O Hobbit

O Hobbit J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Hobbit

DihMoraes 22/01/2021

O universo fantástico de Tolkien.
Nunca tive muito interesse pelas obras de Tolkien até cursar Filosofia. Em um belo dia de 2017 meu professor de Filosofia Política em uma aula sobre a República de Platão fez uma analogia entre o Anel de Giges e o Hobbit. Comecei a me interessar pelo universo fantástico de Tolkien e a adquirir suas obras... Hahaha. Espero poder ler todos os livros esse ano... (Espero).

Talita 22/02/2024

Aventura envolvente
Aventura atemporal para crianças de 0 a 120 anos, Tolkien arrasou nessa obra, já tinha assistindo o filme, embora a produção seja muito boa, ainda não supera o livro.
fontbooks 22/02/2024minha estante
oi pode curtir minha última publicação?

aninha415 24/10/2022

Bilbo Baggings em: passando fome enquanto salvo anãos
que livro perfeito!
Não é a toa que esse universo seja tão famoso, Tolkien é um gênio! Já sabia que ia gostar, por que é muito o meu tipo de leitura rs, mas realmente foi surpreendente. O livro conta a história de Bilbo, um hobbit caseiro que acaba se enfiando em uma aventura com uma dúzia de "anãos" em busca de um tesouro perdido e um dragão. O que poderia dar errado??? Gostaria de começar dizendo que tenho um kin grandíssimo no Bilbo, e sinto que faria a mesma coisa no lugar dele. O livro é cheio de personagens e se desenrola em uma aventura cheia de eventos e subtramas cômicas, sempre se passando em um cenário muito bem feito e um universo que atrai o leitor. Além disso, vale dar os créditos a tradução, que foi muito bem feita, principalmente as músicas! Enfim, foi uma experiência muito satisfatória e estou muito animada pra ler a trilogia de LOTR!!!!
btavares 24/10/2022minha estante
Sem contar que essa edição é perfeita, com os mapas e tudo.

laulaulau 24/10/2022minha estante
isso mesmo concordo com tudo icone

Victoria (Vic) 23/07/2022

Eu tenho certeza que se eu tivesse lido esse livro com 11-13 anos de idade eu teria ficado OBCECADA. Na verdade eu comecei a ler nessa idade para a aula de inglês, mas como tinha pouco conhecimento da língua não entendi muita coisa e acabei desistindo. Recomecei anos depois entendendo muito melhor a história mas me lembrando de diversas partes. É o tipo de livro que eu tenho certeza que vou ler para os meus futuros filhos: uma aventura deliciosa, divertida, com um mundo super interessante e um carismático protagonista. A característica episódica e individual de cada aventura dos primeiros capitulos não me agradaram tanto quanto a continuidade da tensão, relações diplomáticas e ação dos últimos capítulos, tanto que li o final muito mais rápido do que o início. O capítulo de Gollum também se destaca, mas nada me cativou mais do que a personalidade de Bilbo, desesperado para voltar para o conforto de sua casa. Amei sua evolução como herói. Gostei muito da história, mas não tanto quanto gostaria se tivesse lido tudo mais nova. Quero muito ler a trilogia do Senhor dos Anéis e conhecer mais sobre a Terra Média. Recomendo muito.

OBS: inaceitável o quão pouco Smaug durou!!

Camila.Alcantara 29/03/2022

Hobbit
Apesar da escrita diferente da que estou acostumada, gostei muito da leitura. Fiquei extremamente envolvida nas aventuras e amei o desenvolvimento do Bilbo, de alguém que praticamente foi obrigado a se envolver em uma aventura a alguém Extremamente inteligente e corajoso que ajudou os anões em diversas situações.
analu 29/03/2022minha estante
Esse livro é perfeito dmss??

Rogéria Martins 24/10/2023

?Numa toca no chão vivia um hobbit.?
O Hobbit é um grande clássico infanto-juvenil que, apesar disso, foi escrito com uma linguagem acessível e fácil, que não quer dizer infantiloide ou extremamente explicado (ao contrário do filme). Este livro é uma introdução ao universo magnífico de Tolkien, não é um universo simples de ser compreendido e que não conseguimos entender da noite para o dia, mas garanto que aqui todo esforço é recompensado.

Bilbo Bolseiro é um hobbit extremamente carismático e respeitado, não apenas pelos recursos financeiros que tinha, parte disso era porque os hobbits, em geral, não faziam coisas inesperadas e eram verdadeiras criaturas de hábitos. E nesta jornada (que o nosso querido personagem entrou por livre e espontânea pressão) de travessia saindo do Bolsão e passando pela Terra-Média vemos o contrário disso: o desenvolvimento de um verdadeiro herói.

