O Hobbit

O Hobbit J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Hobbit

Dudu 09/07/2021

A aventura de Bilbo Bolseiro
Já tinha visto os filmes antes, mas a experiência de ler o livro, pra mim, foi muito mais rica e gostei muito mais. Uma das coisas mais bacanas é a questão da voz do narrador, que conversa conosco, leitores, como se realmente estivesse nos contando uma história daquelas que os pais contariam aos filhos antes que estes fossem dormir (que por sinal parece ter alguma relação com a criação dessa narrativa, pelo que eu li no prefácio).
Foi muito bacana conhecer mais desse mundo, acompanhar toda a aventura como se eu estivesse realmente sendo transportado para o livro, fazendo parte daquilo ali, e como não se apaixonar pelo Bilbo, né? É um daqueles personagens que você realmente vê o amadurecimento, fica muito claro pra gente como ele se desenvolve, e ao final, de fato, ele não é mais a mesma pessoa. E isso acontece de uma forma natural, você vai vendo que aos pouquinhos tudo vai mudando (ou quase tudo haha).
Enfim, gostei muito do livro, e agora é ler a trilogia de Senhor dos Anéis!
Soph 09/07/2021minha estante
Nss quero mt mt ler

Soph 09/07/2021minha estante
Ta na estante aqui

Karina599 09/07/2021minha estante
Estou lendo e estou amando também. Tive as mesmas impressões no sentido de que parece que Tolkien está contando a história pra gente antes de irmos dormir.

Stefany.Balbino 09/07/2021minha estante
Que relato legal! Deu vontade de ler ?

francovso 10/03/2021

Depois de anos com O Hobbit na estante finalmente li a obra. Impressionante como a adaptação para o cinema foi oposta ao livro. O livro é uma ótima aventura enquanto os filmes tentam ser épicos demais. Alias três filmes para essa obra é forçar demais, inventar demais. Mas mesmo assim devo assistir novamente aos filmes num futuro, agora com o olhar da obra literária. Recomendo a leitura, foi bem divertida.

davicoltrin 13/01/2021

"...eu não gosto de aventuras. São desagradáveis e desconfortáveis! Fazem com que você se atrase para o jantar!"

(p. 4)

Amanda 02/05/2021

O Hobbit - JRR Tolkien
? Lá e de volta outra vez ? dá o spoiler:

Bilbo, o Hobbit em questão, sairá de sua confortável Toca para uma grande aventura e então voltar pra casa. Mas não será mais o mesmo. E está aí todo o encanto dessa jornada inesperada pra além do encontro do tão inesquecível, Um Anel.

O lado Bolseiro de Bilbo, tão propenso a evitar aventuras pois elas podem te atrasar pro jantar está em constante conflito com o seu lado Tuk, aquele que colocou o pé na estrada e encarou trolls, orcs, wargs, aranhas e até um terrível dragão.

Talvez eu seja fã demais mas Tolkien é genial! Com objetivo de ser um livro infantil ele tem a história ?aparentemente simples? sendo desenvolvida de maneira épica, cheia de mitologias, detalhamento de cultura e geografia e tocando em temas profundos: relacionamentos, coragem, confiança, valorizar o simples.

Foi uma releitura (depois de 20 anos) conjunta com minha irmã, companheira de aventuras da vida e de livros. Foi bom voltar a Terra-Média!
Ri :) 02/05/2021minha estante
Amo demais estas páginas!

Tati 27/07/2021

Ameiiiii !
Livro fantástico,merece mil estrelas!
Bilbo é um amorzinho,adorei conhecer as aventuras dele!
É fascinante a escrita de Tolkien,ele nos apresenta um mundo incrível,amei amei amei,quero muito dar seguimento na trilogia do Senhor dos Anéis s2
E em meio a tudo isso acabei descobrindo que sou meio Hobbit , que ama ficar no conforto de casa e acompanhada de muita comida kkkkkkk
Lucas.Bitencourt 27/07/2021minha estante
Somos todos meio Hobbit! ?

