O Hobbit J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Hobbit

Jow 06/04/2012

Marca de um Gênio!
Começo a falar desse livro e também desse escritor no qual, particularmente, sou fã declarando, citando uma frase muito antiga do jornal The Sunday Times que se encontra na parte de trás das versões mais antigas dos livros de Tolkien, e que é de uma brutal perfeição. Eis a frase: O Mundo está divido entre aqueles que já leram O Hobbit e O Senhor dos Anéis e aqueles que ainda não leram.

Tolkien é com certeza um dos escritores mais brilhantes da história, e não ler uma de suas obras é um verdadeiro crime cultural. Muitos falam que suas obras são maçantes, duras, e sem ritmo. Eu não discordo! Já li muito suas obras e aponto com total segurança essas partes maçantes e sem ritmo. Mas, os livros de Tolkien possuem uma beleza e um encantamento que eu não encontrei em nenhuma obra lida nesses meus 20 anos de vida. São tantos detalhes, construções, paisagens, culturas, povos e línguas criados com tanta perfeição que é impossível ficar imune aos seus encantos.

O Hobbit é uma prova irrefutável de sua genialidade. E com uma alegria à mais. É um livro de facílima assimilação, que possui um ritmo e cadência não encontrada em O Silmarillion e muito menos em O Senhor dos Anéis. Para muitos se trata de uma literatura infanto-juvenil, e eu concordo. Quem dera que todas as literaturas desse gênero possuíssem tamanho enredo, potência e sabedoria. Afirmo sem medo, que nem As crônicas de Nárnia do não menos genial C. S. Lewis possui a grandeza de O Hobbit.

Você que ainda não leu O Hobbit que não perca mais tempo. Junte-se a grande parcela de pessoas nesse mundo que já se deparou com a genialidade de Tolkien, e se deixe encantar por essa grande obra. Que além de possuir uma linguagem fácil, um ritmo constante e ilustrações belíssimas, irá introduzi-lo a épica saga de O Senhor dos Anéis.

O Hobbit de J. R.R. Tolkien é sem dúvida uma das melhores obras já escritas na história.

Luh Costa 04/02/2011minha estante
Concordo plenamente com vc!
Me tornei fã de Tolkien por causa desse livro. O Hobitt sem dúvida é um dos melhores livros que existem.
Por isso faço parte dessa, como vc disse, grande parcela de pessoas nesse mundo que já leu e se deparou com a genialidade de Tolkien.
Quem ainda não leu não vai se arrepender de ler essa grande obra.
E não me canso de dizer que suas resenhas são maravilhosas!
Abraço

Alan Ventura 05/02/2011minha estante
o/

Fran Kotipelto 10/02/2011minha estante
Felizmente fazemos "parte da parte" que leu O Hobbit,O Senhor dos Anéis e muito mais desse mestre incomparável! o/\o

Vanne 18/02/2011minha estante
Marca de um Gênio! [2]

Faça minhas as tuas palavras..

A resenha ficou excelente =p

Ticiane 23/09/2011minha estante
Nossa...depois de ler a sua resenha, fiquei super curiosa e empolgada de ler esse livro tb..rsrs

Paula 15/04/2012minha estante
Concordo plenamente com vocÊ. É um livro tão elaborado e espetacular, que é impossível não adquirir uma certa paixão por ele. Acabei virando fã de Toline graças a esse livro. Realmente é um livro que merece ser lido!

Ádila 26/07/2012minha estante
Essa frase do The Sunday Times tem na edição nova tmb, da editora Martinsfontes.

Cláudio 23/08/2012minha estante
Justamente por ter este "ritmo" mais dinâmico que O Silmarillion e O Senhor dos Anéis, é que torna O Hobbit tão incrível de ser lido. As vezes leio que um ou outro não gostou de certas partes do livro, mas até hoje não encontrei ninguém que não goste do livro. Fascinante, acho que é está a palavra.

Roberto 29/09/2012minha estante
É o único livro que já li duas vezes e estou lendo a terceira para o filme no final do ano. É a leitura mais prazerosa que já experimentei. Tolkien narra com coração. Coisa que falta em muitos livros por ai.

