O Hobbit

O Hobbit J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Hobbit

L.M. 14/08/2020

O começo
Leitura indispensável aos apaixonados pelos épicos fantásticos, e mais ainda, pelos amantes da Terra Média. Linguagem tranquila e história fluida, mas fácil de ler do que os seus sucessores.
Lohan 14/08/2020minha estante
Esse livro é maravilhoso.

Luiza 08/07/2020

Não sei se tenho muito mais para contribuir a respeito desse livro e tudo que eu penso em falar parece muito repetitivo, mas vamos em frente. Eu gostei muito dessa leitura sim, logo nas primeiras páginas me perguntei o motivo pelo qual demorei tanto tempo para finalmente ingressar no universo Tolkien. Nunca tinha assistido os filmes, devo ter visto uma ou outra cena passando rapidamente os canais da televisão pois me recordo de alguns cenários e personagens clássicos, e também tinha a ignorancia de pensar que a escrita seria muito complexa e massante e que não era para mim. O quão errada eu estava eu posso tentar descrever aqui, meu medo era completamente infundado, Tolkien escreve como se tivesse te acomodando na sua cama e se preparando para sentar ao seu lado e contar uma história antes de dormir, me lembrou muito as histórias de Neil Gaiman nesse sentido (ou será que deveria ser o contrário?) e eu fiquei apaixonada por todo esse toque de conto de fadas onde as coisas acontecem de forma natural e tranquila. Os capítulos não são os mais curtos, mas também não são extensos o suficiente para te cansar, e assim também são as aventuras que eles passam durante a história, duram o tempo que precisam. Mesmo tendo alguma ideia do final, me senti surpreendida (lembrem que eu não sabia muito realmente a respeito) e também muito contente com o desenrolar das coisas. Os diálogos me fizeram sorrir e as canções eu queria poder escutar como ele havia imaginado. Não sei se pelo momento ou por realmente já ter alguma ideia do desenrolar do livro, mas para mim faltou aquela sensação de coração preenchido que eu procuro na maioria dos livros (de forma alguma isso fez ele se tornar ruim, quero ler novamente em breve). O resultado foi que despertou em mim alguém que quer agora ver o filme, reler o livro e começar a acompanhar outros trabalhos desse universo maravilhoso.
Gábi 08/07/2020minha estante
A pronto, tu me deixou com muita vontade de ler o Hobbit agora.

Luiza 08/07/2020minha estante
Lê simm, é bom e as ilustrações eu quero pegar todas e por na parede

Gábi 11/07/2020minha estante
???

Cringe Literário 26/10/2021

?Num buraco no chão vivia um Hobbit?
O Hobbit
J.R.R.Tolkien
@harpercollinsbrasil 2020, 336p.

Nota: 5 ????? +??
Fantasia, literatura infantojuvenil ficção

Uma leitura que atrai crianças e adultos há quase 80 anos, com certeza é o meu livro favorito...

Bilbo Bolseiro é um Hobbit que vive em uma toca confortável e com uma dispensa abastecida, ele não gosta de sair da sua toca e muito menos de aventuras.
Bilbo recebe a visita inesperada de um mago o Gandalf, e um convite do mesmo, na verdade quase uma intimação para se aventurar junto com ele e os anões fora do Condado de onde vive, em busca de uma grande fortuna que pertencia aos anões.

O narrador começa com a incrível jornada nas matas, rios e montanhas. o grupo recém formado, é surpreendido por Orcs, Trolls, lobos, elfos, aranhas e outras criaturas até o desafio final com Dragão Smaug, que guarda a fortuna que eles buscam.

Assisti à adaptação cinematográfica em 2013, praticamente não lembrava de nada, o que foi prazeroso, pois me surpreendi com as aventuras que se sucederam.

Uma leitura agradável com descrições de cenários, personagens e situações tão assíduas que conseguimos nos transpor para esse universo de criaturas e florestas que nunca vimos como uma naturalidade incrível.

Temos uma grande lição sobre verdadeiras amizades e acúmulo de riquezas materiais.

Podemos pensar sobre a importância de se permitir viver uma grande aventura, de sair da monotonia do conforto do lar, e viver o acaso que proporciona a verdadeira aventura da vida, sobre ter histórias para contar, pois só vivemos uma vez...

Bilbo, meu favorito entre muitos personagens nessa narrativa, é tomado por insegurança em muitas ocasiões, acredito que por, 1º nunca ter se aventurado em missões assustadoras e 2º por ter conseguido respeito dos amigos com omissão da verdade, já que demorou contar como escapou dos Gobelins e o sobre o anel de Gollum.

Os anões querem sua fortuna, mas são gananciosos demais.