Tati 27/07/2021minha estante
Sim concerteza!!??

Thais 27/07/2021minha estante
?Numa toca no chão vivia um hobbit?. Amo esse livro?

Tati 27/07/2021minha estante
Thais eu amei essa leitura,muito boa realmente,Bilbo é um amorzin ???

Douglas Finger 27/07/2021minha estante
Silmarillion é uma leitura obrigatoria pra entender todo o universo de Tolkien, inclusive recomendado para ser lido antes do Hobbit. Você conhece?

Thais 27/07/2021minha estante
Não sei a Tati mas eu ouvi falar dele, só que fui direto no Hobbit mesmo.

Tati 28/07/2021minha estante
Douglas Finger eu fiquei sabendo depois que tinha começado a ler Hobbit ? ?

Dickar 28/07/2021minha estante
Leia "O Senhor dos anéis" você vai ama.? Parabéns pela leitura do "O Hobbit". Também amei Bilbo Bolseiro.??

Douglas Finger 28/07/2021minha estante
Eu por via das duvidas ainda não li nenhum ?

Dickar 28/07/2021minha estante
Já li "O Silmarillion." Um pouco difícil a leitura, mas com calma e concentração acaba entendendo bem.?

Tati 28/07/2021minha estante
Dickar vou ler concerteza já vou colocar nas leituras futuras ??.... Sim,Bilbo é um amorzin ?

Bual 09/01/2021

Perfeito!
Simples assim. Me envolveu, me transportou, me emocionou.

Eu não tenho nenhuma autoridade no assunto, mas, tecnicamente, não encontrei problemas. Até achei o Gandalf um ?Deus ex machina?, mas, de uma forma ou de outra, suas aparições salvadoras foram explicadas. Além de não encontrar defeitos, toda a trama é bem construída; cada acontecimento tem seu propósito e culmina em um outro mais importante.

O livro esteticamente é lindo: repleto de ilustrações e com mapas que me ajudaram a entender melhor a aventura.

E, por fim, como não se simpatizar com Bilbo Bolseiro? Desde a dualidade da sua personalidade até o herói que ele se mostrou ser, Bilbo é, sem dúvida, um dos protagonistas mais cativantes que já li.

Recomendo demais! Vou já assistir os filmes e ler ?O Senhor dos Anéis? (e assistir os filmes também).
Renata 09/01/2021minha estante
O Bilbo é incrível mesmo, pra mim ele é a melhor parte desse livro.
E que venha O senhor dos anéis. Espero que a sua experiência seja tão boa quanto!

Bual 09/01/2021minha estante
Né?! E que venha mesmo. Não tenho dúvidas que será tão bom quanto esse. Obrigado, Renata!

anoca 09/01/2021minha estante
O Bilbo aparece menos em senhor dos anéis, mas o Gandalf tem grande importância e mal vejo a hora de ler tuas impressões sobre!

Bual 09/01/2021minha estante
Vdd, já ouvi falar. Obrigado, anoca ??

anoca 10/01/2021minha estante
Maginaaa!!

Joane 16/01/2022

Primeiro livro lido do ano e com chave de ouro puríssimo
Tenho que começar dizendo que esse livro esteve entre os desejados por tanto tempo e quando eu ganhei, tive que passar na frente de todos os livros!
Eu já havia assistido aos filmes do Senhor dos Anéis, e só depois descobri sobre O Hobbit, e desde então esperei pra ler ao livro antes. E não me arrependo, pois a experiência foi magnífica.
Esse livro me acompanhou por tanto tempo, desde o final de Outubro do ano passado, e isso mostra que não queria acabar esse livro. E como um todo, eu amei essa história

