A grande história de Alexandre

A grande história de Alexandre Valerio Massimo Manfredi

Resenhas - A Grande História de Alexandre

Breno 17/04/2012

Uma história não muito real
O livro é ótimo, o escritor consegue nos prendem em um texto interessante, mas nem 100% verdadeiro.
Alguns fatos e curiosidades da história de Alexandre são escondidos, como podemos ver nos filmes e em outros livros e mesmo fazendo uma pesquisa na internet. Encontramos então por isso uma falha em sua verdade sobre a historia. Tirando isso é muito bom e interessante, recomendo principalmente p/ quem gosta de história e variações culturais.
Bruno.Barros 27/02/2020minha estante
Maginifico

tiago_costan 06/03/2020minha estante
Queria que ele dissesse que Alexandre era gay, né?! kkk. Mas isso não era verdade. O próprio Plutarco desmentiu isso.

Bruno.Barros 07/03/2020minha estante
Pois é

Maurisa.Silva 29/03/2020minha estante
Eu quero ler e não consigo

Bruno.Barros 29/03/2020minha estante
Ox pq ?

esther.crisrocha 01/07/2022

Um dos meus livros favoritos
Quando li esse livro pela primeira vez eu ainda estava no ensino fundamental, e logo de cara ele me prendeu, com a historia de um rei que quase conquistou o mundo todo conhecido daquela época. Hoje, quase 10 anos depois, essa historia ainda me conquista e consegue me prender do inicio ao fim.
Simplesmente amo a historia de Alexandre, ler suas técnicas de batalhas, as intrigas, as amizades e principalmente a sua sede de conquista é incrível.

Mara 24/02/2012

ALEXANDRE.
Tinha um grande sonho : criar um mundo onde não haveria bárbaros nem gregos.Onde não haveria vencedores nem vencidos.E tão grande era essa a confiança nesta ideia, que lutou incessantemente por dez anos. Alexandre o Grande, tornou-se um mito para todo o mundo antigo.

Paula.Dayana @pauladayanaalves 04/07/2017

ótimo livro.... o primeiro a gente nunca esquece!

MAICK 31/12/2021

Recomendo o livro,o autor demonstra ter grande conhecimento na área,a leitura prende a atenção do leitor pela riqueza dos detalhes...
Conteúdo histórico que a grande maioria não tem conhecimento,antes de ler esse livro só tinha uma pequena noção,da construção do império Grego,Alexandre e tal,essa leitura me agregou muito,seria interessante se pelo menos parte do conteúdo fosse abordado nas escolas...
Achei interessante como foi a descrição da morte de Alexandre,o autor não ousou dar sua opinião sobre o que causou,visto ser um assunto polêmico e rodeado de especulações,somente citou alguns sintomas, período e o que ele e os companheiros fizeram no decorrer dos dias...
Só achei desnecessário alguns poucos detalhes sobre a consulta aos deuses e senti falta das cartas dos demais generais,após a morte de Alexandre...(Só tinha o Epílogo de Ptolomeu,poderia ter de mais alguns da "turma de Alexandre"e possivelmente a continuação ou a obra completa de Calístenes,sobrinho de Aristóteles).
Mais,no geral ,foi bom.
Vel 03/01/2022minha estante
Arrasouuuu na resenha

MAICK 03/01/2022minha estante
Aprendendo ainda,mas,Obrigado !!!

JJFelix 15/10/2023

"ALEXANDRE
tinha um grande sonho: criar um novo mundo onde não haveria gregos nem bárbaros, onde não haveria vencedores nem vencidos, e tão grande era a confiança que tinha nesta ideia que lutou incessantemente por dez anos para realizá-la. Só a morte, que o levou ainda muito jovem, impediu-o de concluir seu projeto.
No século IV a.C., o rei macedônio imaginou um imenso império que chegaria até a misteriosa Índia, até os últimos confins do mundo conhecido. O insaciável conquistador desafiou exércitos e destruiu palácios - o imperador era implacável em seus objetivos. Mas também era um sonhador, um herói atormentado, um homem consumido por intensas paixões.
Alexandre, o Grande, tornou-se quase um mito para todo o mundo antigo. E esta é a sua história: uma saga que revela os segredos de uma Grécia desconhecida pelos textos escolares, oferecendo-nos o retrato emocionante de uma das mais fascinantes e luminosas figuras que a história nos legou."

