O Hobbit

O Hobbit J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Hobbit

Jow 06/04/2012

Marca de um Gênio!
Começo a falar desse livro e também desse escritor no qual, particularmente, sou fã declarando, citando uma frase muito antiga do jornal The Sunday Times que se encontra na parte de trás das versões mais antigas dos livros de Tolkien, e que é de uma brutal perfeição. Eis a frase: O Mundo está divido entre aqueles que já leram O Hobbit e O Senhor dos Anéis e aqueles que ainda não leram.

Tolkien é com certeza um dos escritores mais brilhantes da história, e não ler uma de suas obras é um verdadeiro crime cultural. Muitos falam que suas obras são maçantes, duras, e sem ritmo. Eu não discordo! Já li muito suas obras e aponto com total segurança essas partes maçantes e sem ritmo. Mas, os livros de Tolkien possuem uma beleza e um encantamento que eu não encontrei em nenhuma obra lida nesses meus 20 anos de vida. São tantos detalhes, construções, paisagens, culturas, povos e línguas criados com tanta perfeição que é impossível ficar imune aos seus encantos.

O Hobbit é uma prova irrefutável de sua genialidade. E com uma alegria à mais. É um livro de facílima assimilação, que possui um ritmo e cadência não encontrada em O Silmarillion e muito menos em O Senhor dos Anéis. Para muitos se trata de uma literatura infanto-juvenil, e eu concordo. Quem dera que todas as literaturas desse gênero possuíssem tamanho enredo, potência e sabedoria. Afirmo sem medo, que nem As crônicas de Nárnia do não menos genial C. S. Lewis possui a grandeza de O Hobbit.

Você que ainda não leu O Hobbit que não perca mais tempo. Junte-se a grande parcela de pessoas nesse mundo que já se deparou com a genialidade de Tolkien, e se deixe encantar por essa grande obra. Que além de possuir uma linguagem fácil, um ritmo constante e ilustrações belíssimas, irá introduzi-lo a épica saga de O Senhor dos Anéis.

O Hobbit de J. R.R. Tolkien é sem dúvida uma das melhores obras já escritas na história.

Luh Costa 04/02/2011minha estante
Concordo plenamente com vc!
Me tornei fã de Tolkien por causa desse livro. O Hobitt sem dúvida é um dos melhores livros que existem.
Por isso faço parte dessa, como vc disse, grande parcela de pessoas nesse mundo que já leu e se deparou com a genialidade de Tolkien.
Quem ainda não leu não vai se arrepender de ler essa grande obra.
E não me canso de dizer que suas resenhas são maravilhosas!
Abraço

Alan Ventura 05/02/2011minha estante
o/

Fran Kotipelto 10/02/2011minha estante
Felizmente fazemos "parte da parte" que leu O Hobbit,O Senhor dos Anéis e muito mais desse mestre incomparável! o/\o

Vanne 18/02/2011minha estante
Marca de um Gênio! [2]

Faça minhas as tuas palavras..

A resenha ficou excelente =p

Ticiane 23/09/2011minha estante
Nossa...depois de ler a sua resenha, fiquei super curiosa e empolgada de ler esse livro tb..rsrs

Paula 15/04/2012minha estante
Concordo plenamente com vocÊ. É um livro tão elaborado e espetacular, que é impossível não adquirir uma certa paixão por ele. Acabei virando fã de Toline graças a esse livro. Realmente é um livro que merece ser lido!

Ádila 26/07/2012minha estante
Essa frase do The Sunday Times tem na edição nova tmb, da editora Martinsfontes.

Cláudio 23/08/2012minha estante
Justamente por ter este "ritmo" mais dinâmico que O Silmarillion e O Senhor dos Anéis, é que torna O Hobbit tão incrível de ser lido. As vezes leio que um ou outro não gostou de certas partes do livro, mas até hoje não encontrei ninguém que não goste do livro. Fascinante, acho que é está a palavra.

Roberto 29/09/2012minha estante
É o único livro que já li duas vezes e estou lendo a terceira para o filme no final do ano. É a leitura mais prazerosa que já experimentei. Tolkien narra com coração. Coisa que falta em muitos livros por ai.