Foi meu primeiro contato com o Tolkien, e já estou encantado com o que ele criou nesse aqui e ansiosa por explorar mais este universo magnífico.
Narrado em terceira pessoa, mas acompanhando este hobbit que é Bilbo Bolseiro, de Bolsão. E é como se estivesse passado muito tempo da aventura, e essa fosse uma espécie de recordação. E este narrador vai nos contanto dessa aventura, como em tempo real mas também vai nos dando spoilers e fatos dentro da história que são certezas. Como por exemplo, se tomar uma rota diz como: está não vai te levar ao destino desejado. E também nos intriga com detalhes que podem estar por vir em outras histórias. E com um olhar bem detalhista, e cheio de riqueza da tal Terra Média e seus aspectos, e criaturas e tudo mais. Uma história encantadora.
Uma boa aventura que acho que nunca li igual. Ainda que tenha desejado que extendesse o momento da batalha, eu amei e foi favorito.

Bilbo Bolseiro é um hobbit, um ser pequeno, e gosta muito de conforto da sua casa e sua vila de hobbit. Até que é colocado nessa aventura junto com anões em busca de um tesouro que é de direito de Thorin Escudo-de-Carvalho, que concederá uma décima quarta parte do tesOURO. E eles seguem na aventura, e encontra certos problemas durante sua jornada, como trols e outras criaturas. Até o destino final.
Sr. Bolseiro mostra que foi uma peça essencial pra essa aventura. Como Gandalf provavelmente adivinhou.
Amei toda a jornada deles, e tudo o que essa leitura proporcionou.
E essa foi a primeira resenha do ano! Com a leitura favoritada

Beatriz.Rios 18/01/2021

Inicio de uma jornada
A primeira obra que iniciou o mundo fantástico de O Senhor dos Anéis, conta a história de aventura de um hobbit, Bilbo Bolseiro. Um pequeno ser que habita uma toca, que ama comer, beber, fumar suas ervas e apreciar a vida em sua calmaria, acaba se mostrando um bravo herói e grande gatuno ao longo dessa jornada incrível, cheia de aventuras! Tudo começa quando treze anãos aparecem na sua porta e lhe fazem a proposta de ser o seu gatuno na jornada de reconquistar seu reino (onde há muito ouro e pedras preciosas) que agora é habitada por um dragão astuto e cruel, Smaug. Em troca lhe darão uma parte dessa grande riqueza como recompensa.
No fim dessa aventura que, acredite, se torna sempre mais empolgante, seu desejo é que em suas veias corra um pouco do sangue dos Tûk. Não entendeu!? Leia a história e me diga se não tenho razão.

marina 16/08/2020

o livro é sensacional! confesso que em algumas partes fiquei empacada e que o meu ritmo de leitura foi mais lento que o normal mas tudo valeu a pena, tolkien é um gênio

Flávia Menezes 16/11/2022

TOLKIEN... QUE SUA BARBA NUNCA FIQUE RALA!
?O Hobbit?, do filólogo, professor e escritor J.R.R. Tolkien, começou a ser escrito no início dos anos 1930, quando o autor ainda buscava por uma carreira acadêmica na Universidade de Oxford, mas a sua finalização apenas se deu dois anos depois.

Muito antes de ser publicado, essa história infanto-juvenil tão cheia de personagens fantásticos, ainda foi emprestada e lida por alguns dos melhores amigos do autor, incluindo o grande escritor C.S. Lewis, para ganhar sua publicação apenas em 1937, conquistando o seu primeiro fã, Rayner, um menino de 10 anos e filho de um dos donos da editora que publicou a obra, e aquele que bateu o martelo para abrir as portas para o grande mestre da fantasia, Tolkien.

E não é à toa que J.R.R. Tolkien inspirou tantos outros escritores, como foi o caso de J.K. Rowling. Suas histórias são cheias de fantasia, porém, também repletas de sentimentos humanos, dessa eterna luta do bem contra o mal, que faz com que seus leitores se identifiquem com muita facilidade.

