Jow
06/04/2012Marca de um Gênio!Começo a falar desse livro e também desse escritor no qual, particularmente, sou fã declarando, citando uma frase muito antiga do jornal The Sunday Times que se encontra na parte de trás das versões mais antigas dos livros de Tolkien, e que é de uma brutal perfeição. Eis a frase: O Mundo está divido entre aqueles que já leram O Hobbit e O Senhor dos Anéis e aqueles que ainda não leram.
Tolkien é com certeza um dos escritores mais brilhantes da história, e não ler uma de suas obras é um verdadeiro crime cultural. Muitos falam que suas obras são maçantes, duras, e sem ritmo. Eu não discordo! Já li muito suas obras e aponto com total segurança essas partes maçantes e sem ritmo. Mas, os livros de Tolkien possuem uma beleza e um encantamento que eu não encontrei em nenhuma obra lida nesses meus 20 anos de vida. São tantos detalhes, construções, paisagens, culturas, povos e línguas criados com tanta perfeição que é impossível ficar imune aos seus encantos.
O Hobbit é uma prova irrefutável de sua genialidade. E com uma alegria à mais. É um livro de facílima assimilação, que possui um ritmo e cadência não encontrada em O Silmarillion e muito menos em O Senhor dos Anéis. Para muitos se trata de uma literatura infanto-juvenil, e eu concordo. Quem dera que todas as literaturas desse gênero possuíssem tamanho enredo, potência e sabedoria. Afirmo sem medo, que nem As crônicas de Nárnia do não menos genial C. S. Lewis possui a grandeza de O Hobbit.
Você que ainda não leu O Hobbit que não perca mais tempo. Junte-se a grande parcela de pessoas nesse mundo que já se deparou com a genialidade de Tolkien, e se deixe encantar por essa grande obra. Que além de possuir uma linguagem fácil, um ritmo constante e ilustrações belíssimas, irá introduzi-lo a épica saga de O Senhor dos Anéis.
O Hobbit de J. R.R. Tolkien é sem dúvida uma das melhores obras já escritas na história.