Tizo 09/12/2012minha estante
Concordo plenamente com a alcunha de gênio dada ao Tolkien, realmente contar uma hitória aparentemente simples e fazê-la crescer ao longo do enredo sob todos os pontos de vista é realmente admirável. Comecei a gostar do autor a partir dos filmes relativos a trilogia O senhor dos Aneis e com a aproximação do novo longa, desta feita baseada na obra que aqui se discute ,tive a curiosidade de ler o livro e qual não foi a minha surpresa em constatar a qualidade do que ali estava escrito.Pretendo em um futuro próximo apreciar também outras obras do Tolkien.

San 07/02/2013minha estante
gostei mto da resenha e do seu ponto de vista. mas eu acho que o Hobbit não tem todos os detalhes de o senhor dos anéis. eu acho que o Tolkien quis revelar toda a terra média mesmo só no "o senhor dos aneis". gostei muito de o hobbit!!

Jul Frota 31/03/2013minha estante
Tevo confessar que 'O Hobbit' é o meu primeiro livro do J. R. R. Tolkien, é já li 'As crônicas de Nárnia'. E os oitos livros são otimos, e tem modos diferentes de se ver o mundo, a natureza. Mas ainda prefiro 'Alice' de Charles Lutwidge Dodgson.

Ricardo 14/09/2015minha estante
Concordo também. Ótimo livro, história bem mais curta que "O Senhor dos Anéis", que alias deve ser lido após "O Hobbit", pois serve como Introdução deste mostrando a Saga de Bilbo e o encontro com o Um anel, alem de introduzir anões, elfos e orcs.

Cristiano.Santos 07/08/2017minha estante
Comecei a leitura tem poucos dias e já estou chegando na metade do livro. É realmente um prazer acompanhar as aventuras de Bilbo Bolseiro, Gandalf e os divertidos e bravos anões. Estou lendo após assistir aos filmes. Gostei dos filmes, porém a experiência do livro é única.

Aliny.Cristina 01/08/2020minha estante
Estou lendo agora O Hobbit, aos 26 anos, e confesso que me arrependo de não ter lido antes. Mas acho que minha experiência teria sido ainda melhor se tivesse lido na adolescência.

Lele 19/11/2020minha estante
estou pensando seriamente em comprar

Claudio.Henrique 13/05/2021minha estante
como q lê?????

Claudio.Henrique 13/05/2021minha estante
não dá pra ler

NERD GEEK 31/08/2021minha estante
OI! Meu primeiro livro de fantasia que leio em toda a minha vida com muito prazer(depois de assistir no mesmo ano A Desolação de Smaug nos Cinemas em dezembro) Ainda me lembro das palavras da vendedora no caixa: "Boa leitura".

Isa 28/09/2021minha estante
Tolkien é um homen de respeito, amo muito todos os livros dele quanto de Senhor dos anéis e quanto o Hobbit!! 5 estrelas para esse livro perfeito.

Dani 03/11/2021minha estante
Ainda n terminei, mas estou adorando,

Realmente é um gênio

Realmente é um gênio

Maju 11/11/2021minha estante
Esse livro é perfeito, eu também sou fã do Tolkien desde sempre! Hobbit é meu livro favorito, e por isso recomendo muito ele

Gustavo Rodrigues 22/12/2021

Tenho esse livro desde o fim de 2020 e enrolei demais pra ler. Talvez por ter um pouco de receio de achar a escrita do Tolkien complicada, ou por achar que era uma simples história infantil, que não me traria muito prazer. Enganei-me de verdade, porque a escrita é muito fluida e a história, mesmo sendo infantojuvenil, é excelente pra qualquer idade.

Como já disse, tive um pouco de medo em relação a escrita e até cheguei a ver comentários dizendo que seria um livro lento, mas hei de discordar. A leitura é extremamente fluida e imersiva. Em poucas páginas você já tá lá na Terra Média, junto com o Bilbo Bolseiro e sua turma.

A história é muito leve, simples, sem arrodeio. É uma aventura muito bem construída, sem mais. E a forma que o Tolkien conta é como se ele tivesse sentado ao teu lado, te contando pessoalmente cada detalhe.

Não dá pra deixar de falar do Bilbo Bolseiro. É um excelente personagem, muito engraçado, fiel, inteligente, carismático... quase faltam adjetivos pra ele. Os anãos (Tolkien não usa "anões") são muito bem representados também, mesmo sendo ranzinzas as vezes ?

É uma história infantojuvenil que agrada do novo ao velho, sem fazer esforço e sem perder a sua essência. Livrão!! ??
Manuel 22/12/2021minha estante
Ual pensando seriamente em ler dps dessa resenha ??