Quando falamos em um escritor grandioso como Tolkien, sempre nos vem à mente suas obras mais famosas, tais como ?O Hobbit? e a trilogia de ?O Senhor dos Anéis?, mas mais do que pensar nele como o pai da literatura fantástica, sua herança para todas as gerações futuras é de ser um escritor que se debruçou tão apaixonadamente sobre a sua obra, que não criou apenas histórias, criou todo um mundo!

Confesso que ler ?O Hobbit? me fez sentir como se eu tivesse perdido alguma coisa, porque são tantas informações, tantas histórias que parecem ter vindo antes, tantos reinos, que me senti com vontade de recorrer a algum outro livro do autor que pudesse me orientar e instruir sobre esse universo novo no qual eu fazia a minha estreia.

A única obra que eu tinha lido de Tolkien, foi ?Cartas para o Papai Noel?, que foram as reuniões de cartas que ele escrevia para os filhos todos os natais. E essa é uma obra infanto-juvenil que eu realmente me apaixonei. Mas além dela, eu só havia tido experiência com a obra dele, vendo os filmes da trilogia de ?O Senhor dos Anéis?, e por ter lido a sua biografia.

Sendo assim, confesso que me senti entrando em um mundo novo, onde eu não conhecia muito sobre os personagens, muito menos das suas histórias, e nem sequer fazia ideia de para onde tudo aquilo iria me levar. Então, tentei esquecer um pouco do que eu já tinha visto nos filmes (algumas coisas foram quase impossíveis de deixar para lá, por exemplo, ficar esperando que o fato do Bilbo usar o anel o colocaria em risco), e mergulhar nessa aventura (de grego!) sem pensar muito, apenas me deixando ser conduzida.

Primeiramente, eu tenho que confessar que não esperava que ?O Hobbit? fosse uma história tão infantil assim. Mas isso não é algo que me incomode em nada. Eu gosto de me aventurar em livros que sejam mais leves, e repletos de imaginação. Mas, mesmo assim, preciso dizer que não foi uma história que eu tive muita facilidade para me entregar.

Não que exista algo de errado com a história, porque obviamente não há. Mas não houve uma conexão fácil, e por diversas vezes, durante a leitura, eu me dispersava a ponto de ter que ler várias vezes o mesmo parágrafo, porque eu não conseguia (mesmo!) me fixar no que estava acontecendo.

Mas isso é algo muito pessoal, e que não me faz perder nenhum pouco a vontade de me aventurar em outras obras escritas por ele. Mas que me faz pensar que preciso me preparar mais para poder me entregar de corpo e alma à leitura dos seus livros.

A única coisa que me deixou impressionada com a história, porque não imaginava que seria assim, é que alguns dos grandes conflitos tinham sua definição muito rápida. Por exemplo, os anões e o Bilbo passaram um tempão pensando em como derrotar o dragão, daí vem um arqueiro chamado Bard, e resolve o problema. Fácil assim!

Assim como no final, quando uma grande batalha acontecia, e uma pedra cai na cabeça do Bilbo, e quando ele acorda, tudo já está resolvido! Claro que essa parte, sobre esse momento de tanta aflição da batalha, quando Bilbo perde a consciência, é algo que me deixou bastante pensativa. Afinal, como seria bom se, na vida real, as coisas também fossem assim, não é mesmo? Você está passando por um grande problema, o qual não sabe como vai resolver, daí algo cai na sua cabeça, você desmaia, e quando acorda, tudo está resolvido! Não seria ótimo? Eu acho que isso seria perfeito! (rsrs)

Um dos meus personagens preferidos nessa história foi o Beorn! Ele tinha uma energia tão gostosa, divertida, e ao mesmo tempo tão intensa, que me afeiçoei a ele, muito embora ele nem tenha aparecido tanto assim. Mas como eu amei esse personagem!