Tizo 09/12/2012minha estante
Concordo plenamente com a alcunha de gênio dada ao Tolkien, realmente contar uma hitória aparentemente simples e fazê-la crescer ao longo do enredo sob todos os pontos de vista é realmente admirável. Comecei a gostar do autor a partir dos filmes relativos a trilogia O senhor dos Aneis e com a aproximação do novo longa, desta feita baseada na obra que aqui se discute ,tive a curiosidade de ler o livro e qual não foi a minha surpresa em constatar a qualidade do que ali estava escrito.Pretendo em um futuro próximo apreciar também outras obras do Tolkien.

San 07/02/2013minha estante
gostei mto da resenha e do seu ponto de vista. mas eu acho que o Hobbit não tem todos os detalhes de o senhor dos anéis. eu acho que o Tolkien quis revelar toda a terra média mesmo só no "o senhor dos aneis". gostei muito de o hobbit!!

Jul Frota 31/03/2013minha estante
Tevo confessar que 'O Hobbit' é o meu primeiro livro do J. R. R. Tolkien, é já li 'As crônicas de Nárnia'. E os oitos livros são otimos, e tem modos diferentes de se ver o mundo, a natureza. Mas ainda prefiro 'Alice' de Charles Lutwidge Dodgson.

Ricardo 14/09/2015minha estante
Concordo também. Ótimo livro, história bem mais curta que "O Senhor dos Anéis", que alias deve ser lido após "O Hobbit", pois serve como Introdução deste mostrando a Saga de Bilbo e o encontro com o Um anel, alem de introduzir anões, elfos e orcs.

Cristiano.Santos 07/08/2017minha estante
Comecei a leitura tem poucos dias e já estou chegando na metade do livro. É realmente um prazer acompanhar as aventuras de Bilbo Bolseiro, Gandalf e os divertidos e bravos anões. Estou lendo após assistir aos filmes. Gostei dos filmes, porém a experiência do livro é única.

Aliny.Cristina 01/08/2020minha estante
Estou lendo agora O Hobbit, aos 26 anos, e confesso que me arrependo de não ter lido antes. Mas acho que minha experiência teria sido ainda melhor se tivesse lido na adolescência.

Iva 13/09/2020

Não tenho coragem de dar menos do que 5/5 pra esse livro. A complexidade desta história criada por Tolkien é de se admirar e dá um nó na minha cabeça só de pensar. Mas eu esperava uma coisa...diferente. Se você gosta de uma leitura dramática e rápido leia não que não vai rolar. Eu torcendo pra ter um drama no decorrer da história e nada. É uma leitura bem lenta também e eu me acostumei à essa escrita logo no início. Tem mais à ver com O Hobbit,o primeiro filme e resto da trilogia nem sei o que aconteceu. O que houve com aqueles filmes eu não sei. Três filmes feitos de um livro um menor que 300 páginas. Doideira.
Grandes expectativas para O Senhor Dos Anéis.

mar 16/08/2020

o livro é sensacional! confesso que em algumas partes fiquei empacada e que o meu ritmo de leitura foi mais lento que o normal mas tudo valeu a pena, tolkien é um gênio

Duda 29/05/2020

O Hobbit
Que livro!!! Meu primeiro contato com o autor e já amei o modo como escreve, me pareceu que ele estava me contando pessoalmente a história. E amei simplesmente tudo!! A imaginação desse cara é demais... Estava com muito receio de começar a leitura e ficar perdida, mas de cara a narrativa já me prendeu. Obviamente favoritado.
Raul 29/05/2020minha estante
??????

CInt_lo 16/08/2020

Um clássico arrebatador, uma história para todas as idades

Lele 14/10/2020

Gostei bastante, acontece muita coisa em todos os capítulos, uma grande aventura. Um mundo inteiro de fantasia criado pelo Tolkien e acho isso fantástico. Recomendo bastante tanto para quem está começando a ler quanto para quem já possui o hábito. Crianças adorarão.

Raul 01/06/2020

O Hobbit
Primeiro contato com Tolkien, aqui conhecemos um pouco do universo criado por ele, uma história cheia de aventuras com uma narrativa leve, deixou com mais vontade de ler o senhor dos aneis.