Neto Murracho 23/12/2021minha estante
Te falei que era bom !!!

Yvan 23/12/2021minha estante
Tinha essa mesma impressão sua, fiquei com vontade de ler

Christian 24/12/2021minha estante
Li no inicio do ano e leria dnv. O livro é uma delicia, super fluido e bem direto.

Vinicius 14/05/2022

Uma aventura leve!
Numa toca no chão vivia um hobbit.

É o primeiro livro do Tolkien que leio, mas devo dizer que não é um universo desconhecido para mim porque já assisti os 6 filmes lançados hobbit/senhor dos Anéis inclusive cheguei a assistir o hobbit a batalha dos cinco exércitos no cinema na época.

Sobre o livro eu achei surpreendentemente bom, a história é contada quase como se fosse uma fábula, sem tanto detalhes como se poderia esperar e tem momentos engraçados, acredito ser o livro mais fácil do autor, tenho até certo medo de senhor dos anéis ser chato, a história dele nos filmes não me pareceu muito interessante sempre preferi a de bilbo bolseiro.

Geralmente prefiro me manter longe de livros clássicos, mas esse valeu a pena, foi uma excelente experiência, só é ruim não ter nenhuma mulher na história.
Kelly.MulerM 14/05/2022minha estante
Muito bom mesmo. Acredita q foi tão fluido q me dei conta só com o teu post, q realmente não tem mulher. Não conheço Senhor dos Anéis, sempre fugi dos filmes, pretendo ler os livros, vou ficar atenta aos detalhes.

Vinicius 14/05/2022minha estante
É realmente bem fluido, eu gosto de apontar certas coisas quando vejo kkkj, espero que em senhor dos anéis tenha e que ela seja importante, nos filmes tem uma...

Debora.Mello 14/03/2021

Uma aventura e tanto!!!
Sem sombra de duvidas uma história que a cada página lida ia despertando cada vez mais meu interesse.
Claro que pra quem nunca leu uma obra do TOLKIEN, assim como eu não tinha, no início da leitura você acha uma linguagem meio rebuscada, porém depois pega o jeito.
Uma história que me cativou do início ao fim.
O hobbit mais conhecido como sr. Bilbo Bolseiro. É uma criaturinha que esta acostumado a sua rotina habitual, porém esse fato muda quando Gandalf o mago aparece em sua casa com vários anões.
Todos eles irão começar sua jornada em busca do ouro. ( que pertenceu a geração de Thorin). Sr. Bilbo vai se demonstrar mais prestativo do que nunca durante essa aventura deles.. e aqui teremos, todo tipo de situações que você imaginar, e com o passar do tempo eles vão se tornando mais próximos um do outro..
Felipe 14/03/2021minha estante
Bilbo é um dos personagens mais carismáticos. A gente passa o tempo todo torcendo por ele! Haha

Debora.Mello 14/03/2021minha estante
Sim,, conquista a gente de um jeito, que fiquei lendo esperando que tivesse mais falas dele.. um personagem completo.

Mrs Luna 13/06/2021

Lá e de volta outra vez
Ler novamente o Hobbit me fez perceber que algumas leituras tem que ser feitas no momento certo, a primeira vez que li essa história não a aproveitei da mesma forma, achei ela lenta, o Bilbo chato e as músicas enfadonhas, mesmo gostando da aventura vivida por Bilbo, Gandalf e Thorin e sua companhia.
Mas agora lendo como parte da leitura cronológica das obras de Tolkien vejo o quanto deixei de aproveitar da leitura, que agora foi deveras estimulante as músicas por mais que não tenha amado fizeram um sentido muito bom dentro da história e devo confessar que de algumas cheguei a gostar bastante, passei a compreender melhor o Bilbo e suas reclamações, e terminei o livro com uma sensação de nostalgia ao ver as despedidas de todos enquanto Bilbo voltava para casa.
Termino Hobbit com o desejo de logo pegar A Sociedade do Anel e mergulhar mais uma vez no mundo incrível que Tolkien nos presenteou.

darla 16/07/2021

Leiam e embarquem nessa aventura
Eu tô simplesmente apaixonada pelo Bilbo. A história, a narrativa, as aventuras, é tudo tão criativo, leve, divertido e envolvente que parecia que eu tava lá, vivendo naquele mundo fantástico. E agora estou louca para ler O Senhor dos Anéis.
Thats 16/07/2021minha estante
Preciso ler esse livro pra ontem!!