Minha nota 4,5 não foi pelo livro em si, porque ele vale muito mais do que 5 estrelas, especialmente porque Tolkien é um mestre, e o que ele construiu foi algo tão grandioso, que não tem como ler algo assim sem ver tamanha genialidade e cuidado com uma obra.

Mas, o que me faz dar essa nota, é apenas para lembrar que nem sempre nós estamos na mesma sintonia que a história. E às vezes, isso pode sim nos fazer sentir desconectados. Comigo foi assim, mas, por sorte, não me fez perder nada da grandiosidade de uma história tão completa, e tão cheia de amizade, lealdade, e de bons corações.

É, Tolkien. Como diziam os danadinhos daqueles anões, que suas barbas nunca fiquem ralas!
Francisco 16/11/2022minha estante
Uma resenha e tanto!. Realmente muitas vezes a nota que atribuímos a um livro não expressa o que ele de fato é, mas sim a nossa sintonia com a narrativa naquele momento. Essa subjetividade é um dos inúmeros fatores que torna a leitura tão relevante, podemos então discutir com os outros sobre suas impressões da mesma história. Reitero meus parabéns pel resenha. :)

Gabriela_Sut 16/11/2022minha estante
Li esse livro esse ano e ele se tornou um dos meus favoritos da vida! s2

Quanto ao fato de você ter estranhado de início o fato dele ser infantil e precisar se preparar melhor para os outros... Os que vêm a seguir (trilogia do Senhor dos Anéis) e O Silmarilion (entre os vários outros contos inacabados da Terra-Média) não são mais infanto-juvenis. A Sociedade do Anel ainda mantém uma narrativa mais infantilizada no início, mais logo em seguida amadurece bastante. Estou no segundo volume da saga e o tom da narrativa é bem épico. Já o Silmarillion é bem denso, acho que esse precisa de um preparo psicológico mesmo kkkk muitas informações em poucas páginas, mas ainda assim é maravilhoso de se ler!

Flávia Menezes 16/11/2022minha estante
Francisco, muito obrigada! E eu acho tão importante passarmos corretamente essa questão, não é? Porque existem livros que são verdadeiras obras-primas. Mas que escolhemos para ler em momentos em que a nossa mente está em outro lugar e não se conecta tão facilmente. Mas eu gosto de ler e ver o que está além do meu gosto. Porque os livros tem tanto a nos oferecer que não fica só no ?gostei? ou ?não gostei?. E é isso que temos que passar para as novas gerações. Até porque é esse olhar para o técnico, para a construção, para a boa crítica cheia de embasamentos, que as redações do ENEM irão cobrar.

Flávia Menezes 16/11/2022minha estante
Gabriela, obrigada por partilhar aqui a sua experiência! Já estou ainda mais ansiosa pela trilogia. E olha, não ligo mesmo pra linguagem mais infantil. Ajuda muito a relaxar. Então vai ser bom ver isso que você disse, de ver a obra amadurecendo. Que bom ter tido essa sua opinião aqui. Obrigada.

Francisco 16/11/2022minha estante
Sim, é uma questão muito importante que deve ser passada às gerações seguintes. Eu enquanto professor sempre procuro influenciar meus alunos para uma leitura mais crítica, apesar de lecionar uma ciência exata. Eles serão cobrados por suas críticas mais embasadas no ENEM e em muitos outros testes que virem a fazer. Por isso eu também diversifico minhas leituras como você para além da minha zona de conforto, assim posso travar conhecimento com muitas mentes e culturas diferente. Você disse tudo!

Fabio 16/11/2022minha estante
Parabéns pela resenha, como sempre magnificamente escrita e detalhada. Gostei desta "pegada" mais pessoal da resenha!
Confesso, achei que iria gostar mais, mas, eu entendo. Ja falamos sobre isso, e eu acho que tem muito a ver com a época e o momento em que se lê os livros. Ao ler as demais obras do autor, você ficando mais familiarizada com a geografia e com as personagens históricas, principais. Não é nada fácil decorar tantos nomes lugares rsrrs

felipe.demattos.94 16/11/2022minha estante
Sobre "alguns dos grandes conflitos tinham sua definição muito rápida" é uma realidade da vida, geralmente gastamos muito mais tempo na expectativa de algo, sofrendo uma ansiedade desproporcional, para descobrir na hora H que este "algo" não era nada de mais.
Como de costume sua resenha é um primor, parabéns!