Fiquei aflita com sumiços de Gandalf, enfim outros compromissos, esperei esclarecimentos, mas entendi, as nos pessoas ajudam como podem, não como queremos...

Aline 25/01/2021

Lá e de volta outra vez
O livro que faz nos sentirmos em casa e ao mesmo tempo nos leva em uma grande aventura. Quem nunca se sentiu como Bilbo Bolseiro, amando seu lar, mas ao mesmo tempo, ansiando por explorar o mundo. Subir montanhas, fazer parte dos grandes feitos da história, ver o ouro guardado por um dragão com os seus próprios olhos e, é claro, fazer bons amigos no caminho. Sejam eles anões, elfos, homens ou magos. Esta jornada tem a medida certa de leveza e intensidade, recomendo para quem quer fugir um pouco dos dilemas deste mundo, e deixar uma boa parte de seu coração nas belas moradas da Terra Média.

Mariane S.L 14/12/2020

Perfeito, para todas as idades
Um dos livros que futuramente quero ler para meus filhos, além de com certeza indicar para quem quer ler algo leve e interessante.
Vamos comentar do enredo, amados ele é simplesmente cativante, a forma como o autor interage com o leitor deixa a história fluir de uma forma tão natural que é como se o Bilbo tivesse me contado as histórias na minha frente.
As rimas das canções deu aquele toque na história, só para vocês terem noção cantei até para meus cachorros, já que sonoramente as coisas que os personagens falavam soava de uma maneira bem cativante e descontraída.
Enfim, leiam esse livro.... Maravigold ❤️
daany_c 15/12/2020minha estante
Eu queria ler um livro leve, tranquilo que aquece o coração, vc acha o hobbit seria uma boa leitura pra isso? Está na minha meta

Mariane S.L 15/12/2020minha estante
Com certeza, super indico. Cada personagem vai conseguir te ensinar algo além de te deixar apaixonada neles ??

Enillaa 24/07/2022

Perfeito
História maravilhosa, muito bem escrita e muito emocionante.
A cada capítulo fiquei mais ligada e com o coração quentinho ?
Ansiosa para ler os outros e continuar me apaixonando.
Felipe 28/07/2022minha estante
Esse livro é realmente a porta de entrada para a Terra Média, uma delícia de ler.

Davi.Paiva 31/08/2022minha estante
A escrita desta obra me ajudou muito no livro que escrevi (e preciso revisar).

Mary 28/11/2020

Uma grande aventura...
Um livro de fantasia que prende muito a atenção do leitor,tanto através dos acontecimentos quanto pela escrita bem construída e fluida.

Uma das coisas que mais chamou minha atenção nesse livro foi o quanto é incrível perceber que ao longo da jornada que é retratada no livro o personagem principal Bilbo evolui muito, o que acaba conquistando mais ainda os leitores!

Acho que um ponto negativo é a falta de personagens mulheres, mas acho que isso pode ser visto até como um reflexo da realidade da época em que o livro foi escrito.

Depois de ler essa fantasia incrível com certeza vou ler mais livros desse gênero!

Super recomendo!
Bart 11/12/2020minha estante
?????

Kety 14/02/2021

História linda com uma narração leve e gostosa que te leva pra beeem longe!

Aproveitei bastante a leitura e já quero voltar pra esse universo incrível criado pelo Tolkien. ?

isa 17/05/2021

Minha primeira alta fantasia
Bom, todo o mundo que Tolkien criou é simplesmente surreal e inexplicável,inclusive pretendo futuramente ler a triologia do senhor dos aneis, mas tenho que ressaltar algumas coisas que me incomodaram durante a leitura:
- A falta de representatividade, principalmente a feminina, na estória não temos nenhuma personagem mulher e tbm a falta de representatividade de outras cores de pele e várias outras coisas, mas é compreensível devido a época que foi escrito, e também ouvi que em senhor das aneis tenha mais personagem femininas, o que já me anima um pouco.
- Hobbit foi escrito para ser um livro infantil, mas teve algumas partes em que fiquei boiando, agora não sei se eu que sou burra ou é assim mesmo.
De qualquer forma a escrita do Tolkien é maravilhosa e fluida (apesar de ter demorado um pouco), fazendo essa obra ser , na minha opinião, a melhor porta de entrada para o mundo de O senhor dos aneis.
Breno 17/05/2021minha estante
O silmarillion creio q vc vá gostar muito

@Ramon 17/05/2021minha estante
O hobbit é basicamente sobre a jornada de bilbo, você acha alguns personagens femininos, mas não é o foco, você acha mais em outros livros, o Silmarillion por exemplo, quanto a parte do livro infantil, pq achou isso? Ficou boiando em quais partes? O hobbit conta a história da terceira era, tem outros livros antes dele que fala da orimeira e segunda era