Andy.Vieira 07/05/2020

Que releitura...
Como eu queria fazer essa releitura e como eu amei voltar pra essa história e pra esses personagens.

L.M. 14/08/2020

O começo
Leitura indispensável aos apaixonados pelos épicos fantásticos, e mais ainda, pelos amantes da Terra Média. Linguagem tranquila e história fluida, mas fácil de ler do que os seus sucessores.
Matheus Lohan 14/08/2020minha estante
Esse livro é maravilhoso.

Luiza 08/07/2020

Não sei se tenho muito mais para contribuir a respeito desse livro e tudo que eu penso em falar parece muito repetitivo, mas vamos em frente. Eu gostei muito dessa leitura sim, logo nas primeiras páginas me perguntei o motivo pelo qual demorei tanto tempo para finalmente ingressar no universo Tolkien. Nunca tinha assistido os filmes, devo ter visto uma ou outra cena passando rapidamente os canais da televisão pois me recordo de alguns cenários e personagens clássicos, e também tinha a ignorancia de pensar que a escrita seria muito complexa e massante e que não era para mim. O quão errada eu estava eu posso tentar descrever aqui, meu medo era completamente infundado, Tolkien escreve como se tivesse te acomodando na sua cama e se preparando para sentar ao seu lado e contar uma história antes de dormir, me lembrou muito as histórias de Neil Gaiman nesse sentido (ou será que deveria ser o contrário?) e eu fiquei apaixonada por todo esse toque de conto de fadas onde as coisas acontecem de forma natural e tranquila. Os capítulos não são os mais curtos, mas também não são extensos o suficiente para te cansar, e assim também são as aventuras que eles passam durante a história, duram o tempo que precisam. Mesmo tendo alguma ideia do final, me senti surpreendida (lembrem que eu não sabia muito realmente a respeito) e também muito contente com o desenrolar das coisas. Os diálogos me fizeram sorrir e as canções eu queria poder escutar como ele havia imaginado. Não sei se pelo momento ou por realmente já ter alguma ideia do desenrolar do livro, mas para mim faltou aquela sensação de coração preenchido que eu procuro na maioria dos livros (de forma alguma isso fez ele se tornar ruim, quero ler novamente em breve). O resultado foi que despertou em mim alguém que quer agora ver o filme, reler o livro e começar a acompanhar outros trabalhos desse universo maravilhoso.
Gábi 08/07/2020minha estante
A pronto, tu me deixou com muita vontade de ler o Hobbit agora.

Luiza 08/07/2020minha estante
Lê simm, é bom e as ilustrações eu quero pegar todas e por na parede

Gábi 11/07/2020minha estante
???

Fran 06/05/2020

O Hobbit
A aventura começa quando Gandalf, o mago, reúne os anões na casa do Hobbit, Bilbo Bolseiro. De posse do mapa que os levarão até o alto da montanha solitária, eles têm como objetivo roubar o tesouro guardado por Smaug, o magnífico e perigoso dragão.

Ana Bruno 07/09/2020

Releitura deliciosa
Não sou muito de releituras, mas como pretendo ler a trilogia do Senhor dos Anéis, quis retomar desde o início. E foi maravilhoso!! Parecia um livro novo!!! E dessa vez muito mais significativo e rico!!! Que escrita deliciosa a de Tolkien!! Irrepreensível!! Ritmada, harmoniosa.. E quanta criatividade!! Fico sempre encantada com seu poder, quase divino, de criação. É uma leitura leve porém, admirável e completa!! Fofo, divertido, dinâmico, lindo!
Acho que não é necessária a recomendação desse livro. Ele ja se recomenda sozinho.

brunoog33 21/05/2020

Muito boa a leitura, escrita excelente.
A história é incrível, muitas aventuras e acontecimentos.

Rodrigo Silvestre 03/02/2020

null
Essa releitura foi incrível!! A construção da história, os personagens... A sensação de finalizar a aventura... Ansioso pra ler O Senhor dos Anéis
Jorge 03/02/2020minha estante
Li esse mês também. Já tinha tentado uma vez e parei no meio, dessa vez segui até o final e fui positivamente surpreendido. Fiquei inebriado com o final agridoce, não esperava mesmo.