Debora 09/04/2012

Um livro que me prendeu a atenção, como há tempos nenhum o fazia. É a história de um grande homem,com suas virtudes e também suas fraquezas.Impressionante é sua altivez, como ele consegue ser respeitado e amado pelos próprios inimigos.Esse foi um livro que, mesmo quando não o tinha em mãos,quando estava fazendo outras coisas, me via pensando na história, em seus personagens...

Myllerd 03/10/2013

O livro retrata, as estrategia usadas por Alexandre, mais também coloca muita mitologia o que estraga um pouco o livro

Krisley 30/03/2015

A narrativa é muito agradável, de leitura rápida. O ritmo é praticamente perfeito, desenvolvendo a história sem enrolar ou apressar, criando expectativas antes das batalhas e não exagerando na ação. As descrições são bem objetivas, suficiente para visualizar a situação/cenário sem se perder em detalhes sem importância. Livro muito bem equilibrado.

O objetivo não é ser um documento histórico, as cidades conquistadas e fundadas, as batalhas travadas são reais, mas há muitas criações do autor. A mitologia/religião é representada como vista pelos personagens, com superstições, presságios e oráculos (há também um “mestre dos magos” da Caverna do Dragão).

São contadas inúmeras batalhas, detalhando as armas e equipamentos dos soldados, táticas militares, máquinas de guerra (torres e aríetes) e muitas fortalezas sitiadas.

O final achei um pouco rápido, poderia ter sido mais trabalhado, sendo a única parte que destoa do ritmo do livro, mas nada que comprometa a história.

Livro de quase 650 páginas, mas se o leitor tiver tempo dá para devorá-lo rapidamente. Contém seis mapas mostrando as conquistas e caminhos percorridos por Alexandre.

Recomendo.

Retalho Club 06/02/2016

Retalhando: A Grande História de Alexandre
É difícil resenhar um livro que trata de alguém que muitos pelo menos já ouviram o nome, mais difícil ainda é fazer uma biografia, que é o que o autor Valério Massimo Manfredi, historiador italiano, se propõe e o faz com primazia e riquezas de detalhe que tornam esse livro voltado ao público infanto-juvenil único.

Algumas considerações se farão necessárias para que possamos seguir em frente, Massimo dedicou anos de sua vida ao estudo do mundo antigo, trabalho em sítios arqueológicos e lecionou em diversas universidades italianas, sendo um fanático pela história de Alexandre dedicou anos em busca de seu túmulo perdido.

O livro em questão é fruto desses anos de trabalho e de devoção do mundo antigo, portanto ele não busca somente transmitir a história, mas também a cultura e os hábitos de povos que a muito andaram sobre essas terras.

Para apresenta-lo ao leitor dessa resenha proponho algo diferente do que geralmente se espera da resenha de um livro, apresentar-lhes-ei Alexandre e a decisão de ler o livro e conhecer mais a fundo sua história com esse livro, que tem trechos tão bem escritos que são capazes de arrepiar todos os fios de cabelo do corpo, caberá a vocês.

[Resenha completa no link do site]

site: http://www.retalhoclub.com/2015/12/15/resenha-a-grande-historia-de-alexandre/

Flavio 26/09/2019

Biografia com detalhes épicos
alface

Cris 24/10/2023

Ok
A leitura é rápida e fluída. Capítulos curtos com enredo direto e de fácil assimilação. É uma biografia em forma de romance bem tranquila. Basicamente narra as sucessivas empreitadas/batalhas/conquistas de Alexandre.