O Mercador de Lã

O Mercador de Lã Valeria Montaldi

Resenhas - O mercador de lã

Ana Carolina 31/07/2023

"O Mercador de Lã"
Para uma pessoa que é vidrada em livros de romance, esse conseguiu prender minha atenção.

O Mercador de Lã retrata a peregrinação de Matthew até uma vila para avisar sobre uma desgraça que estava para acontecer na vila de destino, falando para abandonarem suas casas, mas acabam não dando ouvidos a ele, acontecendo o que todos desacreditaram.

Em meio a viagem, Matthew cria amizades com várias pessoas que o ajudaram em sua jornada, principalmente um mercador de lã. Muitas coisas aconteceram e houve provações as quais teve que enfrentar.

Contudo, gostei da história e de todo o desenrolar. Quem curte gêneros de épocas antigas, vai gostar de ler.

Lido ??

Isabele.Novais 03/01/2022

Livro muito bom
Li durante as férias de dezembro e achei o livro muito bom. Ele te transporta para outro tempo e lugar e conta a saga de um frei que tem uma missão a cumprir. É muito interessante ver a luta interna que o frei trava para conseguir cumpri-la, pois não se sente digno de tal. Apesar de ser um contexto diferente do que vivemos podemos perceber todas as lutas humanas que travamos com nossos vícios e defeitos para chegarmos aonde queremos. Enfim achei o livro muito bom.

mi 17/12/2021

mt homi gente n dá n
a escrita não foi nada fluída e pra cada cena da muié (que no começo do livro eu jurava ser a protagonista) tinham outras 20 de homens chatos e aleatórios. sério gente, era MT HOMI.

enfim, abandonei.

sol 27/10/2020

O mercador de lã.
Eu li esse livro de uma forma arrastada, tive que pular algumas partes que não estavam me prendendo, o autor sobrecarregou a história com personagens e lugares que fica difícil do leitor acompanhar... fora essas objeções foi um bom livro, diferente do que sou acostumada a ler, mas que trás um sentimento de reflexão.

@ALeituradeHoje 26/10/2017

Delícia de Livro

Simples, despretensioso, cativante... anos atrás li Valéria Montaldi e adorei. Pretendo reler, para poder pegar a sequencia das aventuras do personagem principal.
Contando a história de Frei Matthew que sai em uma viagem pela Europa de posse de uma profecia, a escritora demonstra a magnífica qualidade de descrever com maestria momentos, locais, sentimentos.
Passamos por personagens secundários que nos fazem conhecer os arredores do Vale de Aosta – Italia, do século XIII. Aquele mundo cruel, pobre, faminto, e que apesar de todas as dificuldades da época era um mundo que podia ter pessoas de coração puro.
Gosto de livros que falam sobre esse passado distante, que mostram como as pessoas valorizavam o pouco. As coisas não eram descartáveis, deviam ser cuidadas, consertadas, conservadas. As pessoas lutavam dia a dia. Era uma vida difícil, sofrida e que trazia todas as suas mazelas. Mas nossa vida hoje que é tão mais fácil, em contra partida, nos fez tão vazios. Tudo é tão descartável.
Frei Matthew tem constatações sobre a época, que me afligem por não serem diferentes hoje em dia: “(...) sentia crescer dentro de si a raiva pelo mundo cada vez mais injusto. Os poderosos, ao abrigo de seus privilégios, provocavam nos miseráveis que os rodeavam prejuízos insanáveis porque os consideravam apenas braços para o trabalho (...)
O personagem principal é puro, com um coração precioso. O tipo de personagem que desejaríamos profundamente que existisse de verdade. Gostaria de poder dar um abraço bem forte em Frei Matthew...
David 26/10/2017minha estante
Nossa... Perece excelente

Simone de Cássia 27/10/2017minha estante
Verdade, Olana, a trilogia é excelente!! Dá tristeza quando a gente lê o último e vê que acabou.. rs rs

@ALeituradeHoje 27/10/2017minha estante
David, é muito bom mesmo. Livro me histórico. ;)
Simone, imagino. Sempre sofro de saudade qdo termino uma sequência. :D

Simone de Cássia 11/06/2017

"Tem que gostar de época medieval pra se encantar com o livro. A viagem empreendida pelo frade protagonista leva a gente também, e assim observamos os costumes, as dificuldades e o modo de vida de uma época tão difícil. A descrição dos fatos e lugares é um convite pra imaginação e me peguei inclusive fazendo pesquisas na internet para acrescentar mais brilho ao que já me encantava... Um prazer!"

Amauri 06/02/2015

UM ROMANCE REVELADOR
A partir das desventuras iniciais de um frei e um encontro com um mercador, a autora descreve a realidade dos personagens da idade média, o início de uma burguesia mais consciente que vai levar à unificação dos feudos. A descrição das paisagens e a ligação com os personagens e os acontecimentos faz um contexto que se não é inédito, nos leva a imaginar os locais, como se estivéssemos vendo um filme ou uma série e até mesmo se estivéssemos presentes.

Mih 20/06/2010

Interessante
Depois de ter um sonho com Mary, uma mulher que foi morta acusada de bruxaria ao qual Frei Matthew ajudou, ele passa a ter consigo não apenas o remorso de ter auxiliado uma suposta bruxa, mas também uma sinistra profecia, e parte para a sua peregrinação a procura de uma distante aldeia situada entre os montes mais ingrimes que jamais se viu e habitada por ricos mercadores.

Na aldeia que Frei Matthew tem como destino, vive Sibila uma jovem camponesa, que vive um romance proibido com Leonhardt, o filho de Hermann, o mais rico mercador da pequena comunidade. Mas, até chegar a aldeia Frei Mattew encontrará assaltantes, prostitutas, a hospitalidade dos nobres e conhecerá o poder de uma grande amizade, para enfim, revelar a mensagem que possui.

O Mercador de Lã, é sem dúvida, um livro que nos leva de volta ao passado, nos mostra os hábitos dos povos da Idade Média e os prícinpios da época. Com uma narrativa detalhada, Valeria Montaldi, faz com que possamos visualizar nítidamente um cenário antigo.

É um bom livro, porém sem muitas aventuras (bastante "parado" em alguns relatos), dependendo do leitor, a viagem pode ser tornar um pouco exaustiva.

Sandramithy 17/05/2010

Revelador!
É uma história muito bem contada, os personagens muito bem construidos, e que ganham vida ao longo do romance. Além de ser uma ótima aula de história da época e da medicina na Idade Média. O romance leva o leitor a envolver com os personagens, principalmente com o frei Matthew e vivenciar as suas aventuras e as amizadade encontradas durante a sua longa viagem pela Europa. Impossível para de ler. Esse é o primeiro romance da autora Valeria Montaldi que li, não tinha conhecimento e nem referência, tornei-me sua fã. Recomendo o livro.
Amauri 06/02/2015minha estante
Compartilho da mesma opinião e acrescento a descrição das paisagens e das personalidades, levando-nos a conhecer um pouco mais dos difíceis dias da idade média.