Vou procurar ler silmarillion sim Breno, obrigada pela indicação Breno

isa 17/05/2021minha estante
Ramon eu acho que não entendia muito bem as partes descritivas, mas isso é bem compreensível já que sou bem nova e não tinha lido nada parecido, quanto a questão da representatividade, não acho que isso justifique, pois muitas outras obras tem personagens principais masculinos mas ainda sim tem outras figuras na estória que sejam femininas

Breno 17/05/2021minha estante
Sobre a representatividade em senhor dos aneis não há quase nenhuma tbm, em o silmarillion há, como na estória do Beren e Luthien onde a Luthien tem um papel importantíssimo.

isa 17/05/2021minha estante
Entendo, bom estou animada para as próximas obras desse autor que lerei

Vitor Dilly 05/02/2021

Apresento a minha interpretação do hobbit...
Em Silmarillion, anterior ao "O Hobbit", lemos que "ocorreu um dos mais lamentáveis dos fatos dos Dias Antigos. Pois houve combate nas Mil Cavernas, e muitos elfos e anões foram mortos. E isso não foi esquecido...".
Em suas tramas de exércitos de elfos, anões, humanos, orques, águias e hobbits, não estaria o grande mestre Tolkien rememoriando as guerras ancestrais e as alianças do paleolítico inferior, entre diferentes hominídeos e avianos, o exército das águias, na luta contra povos do oriente, orques que fizeram uma aliança com os últimos sobreviventes do povo reptiliano, saurônico? Homo habilis, homo erectus, homo neanderthalenses e homo sapiens, entre outros, com seus chefes, sub-chefes e magos-feiticeiros vindos do além-do-mar, de um continente submerso?
Para, assim, explicar como se deu o reinado do homem considerado moderno? Ou seja, nossa ascensão?
O texto fala em guerras por gemas, por mineração, por anéis-de-poder... No trecho citado acima, cita "dias antigos", e "mil cavernas". Isso soa familiar com aquele período pré-histórico, uma vez que podemos verificar nos registros arqueológicos que existia uma grande civilização das cavernas. A presença de dragões poderia significar a sobrevivência de um ou outro dinossauro voador. Sim, os Nazguls muito bem poderiam ser os últimos pterossauros da era anterior, sim, lá do Cretáceo. Os Wargos são semelhantes aos lobos gigantes do Pleistoceno, assim como os Olifantes, mastodontes.
Os contornos do mapa da Terra-Média lembram muito bem os traços do nordeste da África, como uma inclinação diferente da habitualmente vista em nossos atlas geográficos. É literalmente uma "terra-média" entre o continente submerso de onde vieram os grandes Magos e o oriente dos orques... É Onde se obtém um meio-termo nessa grande batalha dos cinco exércitos, e depois, na guerra anelídea. Lembrando: Tolkien nasceu em Bloemfontein, na República do Estado Livre de Orange, na atual África do Sul... Ele é africano nativo.
Enfim, isso tudo é especulação minha. Essa carga de mistério na "fantasia romanceada" de Tolkien me faz apreciá-lo como ninguém. Para mim, ele é como um viajante do tempo vivendo em nossa era, Era dos Homens, relatando o que viu ou ouviu falar numa encarnação anterior! Lá no tempo dos povos das cavernas, das montanhas, florestas e tocas.
Lá no tempo dos hobbits. :)

A realidade é a narrativa controlada por todos. Vejamos a realidade e a narrativa dos contos mundiais:

1. Gnomos: Não há equivalente direto aos gnomos nas espécies de hominídeos descritas pela ciência. Os gnomos são normalmente descritos como pequenas criaturas humanóides com habilidades mágicas e não têm uma contraparte do mundo real.

2. Hobbits: Hobbits são frequentemente comparados ao Homo floresiensis, uma espécie de hominídeo que viveu na ilha indonésia de Flores até cerca de 50.000 anos atrás. Como os hobbits, o Homo floresiensis era relativamente pequeno em estatura, com uma altura média de pouco mais de um metro.

3. Trolls: Os trolls são normalmente descritos como criaturas grandes e brutais com características exageradas. Embora não haja equivalente direto aos trolls nas espécies de hominídeos descritas pela ciência, eles podem ser vagamente baseados nos neandertais, que eram maiores e mais robustos do que os humanos modernos.

4. Anões: Os anões costumam ser retratados como criaturas baixas e atarracadas com barbas. Embora não haja equivalente direto aos anões nas espécies de hominídeos descritas pela ciência, eles podem ser vagamente baseados no Homo erectus, uma espécie de hominídeo que viveu entre 1,9 milhão e 143.000 anos atrás e tinha uma constituição relativamente robusta.