Iva 13/09/2020

Não tenho coragem de dar menos do que 5/5 pra esse livro. A complexidade desta história criada por Tolkien é de se admirar e dá um nó na minha cabeça só de pensar. Mas eu esperava uma coisa...diferente. Se você gosta de uma leitura dramática e rápido leia não que não vai rolar. Eu torcendo pra ter um drama no decorrer da história e nada. É uma leitura bem lenta também e eu me acostumei à essa escrita logo no início. Tem mais à ver com O Hobbit,o primeiro filme e resto da trilogia nem sei o que aconteceu. O que houve com aqueles filmes eu não sei. Três filmes feitos de um livro um menor que 300 páginas. Doideira.
Grandes expectativas para O Senhor Dos Anéis.

Guilh_ 07/08/2022

Uma ótima obra para conhecer a Terra Média
Para aqueles que ainda não conhecem o Tolkien, recomendo muito iniciar pelo Hobbit. É uma leitura mais leve, que apresenta brevemente a complexidade de todo o mundo criado pelo autor. Apesar de ter sido direcionado para um público menor, o livro apresenta um roteiro muito bem amarrado e universo bem desenvolvido. Oportunidade boa de ler Tolkien antes de mergulhar na saga do Senhor dos Anéis.

Fran 15/12/2021

"Numa toca no chão vivia um hobbit. [...] nunca participavam de aventuras nem faziam nada inesperado: dava para saber o que um Bolseiro diria sobre qualquer questões sem o incômodo de perguntar a ele. Esta é a história de como um Bolseiro participou de uma aventura e se descobriu fazendo e dizendo coisas de todo inesperadas. Ele pode ter perdido o respeito dos vizinhos, mas ganhou... Bem, você vai ver se ele ganhou alguma coisa no final."

Pois é, esta é a história de Bilbo, um ser nada aventureiro, alguém previsível, morador de uma toca no chão. Mas tudo muda com a chegada em sua casa, do mago Gandalf e treze anões que lhe convocam para uma aventura. Daí pra frente, Bilbo Bolseiro e seus novos amigos enfrentam trolls, orcs, lobos, Gollum, o dragão Smaug. Talvez você que lê essa resenha, diga: nossa, um spoiler atrás do outro... Não se aflija, Tolkien é surpreendente, nada que eu diga será capaz de esgotar essa grande aventura.

No mais, fico a pensar o quão somos parecidos com o Bilbo do início do livro: fujões, medrosos e previsíveis. Mas se nos lançarmos, podemos chegar a ser o hobbit das últimas páginas: corajosos, sábios, desapegados, entregues e felizes, novas criaturas após uma longa jornada de aventuras.
Brenda.Ortiz 15/12/2021minha estante
Divino ? se vc assistiu o filme, vai se surpreender

Fran 15/12/2021minha estante
@Brenda.Ortiz; Não assisti ao filme, farei isso no domingo. Amei o livro!

O viciado 15/12/2021minha estante
Livro magnífico. Tolkien escreveu suas obras com camadas. Se você ler criança terá a percepção de uma, já na fase adulta terá outra.

Brenda.Ortiz 15/12/2021minha estante
Eu li ele semana passada e agora tô lendo a trilogia do senhor dos anéis, ao mesmo tempo dos filmes kjkkkk é uma delícia

Brenda.Ortiz 15/12/2021minha estante
Verdade, ate porque essa era a história que ele contava para os filhos kjkkkk ao ler também dá pra perceber isso, é maravilhoso. Estou ansiosa para ler pro meu sobrinho

Fran 16/12/2021minha estante
@O viciado; imagino. Eu já conheci Tolkien na vida adulta... Uma pena, mas também uma dádiva. Que bom ter o conhecido começando pelo O Hobbit

Jozy.Cristiani 28/11/2020

Hobbit
Que fantasia incrível, nunca tinha lido nada so Tolkien e fiquei apaixonada. Ri muito com os anões e o Bilbo uma aventura e tanto. Recomendo muito