Flávia Menezes 16/11/2022minha estante
Obrigada pelas palavras, Fábio!! Mas olha, eu gostei muito. E agradeço muito pela sua ajuda. Senão eu teria ficado ainda mais perdidinha nesse universo tão complexo criado pelo Tolkien. Nada como ter uma ajudinha de um conhecedor como você!
Obs.: gostei da fotinho nova. ?

Flávia Menezes 16/11/2022minha estante
Francisco.. só um complemento aqui do que você falou? Professores com a sua visão!! É um diferencial tão grande na vida daqueles que estão em busca dessas orientações! E você disse tudo: como sair da zona de conforto na leitura, amplia a nossa visão de mundo.

Flávia Menezes 16/11/2022minha estante
Felipe, muito obrigada!! E isso que você falou é essencial!!! Como acabamos por dar tanto foco nos problemas. Bem colocado. E nesse fim de ano, cabe mais ainda pensar nisso. Para deixarmos de colocar tanto o foco no problema, e mais na solução. Obrigada pela colocação!

Francisco 16/11/2022minha estante
Muito obrigado, Flávia! . São pessoas como nós que procuramos fazer nosso melhor em nossas atividades :)

Maygeek7 16/11/2022minha estante
Que resenha maravilhosa!

Confesso que sofri lendo Tolkien com tantos detalhes de descrição. (Mas, as histórias são ótimas)

E as suas resenhas sempre espero cada detalhe que você fala, pq é tudo com extrema qualidade. ????

Flávia Menezes 16/11/2022minha estante
Mayra, suas palavras me emocionaram aqui!! Obrigada! ? Sem contar que agora me senti acolhida sabendo que não fui a única que sofreu nessa imensidade de informações do Sr. Tolkien! Obrigada de coração pela sua presença aqui. ?

lulu 06/06/2021

Lá e de Volta Outra Vez
O que dizer sobre a escrita do Tolkien... magnífica, encantadora, esplêndida... poderia atribuir mil adjetivos e não seria suficiente, ele realmente é um gênio. Tinha altas espectativas e não me arrependi, mergulhei de cabeça neste universo maravilhoso que Tolkien criou e agora estou completamente apaixonada, fiquei até com vontade de aprender as runas.
Mello 06/06/2021minha estante
amo. um dos meus livros favoritos

Fenrir 14/01/2021

Perfeito
Mais um livro melhor que o filme, óbvio ! Não que o filme seja ruim ... mas este livro é surpreendente! Algumas coisas ocorrem somente aqui , a gente vê que o Peter Jackson fez algumas mudanças , não é que ficou ruim , mas para o filme ficou melhor ... um livro que recomendo muito a leitura .

Leonhard 21/02/2021

Dos infantis que prendem a atenção do adulto
Tolkien remete a complexidade, mas aqui, ele orquestrou muito bem a narrativa para o público alvo. Fácil e direta! Não foi uma experiência reflexiva, como Pequeno Príncipe e Alice, mas ainda assim, instigante e divertida.

DihMoraes 22/01/2021

O universo fantástico de Tolkien.
Nunca tive muito interesse pelas obras de Tolkien até cursar Filosofia. Em um belo dia de 2017 meu professor de Filosofia Política em uma aula sobre a República de Platão fez uma analogia entre o Anel de Giges e o Hobbit. Comecei a me interessar pelo universo fantástico de Tolkien e a adquirir suas obras... Hahaha. Espero poder ler todos os livros esse ano... (Espero).