sendo da forma como eu queria, foi satisfatória, me deixando feliz com a leitura.

Enfim, não considero uma obra prima, mas é uma boa introdução de um mundo que é conhecido e amados por todos. Lerei Senhor dos Anéis, mas não no momento. E é uma ótima obra infanto juvenil. Dito isso, recomendo o livro. :)

Tati 22/02/2021

A cada página lida me apaixonava mais e mais pelo Sr. Bolseiro.
Adoro histórias de aventura e essa é simplesmente, esplêndida.
Já quero ler o senhor dos anéis.

Aline Andrade 22/02/2021

Uma jornada empolgante
Esse é meu primeiro contato com o autor, e após o término da leitura estou me perguntando por que demorei tanto tempo para iniciá-la.
A estória se desenrola de forma fluída e direta, me apeguei aos personagens e sofri junto com eles, me senti imersa nesse mundo que ele criou.
Com toda certeza lerei outras obras do Tolkien!

Leonhard 21/02/2021

Dos infantis que prendem a atenção do adulto
Tolkien remete a complexidade, mas aqui, ele orquestrou muito bem a narrativa para o público alvo. Fácil e direta! Não foi uma experiência reflexiva, como Pequeno Príncipe e Alice, mas ainda assim, instigante e divertida.