Vitinho 01/05/2021

As grandes aventuras de Bilbo Bolseiro
Eu sou suspeito para falar dos livros de Tolkien porque sou apaixonado pelos que já li, e estou ansioso por ler outros. Com as leituras de O Hobbit, O Silmarillion e a trilogia de O Senhor dos Anéis fica muito claro pra mim porque muitos o chamam de Pai da Fantasia moderna. Tanto os personagens como o mundo criado por ele são complexos, bem detalhados e fascinantes.
As aventuras de Bilbo Bolseiro e da companhia de anões liderada por Thorin é a minha história favorita de Tolkien, por diversas razões.
Na história vemos a coragem e o amadurecimento de Bilbo com os acontecimentos e dificuldades da viagem. Vemos também a lealdade dele aos anões até o final da jornada.
Os personagens são muito bem desenvolvidos, tanto Bilbo, como Gandalf, os Anões, os Elfos e os homens de Esgaroth, além de Beorn, os Orcs, sem falar no Grande Dragão Smaug. As aventuras e perigos na jornada são inúmeros e fiquei aflito em diversas partes, mesmo já tendo lido o livro alguns anos atrás.
Não posso deixar de mencionar que as diferenças entre o livro e os três filmes são inúmeras, e algumas eu até tento entender, mas outras são horríveis e mexem com uma história tão fantástica sem necessidade nenhuma! ???????????????
Enfim O Hobbit é um livro sensacional e eu indico muito a leitura dele.

Dudu 09/07/2021

A aventura de Bilbo Bolseiro
Já tinha visto os filmes antes, mas a experiência de ler o livro, pra mim, foi muito mais rica e gostei muito mais. Uma das coisas mais bacanas é a questão da voz do narrador, que conversa conosco, leitores, como se realmente estivesse nos contando uma história daquelas que os pais contariam aos filhos antes que estes fossem dormir (que por sinal parece ter alguma relação com a criação dessa narrativa, pelo que eu li no prefácio).
Foi muito bacana conhecer mais desse mundo, acompanhar toda a aventura como se eu estivesse realmente sendo transportado para o livro, fazendo parte daquilo ali, e como não se apaixonar pelo Bilbo, né? É um daqueles personagens que você realmente vê o amadurecimento, fica muito claro pra gente como ele se desenvolve, e ao final, de fato, ele não é mais a mesma pessoa. E isso acontece de uma forma natural, você vai vendo que aos pouquinhos tudo vai mudando (ou quase tudo haha).
Enfim, gostei muito do livro, e agora é ler a trilogia de Senhor dos Anéis!
Soph 09/07/2021minha estante
Nss quero mt mt ler

Soph 09/07/2021minha estante
Ta na estante aqui

Karina 09/07/2021minha estante
Estou lendo e estou amando também. Tive as mesmas impressões no sentido de que parece que Tolkien está contando a história pra gente antes de irmos dormir.

Stefany.Balbino 09/07/2021minha estante
Que relato legal! Deu vontade de ler ?

francovso 10/03/2021

Depois de anos com O Hobbit na estante finalmente li a obra. Impressionante como a adaptação para o cinema foi oposta ao livro. O livro é uma ótima aventura enquanto os filmes tentam ser épicos demais. Alias três filmes para essa obra é forçar demais, inventar demais. Mas mesmo assim devo assistir novamente aos filmes num futuro, agora com o olhar da obra literária. Recomendo a leitura, foi bem divertida.

davicoltrin 13/01/2021

"...eu não gosto de aventuras. São desagradáveis e desconfortáveis! Fazem com que você se atrase para o jantar!"

(p. 4)

Amanda 02/05/2021

O Hobbit - JRR Tolkien
? Lá e de volta outra vez ? dá o spoiler:

Bilbo, o Hobbit em questão, sairá de sua confortável Toca para uma grande aventura e então voltar pra casa. Mas não será mais o mesmo. E está aí todo o encanto dessa jornada inesperada pra além do encontro do tão inesquecível, Um Anel.

O lado Bolseiro de Bilbo, tão propenso a evitar aventuras pois elas podem te atrasar pro jantar está em constante conflito com o seu lado Tuk, aquele que colocou o pé na estrada e encarou trolls, orcs, wargs, aranhas e até um terrível dragão.

Talvez eu seja fã demais mas Tolkien é genial! Com objetivo de ser um livro infantil ele tem a história ?aparentemente simples? sendo desenvolvida de maneira épica, cheia de mitologias, detalhamento de cultura e geografia e tocando em temas profundos: relacionamentos, coragem, confiança, valorizar o simples.

Foi uma releitura (depois de 20 anos) conjunta com minha irmã, companheira de aventuras da vida e de livros. Foi bom voltar a Terra-Média!
Ri :) 02/05/2021minha estante
Amo demais estas páginas!