5. Ogros: Os ogros são normalmente retratados como criaturas grandes e brutais com características exageradas. Como os trolls, eles podem ser vagamente baseados nos neandertais.

6. Elfos: Os elfos geralmente são retratados como criaturas altas e esguias com orelhas pontudas. Embora não haja equivalente direto aos elfos nas espécies de hominídeos descritas pela ciência, eles podem ser vagamente baseados no Homo sapiens, a espécie à qual pertencem os humanos modernos.

7. Orcs: Os orcs são muitas vezes retratados como criaturas brutais e agressivas com características exageradas. Embora não haja equivalente direto aos orcs nas espécies de hominídeos descritas pela ciência, eles podem ser vagamente baseados no Homo heidelbergensis, uma espécie de hominídeo que viveu entre 700.000 e 200.000 anos atrás e tinha uma constituição relativamente robusta.

8. Gigantes: Os gigantes geralmente são retratados como grandes criaturas humanóides com características exageradas. Embora não haja equivalente direto aos gigantes nas espécies de hominídeos descritas pela ciência, eles podem ser vagamente baseados no Homo heidelbergensis ou no Homo erectus, ambos maiores e mais robustos do que os humanos modernos.

Sendo fantasia ou não, a vida é uma ótima aventura!

Paty =) 30/05/2021

Bela aventura e jornada
Eu já disse muito no decorrer da leitura, mas o mundo fantasioso de Tolkien é dos melhores que já li! É de uma riqueza enorme de detalhes, com desenhos lindos e uma escrita cheia de imaginação e humor. Vale muito a pena embarcar nesta aventura, especialmente para "fugir" da nossa realidade pandêmica; eu até arriscaria que foi terapêutico para mim. ????????????????
gandalfinho 30/05/2021minha estante
Simplesmente perfeito

Pipuli 26/09/2022

Depois que se conhece a Terra Média, esquecer esse mundo é quase impossível!
Primeiro livro do Tolkien que leio, e me surpreendeu imensamente.

Em “O Hobbit” ou também “Lá e de volta outra vez”, acompanhamos o Sr. Bilbo Bolseiro, um hobbit, pacato e sem um espírito aventureiro muito aflorado (ao menos em sua metade Bolseiro da família). Ele é escolhido, e depois de um pouco de hesitação aceita o convite, pelo mago Gandalf a ajudar, o orgulhoso anão, Thorin Escudo-de-Carvalho e seus amigos a recuperarem o que lhes foi roubado pelo terrível dragão Smaug.

Realmente uma história incrível, cheia de perigos, de magia e fantasia e de criaturas fantásticas como gobelins, trols, hobbits, anãos, dragões, elfos e muitas outras. Vemos o quão forte e corajoso pode ser um pequenino hobbit e o quão determinados os anãos são quando se trata de ouro, de seu lar e suas tradições.

Sempre tive receio de ler Tolkien, pois ouvia falar muito que seu estilo de escrita era difícil e tudo o mais, porém, em quase todas as ordens de leitura que busquei sobre as obras de Tolkien, O Hobbit quase sempre foi a porta de entrada para esse universo seguido pela trilogia de O Senhos dos Anéis, e foi uma ótima surpresa que essa história se mostrou o oposto dos meus temores. Uma história gostosa e fluida de se acompanhar, com seus personagens cativantes e muito bem trabalhados.

É um livro que te deixa com saudade quando termina e te deixa com vontade quase que imediata de voltar para aquela mundo o quanto antes. Eu acredito que depois que se conhece a Terra Média, esquecer esse mundo é quase impossível.
Mayara 26/09/2022minha estante
Amo esse livro

Pipuli 26/09/2022minha estante
Ele é incrível... eu pensei que gostava das histórias e da Terra Média por ter assistido aos filmes.... mas não chega nem perto da experiência de ler o livro rs

Matheus 29/06/2021

Fantástico de verdade
O professor Tolkien nunca deixa faltar nada em suas histórias, a treta com o dragão é muito bacana e a batalha dos 5 exércitos é muito maior do que eu imaginava, até aqui um dos melhores livros que li esse ano!

Ana Bruno 07/09/2020

Releitura deliciosa
Não sou muito de releituras, mas como pretendo ler a trilogia do Senhor dos Anéis, quis retomar desde o início. E foi maravilhoso!! Parecia um livro novo!!! E dessa vez muito mais significativo e rico!!! Que escrita deliciosa a de Tolkien!! Irrepreensível!! Ritmada, harmoniosa.. E quanta criatividade!! Fico sempre encantada com seu poder, quase divino, de criação. É uma leitura leve porém, admirável e completa!! Fofo, divertido, dinâmico, lindo!
Acho que não é necessária a recomendação desse livro. Ele ja se recomenda sozinho.