Sabemos que falar da genialidade do mestre John Ronald Reuel Tolkien é chover no molhado, mesmo assim, não poderia deixar de enaltecer mais uma vez a escrita impecável, onde todas as descrições aqui são na medida certa. O leitor consegue imaginar perfeitamente o cenário (como não desejar viver no Condado?), as angústias de nossos personagens e o misto de tristeza com orgulho que compartilhamos ao final da jornada também.

Falando nos personagens, como não sentir agonia toda vez que nosso mago favorito, Gandalf, some e aparece "do nada"? São nesses momentos de sumiço dele que nossos protagonistas conseguem se desenvolver enfrentando seus medos, novos desafios e, certamente, nos garantir muitas risadas, além de nos surpreender bastante!

Apesar de acreditar que demorei muito para pegar esta leitura (porque sempre ouvi coisas como ?mas este livro é muito difícil?, ?as descrições são exageradas? etc., e posso dizer que nada disso é verdade!), costumo dizer que os livros chegam para nós em momentos específicos e este, que virou meu favorito da vida, chegou no momento ideal!

A leitura foi muito fácil e deliciosa, todas as descrições que o mestre Tolkien nos dá são extremamente necessárias para imaginar onde todas as aventuras se passam.

Impossível terminar este livro sem sentir uma sensação absurda de saudade dessa aventura, da companhia favorita e, mais importante, do senhor bolseiro!

Recomendo absolutamente a todos os amantes de uma boa aventura, garanto que este livro tomará um lugar especial em seu coração, assim como tomou no meu! ??
Carmine.Antes 24/10/2023minha estante
Foi meu primeiro Tolkien e eu amei!

Rogéria Martins 24/10/2023minha estante
Como não se apaixonar pelo Tolkien, não é, Carmine? ?

Vanessa.Castilhos 24/10/2023minha estante
Rô, que resenha mais maravilhosa de ler! ? Parabéns!! Quando der, tbm quero conhecer o Bilbo! ?

Rogéria Martins 24/10/2023minha estante
Van, obrigada pelo comentário super carinhoso, amiga! ?
Bilbo é maravilhoso e sua turminha também, garanto que você não vai se arrepender! Vou acompanhar seus comentários quando for a hora!! ?

Marcos774 25/10/2023minha estante
Esse livro é muito bom ,a cada página se percebe como o bilbo vai evoluindo,sem nem percebe

Rogéria Martins 25/10/2023minha estante
É maravilhoso, Marcos! A evolução do Bilbo é um processo incrível de se acompanhar ?

larissa viana 25/09/2022

"Meu caro Bilbo! Não é mais o hobbit que um dia foi."
?Ora, é uma coisa estranha, mas coisas que são boas de aproveitar e dias que são bons de passar a gente acaba descrevendo rápido e não é grande coisa ouvir sobre eles; enquanto coisas que são desconfortáveis, palpitantes, ou mesmo sanguinolentas podem acabar virando uma boa história e, de qualquer jeito, precisam de um tempão para ser contadas.? Não ia escrever resenha sobre esse livro porque, afinal, é o ?Hobbit?! Não precisa de uma resenha minha! Mas lembrei dessa passagem do Tolkien e pensei que, de fato, não falamos o suficiente sobre coisas boas. Então, resolvi escrever algo só para reafirmar que essa é uma história de aventura encantadora, talvez uma das mais fascinantes e aventureiras já contadas. Em 1967, Tolkien disse a um entrevistador: "O Hobbit foi escrito no que devo agora considerar como mau estilo, como se alguém estivesse falando a crianças. Não há nada que meus filhos detestassem mais. Eles me ensinaram uma lição. [?] Crianças não são uma classe. Elas são meramente seres humanos, em diferentes estágios de maturidade.? E esse é um dos motivos pelos quais, apesar de ter sido originalmente escrita para o público infantil, ela conseguiu se destacar das demais histórias do mesmo gênero e alcançar não só esse, mas todos os públicos; uma vez que, o narrador não trata o leitor como criança, como ingênuo. É uma história que provoca e sugere algo maior do que parece, instrui e ensina de maneira sutil, sem demonstrar que está instruindo, e sem ser condescendente. Tolkien é capaz de nos cutucar gentilmente por nossas falhas demasiado humanas, mas o faz sem cinismos ou auto-aversão, como muitos outros autores costumam fazer. Um bom exemplo disso pode ser notado logo no início, quando Bilbo oferece um ?Bom Dia? a Gandalf, e o mago ao invés de aceitá-lo como qualquer outro faria, começa a questionar o significado do cumprimento, mostrando que muitas vezes dizemos ou fazemos algo que não queremos apenas para não sermos rudes. Além disso, essa história também incorpora o conceito de ?Jornada do Herói?, proposto pelo autor Joseph Campbell, e apresenta todos os 12 passos através do qual um personagem é transformado de um homem comum em um herói. Nesse caso, temos o ilustre Sr. Bilbo Bolseiro, o qual, certamente, não é o tipo de herói que costumamos idealizar mas, ainda assim, apresenta gentileza e humildade fora do comum. Poder e riqueza não fazem muita diferença para ele; o que ele tira, ele dá. Ele é pacificador e, embora preso injustamente, não guarda rancor e não deseja vingança pelos erros cometidos contra ele. Em vez disso, ele pede desculpas se rouba comida e se oferece para retribuir em recompensa muito mais do que recebeu. Portanto, se você ainda não leu, deveria ler, pois ?O Hobbit? é tudo isso e mais.

gabi 15/01/2023

arrastado
eu gosto MUITO do universo do tolkien.... cinematográfico. achei o livro chato, arrastado, não parecia a história que inspirou os filmes q eu gosto tanto. decidi ler esse pq gostei mt de Os Aneis de Poder, mas tô com medo de começar Senhor dos Anéis e não gostar também.
Karina (Ka) 15/01/2023minha estante
eu já achei super idêntico com os 3 filmes que ele inspirou, meu livro favorito ??

Karina (Ka) 15/01/2023minha estante
Tolkien é perfeito, mas sou suspeita porque as obras dele são muito meu estilo

estercleite 01/04/2021

que leitura!
eu já gostava muito da história de O hobbit e Senhor dos anéis por causa dos filmes, mas ler a história foi uma experiência muito boa.
A escrita de Tolkien é sensacional. Não esperava que eu fosse gostar tanto de acompanhar a jornada de Bilbo e os anões, e que fosse me fazer querer (MUITO) ler O Senhor dos anéis. Eu que lute agora ?
Gabi.Lamego 01/04/2021minha estante
O senhor dos anéis é Incrívell, você vai amaar

Duda 29/05/2020

O Hobbit
Que livro!!! Meu primeiro contato com o autor e já amei o modo como escreve, me pareceu que ele estava me contando pessoalmente a história. E amei simplesmente tudo!! A imaginação desse cara é demais... Estava com muito receio de começar a leitura e ficar perdida, mas de cara a narrativa já me prendeu. Obviamente favoritado.
Raul43 29/05/2020minha estante
??????

Silas-sama 27/11/2021

Simplesmente maravilhoso
Aos amantes de uma boa aventura que ainda não visitaram a Terra-média, esse é o primeiro passo para a melhor jornada. Saga incrível e emocionante começando na toca do Hobbit, seguida pelo Senhor dos Anéis, Silmarilion e quando você se dá conta está devorando os spín-offs, Tolkien é o melhor!!!
Jessika 30/11/2021minha estante
Estou com vontade de ler.É o primeiro da trilogia?

Silas-sama 01/12/2021minha estante
Ele é volume único, é o primeiro da saga, comece por ele, caso goste, é o esperado rs, leia O Senhor dos Anéis e depois, O Silmarillion XD

Jessika 01/12/2021minha estante
Muito obrigada

mpettrus 12/03/2022minha estante
O início de tudo!!! Tolkien inesquecível! ????

Mayra.Kaliane 16/08/2022

Essa história e muito boa , diferente dos filmes tem mais detalhes e muito bom , estou com os outros na lista pra continuar essa saga !

Tata 17/03/2021

Amei esse livro, é o primeiro livro do Tolkien que leio e com certeza não será o último, a história é bem construída cheia de ação e aventuras. Bilbo no decorrer da história se tornou forte e também fez diversos amigos. Gandalf some do nada, parece o mestre dos magos de Caverna do Dragão, mas ele sempre aparece na hora certa. Super recomendo esse livro.

Vinicios0 01/06/2023

Poderia ser melhor
Confesso que tinha grandes expectativas, mas no final não achei tão atrativo.
Há partes que prendem, mas também senti muita enrolação e falta de ação ou envolvimento em boa parte da história.

Halana.Katrine 18/03/2024

Encantador
Esse foi o primeiro livro de Tolkien que li, e fico feliz de ter começado por esse. Foi uma aventura de muitos sentimentos, e uma viagem maravilhosa.
Braz 18/03/2024minha estante
É incrível

Minho 88 18/03/2024minha estante
Tá ali na minha gaveta. Os filmes estão na lista dos meus melhores, e nunca li os livros. Vi umas dicas que, o melhor pra começar, é por ele mesmo.

Halana.Katrine 18/03/2024minha estante
Nossa, eu sou obcecada pelos filmes. Depois vou ler o senhor dos anéis.

Minho 88 18/03/2024minha estante
Tbm. Vejo a trilogia uma vez por ano. Tenho 2 livros pra terminar, depois vou começar O "Robbert". Depois LOTR.